Seguidores

quinta-feira, 30 de maio de 2019

PLANEJAMENTO QUINZENAL DO MATERNAL I I De 01 a 15 de março de 2019 PROJETO : Água e Saúde ( importância da água para o corpo humano) Dia da mulher ( 08/03)


PLANEJAMENTO QUINZENAL DO MATERNAL I I
De 01 a 15 de março de 2019
PROJETO : Água e Saúde ( importância da água para o corpo humano)
Dia da mulher ( 08/03)
EIXOS TEMÁTICOS
ü   Identidade e autonomia pessoal
ü   Corpo e Movimento
ü   Intercomunicação e Linguagens
ü   Conhecimento do ambiente físico, social e cultural
ü   Noções Lógico matemáticas.
CONTEÚDOS
ü   01/03 – Conhecimento do próprio corpo: Compreensão global do corpo explorando suas partes e funções em diferentes interações;
·               07/03 - Atividade da vida cotidiana/ saúde: Respeito ao próprio corpo e ao outro, Cuidado de si mesmo e do ambiente; Aula Específica: 8h 50 mim, as 10h 10 mim;
·               08/03 – Registro de ideias/ significados na composição plástica ( por meio da exploração): Bidimensional: desenho, pintura, e colagem;
·               11/03 - Movimentos fundamentais: sentar, quadrupedar, levantar, andar, rolar, agarrar, alcançar, arrastar-se, passar por dentro, deitar-se em diferentes posições; Aula Específica 13h 30 mim as 17 h e 30 mim.
·               12/03 - HORA ATIVIDADE
·               13/03 – Elementos do meio ambiente: ÁGUA, importância da água para os seres vivos;
·               14/03 – Saúde: Cuidados com o meio ambiente; Aula Específica: 8h 50 mim, as 10h 10 mim;
·               15/03 – Momentos da prática de leitura de diferentes gêneros discursivos: Histórias infantis, cartaz: Pelo educador leitor.  
ü    

ü   OBJETIVOS
ü   Valorizar a preservação da água ,como bem precioso da natureza;
ü   Promover atitudes que visam o uso consciente da água;
ü   Conscientizar a criança sobre a importância da água para os humanos e da necessidade de sua preservação;
ü   Compreender a importância da preservação do meio ambiente, rios;
ü   Perceber a relação da água com a saúde corporal através da higiene;
ü   Valorizar a água como fonte de vida;
ü   Conhecer o ciclo da água na natureza e sua relação com a vida;
ü   Conscientizar-se do papel do homem na preservação dos rios, lagos e mares;
ü   Conhecer os fenômenos da natureza à água ( rios, chuvas, etc.)
ü   Perceber a dependência dos seres vivos em relação ao meio ambiente, em especial a água.
ü   Promover a socialização e desenvolver a criatividade.
METODOLOGIA:
SEXTA FEIRA 01/03
Roda de conversa sobre a importância da água para nossa saúde;
Falar sobre a importância da água para nossa higiene e também sobre as partes do nosso corpo;
Vídeo: A turma da Clarinha e o ciclo da água;
·                QUINTA FEIRA 07/03
·                Roda de conversa , contar a história “ A gotinha PLIM PLIM “, e fazer a recontação da história.
·                Trabalhar o assunto levantando a curiosidade dos alunos sobre o tema.
·                Dar gotinhas de chuva impressas para cada aluno, que irá pintar com tinta guache azul;
SEXTA FEIRA 08/03
Roda de conversa ;
Cantar musicas infantis;
História da “Cinderela”, conversar com os alunos a respeito da importância da mulher nos dias atuais, após, a professora irá mostrar figuras de mulheres e deverá falar sobre as mesmas, mostrar figuras de mulheres em suas diversas profissões: médica, cozinheira, enfermeira professora, costureiras , entre outras.
Propor na sequência que pinte com lápis de cor uma” FLOR” impressa, para dar  como lembrancinha “Dia internacional da mulher”, Colocar um DVD  da  A bela e a Fera, relatar ao sofrimento da mulher e posteriormente a sua felicidade.
ü   SEGUNDA FEIRA 11/03
ü    Roda de conversa
ü   Dar continuidade com trabalho de sexta dia 01/03, fazer o contorno de uma criança com o papel pardo ;
ü   Conversar com os alunos sobre a importância da água para o nosso organismo e o meio em que vivemos;
ü   Expor o desenho na sala até o final do projeto;
ü   Colocar DVD, ÁGUA, com músicas que falam da água: Água música infantil- 22 março Dia Mundial da Água, Turma da Mônica (Clipe musical: Água Vamos Economizar) entre outras.
ü    
TERÇA -FEIRA 12/03

. Hora Atividade
 
QUARTA FEIRA 13/03
Cantar músicas DVD, pertinentes ao tema trabalhado;
Vídeos: Cocoricó importância da água;
Construir um MURAL com o tema:” ÁGUA FONTE DE VIDA”, professora irá recortar e colar no mural as gotinhas que os alunos pintaram no dia 07/03, e  na sequência irá pedir para carimbar as mãos com várias cores de tinta guache, formando uma flor.
QUINTA-FEIRA 14/03
Roda de conversa;
Nesse dia a professora irá começar fazer uma chamadinha diferente:
Na sequência do projeto água, a professorai irá pedir para os alunos pintar com tinta guache azul a onda do mar em uma folha de sulfite;
 Após secar as ondas a professora irá colar peixinhos coloridos que foram impressos.
A chamadinha deverá acontecer somente no dia seguinte.
Colocar rmusicas infantis e historinhas relacionadas com o tema.
Brincar de massinha:
  Dar um desenho de um corpo humano em uma folha sulfite , os alunos com ajuda da professora deverão  representar esse desenho.


SEXTA-FEIRA 15/03
Roda de conversa, cantar musicas infantis;
Colocar no chão um pedaço de TNT azul, e barquinhos de papel sulfite, no barquinho a professora irá escrever o nome de cada aluno com canetinha preta;
  Todos deverão estar em volta dos barquinhos, a professora juntamente com os alunos irá cantar a música PEIXE VIVO, ao termino da música cantada irá falar o nome de cada aluno que o mesmo irá pegar seu barquinho e colocar no sulfite que estará colado os peixinhos na onda do mar que eles pintaram com tinta guache azul, no dia anterior , Expor a atividade  em painel na sala,

Materiais Utilizados:
DVD, TV, sulfite A4, livros, massa de modelar, , cola, tesoura, lápis de cor, papel pardo, tinta guache, TNT, desenhos impressos, cartolina, entre outros.

Avaliação:

Na observação dos registros realizados durante os acontecimentos de todas as atividades.
Serão levados em conta aspectos como envolvimento de cada um nas atividades, interação com o outro e troca de informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Libya's Forbidden Deserts | Full Documentary | TRACKS

O vasto país desértico velado do Oriente pelo medo, preconceito e incompreensão. Adams segue as trilhas das 'carruagens de fogo' da ...