PLANEJAMENTO QUINZENAL DO MATERNAL I I
De 01
a 15 de março de 2019
PROJETO : Água e Saúde (
importância da água para o corpo humano)
Dia da mulher ( 08/03)
EIXOS TEMÁTICOS
ü Identidade
e autonomia pessoal
ü Corpo
e Movimento
ü Intercomunicação
e Linguagens
ü Conhecimento
do ambiente físico, social e cultural
ü Noções
Lógico matemáticas.
CONTEÚDOS
ü 01/03 –
Conhecimento do próprio corpo: Compreensão global do corpo explorando suas
partes e funções em diferentes interações;
·
07/03 - Atividade da vida cotidiana/ saúde:
Respeito ao próprio corpo e ao outro, Cuidado de si mesmo e do ambiente; Aula Específica: 8h 50 mim, as 10h 10 mim;
·
08/03 – Registro de ideias/ significados na
composição plástica ( por meio da exploração): Bidimensional: desenho, pintura,
e colagem;
·
11/03 - Movimentos fundamentais: sentar,
quadrupedar, levantar, andar, rolar, agarrar, alcançar, arrastar-se, passar por
dentro, deitar-se em diferentes posições;
Aula Específica 13h 30 mim as 17 h e 30 mim.
·
12/03 - HORA
ATIVIDADE
·
13/03 – Elementos do meio ambiente: ÁGUA, importância da água para os seres
vivos;
·
14/03 – Saúde: Cuidados com o meio ambiente; Aula Específica: 8h 50 mim, as 10h 10 mim;
·
15/03 – Momentos da prática de leitura de diferentes
gêneros discursivos: Histórias infantis, cartaz: Pelo educador leitor.
ü
ü
OBJETIVOS
ü
Valorizar a preservação da
água ,como bem precioso da natureza;
ü
Promover atitudes que
visam o uso consciente da água;
ü
Conscientizar a criança
sobre a importância da água para os humanos e da necessidade de sua
preservação;
ü
Compreender a importância da
preservação do meio ambiente, rios;
ü
Perceber a relação da água com a saúde
corporal através da higiene;
ü
Valorizar a água como fonte de vida;
ü
Conhecer o ciclo da água na natureza
e sua relação com a vida;
ü
Conscientizar-se do papel
do homem na preservação dos rios, lagos e mares;
ü
Conhecer os fenômenos da natureza à água
( rios, chuvas, etc.)
ü
Perceber a dependência dos seres vivos
em relação ao meio ambiente, em especial a água.
ü
Promover a socialização e desenvolver
a criatividade.
METODOLOGIA:
SEXTA FEIRA
01/03
Roda de conversa sobre a importância da água para nossa saúde;
Falar sobre a importância da água para nossa higiene e também sobre as
partes do nosso corpo;
Vídeo: A turma da Clarinha e o ciclo da água;
·
QUINTA FEIRA
07/03
·
Roda de conversa , contar a história “ A gotinha PLIM PLIM “, e fazer a
recontação da história.
·
Trabalhar o assunto levantando a curiosidade dos
alunos sobre o tema.
·
Dar gotinhas de chuva impressas para cada aluno,
que irá pintar com tinta guache azul;
SEXTA FEIRA
08/03
Roda de conversa ;
Cantar musicas infantis;
História da “Cinderela”,
conversar com os alunos a respeito da importância da mulher nos dias atuais,
após, a professora irá mostrar figuras de mulheres e deverá falar sobre as mesmas,
mostrar figuras de mulheres em suas diversas profissões: médica, cozinheira,
enfermeira professora, costureiras , entre outras.
Propor na sequência que pinte com lápis de cor uma”
FLOR” impressa, para dar como lembrancinha
“Dia internacional da mulher”, Colocar um DVD
da A bela e a Fera, relatar ao
sofrimento da mulher e posteriormente a sua felicidade.
ü
SEGUNDA FEIRA
11/03
ü
Roda de
conversa
ü
Dar continuidade com trabalho de sexta dia 01/03,
fazer o contorno de uma criança com o papel pardo ;
ü
Conversar com os alunos sobre a importância da água
para o nosso organismo e o meio em que vivemos;
ü
Expor o desenho na sala até o final do projeto;
ü
Colocar DVD, ÁGUA, com músicas que falam da água: Água
música infantil- 22 março Dia Mundial da Água, Turma da Mônica (Clipe musical:
Água Vamos Economizar) entre outras.
ü
TERÇA -FEIRA
12/03
. Hora
Atividade
QUARTA FEIRA
13/03
Cantar músicas DVD, pertinentes ao tema trabalhado;
Vídeos: Cocoricó importância da água;
Construir um MURAL com o tema:” ÁGUA FONTE DE VIDA”, professora irá
recortar e colar no mural as gotinhas que os alunos pintaram no dia 07/03, e na sequência irá pedir para carimbar as mãos com
várias cores de tinta guache, formando uma flor.
QUINTA-FEIRA
14/03
Roda de conversa;
Nesse dia a professora irá começar fazer uma chamadinha
diferente:
Na sequência do projeto água, a professorai irá
pedir para os alunos pintar com tinta guache azul a onda do mar em uma folha de
sulfite;
Após secar
as ondas a professora irá colar peixinhos coloridos que foram impressos.
A chamadinha deverá acontecer somente no dia
seguinte.
Colocar rmusicas infantis e historinhas
relacionadas com o tema.
Brincar de massinha:
Dar um desenho de um corpo humano em uma folha
sulfite , os alunos com ajuda da professora deverão representar esse desenho.
SEXTA-FEIRA
15/03
Roda de conversa, cantar musicas infantis;
Colocar no chão um pedaço de TNT azul, e barquinhos
de papel sulfite, no barquinho a professora irá escrever o nome de cada aluno
com canetinha preta;
Todos
deverão estar em volta dos barquinhos, a professora juntamente com os alunos
irá cantar a música PEIXE VIVO, ao
termino da música cantada irá falar o nome de cada aluno que o mesmo irá pegar
seu barquinho e colocar no sulfite que estará colado os peixinhos na onda do
mar que eles pintaram com tinta guache azul, no dia anterior , Expor a
atividade em painel na sala,
Materiais
Utilizados:
DVD, TV, sulfite A4, livros, massa de modelar, ,
cola, tesoura, lápis de cor, papel pardo, tinta guache, TNT, desenhos
impressos, cartolina, entre outros.
Avaliação:
Na
observação dos registros realizados durante os acontecimentos de todas as atividades.
Serão
levados em conta aspectos como envolvimento de cada um nas atividades,
interação com o outro e troca de informações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário