Seguidores

quinta-feira, 30 de maio de 2019

PLANEJAMENTO QUINZENAL DO MATERNAL II De 21 a 31 de maio de 2019 PROJETO: FORMAS GEOMÉTRICAS E CORES


PLANEJAMENTO QUINZENAL DO MATERNAL II
De 21 a 31 de maio de 2019
PROJETO:  FORMAS GEOMÉTRICAS E CORES

OBJETIVOS
·               Identificar cores e formas;
·               Propiciar visualização, o contato e a exploração de diferentes objetos que compõe o universo das cores;
·               Desenvolver o interesse e a curiosidade;
·               Estimular a concentração, trabalhando as cores e formas com contagem oral dos objetos;
·               Nomear e distinguir as formas geométricas (quadrado, retângulo, círculo e triângulo);
·               Produzir trabalhos de artes utilizando a linguagem do desenho, da pintura, colagem e construção;
·               Possibilitar o desenvolvimento da coordenação motora, para pintura, colagem e também para percepção visual;
·               Conhecer símbolos utilizados nos diversos processos de comunicação humana;
·               Ampliar o conhecimento de mundo, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando as características, propriedades e possibilidades de manuseio, interagindo com formas diversas de expressão artística;
·               Explorar as noções matemáticas relativas a formas e posição, utilizando a linguagem oral e a linguagem gráfica, objetivando a construção de conceitos.

CONTEÚDOS
·               21/05 – HORA ATIVIDADE;
·               22/05 - Identidade e autonomia pessoal;
·               Atividade da vida cotidiana/ saúde: Convivência nos diversos;
·               espaços (coletivo e individual);
·               23/05 - Corpo e Movimento;
·               Percepção direcional: Direcionalidade :Para cima/ para baixo, dentro, fora, frente, atrás;
·               Coordenação óculo-manual;
·               Aula Específica das 13:30 h as 17:30h;
·               24/05 - Intercomunicação e Linguagens;
·               Percepção na produção plástica: Cor, forma, volume e linha;
·               27/05 - Registro de ideias / significados na composição plástica (por meio da exploração) tridimensional: modelagem;
·               Conhecimento do ambiente físico, social e cultural;
·               28/05 - Condições climáticas
·               Sol: fonte de luz e calor- vida;
·               Noções Lógico matemáticas;
·               29/05 - HORA ATIVIDADE
·               30/05 - Sólidos geométricos (tridimensional): Possibilidades de: empilhar, desempilhar, encaixar, desencaixar, enfileirar, encher, esvaziar, juntar, separar;
·               31/05 - Figuras planas (bidimensional): Classificação (triângulo, retângulo, quadrado, círculo). Aula Específica das 13:30 h as 17:30h;

DESENVOLVIMENTO:
·               Quarta feira 22/05
·               Roda de conversa com apresentação das cores e formas;
·               Apresentação da cor AMARELA;
·               Cantar a música 5 patinhos, fantoches de EVA, musica minhoca minhoco com fantoche de meia;
·               Pintar um SOL: Tinta guache amarela com carimbo das mãos em volta;
·               Falar a forma do Sol;


·               Quinta feira 23/05
·               Em uma cartolina desenhar um círculo e colar pedaços de papéis amarelo em volta;
·               Colocar DVD: O trem das formas;
·               Apresentar as cores primarias: Vermelho, amarela e azul;
·               Brincar com Bolas, ressaltando suas cores e a forma, pedir para as crianças colocarem as bolas em caixas que estão encapadas com as suas respectivas cores: vermelho, amarelo, azul;
·               Sexta feira 24/05
·               Organiza-los em rodinha e conversar sobre as formas geométricas planas (quadrado, retângulo, círculo e triângulo)
·               Colocar as formas dentro de um saquinho de TNT, a criança deverá retirar uma forma e com ajuda da professora, irá falar a nome dessa forma;
·               Segunda feira 27/05
·               Roda de conversa, contar a história: O Pintinho que nasceu quadrado, explorando as formas geométricas que estão na história;
·               Deixar que os alunos falam sobre a história;
·               Em uma folha de color set branca ou sulfite, desenhar várias formas no formato de triângulo, retângulo, círculo, quadrado, estrelas entre outros, esses desenhos devem ter o formato de pecinhas de jogos de encache, pecinhas de baldinhos;
·               Fazer com que a criança vai percebendo o formato dos objetos, e vai relacionando com os desenhos que devem estar na metade da folha sulfite;

·               Direcionar, apontar o objeto de encache no desenho que tem o mesmo formato do objeto EX: Estrela onde está o desenho, o retângulo qual pecinha devo pegar, vai pra onde, cada um vão colocando o desenho no formato do objeto;
·               Explorar as cores desses desenhos, desenvolver com o aluno a percepção visual atenção, concentração discriminação de cores, criando variações;
·               Colocar DVD das formas Geométricas.
·               Terça feira 28/05
·               HORA ATIVIDADE
·               Quarta feira 29/05
·               Roda de conversa, trabalhar todos os dias a chamadinha, calendário, colocar no quadro quantas crianças vieram, quantos meninos e quantos meninos e somar a quantidades, colocar no quadro, ressaltando como faz o numeral, falar que dia é hoje, que dia foi ontem;
·               Trabalhar todos os dias o Semáforo do comportamento, confeccionado de EVA nas cores do semáforo: verde, amarelo, vermelho, conversar com os alunos como proceder na sala, falar das regrinhas combinadas, no começo do ano.
·               No final do dia a professora irá colocar a cor do semáforo, a qual o aluno se comportou, ao final da semana, na sexta feira, a professora irá dar um incentivo, uma lembrancinha, para os que se comportaram.
·               Brincar com massinha trabalhando as cores: fazer com papel cartão e encapar com papel contact um quadro contendo seis tipos de círculos em cores diferente, esses círculos será de EVA, a qual, deverá também ter seis cores de massinhas da mesma cores dos círculos e deverá ser colado nesse quadro de cores;

·               O aluno com ajuda da professora deverá colocar a massinha nas cores do círculo, todos deverão participar da atividade.
·               Quinta feira 30/05
·               Roda de conversa
·               Cantar músicas infantis;
·               Colocar DVD o trem das formas;

·               Compondo o corpo humano com Formas Geométricas:
·               Utilizar o círculo para a cabeça, olhos, mãos e pés;
·               O triângulo para o corpo e o nariz;
·               O quadrado para boca e para os braços e pernas;
·               Para desenvolver habilidades motoras, aplicar diferentes técnicas para decorar cada forma: Pintura com tinta, confecção e colagem de bolinhas de papel crepom e papel laminado picado;
·               Brincar e saltar a imaginação;
·               Iniciar as noções a acerca das formas geométricas, percebendo as diferenças e características que as compõem, além de relacioná-las com algumas formas que estão a nossa volta em nosso dia a dia.
·               Sexta feira 31/05
·               Roda de conversa
·               Terminar a atividade do dia anterior, expor em um painel o desenho do boneco confeccionado de formas geométrica e colocar na parede da sala, tirar uma foto com os alunos nessa atividade.
·               Brincar com o dado das formas geométrica.
·               Brincar com bambolê: propor aos alunos uma brincadeira de cada um irá entrar dentro do bambolê e sair, como dentro e fora, em dois alunos por vez, cada um com um bambolê, em um determinado tempo e linha de chegada, o que chegar primeiro vence a brincadeira.

MATERIAIS UTILIZADOS
·               DVD, TV, sulfite A4, livros, massa de modelar, tinta guache, cartolina, fantoches , palito de churrasco, TNT, EVA, papel  contact,  fita crepe,  avental, cola, tesoura, papel cartão, papel laminado, prendedor de roupa, cola quente, objeto de encache pecinhas, pecinhas de baldinho, bambolê,  entre outros.

AVALIAÇÃO:
·               Na observação dos registros realizados durante os acontecimentos de todas as atividades;
·               Serão levados em conta aspectos como envolvimento de cada um nas atividades, interação com o outro e troca de informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Libya's Forbidden Deserts | Full Documentary | TRACKS

O vasto país desértico velado do Oriente pelo medo, preconceito e incompreensão. Adams segue as trilhas das 'carruagens de fogo' da ...