PLANEJAMENTO
QUINZENAL DO MATERNAL II
De 21 a 31 de maio de
2019
PROJETO: FORMAS GEOMÉTRICAS E CORES
OBJETIVOS
·
Identificar cores e
formas;
·
Propiciar visualização, o contato e a
exploração de diferentes objetos que compõe o universo das cores;
·
Desenvolver o interesse e a
curiosidade;
·
Estimular a concentração, trabalhando
as cores e formas com contagem oral dos objetos;
·
Nomear e distinguir as formas
geométricas (quadrado, retângulo, círculo e triângulo);
·
Produzir trabalhos de artes utilizando
a linguagem do desenho, da pintura, colagem e construção;
·
Possibilitar o desenvolvimento da coordenação
motora, para pintura, colagem e também para percepção visual;
·
Conhecer símbolos utilizados nos
diversos processos de comunicação humana;
·
Ampliar o conhecimento de mundo,
manipulando diferentes objetos e materiais, explorando as características,
propriedades e possibilidades de manuseio, interagindo com formas diversas de
expressão artística;
·
Explorar as noções matemáticas
relativas a formas e posição, utilizando a linguagem oral e a linguagem gráfica,
objetivando a construção de conceitos.
CONTEÚDOS
·
21/05 – HORA
ATIVIDADE;
·
22/05 - Identidade e autonomia pessoal;
·
Atividade
da vida cotidiana/ saúde: Convivência nos diversos;
·
espaços (coletivo e individual);
·
23/05 - Corpo e Movimento;
·
Percepção
direcional: Direcionalidade :Para cima/ para baixo, dentro, fora,
frente, atrás;
·
Coordenação óculo-manual;
·
Aula
Específica das 13:30 h as
17:30h;
·
24/05 - Intercomunicação e Linguagens;
·
Percepção
na produção plástica: Cor, forma, volume e linha;
·
27/05 - Registro
de ideias / significados na composição plástica (por meio da exploração) tridimensional:
modelagem;
·
Conhecimento do ambiente físico, social e
cultural;
·
28/05 - Condições
climáticas
·
Sol: fonte de luz e calor- vida;
·
Noções Lógico matemáticas;
·
29/05 - HORA
ATIVIDADE
·
30/05 - Sólidos
geométricos (tridimensional): Possibilidades de: empilhar, desempilhar,
encaixar, desencaixar, enfileirar, encher, esvaziar, juntar, separar;
·
31/05 - Figuras
planas (bidimensional): Classificação (triângulo, retângulo, quadrado,
círculo). Aula Específica das 13:30 h as 17:30h;
DESENVOLVIMENTO:
·
Quarta
feira 22/05 –
·
Roda de conversa com apresentação das cores e
formas;
·
Apresentação da cor AMARELA;
·
Cantar a música 5 patinhos, fantoches de EVA, musica
minhoca minhoco com fantoche de meia;
·
Pintar um SOL: Tinta guache amarela com carimbo das
mãos em volta;
·
Falar a forma do Sol;
·
Quinta
feira 23/05
·
Em uma cartolina desenhar um círculo e colar
pedaços de papéis amarelo em volta;
·
Colocar DVD: O trem das formas;
·
Apresentar as cores primarias: Vermelho, amarela e
azul;
·
Brincar com Bolas, ressaltando suas cores e a forma,
pedir para as crianças colocarem as bolas em caixas que estão encapadas com as
suas respectivas cores: vermelho, amarelo, azul;
·
Sexta
feira 24/05
·
Organiza-los em rodinha e conversar sobre as formas
geométricas planas (quadrado, retângulo, círculo e triângulo)
·
Colocar as formas dentro de um saquinho de TNT, a
criança deverá retirar uma forma e com ajuda da professora, irá falar a nome
dessa forma;
·
Segunda
feira 27/05
·
Roda de conversa, contar a história: O Pintinho que
nasceu quadrado, explorando as formas geométricas que estão na história;
·
Deixar que os alunos falam sobre a história;
·
Em uma folha de color set branca ou sulfite, desenhar
várias formas no formato de triângulo, retângulo, círculo, quadrado, estrelas
entre outros, esses desenhos devem ter o formato de pecinhas de jogos de encache,
pecinhas de baldinhos;
·
Fazer com que a criança vai percebendo o formato
dos objetos, e vai relacionando com os desenhos que devem estar na metade da
folha sulfite;
·
Direcionar, apontar o objeto de encache no desenho que
tem o mesmo formato do objeto EX: Estrela onde está o desenho, o retângulo qual
pecinha devo pegar, vai pra onde, cada um vão colocando o desenho no formato do
objeto;
·
Explorar as cores desses desenhos, desenvolver com
o aluno a percepção visual atenção, concentração discriminação de cores,
criando variações;
·
Colocar DVD das formas Geométricas.
·
Terça
feira 28/05
·
HORA
ATIVIDADE
·
Quarta
feira 29/05
·
Roda de conversa, trabalhar todos os dias a chamadinha,
calendário, colocar no quadro quantas crianças vieram, quantos meninos e
quantos meninos e somar a quantidades, colocar no quadro, ressaltando como faz
o numeral, falar que dia é hoje, que dia foi ontem;
·
Trabalhar todos os dias o Semáforo do comportamento, confeccionado de EVA nas cores do semáforo:
verde, amarelo, vermelho, conversar com os alunos como proceder na sala, falar
das regrinhas combinadas, no começo do ano.
·
No final do dia a professora irá colocar a cor do
semáforo, a qual o aluno se comportou, ao final da semana, na sexta feira, a
professora irá dar um incentivo, uma lembrancinha, para os que se comportaram.
·
Brincar com massinha trabalhando as cores: fazer
com papel cartão e encapar com papel contact um quadro contendo seis tipos de círculos
em cores diferente, esses círculos será de EVA, a qual, deverá também ter seis
cores de massinhas da mesma cores dos círculos e deverá ser colado nesse quadro
de cores;
·
O aluno com ajuda da professora deverá colocar a
massinha nas cores do círculo, todos deverão participar da atividade.
·
Quinta
feira 30/05
·
Roda de conversa
·
Cantar músicas infantis;
·
Colocar DVD o trem das formas;
·
Compondo o corpo humano com Formas Geométricas:
·
Utilizar o círculo para a cabeça, olhos, mãos e pés;
·
O triângulo para o corpo e o nariz;
·
O quadrado para boca e para os braços e pernas;
·
Para desenvolver habilidades motoras, aplicar
diferentes técnicas para decorar cada forma: Pintura com tinta, confecção e
colagem de bolinhas de papel crepom e papel laminado picado;
·
Brincar e saltar a imaginação;
·
Iniciar as noções a acerca das formas geométricas,
percebendo as diferenças e características que as compõem, além de
relacioná-las com algumas formas que estão a nossa volta em nosso dia a dia.
·
Sexta
feira 31/05
·
Roda de conversa
·
Terminar a atividade do dia anterior, expor em um
painel o desenho do boneco confeccionado de formas geométrica e colocar na
parede da sala, tirar uma foto com os alunos nessa atividade.
·
Brincar com o dado das formas geométrica.
·
Brincar com bambolê: propor aos alunos uma
brincadeira de cada um irá entrar dentro do bambolê e sair, como dentro e fora,
em dois alunos por vez, cada um com um bambolê, em um determinado tempo e linha
de chegada, o que chegar primeiro vence a brincadeira.
MATERIAIS
UTILIZADOS
·
DVD, TV, sulfite A4, livros, massa de modelar,
tinta guache, cartolina, fantoches , palito de churrasco, TNT, EVA, papel contact, fita crepe, avental, cola, tesoura, papel cartão, papel
laminado, prendedor de roupa, cola quente, objeto de encache pecinhas, pecinhas
de baldinho, bambolê, entre outros.
AVALIAÇÃO:
·
Na observação dos registros realizados durante os
acontecimentos de todas as atividades;
·
Serão levados em conta aspectos como envolvimento
de cada um nas atividades, interação com o outro e troca de informações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário