PLANEJAMENTO QUINZENAL DO MATERNAL I I
De 01
a 15 de março de 2019
PROJETO: Água e Saúde (importância
da água para o corpo humano)
Dia da
mulher (08/03)
OBJETIVOS:
ü
Valorizar a preservação da água, como bem
precioso da natureza;
ü
Promover atitudes que visam o uso consciente da
água;
ü
Conscientizar a criança sobre a importância da
água para os humanos e da necessidade de sua preservação;
ü
Compreender a importância da preservação do meio
ambiente, rios;
ü
Perceber a relação da água com a saúde corporal
através da higiene;
ü
Valorizar a água como fonte de vida;
ü
Conhecer o ciclo da água na natureza e sua relação
com a vida;
ü
Conscientizar-se do papel
do homem na preservação dos rios, lagos e mares;
ü
Conhecer os fenômenos da natureza à água (rios,
chuvas, etc.);
ü
Perceber a dependência dos seres vivos em relação
ao meio ambiente, em especial a água;
ü
Promover a socialização e desenvolver a
criatividade.
CONTEÚDOS:
ü Identidade
e autonomia pessoal;
ü Conhecimento do próprio corpo:
Compreensão global do corpo explorando suas partes e funções em diferentes
interações;
ü Atividade
da vida cotidiana/ saúde: Respeito ao próprio corpo e ao outro, Cuidado de
si mesmo e do ambiente;
ü Corpo
e Movimento;
ü Movimentos
fundamentais: sentar, quadrupedar, levantar, andar, rolar, agarrar,
alcançar, arrastar-se, passar por dentro, deitar-se em diferentes posições;
ü Intercomunicação e Linguagens;
ü Momentos da prática de leitura de diferentes
gêneros discursivos: Histórias infantis, cartaz: Pelo educador
leitor;
ü Registro de ideias/ significados: na
linguagem plástica;
ü Registro de ideias/ significados na
composição plástica (por meio da exploração): Bidimensional:
desenho, pintura e colagem;
ü Conhecimento do ambiente físico, social e
cultural;
ü Elementos do meio ambiente água:
importância da água para os seres vivos;
ü Elementos do meio ambiente água: Estados físicos;
ü Saúde: Cuidados com o meio
ambiente;
ü Noções
Lógico matemáticas;
ü Comprimento: Noções
de: alto, baixo, mesma altura, mesmo tamanho, grande, pequeno;
ü Capacidade:
Noções de cheio, vazio, o que tem mais, o que tem menos, metade, pouco, muito.
DESENVOLVIMENTO:
ü
Roda de conversa sobre a importância da água para
nossa saúde;
ü
Falar sobre a importância da água para nossa
higiene e também sobre as partes do nosso corpo;
ü
Vídeo: A turma da Clarinha e o ciclo da água;
ü
Contar a história “A gotinha PLIM PLIM”;
ü
Trabalhar o assunto levantando a curiosidade dos
alunos sobre o tema;
ü
Dar gotinhas de chuva impressas para cada aluno,
que irá pintar com tinta guache azul;
ü
Cantar músicas infantis;
ü
História da “Cinderela”,
conversar com os alunos a respeito da importância da mulher nos dias atuais,
após, a professora irá mostrar figuras de mulheres e deverá falar sobre as mesmas,
mostrar figuras de mulheres em suas diversas profissões: médica, cozinheira,
enfermeira professora, costureiras, entre outras;
ü
Propor na sequência que pinte com giz de cera uma”
FLOR” impressa, para dar como lembrancinha “Dia internacional da mulher”;
ü
Colocar um DVD da A bela e a Fera;
ü
Dar continuidade com trabalho, fazer o contorno de uma
criança com o papel pardo;
ü
Conversar com os alunos sobre a importância da água
para o nosso organismo e o meio em que vivemos;
ü
Expor o desenho na sala até o final do projeto;
ü
Colocar DVD, ÁGUA, com músicas que falam da água: Água
música infantil- 22 março Dia Mundial da Água, Turma da Mônica (Clipe musical:
Água Vamos Economizar) entre outras;
ü
Na sequência, falar sobre o ciclo da água: Explicar
para os alunos que :O sol aquece a água, então a água evapora e vai para as
nuvens, depois acontece a chuva, a água é essencial para nossa sobrevivência;
ü
Dar atividade relacionadas ao ciclo da água;
ü
Dar de lembrancinha no dia 22 de março, um
bracelete de uma gotinha, confeccionado com EVA;
ü
Cantar músicas DVD, pertinentes ao tema trabalhado;
ü
Vídeos: Cocoricó importância da água;
ü
Construir um MURAL com o tema:” ÁGUA FONTE DE VIDA”, professora irá
recortar e colar no mural as gotinhas que os alunos pintaram no dia 07/03, e na
sequência irá pedir para carimbar as mãos com várias cores de tinta guache, formando
uma flor;
ü
Nesse dia a professora irá começar fazer uma chamadinha
diferente;
ü
Na sequência do projeto água, a professorai irá
pedir para os alunos pintar com tinta guache azul a onda do mar em uma folha de
sulfite;
ü
Após secar as ondas a professora irá colar
peixinhos coloridos que foram impressos;
ü
A chamadinha deverá acontecer somente no dia
seguinte;
ü
Colocar músicas infantis e historinhas relacionadas
com o tema.
ü
Brincar de massinha;
ü
Dar um desenho de um corpo humano em uma folha sulfite,
os alunos com ajuda da professora deverão representar esse desenho;
ü
Roda de conversa, cantar músicas infantis;
ü
Colocar no chão um pedaço de TNT azul, e barquinhos
de papel sulfite, no barquinho a professora irá escrever o nome de cada aluno
com canetinha preta;
ü
Todos deverão estar em volta dos barquinhos, a
professora juntamente com os alunos irá cantar a música PEIXE VIVO, ao termino da música cantada irá falar o nome de cada
aluno que o mesmo irá pegar seu barquinho e colocar no sulfite que estará
colado os peixinhos na onda do mar que eles pintaram com tinta guache azul, no
dia anterior , Expor a atividade em
painel na sala;
MATERIAIS
UTILIZADOS:
DVD, TV, sulfite A4, livros, massa de modelar, cola, tesoura, giz de
cera, papel pardo, tinta guache, TNT, desenhos impressos, cartolina, entre
outros.
Avaliação:
Na observação dos registros realizados durante os acontecimentos de
todas as atividades.
Serão levados em conta aspectos como envolvimento de cada um nas
atividades, interação com o outro e troca de informações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário