Seguidores

quinta-feira, 30 de maio de 2019

PLANEJAMENTO QUINZENAL DO MATERNAL I I De 01 a 15 de março de 2019 PROJETO: Água e Saúde (importância da água para o corpo humano) Dia da mulher (08/03)


PLANEJAMENTO QUINZENAL DO MATERNAL I I
De 01 a 15 de março de 2019
PROJETO: Água e Saúde (importância da água para o corpo humano)
Dia da mulher (08/03)
OBJETIVOS:
ü   Valorizar a preservação da água, como bem precioso da natureza;
ü   Promover atitudes que visam o uso consciente da água;
ü   Conscientizar a criança sobre a importância da água para os humanos e da necessidade de sua preservação;
ü   Compreender a importância da preservação do meio ambiente, rios;
ü   Perceber a relação da água com a saúde corporal através da higiene;
ü   Valorizar a água como fonte de vida;
ü   Conhecer o ciclo da água na natureza e sua relação com a vida;
ü   Conscientizar-se do papel do homem na preservação dos rios, lagos e mares;
ü   Conhecer os fenômenos da natureza à água (rios, chuvas, etc.);
ü   Perceber a dependência dos seres vivos em relação ao meio ambiente, em especial a água;
ü   Promover a socialização e desenvolver a criatividade.

CONTEÚDOS:
ü   Identidade e autonomia pessoal;
ü   Conhecimento do próprio corpo: Compreensão global do corpo explorando suas partes e funções em diferentes interações;
ü    Atividade da vida cotidiana/ saúde: Respeito ao próprio corpo e ao outro, Cuidado de si mesmo e do ambiente;
ü   Corpo e Movimento;
ü    Movimentos fundamentais: sentar, quadrupedar, levantar, andar, rolar, agarrar, alcançar, arrastar-se, passar por dentro, deitar-se em diferentes posições;
ü    Intercomunicação e Linguagens;
ü   Momentos da prática de leitura de diferentes gêneros discursivos: Histórias infantis, cartaz: Pelo educador leitor;
ü    Registro de ideias/ significados: na linguagem plástica;
ü   Registro de ideias/ significados na composição plástica (por meio da exploração): Bidimensional: desenho, pintura e colagem;
ü    Conhecimento do ambiente físico, social e cultural;
ü   Elementos do meio ambiente água: importância da água para os seres vivos;
ü   Elementos do meio ambiente água: Estados físicos;
ü   Saúde: Cuidados com o meio ambiente;
ü   Noções Lógico matemáticas;
ü   Comprimento: Noções de: alto, baixo, mesma altura, mesmo tamanho, grande, pequeno;
ü   Capacidade: Noções de cheio, vazio, o que tem mais, o que tem menos, metade, pouco, muito.

DESENVOLVIMENTO:
ü   Roda de conversa sobre a importância da água para nossa saúde;
ü   Falar sobre a importância da água para nossa higiene e também sobre as partes do nosso corpo;
ü   Vídeo: A turma da Clarinha e o ciclo da água;
ü   Contar a história “A gotinha PLIM PLIM”;
ü   Trabalhar o assunto levantando a curiosidade dos alunos sobre o tema;
ü   Dar gotinhas de chuva impressas para cada aluno, que irá pintar com tinta guache azul;
ü   Cantar músicas infantis;
ü   História da “Cinderela”, conversar com os alunos a respeito da importância da mulher nos dias atuais, após, a professora irá mostrar figuras de mulheres e deverá falar sobre as mesmas, mostrar figuras de mulheres em suas diversas profissões: médica, cozinheira, enfermeira professora, costureiras, entre outras;
ü   Propor na sequência que pinte com giz de cera uma” FLOR” impressa, para dar como lembrancinha “Dia internacional da mulher”;
ü   Colocar um DVD da A bela e a Fera;
ü   Dar continuidade com trabalho, fazer o contorno de uma criança com o papel pardo;
ü   Conversar com os alunos sobre a importância da água para o nosso organismo e o meio em que vivemos;
ü   Expor o desenho na sala até o final do projeto;
ü   Colocar DVD, ÁGUA, com músicas que falam da água: Água música infantil- 22 março Dia Mundial da Água, Turma da Mônica (Clipe musical: Água Vamos Economizar) entre outras;
ü   Na sequência, falar sobre o ciclo da água: Explicar para os alunos que :O sol aquece a água, então a água evapora e vai para as nuvens, depois acontece a chuva, a água é essencial para nossa sobrevivência;
ü   Dar atividade relacionadas ao ciclo da água;
ü   Dar de lembrancinha no dia 22 de março, um bracelete de uma gotinha, confeccionado com EVA;
ü   Cantar músicas DVD, pertinentes ao tema trabalhado;
ü   Vídeos: Cocoricó importância da água;
ü   Construir um MURAL com o tema:” ÁGUA FONTE DE VIDA”, professora irá recortar e colar no mural as gotinhas que os alunos pintaram no dia 07/03, e na sequência irá pedir para carimbar as mãos com várias cores de tinta guache, formando uma flor;
ü   Nesse dia a professora irá começar fazer uma chamadinha diferente;
ü   Na sequência do projeto água, a professorai irá pedir para os alunos pintar com tinta guache azul a onda do mar em uma folha de sulfite;
ü   Após secar as ondas a professora irá colar peixinhos coloridos que foram impressos;
ü   A chamadinha deverá acontecer somente no dia seguinte;
ü   Colocar músicas infantis e historinhas relacionadas com o tema.
ü   Brincar de massinha;
ü   Dar um desenho de um corpo humano em uma folha sulfite, os alunos com ajuda da professora deverão representar esse desenho;
ü   Roda de conversa, cantar músicas infantis;
ü   Colocar no chão um pedaço de TNT azul, e barquinhos de papel sulfite, no barquinho a professora irá escrever o nome de cada aluno com canetinha preta;
ü   Todos deverão estar em volta dos barquinhos, a professora juntamente com os alunos irá cantar a música PEIXE VIVO, ao termino da música cantada irá falar o nome de cada aluno que o mesmo irá pegar seu barquinho e colocar no sulfite que estará colado os peixinhos na onda do mar que eles pintaram com tinta guache azul, no dia anterior , Expor a atividade  em painel na sala;

MATERIAIS UTILIZADOS:
DVD, TV, sulfite A4, livros, massa de modelar, cola, tesoura, giz de cera, papel pardo, tinta guache, TNT, desenhos impressos, cartolina, entre outros.

Avaliação:
Na observação dos registros realizados durante os acontecimentos de todas as atividades.
Serão levados em conta aspectos como envolvimento de cada um nas atividades, interação com o outro e troca de informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Libya's Forbidden Deserts | Full Documentary | TRACKS

O vasto país desértico velado do Oriente pelo medo, preconceito e incompreensão. Adams segue as trilhas das 'carruagens de fogo' da ...