Seguidores

quinta-feira, 4 de abril de 2019

Planejamento Semanal


Planejamento Semanal

Professor(a): Luciane Benedita da Silva Marques   
Turma: Maternal I “D”
Turno:  Integral                                                                                       Data: 20/08/2018
Tema: Reconhecendo o próprio nome
Quantidade de aulas: 01
Objetivos: Identificar o próprio nome. Reconhecer vogais do próprio nome.
Conteúdos: História da criança: Reconhecimento oral e visual do próprio nome.
Desenvolvimento:
Leitura do alfabeto, conversar sobre o nome de cada aluno, explicar que todas as coisas possuem um nome.
Apresentar fichas com o nome de cada criança, reforçar a primeira letra e leitura do alfabeto.
Embaralhar no chão a primeira letra do nome de cada criança, na rodinha um de cada vez, com o auxilio da professora irá pegar a sua letra.
A seguir colocará com fita crepe, com o auxilio da professora, debaixo da letra do alfabeto.

Recursos:
 EVA; fita crepe, fita adesiva larga.
Avaliação:
A avaliação dos alunos é diária e continua. São feitas anotações no caderno de planejamento sobre o desenvolvimento dos alunos durante o projeto.

Tema: Vogais.
Quantidade de aulas: 02
Objetivos: Reconhecer as vogais do próprio nome. Desenvolver o raciocínio logico, expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança.
Conteúdos: Estímulos visuais e auditivos. Percepção direcional, coordenação óculo-pedal. Registros de ideias, significados na composição plástica por meio da exploração bidimensional: colagem.
Desenvolvimento:
Apresentar painel das vogais para leitura e conhecimento. Sentados em frente as letras(painel). A professora irá explicar quantas vogais existem.
Recortar as vogais em uma folha de papel cartão, pedir para as crianças colarem bolinhas de papel crepom nas letras a, e, i, o, u, com cores diferentes, logo após a professora irá colocar as letras no quadro, para que as crianças visualizem as vogais.
Brincar com o dado das vogais, confeccionado com uma caixa de papelão, encapar com EVA, colorido cada letra das vogais.
A professora irá explicar falando do dado que tem 6 lados, são coladas 5 letrinhas que já trabalhamos; a, e, i, o, u, e o ultimo lado é uma estrelinha. E irá explicar também cada letra de acordo uma palavra ou mais.
Dando sequência as crianças irão jogar o dado para brincar, e a professora irá auxiliar falando o nome da letra que apresentar no dado, e perguntando o nome de qual aluno que começa com a letra. Exemplo: o A é de qual amiguinho? E assim sucessivamente. Todos irão participar na brincadeira.

Recursos:
 EVA; fita crepe, fita adesiva larga, tesoura, papel cartão, pincel atômico, papel crepom, caixa de papelão, cola quente.
Avaliação:
Serão avaliados a participação de cada criança no decorrer das atividades propostas. Serão feitas fotografias da atividade para exposição da escola.

Tema: Folclore
Quantidade de aulas: 03
Objetivos: Conhecer as lendas folclóricas. Conhecer as musicas e brincadeiras folclóricas. Despertar e estimular o prazer pela cultura popular, valorizando as manifestações folclóricas.
Conteúdos: Momentos da pratica de leitura de diferentes gêneros discursivos: música, parlenda, trava língua, histórias infantis.
Desenvolvimento:
Trabalhar as lendas, contando-as através do DVD – Coleção Folclore – Contos e Cantos – Histórias, Brincadeiras e Cantigas da Cultura Brasileira: quem é a Mula sem Cabeça, Bicho papão, boitatá, Boto cor de rosa, Bumba meu boi, Curupira, Lobisomem, Saci Pererê.
Trabalhinho impresso: Atividade “Iara”. Pintar a Iara com giz de cera e colar aparas no seu corpo.
Em fila cantar a música: Um dois, feijão com arroz, três, quatro, feijão no prato, na hora do almoço e da janta.
Confeccionar um mural com a parlenda “Fui morar numa casinha”.
Desenhar uma lagartixa no papel Kraft, pedir para as crianças colarem papel colorido, picado nas patas, e no seu corpo papel crepom.

Recursos:
 DVD, papel crepom, papel Kraft, papel laminado, cola, aparas de lápis, tesoura e fita crepe.
Avaliação:
A avaliação será continua e diagnostica, observando a participação das crianças e seu envolvimento nas atividades.

Tema: Cantigas de Roda
Quantidade de aulas: 03
Objetivos: Valorizar a nossa cultura, resgatando as cantigas de roda. Desenvolver a criatividade. Partilhar as cantigas em conversas e brincadeiras.
Conteúdos: LINGUAGEM MUSICAL: fontes sonoras: Música popular, regional. Brincar :Brincadeiras de diferentes formas e em diferentes espaços. Percepção espacial: relação com o próprio corpo, com o corpo do outro e do corpo com o espaço.
Desenvolvimento:
Colocar DVDs contendo vídeos com apresentação de cantigas de roda.
Cantar músicas folclóricas em roda: o sapo cururu, atirei o pau no gato boi, boi da cara preta, entre outras.
Confecção de um livrinho em forma de violão com papel carmim ou cartão. contendo figuras e letras de algumas cantigas de rodas: O sapo Cururu, pirulito que bate, bate, a galinha do vizinho, os indiozinhos, pintinho amarelinho.  Representando as cantigas nos desenhos com o carimbo das mãos com tinta e materiais diversos.
Brincar no solário:  Cantigas de Roda: viuvinha, ciranda cirandinha, a canoa virou, atirei o pau no gato, aí bota aqui o seu pezinho, Peixe vivo, a barata diz que tem, pombinha branca, se essa rua fosse minha.

Recursos:
 Papel cartão, papel carmim, tinta guache, palito de picolé cola tesoura, EVA, DVD, TV, sulfite A3, entre outros.
Avaliação:
Através da observação, envolvimento e a participação dos alunos nas atividades que serão propostas;
Registrar as atividades desenvolvidas, com uso de fotografias.

Tema: Soldado
Quantidade de aulas: 01
Objetivos: Trabalhar o dia do soldado mostrando a sua importância para o nosso país. Estimular a linguagem oral.
Conteúdos: Momentos de praticas de leitura de diferentes gêneros discursivos: histórias infantis. Brincar :Brincadeiras de diferentes formas e em diferentes espaços. LINGUAGEM MUSICAL: fontes sonoras: Músicas infantis.
Desenvolvimento:
Roda de conversa: cantar musica infantil “marcha soldado”. Contar a história do livro impresso “O soldadinho de chumbo”, explorar as imagens da história do livro mostrando para as crianças. Atividades em sala pintar com giz de cera o soldado, impresso no sulfite. Confeccionar com jornal o chapeuzinho de soldado para brincar de soldadinho.

Recursos:
 Livro impresso, giz de cera, jornal, cola, papel sulfite.
Avaliação:
A avaliação será feita através da participação e o envolvimento dos alunos durante as atividades propostas.
Observações:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Libya's Forbidden Deserts | Full Documentary | TRACKS

O vasto país desértico velado do Oriente pelo medo, preconceito e incompreensão. Adams segue as trilhas das 'carruagens de fogo' da ...