PLANEJAMENTO QUINZENAL DO MATERNAL I
De 16
a 30 de novembro de 2018
PROJETO :
EIXOS TEMÁTICOS
ü Identidade
e autonomia pessoal
ü Corpo
e Movimento
ü Intercomunicação
e Linguagens
ü Conhecimento
do ambiente físico, social e cultural
ü Noções
Lógico matemáticas.
CONTEÚDOS
ü 19/11 –
Convivência nos diversos espaços (coletivo e individual)
ü 20/11 – Postura corporal: Equilíbrio Estático
e dinâmico.
ü 22/11 - –- HORA ATIVIDADE
ü 23/11
– Oralidade: Construção da
construção fonológica (articulação de
sons e palavras a partir de gêneros discursivos).
26/11 - Linguagem Escrita: Registro de ideias/ significados: desenho.
ü 2711 – Brincar: Brincadeiras de diferentes
formas e em diferentes espaços.
ü 2811 –
Números e operações: Estabelecer
relações com objetos: um , nenhum, muito, pouco, tem menos, o que tem mais, tem
a mesma quantidade.
ü
29/11 –- HORA
ATIVIDADE
ü
30/11 – Números
e operações: Agrupamentos,
utilizando como critério a quantidade.
OBJETIVOS
ü
Explorar noções matemáticas relativas
a quantidades, comparação entre números e quantidades;
ü
Identificar e nomear os numerais de 1
a 5.
ü
Utilizar a linguagem oral
para expressar opiniões, ideias, interagindo com o grupo;
ü
Manipular diferentes objetos e
materiais;
ü
Observar imagens diversas a fim de
identificá-la e interpretá-las;
ü
Brincar números nos diversos
contextos que se encontram para sim reconhece-los e quantifica-los;
ü
Estabelecer a relação /
correspondência do número e a quantidade;
ü
Estimular a formação do conceito de número;
ü
Explorar noções matemáticas relativas
a quantidades, comparação entre números e quantidades;
ü
Brincar com diferentes situações de movimento
para desenvolver melhor suas potencialidades.
ü Ampliar
o vocabulário;
METODOLOGIA:
SEGUNDA
FEIRA 19/11
·
Roda de conversa sobre o tema proposto :levando
informações sobre a relação símbolo e significado (número e quantidade)
·
Passeio pelos arredores do CMEI, para ver onde
encontramos os números em nosso cotidiano ( placa de carro , calendário,
relógio, número de sapato, número da casa, idade de cada um ).
·
·
TERÇA FEIRA 20/11
·
Quantidade de alunos na sala: meninos e meninas;
·
Cantar e assistir DVD (galinha pintadinha)
dramatizando músicas com os dedinhos: Mariana conta um, 1, 2, 3 indiozinho, um
elefante incomoda muita gente.
QUARTA
FEIRA 21/11.
Brincar com o jogo de boliche de números, confeccionados
com garrafas Pet. Brincar de maneira lúdica.
·
Quantidade de alunos na sala: meninos e meninas;
·
Cantar e assistir DVD (galinha pintadinha)
dramatizando músicas com os dedinhos: Mariana conta um, 1, 2, 3 indiozinho, um
elefante incomoda muita gente.
ü
QUINTA-FEIRA
22/11–-
ü
HORA ATIVIDADE
SEXTA-FEIRA
23/11
A professora irá trazer 5 caixinha de leite
encapadas com papel e colocadas os números de 1 a 5 nas caixas, irá
confeccionar desenhos de picolé ,balas, docinhos com EVA, colados num palito de
churrasco, e ira explicar que cada desenho desses, tem a caixinha que corresponde
o seu número. e ira pedir para as crianças brincar de maneira lúdica e mais
concreta possível.
SEGUNDA-FEIRA
26/11
·
Cantinho
da Leitura:
·
Disponibilizar diversos livros de contos para este
momento (a atividade deverá ser realizada durante o período do projeto)
·
Em continuidade as histórias infantis contar a
historinha da flor e o sapo na
Janelinha, com material disponibilizado na sala com: a flor e o sapo e o
gafanhoto.
TERÇA-FEIRA27/11
·
Exibição
de histórias infantis:
·
Colocar DVD de fábulas/ histórias infantis: Os três Porquinhos, entre outros;
·
Contar a história dos Três Porquinhos, com o avental confeccionados os personagens de
EVA. brincar na sala com massinha de modelar;
QUARTA-FEIRA
28/11
·
Roda de conversa cantar diversas músicas;
·
Dramatização da História da Dona Baratinha, o professor pode iniciar solicitando alguns
alunos para dramatizar a história de forma Lúdica e criativa.
Materiais
Utilizados: DVD, TV, sulfite A4, livros, massa de modelar, fantoches palito de
churrasco, papelão, TNT, EVA, avental, cola, tesoura, velcro entre outros.
Avaliação:
Na
observação dos registros realizados durante os acontecimentos de todas as atividades.
Serão
levados em conta aspectos como envolvimento de cada um nas atividades,
interação com o outro e troca de informações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário