PLANEJAMENTO
QUINZENAL DO MATERNAL I
De 15 de agosto a 30 de
agosto De 2018
Projeto Folclore –
Cantigas de Roda
Data
comemorativa: dia do Soldado
EIXOS
TEMÁTICOS
ü Identidade
e autonomia pessoal
ü Corpo
e Movimento
ü Intercomunicação
e Linguagens
ü Conhecimento
do ambiente físico, social e cultural
ü Noções
Lógico matemáticas.
CONTEÚDOS
ü 15/08
– Convivência nos diversos espaços (coletivo e individual)
ü 16/08 - HORA ATIVIDADE
ü 17/08
- Postura corporal: Equilíbrio
Estático e dinâmico
ü 20/08 – LINGUAGEM MUSICAL: fontes sonoras:
Música popular, regional,
ü Folclórica
entre outras.
ü 21/08 – Aula Específica 8h 50min. As 10h 10 min.
/ 13h 30min. As 17h 30 min.
ü Percepção espacial:
relação com o próprio corpo, relação com o corpo do o outro e do corpo no
espaço.
ü 22/08 – Brincar :Brincadeiras de diferentes
formas e em diferentes espaços.
ü 23/08
- HORA ATIVIDADE
ü 24/08
– ORALIDADE: construção da
consciência fonológica (articulação de sons e palavras a partir de gêneros
discursivos.)
ü 27/08
– LINGUAGEM ESCRITA: Registro de
ideias/ significados: desenho.
ü 28/08 – Aula Específica 8h 50min. As 10h 10 min. /
13h 30min. As 17h 30 min.
ü Momentos
de prática de leitura de diferentes discursivos: música parlenda, trava-línguas,
adivinhas, fabulas/histórias, cartaz.
ü 29/08
– LINGUAGEM PLÁSTICA: Percepção na produção plástica: cor, forma,
textura, volume e linha.
ü 30/08 –
Números: Agrupamentos, utilizando como critério a quantidade.
OBJETIVOS
ü Vivenciar
situações que promovam a construção da autonomia- conhecer o corpo por meio dos
movimentos e ritmos, jogos e brincadeiras.
ü Representar
ou dramatizar as cantigas;
ü Partilhar
as cantigas em conversas e brincadeiras;
ü Valorizar
a nossa cultura, resgatando as cantigas de roda;
ü Explorar
as possibilidades do movimento do corpo.
ü Utilizar
a linguagem parar representar e comunicar ideias e conhecimento.
ü Desenvolver
o interesse pelas próprias produções e produções do outro, obras artísticas,
regionais nacionais, ampliando o conhecimento do mundo e da cultura.
ü Estabelecer
relações sociais em diferentes contextos, percebendo as interferências e
modificações que ocorrem entre os grupos.
ü Resgatar
a importância do Folclore.
ü Conhecer
músicas e brincadeiras folclóricas.
ü Desenvolver
e estimular a coordenação.
ü Socializar.
ü Estimular
o ritmo.
ü Desenvolver
a criatividade.
ü Explorar
noções matemáticas relativas as quantidades, utilizando a linguagem oral, matemática
e gráfica.
METODOLOGIA:
ü Roda de
conversa acerca do assunto: o que é folclore, apresentar historinhas das lendas
contadas através do DVD – coleção Folclore “Contos e Cantos” Histórias,
brincadeiras e cantigas da cultura Brasileira.
ü Cantar músicas
folclóricas: o sapo cururu, atirei o pau no gato boi, boi da cara preta, entre
outras.
ü Colocar
DVDs contendo vídeos com apresentação de cantigas de roda;
ü Confecção
de um violão com papel carmim ou cartão. contendo figuras e letras de algumas
cantigas de rodas: O sapo Cururu, pirulito que bate, bate, a galinha do
vizinho, os indiozinhos, a cobra, marcha soldado, pintinho amarelinho. Representando as cantigas nos desenhos com o
carimbo das mãos com tinta.
ü Contar a
história: Soldadinho de Chumbo”. E em seguida dar uma atividade do “Dia do
Soldado”, pintar o desenho com giz de cera.
ü Brincar
de amarelinha sob comando do professor. Material confeccionado de papel cartão,
fita durex colorida
ü Brincar
no solário: Cantigas de Roda: viuvinha,
ciranda cirandinha, a canoa virou, atirei o pau no gato, aí bota aqui o seu
pezinho, Peixe vivo, a barata diz que tem, pombinha branca, se essa rua fosse minha.
ü Brincar
de ovo choco, cobra cega, sob comando do professor.
ü Cantar a
música: um dois, feijão com arroz, macha soldado, em fila enquanto estiverem
indo para as refeições.
Materiais Utilizados:
Papel cartão,
papel carmim, tinta guache, palito de picolé cola tesoura, EVA, DVD, TV, sulfite
A3, entre outros.
Avaliação:
Através da observação, envolvimento e a
participação dos alunos nas atividades que serão propostas;
Registrar
as atividades desenvolvidas, com uso de fotografias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário