Planejamento Semanal
Professor(a): Luciane Benedita da
Silva Marques
Turma: Maternal I “D”
Turno: Integral Data:
20/08/2018
Tema: Reconhecendo o próprio
nome
|
Quantidade de aulas: 01
|
|
Objetivos: Identificar o
próprio nome. Reconhecer vogais do próprio nome.
|
||
Conteúdos: História da criança:
Reconhecimento oral e visual do próprio nome.
|
||
Desenvolvimento:
Leitura
do alfabeto, conversar sobre o nome de cada aluno, explicar que todas as
coisas possuem um nome.
Apresentar
fichas com o nome de cada criança, reforçar a primeira letra e leitura do
alfabeto.
Embaralhar
no chão a primeira letra do nome de cada criança, na rodinha um de cada vez,
com o auxilio da professora irá pegar a sua letra.
A
seguir colocará com fita crepe, com o auxilio da professora, debaixo da letra
do alfabeto.
|
Recursos:
EVA; fita crepe, fita adesiva larga.
|
Avaliação:
A
avaliação dos alunos é diária e continua. São feitas anotações no caderno de
planejamento sobre o desenvolvimento dos alunos durante o projeto.
|
|
||
Tema: Vogais.
|
Quantidade de aulas: 02
|
|
Objetivos: Reconhecer as vogais
do próprio nome. Desenvolver o raciocínio logico, expressão oral e corporal,
a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança.
|
||
Conteúdos: Estímulos visuais e
auditivos. Percepção direcional, coordenação óculo-pedal. Registros de ideias,
significados na composição plástica por meio da exploração bidimensional:
colagem.
|
||
Desenvolvimento:
Apresentar
painel das vogais para leitura e conhecimento. Sentados em frente as
letras(painel). A professora irá explicar quantas vogais existem.
Recortar
as vogais em uma folha de papel cartão, pedir para as crianças colarem
bolinhas de papel crepom nas letras a, e, i, o, u, com cores diferentes, logo
após a professora irá colocar as letras no quadro, para que as crianças
visualizem as vogais.
Brincar
com o dado das vogais, confeccionado com uma caixa de papelão, encapar com
EVA, colorido cada letra das vogais.
A
professora irá explicar falando do dado que tem 6 lados, são coladas 5
letrinhas que já trabalhamos; a, e, i, o, u, e o ultimo lado é uma
estrelinha. E irá explicar também cada letra de acordo uma palavra ou mais.
Dando
sequência as crianças irão jogar o dado para brincar, e a professora irá
auxiliar falando o nome da letra que apresentar no dado, e perguntando o nome
de qual aluno que começa com a letra. Exemplo: o A é de qual amiguinho? E
assim sucessivamente. Todos irão participar na brincadeira.
|
Recursos:
EVA; fita crepe, fita adesiva larga,
tesoura, papel cartão, pincel atômico, papel crepom, caixa de papelão, cola
quente.
|
Avaliação:
Serão
avaliados a participação de cada criança no decorrer das atividades propostas.
Serão feitas fotografias da atividade para exposição da escola.
|
|
||
Tema: Folclore
|
Quantidade de aulas: 03
|
|
Objetivos: Conhecer as lendas
folclóricas. Conhecer as musicas e brincadeiras folclóricas. Despertar e
estimular o prazer pela cultura popular, valorizando as manifestações
folclóricas.
|
||
Conteúdos: Momentos da pratica
de leitura de diferentes gêneros discursivos: música, parlenda, trava língua,
histórias infantis.
|
||
Desenvolvimento:
Trabalhar
as lendas, contando-as através do DVD – Coleção Folclore – Contos e Cantos – Histórias,
Brincadeiras e Cantigas da Cultura Brasileira: quem é a Mula sem Cabeça,
Bicho papão, boitatá, Boto cor de rosa, Bumba meu boi, Curupira, Lobisomem,
Saci Pererê.
Trabalhinho
impresso: Atividade “Iara”. Pintar a Iara com giz de cera e colar aparas no
seu corpo.
Em
fila cantar a música: Um dois, feijão com arroz, três, quatro, feijão no
prato, na hora do almoço e da janta.
Confeccionar
um mural com a parlenda “Fui morar numa casinha”.
Desenhar
uma lagartixa no papel Kraft, pedir para as crianças colarem papel colorido,
picado nas patas, e no seu corpo papel crepom.
|
Recursos:
DVD, papel crepom, papel Kraft, papel
laminado, cola, aparas de lápis, tesoura e fita crepe.
|
Avaliação:
A
avaliação será continua e diagnostica, observando a participação das crianças
e seu envolvimento nas atividades.
|
|
||
Tema: Cantigas de Roda
|
Quantidade de aulas: 03
|
|
Objetivos: Valorizar a nossa
cultura, resgatando as cantigas de roda. Desenvolver a criatividade. Partilhar
as cantigas em conversas e brincadeiras.
|
||
Conteúdos: LINGUAGEM MUSICAL:
fontes sonoras: Música popular, regional. Brincar :Brincadeiras de diferentes
formas e em diferentes espaços. Percepção espacial: relação com o próprio
corpo, com o corpo do outro e do corpo com o espaço.
|
||
Desenvolvimento:
Colocar
DVDs contendo vídeos com apresentação de cantigas de roda.
Cantar
músicas folclóricas em roda: o sapo cururu, atirei o pau no gato boi, boi da
cara preta, entre outras.
Confecção
de um livrinho em forma de violão com papel carmim ou cartão. contendo
figuras e letras de algumas cantigas de rodas: O sapo Cururu, pirulito que
bate, bate, a galinha do vizinho, os indiozinhos, pintinho amarelinho. Representando as cantigas nos desenhos com
o carimbo das mãos com tinta e materiais diversos.
Brincar
no solário: Cantigas de Roda:
viuvinha, ciranda cirandinha, a canoa virou, atirei o pau no gato, aí bota
aqui o seu pezinho, Peixe vivo, a barata diz que tem, pombinha branca, se
essa rua fosse minha.
|
Recursos:
Papel cartão, papel carmim, tinta guache,
palito de picolé cola tesoura, EVA, DVD, TV, sulfite A3, entre outros.
|
Avaliação:
Através
da observação, envolvimento e a participação dos alunos nas atividades que
serão propostas;
Registrar
as atividades desenvolvidas, com uso de fotografias.
|
|
||
Tema: Soldado
|
Quantidade de aulas: 01
|
|
Objetivos: Trabalhar o dia do
soldado mostrando a sua importância para o nosso país. Estimular a linguagem
oral.
|
||
Conteúdos: Momentos de praticas
de leitura de diferentes gêneros discursivos: histórias infantis. Brincar
:Brincadeiras de diferentes formas e em diferentes espaços. LINGUAGEM MUSICAL:
fontes sonoras: Músicas infantis.
|
||
Desenvolvimento:
Roda
de conversa: cantar musica infantil “marcha soldado”. Contar a história do
livro impresso “O soldadinho de chumbo”, explorar as imagens da história do
livro mostrando para as crianças. Atividades em sala pintar com giz de cera o
soldado, impresso no sulfite. Confeccionar com jornal o chapeuzinho de
soldado para brincar de soldadinho.
|
Recursos:
Livro impresso, giz de cera, jornal, cola,
papel sulfite.
|
Avaliação:
A
avaliação será feita através da participação e o envolvimento dos alunos
durante as atividades propostas.
|
Observações:
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário