Seguidores

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

PROJETO HIGIENE E SAÚDE – DESFRALDE PLANEJAMENTO QUINZENAL DO MATERNAL


PLANEJAMENTO QUINZENAL DO MATERNAL I
     De 31 de julho a 14 de agosto De 2018

PROJETO HIGIENE E SAÚDE – DESFRALDE

JUSTIFICATIVA

O desfralde é um momento importante delicado que acontece na vida da criança. A retirada das fraldas é uma ocasião fundamental no desenvolvimento das crianças e indica que elas estão adquirindo mais independência em relação aos cuidados com seu corpo e tendo possibilidade de controlar seus esfíncteres. Para contribuir no processo de desfralde das crianças a professora poderá organizar esta proposta, para que as crianças brinquem de desfralde com as bonecas antes de iniciar seu próprio processo.

EIXOS TEMÁTICOS

ü    Identidade e autonomia pessoal
ü    Corpo e Movimento
ü    Intercomunicação e Linguagens
ü    Conhecimento do ambiente físico, social e cultural

CONTEÚDOS:

ü    31/07 – Higiene (controle de esfíncteres)
ü    01/08 – Relação de parentesco (pai, mãe, irmãos, tios, avós)
ü    02/08 – Hora Atividade
ü    03/08 - Percepção corporal: Imagem corporal/ Esquema corporal.
ü    04/08 - – Atividade Integração Escola/ Comunidade
ü    06/08 - Linguagem Musical: Músicas Infantis.
ü    07/08 - Brincar: Brincadeiras de diferentes formas e em diferentes espaços
ü    08/08 – Movimentos corporais em relação: A dança.
ü    09/08 – Hora Atividade
ü    10/08 – Linguagem Plástica: Percepção na produção plástica: cor, forma, textura.
ü    13/08 – Diferentes organizações familiares: constituição de núcleos familiares.
ü    14/08 – Saúde: Hábitos de higiene.

OBJETIVOS:

ü    Desenvolver hábitos de higiene corporal;
ü    Estimular e ensinar os cuidados que se deve ter na retirada da fralda;
ü    Trabalhar a questão cultural e o cuidado em relação ao seu corpo e dos amigos;
ü    Ampliar o repertório de história das crianças;
ü    Enriquecer o repertório de brincadeiras;
ü    Tornar o desfralde um momento lúdico e prazeroso para a criança;
ü    Vivenciar situações que promovam a construção da autonomia;
ü    Explorar as possibilidades de movimento do corpo;
ü    Utilizar a linguagem para representar e comunicar ideias e conhecimentos;
ü    Ampliar o domínio vocabular, articulando corretamente as palavras;

METODOLOGIA:

ü    Roda de conversa sobre o assunto: “adeus fraldinha”;
ü    Livro História: Hora de Usar o Peniquinho. Essa é uma história muito interessante que trata, de maneira divertida, exatamente sobre a questão do desfralde, mas tendo como personagem principal um ursinho.
ü    Após a contação de história, professora, deverá conduzir a conversa no sentido de ajudá-las a compreender que assim como o ursinho, elas também já não precisam mais usar fraldas, pois agora estão crescendo, tornando-se meninas e meninos. Portanto, começarão a usar calcinhas e cuequinhas, e ir ao banheiro para fazer xixi e cocô.
ü    Falar também sobre a importância da higiene nesse momento, e que algumas vezes o cocô e o xixi podem escapar, mas não tem problema, pois assim como o ursinho, eles também estão aprendendo a controlar seu corpo.
ü    Conversar com os pais e com as crianças sobre a necessidade de tirar a fralda. A família tem que ajudar n o processo e fazer o mesmo em casa.
ü    Levar as crianças ao banheiro aos poucos elas começam a ter curiosidade em usar o vaso.
ü    Colocar músicas DVD :o adeus fraldas, adeus.; a música do cocô mundo bita aí que vontade; bye, bye, fralda entre outras.
ü    Vídeos: vamos usar peniquinho, treinamento de banheiro (Daniel Tigre).
ü    Trabalhar com bonecas: brincadeiras lúdicas demonstrando em um peniquinho para toda turma. Vale mostrar que ela tirou a fralda e usa calcinha!
ü    Levar peniquinho plásticos para a sala e ensinar as crianças a usar. Deixá-lo no banheiro, usando sempre para falar sobre o assunto.
ü    Enviar bilhetes aos pais, informando do projeto e etapas desse processo;
ü    No banheiro, usar o espelho para mostrar à criança que ela está sem fralda e por isso agora usa o vaso. Sempre dá certo!
ü    Fazer um combinado ou cartaz sobre o assunto. Dica: colocar uma estrelinha cada vez que a criança solicitar a ida ao banheiro e, ao voltar, ser recebida com muita alegria pela turma. Não reprimir os que não solicitarem e fizerem na roupa. 
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh9tdLTZJwzqdBVsQSpvVxNYwEjsMRwTIaFzwh-2Cu9kc44ssSEsvVmYHY41pNQTH4RxvJEB8XzXFwmSBQGgShR1TycOP3rLjIQUq0l_Og3YAnyA02WIsGqUsHquAzINo0sqgpu3yQA-WuV/s1600/cartaz-desfralde.png
ü     Sempre perguntar a criança se ela quer ir ao banheiro e incentivá-la a ir, mesmo ela dizendo que não quer ir... Tornar isto uma rotina a ajudará no processo. Quando levar ao banheiro, ter paciência... Fazer barulhinho com a boca, imitando o xixi e falar: "Vamos ouvir o barulho do xixi?", o barulhinho da torneira vazando água as vezes também ajuda... e barulho de descarga diverte e incentiva-os a voltar, deixe-os apertar a descarga.
ü     Levar a criança no banheiro para ver o coleguinha maior fazer xixi ou cocô também é ótimo, crianças adoram imitar a outra. Que tal todos irem a banheiro ao mesmo tempo? Um estimula o outro. Geralmente quando o amiguinho termina a criança pede pra fazer também. 
ü     Usar adesivos ou incentivos ajuda a turminha a familiarizaram-se com a questão do desfralde. Outra dica é um carimbo na mãozinha com mensagem. Ao final do dia ajude-os a colar os adesivos de incentivo na agenda ou caderno, com os dizeres: "Rei do penico", "Rainha do penico!" "Já consigo fazer sozinho", "ops, escapou!", "Consegui fazer xixi no vaso!", "Parabéns para mim!"... Estes momentos são muito esperados por todos e logo eles começam a ajudar os outros para ganhar mais adesivos e vencer o medo do vaso sanitário.
ü     Ensaiar a música: Rala o coco meche a canjica (para a festa agostina que será dia 11/08. Os alunos apresentarão essa música.
ü     Atividade dia dos pais: carimbo com as mãos;
ü     Lembrancinha dia dos pais: quadrinho com palito de picolé, dentro a foto da criança.
ü      
AVALIAÇÃO

Este processo é realizado em parceria com a família, isto é fundamental. Observe junto com o CMEI e a família o desenvolvimento e progresso de cada criança. Não critique e nem reprima as crianças que não conseguiram, antes os incentive para que consigam alcançar o objetivo. E acima de tudo tenha muita paciência, amor e dedicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Libya's Forbidden Deserts | Full Documentary | TRACKS

O vasto país desértico velado do Oriente pelo medo, preconceito e incompreensão. Adams segue as trilhas das 'carruagens de fogo' da ...