PLANEJAMENTO
QUINZENAL DO MATERNAL I
De 31 de julho a
14 de agosto De 2018
PROJETO
HIGIENE E SAÚDE – DESFRALDE
JUSTIFICATIVA
O desfralde é um momento importante delicado que acontece
na vida da criança. A retirada das fraldas é uma ocasião fundamental no
desenvolvimento das crianças e indica que elas estão adquirindo mais
independência em relação aos cuidados com seu corpo e tendo possibilidade de
controlar seus esfíncteres. Para contribuir no processo de desfralde das
crianças a professora poderá organizar esta proposta, para que as crianças
brinquem de desfralde com as bonecas antes de iniciar seu próprio processo.
EIXOS
TEMÁTICOS
ü Identidade
e autonomia pessoal
ü Corpo
e Movimento
ü Intercomunicação
e Linguagens
ü Conhecimento
do ambiente físico, social e cultural
CONTEÚDOS:
ü 31/07
– Higiene (controle de esfíncteres)
ü 01/08
– Relação de parentesco (pai, mãe, irmãos, tios, avós)
ü 02/08 –
Hora Atividade
ü 03/08 -
Percepção corporal: Imagem corporal/
Esquema corporal.
ü 04/08
- – Atividade Integração Escola/ Comunidade
ü 06/08 - Linguagem Musical: Músicas Infantis.
ü 07/08
- Brincar: Brincadeiras de diferentes formas e em diferentes espaços
ü 08/08 –
Movimentos corporais em relação: A dança.
ü 09/08
– Hora Atividade
ü 10/08
– Linguagem Plástica: Percepção na
produção plástica: cor, forma, textura.
ü 13/08 – Diferentes organizações familiares:
constituição de núcleos familiares.
ü 14/08
– Saúde: Hábitos de higiene.
OBJETIVOS:
ü Desenvolver
hábitos de higiene corporal;
ü Estimular
e ensinar os cuidados que se deve ter na retirada da fralda;
ü Trabalhar
a questão cultural e o cuidado em relação ao seu corpo e dos amigos;
ü Ampliar
o repertório de história das crianças;
ü Enriquecer
o repertório de brincadeiras;
ü Tornar
o desfralde um momento lúdico e prazeroso para a criança;
ü Vivenciar
situações que promovam a construção da autonomia;
ü Explorar
as possibilidades de movimento do corpo;
ü Utilizar
a linguagem para representar e comunicar ideias e conhecimentos;
ü Ampliar
o domínio vocabular, articulando corretamente as palavras;
METODOLOGIA:
ü Roda
de conversa sobre o assunto: “adeus fraldinha”;
ü Livro
História: Hora de Usar o Peniquinho. Essa é uma história muito interessante que
trata, de maneira divertida, exatamente sobre a questão do desfralde, mas tendo
como personagem principal um ursinho.
ü Após a
contação de história, professora, deverá conduzir a conversa no sentido de
ajudá-las a compreender que assim como o ursinho, elas também já não precisam
mais usar fraldas, pois agora estão crescendo, tornando-se meninas e meninos.
Portanto, começarão a usar calcinhas e cuequinhas, e ir ao banheiro para fazer
xixi e cocô.
ü Falar
também sobre a importância da higiene nesse momento, e que algumas vezes o cocô
e o xixi podem escapar, mas não tem problema, pois assim como o ursinho, eles
também estão aprendendo a controlar seu corpo.
ü Conversar
com os pais e com as crianças sobre a necessidade de tirar a fralda. A família
tem que ajudar n o processo e fazer o mesmo em casa.
ü Levar
as crianças ao banheiro aos poucos elas começam a ter curiosidade em usar o
vaso.
ü Colocar
músicas DVD :o adeus fraldas,
adeus.; a música do cocô mundo bita aí que vontade; bye, bye, fralda entre
outras.
ü Vídeos: vamos usar
peniquinho, treinamento de banheiro (Daniel Tigre).
ü Trabalhar
com bonecas: brincadeiras lúdicas demonstrando em um peniquinho para toda turma.
Vale mostrar que ela tirou a fralda e usa calcinha!
ü Levar peniquinho plásticos para a sala e
ensinar as crianças a usar. Deixá-lo no banheiro, usando sempre para falar
sobre o assunto.
ü Enviar
bilhetes aos pais, informando do projeto e etapas desse processo;
ü
No banheiro, usar o
espelho para mostrar à criança que ela está sem fralda e por isso
agora usa o vaso. Sempre dá certo!
ü
Fazer um combinado ou cartaz
sobre o assunto. Dica: colocar uma estrelinha cada vez que a criança
solicitar a ida ao banheiro e, ao voltar, ser recebida com muita alegria pela
turma. Não reprimir os que não solicitarem e fizerem na roupa.
ü
Sempre perguntar a criança se ela quer
ir ao banheiro e incentivá-la a ir, mesmo ela dizendo que não quer ir... Tornar
isto uma rotina a ajudará no processo. Quando levar ao banheiro, ter
paciência... Fazer barulhinho com a boca, imitando o xixi e falar:
"Vamos ouvir o barulho do xixi?", o barulhinho da torneira vazando
água as vezes também ajuda... e barulho de descarga diverte e incentiva-os a
voltar, deixe-os apertar a descarga.
ü
Levar a criança no banheiro para ver o coleguinha maior fazer xixi ou cocô também é ótimo, crianças
adoram imitar a outra. Que tal todos irem a banheiro ao mesmo tempo? Um
estimula o outro. Geralmente quando o amiguinho termina a criança
pede pra fazer também.
ü
Usar adesivos ou incentivos ajuda a turminha a familiarizaram-se com a questão do desfralde.
Outra dica é um carimbo na mãozinha com mensagem. Ao final do dia ajude-os a
colar os adesivos de incentivo na agenda ou caderno, com os dizeres: "Rei
do penico", "Rainha do penico!" "Já consigo fazer
sozinho", "ops, escapou!", "Consegui fazer xixi no
vaso!", "Parabéns para mim!"... Estes momentos são muito
esperados por todos e logo eles começam a ajudar os outros para ganhar mais
adesivos e vencer o medo do vaso sanitário.
ü
Ensaiar a música: Rala o coco meche a canjica (para a
festa agostina que será dia 11/08. Os alunos apresentarão essa música.
ü
Atividade dia dos pais: carimbo com as mãos;
ü
Lembrancinha dia dos pais: quadrinho com palito de picolé, dentro
a foto da criança.
ü
AVALIAÇÃO
Este processo é realizado em parceria
com a família, isto é fundamental. Observe junto com o CMEI e a família o
desenvolvimento e progresso de cada criança. Não critique e nem reprima as
crianças que não conseguiram, antes os incentive para que consigam alcançar o
objetivo. E acima de tudo tenha muita paciência, amor e dedicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário