FACULDADE UNIÃO DAS AMÉRICAS – UNIAMÉRICA
CURSO DE PEDAGOGIA
PROPOSTA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
FORMAÇÃO DOCENTE E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
LUCIANE BENEDITA DA SILVA
Foz do Iguaçu – PR
Abril, 2012
LUCIANE BENEDITA DA SILVA
PROPOSTA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
FORMAÇÃO DOCENTE E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
Projeto de Estágio apresentado à disciplina de
Estágio Supervisionado III, Formação docente e organização do trabalho
pedagógico do Curso de Pedagogia, ministrada pela Professora Thuínie Medeiros
Vilela Daros sob orientação da professora Laura Sella.
Foz do Iguaçu – PR
Abril, 2012
INTRODUÇÃO
A presente
proposta do Estágio Supervisionado III será desenvolvido com os professores do
Centro de Educação Infantil no Período vespertino. Participarão dez professores,
entre eles educadores das turmas Berçário, Maternal e Pré. Na ocasião será
desenvolvido um mine curso com atividades pertinentes a partir da temática de
materiais recicláveis.
A abordagem
deste assunto partiu da necessidade de intervenção devido a muitos professores
não saberem trabalhar com reciclados dentro de sala de aula, auxiliando o aluno
no seu processo de ensino-aprendizagem e ao mesmo tempo ensinando-o a
reutilizar produtos já usados.
O objetivo
de conscientizar sobre a importância de se trabalhar com materiais recicláveis
veio bem como atender as necessidades do meio ambiente, reutilizando materiais
já usados, de maneira prática e criativa.
A
observação da Instituição de Educação Infantil CMEI foi realizada nos dias
três, quatro e cinco de abril de 2012.
1. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA TURMA:
1.1. Características Gerais:
O Centro de
Educação Infantil está situado na Rua Airton Ramos nº 521 no Bairro Jardim São
Paulo inaugurada no dia 08 de junho de 1994 pelo então Senhor Prefeito
Dobrandino Gustavo da Silva.
O nome
Maricota Basso foi em homenagem a Senhora Maria Alves dos Santos Basso natural
de Porto Mendes, que hoje conhecemos como Guaíra. Ela nasceu no dia 07 de
fevereiro de 1938 e faleceu no dia 06 de agosto de 1993, foi uma pioneira em
Foz do Iguaçu, sempre lutou pelas pessoas carentes, ajudando nas creches
existentes nesta cidade.
O Centro de
Educação Infantil Maricota Basso é de médio porte e não atende a demanda da
comunidade, devido a grande procura possui uma longa lista de espera. No CMEI
são atendidos 227 alunos nos períodos matutino e vespertino. Neste CMEI
trabalham 29 funcionários entre eles: sete atendentes de creche, 11 educadoras,
quatro estagiárias, um lactarista, dois cozinheiras, quatro auxiliares de
serviços gerais.
O horário
de funcionamento da instituição é das 7:00 às 18:00 horas. As turmas do pré são
atendidas durante meio período, pela manhã no horário das 7:30 às 11:30 e à
tarde das 13:30 às 17:30. As demais crianças permanecem em tempo integral.
1.2. Infraestrutura:
O local
para atender os educandos é acolhedor, organizado, estruturado, com espaço amplo
para brincar, salas arejadas, refeitório, banheiros limpos, com professores
competentes, dedicados em sua profissão, um lugar onde as crianças recebem
cuidados, amor, carinho e atenção.
O CMEI
possui um portão com campainha, quando os pais chegam ao CMEI devem tocar a
campainha no portão para chamar as atendentes. O pátio da frente do CMEI é
murado onde há um parquinho com gramado e, sem cobertura. O parquinho tem um
escorregador, um balanço, duas roda-roda e uma gangorra.
A entrada
do CMEI possui uma porta dupla com vidro, essa porta é mantida fechada para a
segurança dos alunos. Do lado de fora há dois bancos, um em cada lado da porta.
Após a porta encontra-se um saguão, onde as professoras colocam para exposição
os trabalhos feitos pelos alunos, e há um mural para expor datas comemorativas.
Também no saguão há dois bebedouros, sendo um pequeno e outro grande com quatro
torneiras, ao lado dos bebedouros ficam os banheiros sendo o da direita das
meninas e o da esquerda dos meninos. Os banheiros são apropriados ao tamanho
dos alunos. Cada banheiro tem três sanitários com portas, três pias e dois
chuveiros. No banheiro das meninas um dos sanitários é maior e é usado pelas
professoras.
À direita
do saguão ficam a sala da secretária a qual é usada também como diretoria,
nesta sala há um armário com materiais pedagógicos, uma televisão, duas
cadeiras, um ventilador e uma máquina de Xerox que é alugada, e também há um
almoxarifado onde são armazenados os materiais pedagógicos, materiais de
limpeza, cobertas, roupas de cama e materiais de higiene.
À direita
do saguão encontramos também uma lavanderia, uma cozinha com; uma câmara fria,
um fogão industrial, um freezer horizontal, duas pias, uma mesa, uma cadeira e
uma despensa onde é armazenado o alimento das crianças. Há um refeitório, com
quatorze bancos grandes e sete mesas, onde os alunos fazem as suas refeições.
No lado
esquerdo do saguão há dez salas sendo que:
1ª sala-
Pré I “A” pela manhã e pré I “C” pela tarde.
2ª sala –
Berçário II “A”. Sala ampla com televisão e ar condicionado.
3ª sala-
Pré I “B” pela manhã e pré I “D” pela tarde.
4ª sala –
maternal II “B”. Sala com ar condicionado, televisão.
5ª sala –
maternal II “A”. Sala com dois ventiladores e um quadro negro.
6ª sala –
sala dos professores usada para fazer os planejamentos das atividades
7ª sala –
maternal I “A”. Sala com piso de taco, dois ventiladores e quadro negro.
8ª sala –
maternal I “B”. Sala com um ventilador
9ª sala –
berçário II “C”. Sala com prateleira onde são colocados os materiais de higiene
em potes com o nome de cada aluno.
10ª sala –
berçário II “B”. Sala com prateleira onde são colocados os materiais de higiene
em cestinhas com o nome de cada aluno.
A verba
para a administração do CMEI é repassada pela prefeitura municipal de Foz do
Iguaçu, os familiares colaboram com materiais escolares e de higiene.
1.3. Proposta pedagógica:
O objetivo
das instituições de Educação Infantil existe a partir da consideração das
especificidades de desenvolvimento da criança de zero a seis anos de idade,
sendo que cuidado e educação são considerados indissociáveis nessa fase da
vida, para tanto não pode acontecer um distanciamento entre as conquistas
legais e as práticas utilizadas nas instituições.
Para
facilitar o alcance desse objetivo se faz necessário atuar de acordo com o
processo nº 610/5 cap. 1º da Deliberação 02/2005 do Conselho Estadual de
Educação.
Cuidar tem
como significado na maioria das vezes, realizamos as atividades voltadas para
os cuidados primários: higiene, sono, alimentação.
As atividades
competentes tem a obrigação de prover ambientes: acolhedores, seguros, alegres,
instigadores, com profissionais qualificados, organizados, para oferecer
experiências desafiadoras e aprendizagens adequadas às crianças, de acordo com
a faixa etária.
Educar é um
processo integrado ao cuidar, assim precisamos favorecer a autonomia de nossas
crianças, de forma mais lúdica, com práticas de atividades e menos teórico.
O Centro de
Educação Infantil Maricota Basso desenvolve seu trabalho visando o desenvolvimento
integral da criança, aplicando projetos que busquem este desenvolvimento.
As
abordagens pedagógicas utilizadas pela equipe de ensino do Centro Educacional
Infantil Maricota Basso, seguem a linha sócio- interacionista; construtivista,
histórico-crítica e psicomotora, propondo novos caminhos à educação, para a
problemática do indivíduo único, diferenciado, que vive e interage em um mundo
dinâmico, valorizando o caráter psicológico, considerando o ritmo de
aprendizado de cada criança, respeitando o seu desenvolvimento natural,
possibilitando o caminho do respeito à diversidade e não homogeneização.
Na linha
sócio-interacionista entende-se o controle consciente do comportamento, a ação
intencional e a liberdade do indivíduo em relação às características do momento
e do espaço presentes. O conceito de mediação está no cerne de todas as ações
intencionais e voluntárias do ser humano, isso significa que o contato do homem
com os outros homens e com o meio em que vivem é sempre mediado por alguma
experiência e/ou conhecimento anteriormente assimilado.
O
construtivismo sintetiza as teorias que buscam vislumbrar os processos de
construção do conhecimento, assim como, discutir a complexidade dos processos
de aprendizagem. O conhecimento necessariamente vai ser construído a partir das
experiências e pelas características próprias do sujeito, cada indivíduo passa
por várias etapas, em que organiza o pensamento e a afetividade.
A abordagem
histórico-crítica busca construir uma teoria pedagógica a partir da compreensão
de nossa liberdade histórica e social, a fim de tornar possível o papel
mediador da educação no processo de transformação sócia! (Vygotsky).
A
psicomotricidade surge como um meio de combater a inadaptação psicomotora, pois
apresenta uma finalidade reorganizados processos de aprendizagem de gestos
motores, sensório-perceptivo-motor indispensável na contribuição do processo de
educação e reeducação psicomotoras, pois atua diretamente na organização das
sensações, das percepções e nas cognições, visando a sua utilização em
respostas adaptativas previamente planificadas e programadas.
Através da
interação dessas abordagens visamos à participação do professor como agente da
ação e, para tal, buscamos um profissional competente e principalmente consciente
de suas responsabilidades, que procure constantemente seu aperfeiçoamento
pessoal e técnico profissional, com desenvolvimento e atributos necessários ao
desempenho de suas tarefas.
As decisões
no âmbito pedagógico são realizadas através de reuniões de forma coletiva com
participação da coordenação e educadoras. Outras reuniões e assuntos
relacionados à instituição realizam-se com coordenadora, orientadora pedagógica
com a secretaria da educação.
1.4. Pressupostos Teóricos da Educação Infantil:
A concepção
de Educação Infantil está alicerçada por uma concepção de homem e sociedade que
carrega em si uma dimensão histórica em tempo e espaço compete aos educadores,
contribuem para que as crianças adquiram conhecimento de acordo com a realidade
na qual interagem.
Conforme
esses pressupostos, os conhecimentos produzidos pela humanidade, gesto, arte,
fala jogo e movimento, constituem as linguagens fundamentais a serem
trabalhadas nas Instituições de Educação Infantil.
1.5. Relação família e instituição:
A importância do diálogo, da parceria e de um olhar acolhedor
sobre as famílias, considerando suas características, conhecimento, valores e
cultura, resulta numa aproximação maior em relação às crianças, na medida em
que elas têm em sua família um ponto de referência fundamental. Abrir as portas
dos CMEIs, creches e pré-escolas para os pais significa acolher diferenças,
crenças e costumes distintos. A instituição precisa aprender a compreender e
valorizar as oportunidades educativas próprias de cada cotidiano familiar e
comunitário, dos quais a criança participa; precisa conhecer as concepções e
ideias das famílias sobre a infância e a criança, pois essas ideias variam
conforme a história de cada um.
Cabe à instituição, por meio do reconhecimento da importância dessa
relação para a conquista de uma educação infantil de qualidade, reinventá-la,
criar formas de envolvimento e participação dos pais no seu cotidiano, indo
além das reuniões e atívidades festivas.
Os profissionais da instituição, principalmente os
professores, devem buscar o estreitamento das relações, a construção de uma
relação de respeito e confiança mútua, a aprendizagem e o desenvolvimento pleno
das crianças irão acontecer se os pais estiverem em parceria com a instituição.
1.6. Conteúdos Estruturantes e Específicos:
As
atividades dos níveis I e II priorizam aprendizagens que propiciem o
desenvolvimento progressivo da autonomia, considerando a especificidade da
faixa etária. Por exemplo, a construção e aceitação das normas de convivência que
viabilizam a organização do ambiente, bem como a frequente busca da regulação
do comportamento frente a diversas situações cotidianas de grupo. Os mesmos
conteúdos serão trabalhados dentro de abordagens diferentes de acordo com o
desenvolvimento da criança, pois é possível trabalhar com todas as faixas
etárias, aspectos de vários eixos, modificando apenas a abordagem, a
metodologia de trabalho e as atividades específicas para aquele grupo.
As
instituições de Educação Infantil devem possibilitar o acesso aos
conhecimentos, bem com, oportunizar sua ampliação, numa visão de mundo,
permeados por afetos e princípios éticos.
1.7. Hora Atividade:
A hora
atividade foi conquista da educação, a LDB, no Art. 67, inciso V, concebe o
direito a: período reservado aos estudos, planejamento e avaliação, incluído na
carga de trabalho.
No CMEI
Maricota Basso, um dia por semana, os professores terão quatro horas para
estudar, planejar e preparar as atividades que serão aplicadas ao longo da
semana, neste dia uma estagiaria , auxiliará o professor em sala de aula, que
na semana seguinte terá sua oportunidade de planejar.
1.8. Gestão Democrática e os Instrumentos de Ação
Colegiada:
Os
mecanismos propostos devem ser coerentes com a lei n°. 9394/96 Art.64 que trata
da formação necessária para o exercício das funções de administração,
planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional, as quais só podem
ser exercidas por quem é formado em pedagogia ou tenha pós-graduação na área,
sendo que na formação em pedagogia, devem constar os conteúdos da base nacional
comum, currículo mínimo fixado pelo Conselho Nacional de Educação, Da
experiência para exercer tais funções cita (LDB) em parágrafo único; "A
experiência docente é pré-requisito para o exercício profissional de quaisquer
outras funções de magistério nos termos das normas de cada sistema de
ensino", (art.67, parágrafo único).
Em caso de
ausência do coordenador, o coordenador pedagógico irá se responsabilizar pelo
CMEI sendo seus horários alternados com o do coordenador.
Competirá
ao coordenador participar da elaboração e execução do PPP, em consonância com
os docentes e a SMED.
1.9. Currículo:
A
necessidade de situar o tempo da infância, o qual extrapola o período de 0 a 5
anos, deu inicio a necessidade da construção de uma proposta curricular para a
Educação Infantil.
Visando os
direitos de ser e viver a infância é preciso preservar estas conquistas tanto
nas famílias, como nas instituições de ensino e na comunidade.
Regimento
Escolar Municipal 2005- capitulo III- da Gestão Escolar, art. 8°: “A gestão
escolar é o processo que rege o funcionamento do Centro de Educação infantil,
compreendendo a tomada de decisão conjunta no planejamento, execução,
acompanhamento e avaliação das questões pedagógicas e administrativas,
envolvendo toda a participação da comunidade escolar e tem como órgão próximo
da direção de um colegiado", sendo assim, a elaboração coletiva da
proposta pedagógica exerce papel fundamental na construção da gestão, que
oportuniza o compartilhamento de conhecimentos através de reuniões pedagógicas
e planejamento coletivo, que possibilite a discussão dos diferentes pontos de
vista sobre uma mesma proposta, devidamente explicitados no Regimento Escolar.
1.10. Critérios de Avaliação:
Na
resolução CEB n° 01/99 em seu artigo 3º, inciso V, estabelece, que:
"As
propostas pedagógicas para a Educação Infantil devem organizar suas
estratégias de avaliação, através
do acompanhamento e dos registros das etapas alcançadas nos cuidados e na
educação para crianças de 0 a 6 anos, sem o objetivo de promoção, mesmo para o
acesso ao' ensino fundamental". No Centro de Educação Infantil Maricota
Basso a avaliação se dará através de observação diária, historiciando o
desenvolvimento integral da criança devidamente registrada em fichas
individuais (portfólio) onde o professor pode registrar todos os aspectos que
julgar significativos no seu desenvolvimento e aprendizagem, buscando ampliar
seu conhecimento sobre a singularidade no processo de desenvolvimento.
Deve se
também levar em conta que não existe um mesmo ponto de partida, cada criança
traz uma experiência de sua realidade de vida, e avaliá-los todos da mesma
forma não respeitando essas diferenças podem causar grandes injustiças. O
professor deverá dar oportunidades para que as crianças expressem suas ideias
incentivando-os a expressarem suas ideias. De acordo com LUCKESI (2005, p.32):
"Já a
prática da avaliação nas pedagogias preocupadas com a transformação deverá
estar atenta aos modos de superação do autoritarismo e ao estabelecimento de
autonomia do educando, pois o novo modelo social exige a participação
democrática de todos".
1.11. Inclusão:
O
atendimento aos pais que procuram a IEI é realizado de forma homogénea, sempre
os colocando a par de todas as atividades que serão realizadas com as crianças,
o mesmo ocorre com os pais de crianças que possuem Necessidades Educacionais
Especiais (NEE). Conforme capitulo V - artigo 58 - parágrafo 3º, diz que
"A oferta de educação especial, dever constitucional do estado, tem inicio
na faixa etária de zero a seis anos, durante a educação infantil.".
O
Referencial Curricular de Educação Infantil 1998 constitui-se em um conjunto de
referências e orientações didáticas, trazendo como eixo do trabalho pedagógico:
“o brincar como forma particular, de expressão”.
Incluir
alunos com deficiências ou necessidades educativas especiais no sistema de
educação infantil não requer um currículo especial, mas, ajustes e algumas
modificações curriculares que propiciem o avanço no processo de aprendizagem
desses alunos. Assim, discutiremos neste artigo as possibilidades e
necessidades das crianças com necessidades educativas especiais, o eixo
curricular, a prática pedagógica, as organizações e adaptações didáticas para a
construção do projeto pedagógico, tendo em vista a efetivação da inclusão na
educação infantil.
1.12. Plano de formação continuada dos Professores:
A
coordenadora procura motivar o corpo docente para que estes busquem
alternativas metodológicas diversificadas para desenvolverem um trabalho de
qualidade em saia de aula.
Os grupos
de educadores têm a oportunidade de fazer trocas de experiências dos trabalhos
desenvolvidos, sanar duvidas através das reuniões pedagógicas e cursos de
aperfeiçoamento oferecidos pela secretaria de educação e particulares.
Além desses
critérios é essencial a convivência do grupo em harmonia para que haja o
crescimento pessoal e coletivo, no qual todos estão inteirados no processo
evolutivo da educação. Sendo assim
procurando estabelecer um consenso entre o cuidar, educar, orientar e o
aprender.
1.13. Calendário Escolar:
O
calendário escolar será elaborado pela secretaria municipal de Educação em
consonância com as determinações da Lei 9394/96, e enviado ao órgão competente
para análise e homologação.
Para tanto
se faz necessário, a observação dos relevantes itens a seguir:
Período da
matricula.
Período
para planejamento anual de cada turma.
Dispensa
das crianças para reuniões pedagógicas de profissionais da Educação Infantil.
Dispor de
horário semanal para elaboração de planejamento de aula.
Eventos
culturais, exaltando as datas comemorativas.
Reuniões
com pais e funcionários
Período
para cursos de aperfeiçoamento e formação continuada
Feriados e
recessos escolares
Períodos de
férias integrais, para professoras e alunos.
Avaliação
de trabalho pedagógico
Avaliação
da instituição.
1.14. Formação Docente:
Professores
atuantes na educação infantil, todos graduados, desses professores a grande
maioria tem pós-graduação, totalizando 80%.
A escolha e
distribuição de turma são feitas, da seguinte maneira:
Graduação
na área da educação para quem está cursando, pós na área da educação, tempo na
instituição (CMEI), tempo de serviço (prefeitura municipal).
Os
professores são motivados participando de seminários, palestras, oficinas,
buscando os profissionais da instituição para a realização de cursos na área da
educação.
1.15. Rotina do Pedagogo:
Durante a
conversa com a professora ou coordenadora do CMEI ela nos falou sobre o
trabalho que ela desenvolve no centro de Educação Infantil planejamento,
providencia os trabalhos solicitados por professores, orienta os mesmos,
resolve os problemas da parte burocrática, sua rotina é modificada, não faz o
mesmo todos os dias, cada dia aparece fatos, acontecimentos diferentes mudando
a rotina.
Em seu
cotidiano escolar como uma profissional da Educação Infantil procura realizar
seu trabalho com a maior calma possível , quando preciso interfere na atuação
docente, na aplicação das aulas dando apoio, dialogo , procura solucionar
dúvidas dos professores.
A
coordenação do trabalho pedagógico é realizada com orientações para os
professores, alguns educadores não estão aptos a aceitar as mudanças no âmbito
escolar, dificultando o trabalho pedagógico da coordenadora.
As ações
voltadas para os alunos é o trabalho psicológico e pedagógico com a criança, no
sentido de mostrar o lado bom da instituição para o aluno, a importância de
frequentar o CMEI. O pedagogo realiza as mesmas atividades que os professores,
quando falta um professor é ele que vai para a sala de aula.
1.16. Características do Grupo Privilegiado no
Estágio:
Os dez
profissionais que irão participar do minicurso realizado pela disciplina de
Estágio Supervisionado III são atuantes na Educação Infantil do período
vespertino, da turma do berçário, maternal e do pré.
Esses
educadores participam da formação docente uma vez no mês, reunião pedagógica a
qual acontece uma vez no bimestre, seminários, palestras, como também
conhecimento entre os mesmos, ideias, sugestões e compartilham as mesmas etapas
em conjunto com turmas da mesma faixa etária, realizam projetos com o mesmo
tema, confeccionados de maneiras diferentes e materiais pedagógicos utilizados
em conjunto. Lembrancinha sobre datas comemorativas.
Os recursos
disponibilizados são televisão, aparelho de DVD, aparelho de som, materiais
pedagógicos, livros didáticos, literatura. A prefeitura municipal forneceu para
as instituições de educação infantil coleção de livro para realizar atividade
em sala de aula e também, o livro tarefa de casa para auxiliar o trabalho do
professor e obter melhorias no aprendizado dos educandos, o nome dessa coleção
é Buriti Mirim 2 Educação Infantil.
A
convivência entre o grupo de professoras é amigável, com respeito, dialogo,
cooperação e trocas de experiências.
2. TEMÁTICA:
Confecção
de Materiais Recicláveis na Educação Infantil
3. OBJETIVO:
Conscientizar
os professores a trabalharem com materiais recicláveis dentro de sala de aula, incentivando
os mesmos a fabricarem materiais artesanal como atividade geradora do
desenvolvimento intelectual, despertando no aluno a descoberta, a exploração e
manipulação de materiais alternativos.
4. JUSTIFICATIVA:
É de
extrema importância trabalhar com materiais recicláveis na Educação Infantil,
conscientizando os alunos a diminuírem ao mesmo tempo a poluição do meio
ambiente. Neste intuito, é bom que o professor trabalhe com esse tipo de
material, pois auxilia o aluno no seu desenvolvimento intelectual, psicomotor e
possibilita o mesmo a explorar o meio em que vive e consequentemente o mundo.
A ideia de
ensinar os professores de Educação Infantil a trabalharem com materiais
recicláveis na confecção de brinquedos promovem uma conscientização, e ao mesmo
tempo facilita o trabalho pedagógico do professor. As experiências lúdicas e
práticas se bem utilizadas podem se transformar em estratégias significativas
que facilitam o trabalho do professor em sala de aula, pois contribuem na
construção do conhecimento.
Ao trabalhar
com sucata o professor desenvolve no aluno a criatividade e a busca pelo novo,
despertando no mesmo a emoção e o imaginário para fazer dessa construção o
verdadeiro sentido de existir. De acordo com Rubens Alves: “Professor bom é
aquele que transforma matéria em brinquedo e seduz o aluno a brincar”.
A arte de
construir brinquedos usando sucatas poderá vir a ser a atividade lúdica que
mais resultados poderão fornecer a formação de indivíduos únicos e autênticos.
Além disso, com sucatas podemos confeccionar jogos, brincadeiras atraentes e educativas
com baixo custo. E é um dos recursos mais utilizados na prática da Educação
Infantil.
O brinquedo
confeccionado pela criança com sucata além de ajudar a preservar o meio
ambiente, possibilita a capacidade que a criança poderá desenvolver no futuro.
Os
professores ao trabalharem com a reciclagem podem despertar maior interesse e
estimulo nos alunos em relação ao aprendizado, fazendo com que haja cooperação,
participação e tornando as aulas mais agradáveis. Pois com o material em mãos o
aluno vê o resultado na prática, sendo para alguns esta a melhor maneira de
aprender.
5. TEMPO DE DURAÇÃO:
O tempo
disponibilizado pela orientadora pedagógica para a apresentação da prática do
Estágio Supervisionado III será de uma hora, no período vespertino, das 14:20
às 15:20. O dia em que será realizada a prática de Estágio Supervisionado III
não foi definido. Participarão da oficina apenas dez professoras das vinte que
trabalham no CMEI. Estas professoras participarão, pois estarão em hora
atividade, enquanto que as outras continuarão em sala de aula porque precisam
manter sua atenção nas crianças.
6. METODOLOGIA:
O trabalho
apresentado será um minicurso terá como temática o uso de materiais recicláveis
na educação infantil. Será iniciado com uma breve apresentação sobre a
temática, falando sobre a importância da reciclagem para produção de materiais
pedagógicos em sala de aula e em seguida serão apresentadas mostras de alguns
materiais que serão confeccionados durante o minicurso.
6.1. Recepção e apresentação das acadêmicas:
As acadêmicas do 7º período da Faculdade União das Américas apresentarão
um minicurso para os professores da Educação Infantil, voltados para os
materiais reciclados, sob orientação da Professora Laura Sella.
O motivo no qual levou as acadêmicas a realizarem esse curso foi com
intuito de auxiliar os professores ao trabalhar com materiais recicláveis com
os alunos dento de sala de aula, e ao mesmo tempo desenvolver os mesmos
aspectos cognitivos em relação à preservação do meio ambiente, além da
criatividade.
O Estagio
Supervisionado III é de suma importância para a formação acadêmica e
profissional, pois é através dele, que o futuro pedagogo constrói a importância
da relação teoria e prática.
6.2. Introdução da Temática:
Pretende-se
abordar o tema indagando os professores sobre “quais os tipos de materiais que
eles sabem confeccionar utilizando reciclados, a fim de desenvolver no aluno
aspectos cognitivos e intelectuais”.
Após a
verificação das hipóteses, demonstrar os diversos materiais que podem ser
feitos através dos reciclados. Enfatizando ao mesmo que através deles os alunos
terão consciência da reutilização de produtos já utilizados, auxiliando assim,
a preservação do meio ambiente.
6.3. Práticas desenvolvidas:
A partir da
demonstração de como o professor pode aplicar o uso de materiais recicláveis em
suas aulas, pretende-se então mostrar como pode ser o ensino através de algumas
atividades selecionadas que podem ser trabalhadas em sala de aula.
Em
sequência segue os objetivos e as metodologias das atividades que serão
aplicadas no dia da prática do Estágio.
A flor de
garrafa PET.
Objetivo: Confeccionar a flor de garrafa PET para
dar como lembrança da data comemorativa “Dia das Mães”. Também pode ser usada
para a decoração da sala de aula.
Metodologia: Fazer um risco acima da marca da
garrafa primeiro corta a marca o gargalo depois recorta o risco que foi feito
com caneta permanente. Após corta-se uma marca sim e pula um risco na parte de
cima, virar as pétalas para cima, e arredondar com a tesoura deixar a tampinha
da garrafa.
Pintar as pétalas do verso da garrafa onde tem a
tampinha colocar um pedaço de EVA colado em um palito de churrasco para fazer o
miolo usar uma bolinha de isopor pintado colar com cola quente, fazer detalhes
com tinta relevo, bolinhas.
Pintinho
feito com garfo e prato descartável.
Objetivo: Cantar com as crianças a música “Pintinho
Amarelinho”.
Metodologia: Cortar um prato ao meio e fazer um
furo em uma das pontas de cada metade. No prato inteiro fazer dois furos
próximos um do outro mais ou menos no meio do prato. Prender as duas metades ao
prato inteiro usando uma peça chamada bailarina para fixar, uma em cada buraco.
Deve ser feita de modo que as duas metades para simularem asas devem ficar
frouxas para se moverem para cima e para baixo. Os olhos são feitos com
forminhas de brigadeiro, com um pontinho feito com canetinha. Os olhos deverão
ser colados acima das asas quase na borda do pratinho. O bico será feito de
papel cartão na forma de um triangulo e deverá ser afixado ao prato um pouco
abaixo dos olhos. As pernas são feitas com dois garfos descartáveis, fixar os
garfos na parte de trás um ao lado do outro e com fita adesiva. Os dentes dos
garfos fixarão para baixo para simular os pés do pintinho.
Cachorro de
caixa de leite.
Objetivo: Contar uma história, falar para as
crianças dar um nome ao personagem. A professora começa a história e as
crianças participam ajudando a desenvolver essa história.
Metodologia: Forrar a caixa de leite com um papel contact,
cortar a embalagem ao meio, mas deixar um dos lados sem cortar para poder
dobrar. As duas metades deverão ter o mesmo tamanho para ser usadas como a boca
do cachorro. Fazer um corte na lateral para formar as orelhas. Colocar os
detalhes do focinho, olhos, dentes, língua, tudo de papel contact de cores
diversas. Os dentes são feitos com cartolina. Os moldes serão desenhados no
papel contact, recortados e colados nos lugares adequados.
Gato de
embalagem de amaciante.
Objetivo: Trabalhar animais domésticos e cantar a
música não atire o pau no gato para mostrar as crianças que não podemos
maltratar os animais.
Metodologia: Uma embalagem de amaciante de dois
litros, fazer um molde de EVA do rosto do gato, suas orelhas, focinho, olhos, fazer
detalhes nas orelhinhas em forma de triangulo, nariz, língua colar por baixo do
focinho, os bigodes são três tiras de EVA de cada lado recortados bem finos. Os
detalhes do focinho podem ser feitos com canetinha preta, colar o rosto do gato
na embalagem em cima deixar um pouco virado para o lado. Para ficar mais bonito
colocar um pedaço de feltro como se um cachecol, cortar as pontas do feltro em
baixo.
Porta trecos
de garrafa PET.
Objetivo: Fazer o porta-treco para entregar as
crianças na sexta-feira, colocar dentro bala, pirulito e uma mensagem desejando
um bom fim de semana, a criança poderá utilizar a embalagem para guardar algo
pessoal.
Metodologia: Fazer um corte na parte debaixo da
garrafa, cortar na medida de dois dedos a parte de cima e embaixo encaixar uma
parte na outra fazer dois furos na lateral para passar um elástico por dentro prendendo
a parte debaixo da garrafa, recortar tiras de EVA e colar em cima como se fosse
o cabelo, fazer duas mãos de EVA colar na lateral do elástico. Para o
acabamento recortar os moldes desenhados no papel contact com boca, olhos,
nariz, dentes e cola na parte da frente da garrafa PET.
Fantoche de
bonecos de rolo de papel higiênico.
Objetivo: Usar como fantoche, contar uma historia,
pode pintar um fantoche claro e outro escuro para trabalhar o dia da
consciência negra e o preconceito.
Metodologia: Desenhar uma careta no rolo de papel
com canetinha, recortar os olhos e a boca pintar em tom de pele, depois
recortar o verso como se fosse um retângulo, colocar detalhes nariz cabelos
pode ser feito com canetinha, colocar os dois dedos nos olhos e o dedo polegar
como se fosse a língua. Pintar os dedos de branco e o indicador de vermelho.
7. RECURSOS:
Garrafa PET, tesoura, pincel, caneta permanente,
tinta de relevo, palito de churrasco, EVA, cola quente, bolinha de isopor,
prato plástico descartável, garfo plástico descartável, tinta, tampinha de
garrafa PET, bailarina, forma de brigadeiro, canetinhha, cola em bastão, papel
cartão, fita adesiva, caixa de leite, papel contact, cartolina, embalagem de
amaciante de dois litros, cola de EVA, feltro amarelo, rolo de papel higiênico,
tinta guache.
REFERÊNCIAS
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