Seguidores

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

PORTIFÓLIO DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA


FACULDADE UNIÃO DAS AMÉRICAS
CURSO DE PEDAGOGIA





PORTIFÓLIO DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA




ACADÊMICA:
LUCIANE BENEDITA DA SILVA





FOZ DO IGUAÇU
2012
Sumário

Dinâmica da Apresentação
Atividade com Bambolê
Reloginho
Os Números
Coelho Sai da Toca
Conga
A Cor
Túnel dos Movimentos
Robô e o Mágico
Boneco Inflável
Ola das Pernas
Pedra, Papel, Tesoura, MATRIX.
007
BANDEIRINHA
EU GOSTO DE TODOS
MARUJO NO MAR
JO KEY Pô CORRIDO
JOGO DA VELHA
DANÇA DOS BAMBOLÊS
FORMANDO LETRAS COM O CORPO
HISTÓRIA CRIATIVA
QUEIMADA
CORRIDA DE SAPATOS
SALADA MISTA
ESTAFETA EM CRUZ
VEM COMIGO E FOGE
Pegador Fugitivo




Dinâmica da Apresentação
Objetivo:
Oportunizar ao grupo o conhecimento entre si, (nome, idade, características gerais das pessoas) e a socialização através de dinâmicas lúdicas.
Faixa Etária:
8 anos
Material:
Uma caneta e um pedaço de papel.
Desenvolvimento:
Solicitar ao grupo que escrevam em um pedaço de papel as respostas pessoais sobre as seguintes questões;
              1 -????(nome do aluno)
              2 - Esporte
              3 - Comida
              4 - Hobby
              5 - Time
              6 - Projeto/Futuro
A questão número um deverá ficar em branco, por que o outro aluno que ler as respostas deverá adivinhar quem as escreveu. Os alunos irão trocar os papéis e andarão pela sala para tentar identificar a pessoa que escreveu o papel.
O aluno que descobriu de quem é o papel irá colocar o nome na questão um, e ele fará a apresentação na frente da turma. E o aluno que está o nome no papel, por sua vez, irá também à frente da turma ler o papel que ele tirou, identificando outro colega. As apresentações seguirão até que todos tenham apresentado.
Variações:
Essa dinâmica pode ser feita com grupos de pessoas que não se conhecem
E podem ser colocadas também outras questões, como; apelidos, cor favorita, etc.
Atividade com Bambolê
Objetivo:
Desenvolver a noção de espaço, temporal, Equilíbrio, Concentração.
Trabalhar a agilidade, coordenação motora, socialização, atenção.
Fazer com que o indivíduo explore sua capacidade.
Faixa Etária:
A partir dos 5 anos.
Material:
Bambolê.
Desenvolvimento:
Posicionar os alunos em círculo e entregar um bambolê para cada aluno.
As atividades ao serem desenvolvidas, vão aumentando o grau de dificuldade, a concentração, agilidade, velocidade, tempo de realização e a noção de espaço.
Instruções:
1 – colocar o bambolê na frente e rodar.  O aluno deverá pegar o bambolê antes que ele caia no chão.
2 – lançar o bambolê para o alto e pegar com a mão direita;
3 – realizar o mesmo exercício, mas agora pegar com a mão esquerda;
4 – jogar o bambolê para o alto e bater palmas uma única vez;
5 – ir aumentando o número de palmas;
6 – bater palmas nas costas;
7 – jogar o bambolê e erguendo uma perna bater palmas;
8 – jogar o bambolê e: tocar na cabeça; depois cabeça ombros; cabeça ombros, quadril; cabeça, ombros, quadril, joelho; cabeça ombros, quadril, joelho, pé.
9 – rodar o bambolê, quando ele começar a fazer o círculo baixo, tentar pular dentro dele e depois pular para fora dele, e pegá-lo, antes que ele caia de vez no chão. 
10 – Posicionar o dedo conforme a figura abaixo e lançar o bambolê para frente. Os alunos perceberão que o bambolê vai para frente, para e volta ao ponto de partida.
Reloginho
Objetivo:
Trabalhar a orientação espacial e temporal e a coordenação motora.
Trabalhar Agilidade e a Velocidade
Faixa Etária:
a partir de 5 anos
Material:
Corda, bambolê, aparelho de som e cd (opcional).
Desenvolvimento:
Coloque os participantes em círculo (se o grupo for muito grande divida em dois), Amarre uma corda a um bambolê, segure na ponta da corda e gire o bambolê sob os pés dos participantes.
O participante deverá saltar de modo a não pisar no bambolê quando este se aproximar, aquele que pisar será eliminado.
Os Números
Objetivo:
Trabalhar a socialização, a integração e a Matemática.
Faixa Etária:
a partir dos 7 anos
Material:
Aparelho de som (opcional)
Desenvolvimento:
Coloque ou cante uma música, baixe a música e diga um número. Este número será igual ao número de integrantes do grupo que os participantes deverão formar ex: número 2, serão formados vários grupos com dois integrantes. Aqueles que não conseguirem formar o grupo serão eliminados.
Coelho Sai da Toca
Objetivo:
Trabalhar a socialização, a integração, a atenção e a agilidade.
Faixa Etária:
a partir dos 9 anos
Material:
Aparelho de som (opcional)
Desenvolvimento:
Divida os participantes em grupo de 3, coloque 2 de mãos dadas (toca) e um no meio (coelho), deverão sobrar coelhos do lado de fora.
Quando for falado coelho, os coelhos deverão sair da toca em que se encontram e procurar abrigo em outra, as tocas deverão ficar paradas em seus lugares, quando for dito toca os coelhos ficarão parados e as tocas e que irão atrás dos coelhos, porém quando for dito tempestade todos sairão dos seus lugares e novas tocas e coelhos se formarão.
Conga
Objetivo:
Trabalhar a socialização, a integração, a atenção e a agilidade.
Faixa Etária:
A partir dos 9 anos
Material:
Aparelho de som (opcional)
Desenvolvimento:
É uma variação da atividade “Coelho sai da toca”, serve para dar uma tarefa para aqueles que sobraram do lado de fora. Canta-se a música da Conga e os participantes deverão dançar a Conga na frente dos outros.
A Cor
Objetivo:
Trabalhar a agilidade, a socialização, a integração, e as cores.
Faixa Etária:
A partir dos 7 anos
Material:
Aparelho de som (opcional)
Desenvolvimento:
Faça um círculo com os participantes e cante a música das cores, quando a música parar diga uma cor. Os participantes deverão ir atrás desta cor e encostar-se a ela. Para aumentar a dificuldade não deixe que, os participantes tirem a mão da cor que já foi dita, assim eles terão que se esforçar para colocar a mão na próxima que for dita sem soltar a anterior.
Túnel dos Movimentos
Objetivo:
Trabalhar a criatividade, a agilidade e a coordenação motora.
Faixa Etária:
A partir dos 9 anos
Material:
Aparelho de som (opcional)
Desenvolvimento:
Divida o grupo em dois e coloque-os lado a lado em grupo de um de frente para o outro, formando um túnel. Os participantes deverão passar pelo meio do túnel fazendo um movimento qualquer, porém os movimentos não poderão se repetir. Aquele que repetir o movimento que já foi feito será eliminado.
Robô e o Mágico
Objetivo:
Trabalhar o esquema corporal, a socialização e a criatividade.
Faixa Etária:
A partir dos 9 anos
Material:
Aparelho de som e cd.
Desenvolvimento:
Faça um círculo e coloque os participantes um de frente para o outro. Formar-se-ão então dois círculos um dentro, onde os participantes ficarão olhando para fora do círculo (mágico) e outro fora, onde os participantes ficarão olhando pra dentro do círculo (robô).
Será colocada uma música, o mágico deverá tocar numa parte qualquer do corpo do robô e somente esta parte de seu corpo poderá se movimentar ao som da música. O grau de dificuldade aumentará de acordo com que o mágico for tocando as outras partes do corpo do robô, pois ele agregará movimentos aos que já estavam sendo feitos.
Boneco Inflável
Objetivo:
Trabalhar criatividade;
Desenvolver a Socialização;
Desenvolver os Movimentos do corpo.
Faixa Etária:
A partir dos 9 anos
Material:
Aparelho de som e cd.
Desenvolvimento:
Posicionar a turma em círculo, Formando duplas ou trios; o aluno que está do lado de fora do círculo deverá se abaixar;o que está do lado de dentro finge ter um aparelho de encher balões, começa a encher o boneco que é o seu colega. O aluno que está abaixado vai se levantando lentamente até ficar de pé e com os braços esticados para o alto. Depois esvazia o colega que é o boneco.
Ola das Pernas
Objetivo:
Trabalhar a atenção, a agilidade e a coordenação motora.
Trabalhar velocidade
Faixa Etária:
A partir dos 5 anos
Material:
Uma bola ou objeto, aparelho de som (opcional).
Desenvolvimento:
Divida o grupo em dois e coloque cada grupo sentado com as pernas esticadas, um ao lado do outro, intercalando um com as pernas para um lado e o outro com as pernas para o outro, de modo que fiquem mais ou menos um de frente para o outro.
Em uma das pontas dos grupos um participante deverá passar o objeto intercalando, fazendo movimentos de ziguezague, quando o objeto chegar à outra ponta, este participante deverá se levantar e ir pelo meio do túnel para a outra ponta com o objeto na mão e começar tudo de novo.
Porém para que ele possa passar os participantes que estiverem sentados deverão levantar as pernas num movimento de ola, abrindo passagem para o “dono”, do objeto passar. Ganhará aquele grupo que terminar a sequência com todos os participantes.
Pedra, Papel, Tesoura, Matrix.
Objetivo:
Desenvolver a socialização;
Trabalhar a atenção e a estratégia;
Trabalhar a concentração, o equilíbrio e a flexibilidade.
Faixa Etária:
A partir 5 anos
Material:
Nenhum
Desenvolvimento:
Dividir a turma em grupos de dois participantes, colocá-los um de frente para o outro, seus pés deverão ficar alinhados.
Os participantes deverão jogar o Pedra, Papel, Tesoura... O ganhador deverá colocar o pé dele que estava na frente atrás do outro pé.
E o participante que perdeu, deverá colocar o seu pé da frente encostado no pé do participante que ganhou, e o outro pé deverá ficar no mesmo lugar, usando assim, sua flexibilidade e equilíbrio. Aquele que cair ou tocar o chão primeiro perde o jogo.
Variação:
Esta atividade trabalha com a criança para conhecer seu próprio corpo, e os seus limites, pode ser feitas nas series iniciais do Ensino Fundamental, trabalhando com o corpo, coordenação, e estimula o interesse pela disciplina.
007
Objetivo:
Trabalhar a agilidade, a atenção e a concentração.
Faixa Etária:
A partir dos 10 anos
Material:
Nenhum
Desenvolvimento:
Fazer um aglomerado com o grupo, em sequência uma pessoa dirá 0, a outra 0 e a outra 7, esta que falar 7 deverá apontar para qualquer pessoa do grupo, a pessoa apontada deverá ficar imóvel e as outras duas ao seu lado deverão fazer uma ola.
BANDEIRINHA
Objetivo:
Desenvolver a socialização;
Trabalho em equipe;
Trabalhar a agilidade, competição, velocidade;
Faixa Etária:
A partir dos 7 anos
Material:
Uma bola, espaço físico, 2 bambolês..
Desenvolvimento:
 Formar duas filas com o mesmo número de alunos.
       Em cada quadra deverá ser colocado os dois bastões, distantes um do outro e no gol uma bola.
Regras:
Cada equipe deverá atravessar a quadra da equipe adversária tentando pegar a bola no gol e trazer para a sua quadra.
O aluno de uma equipe que estiver correndo no campo da outra equipe poderá se proteger dentro dos bambolês, campo neutro, ninguém pode tocar,
Se o aluno de uma equipe for para o campo da equipe adversária, um dos alunos dessa equipe deverá tocar nesse aluno para ele ficar imobilizado. Ele só poderá sair do lugar se algum aluno da sua equipe conseguir chegar até perto dele e tocar. Assim os alunos da equipe onde esse aluno ficou imobilizado deverão tentar não deixar ninguém se aproximar.
Quando o aluno chegar na bola , atravessando o campo da equipe adversária e tentar retornar com a bola, não pode jogar a bola pelo ar, tem que passar na mão do colega de equipe.
Ganha a equipe que fizer maior número de pontos.   
EU GOSTO DE TODOS
Objetivo:
Desenvolver a criatividade e a expressão corporal.
Faixa Etária:
A partir dos 7 anos
Material:
Bambolês ou cadeira.
Desenvolvimento:
Os bambolês serão dispostos em circulo, escolhe-se um aluno para ficar fora dos bambolês ou em pé, o mesmo deve falar EU GOSTO DE TODOS principalmente de quem esta de blusa amarela. Todos os alunos que estiverem de blusa amarela devem trocar de lugar sem deixar que outro entre no bambolê, o aluno que fica de fora deve continuar a brincadeira, as escolhas variam de acordo com a criatividade de cada criança.
Variações:
No lugar dos bambolês pode ser usadas cadeiras.
MARUJO NO MAR
Objetivo:
Desenvolver a agilidade e atenção.
Faixa Etária:
A partir dos 7 anos
Material:
Cadeira.
Desenvolvimento:
A turma ficara toda sentada nas cadeiras em circulo e quando o professor falar MARUJO AO MAR, os alunos devem trocar de cadeiras o mais rápido possível, se ele disser Marujo a esquerda, Marujo a direita, os alunos sentam na cadeira do colega ao lado correspondente e direção dita pelo professor e assim sucessivamente.
Variações: TEMPESTADES
É a mesma brincadeira, segue o seguinte desenvolvimento: O educador organiza a turma, pedindo que forme um circulo sentado na sua cadeira, sem sobrar nenhuma vazia. O educador ficará no centro do circulo e dirá. ESTAMOS TODOS EM UM BARCO QUE SE ENCONTRA EM ALTO-MAR RUMO AO DESCONHECIDO.
Quando o educador disser Ola da direita, todos mudarão de lugar, sentando-se na cadeira do colega da direita.
Quando o educador disser Ola da esquerda, todos mudarão de lugar, sentando-se na cadeira do colega da esquerda.
O educando dará outra ordem para a direita ou para esquerda.
Mas se em algum momento o educador falar TEMPESTADE, nesse instante, todos deverão mudar de lugar, ocupando uma cadeira qualquer. Depois de duas ou três ordens, o educador aproveitará a confusão e ocupará uma das cadeiras. O educando que ficar sem lugar, continuará a animação do jogo.
JO KEY Pô CORRIDO
Objetivo:
Desenvolver a agilidade e noção espacial;
Trabalhar a atenção e proporcionar ao aluno jogos em equipe.
Faixa Etária:
A partir dos 7 anos
Material:
Cones.
Desenvolvimento:
A turma será dividida em dois grupos, sendo cada um destes colocado em fila no ponto final da quadra de vôlei, numa certa distância coloca-se um cone para delimitar o espaço a ser percorrido. Os alunos de cada fileira sairão correndo passando por trás do cone e ao encontro dos dois eles jogarão jokey pô (pedra, tesoura, papel, o papel enrola a pedra, a pedra quebra a tesoura, a tesoura corta o papel) assim aquele que conseguir ganhar, continuará o circuito correndo com o intuito de chegar à outra equipe, enquanto o aluno da equipe adversária vai pro final da fila e sai outro aluno para tentar detê-lo.
Variações: Jo key pô: urso, caçador e espingarda.
A turma será dividida em duas equipes, estas ficarão cada uma em um ponto da quadra de maneira que fiquem de frente uma para ao outra. O jogo funciona da seguinte maneira: O caçador pega a espingarda, esta mata o urso e este pega o caçador. As duas equipes devem escolher entre seus integrantes, um desses movimentos, ao escolher ficam de costas uma para a outra e ao sinal do professor as duas equipes se viram mostrando o movimento escolhido, se uma equipe escolheu espingarda a outra fica com o urso, perde aquela que escolher o urso tendo que correr para não ser pego pela outra equipe, ganha o jogo quem pegar mais adversário.
JOGO DA VELHA
Objetivo:
Desenvolver o raciocínio;
Trabalho com o desenvolvimento de estratégia.
Faixa Etária:
a partir dos 7 anos
Material:
Bola, espaço físico, bambolê.
Desenvolvimento:
Dividir a turma em dois grupos. Um grupo será o das bolas vermelhas e o outro das bolas azuis. Coloca – se 9 bambolês na posição do jogo da velha e dois bambolês para colocar as bolas dentro.os grupos deverão formar uma fila, o primeiro aluno de cada fila representa uma das cores;ao sinal do professor deverá pegar uma dessas bolas e colocar no jogo.
O primeiro aluno de um grupo coloca a bola e o outro aluno do segundo grupo coloca uma bola dentro de um bambolê, não pode formar outras filas (horizontal, vertical) num total de três bolas e iguais.
Variações:
Pode trabalhar os alunos na fila, e ao invés de colocar o bambolê na frente o primeiro da fila passa a bola para o alunos de trás, levanta os braços e curva o corpo para trás para passar a bola para o segundo componente, quando chegar a bola no último da fila o aluno tem que correr para colocar a bola dentro do bambolê .Ganha a equipe que terminar primeiro.
DANÇA DOS BAMBOLÊS
Objetivo:
Trabalhar a atenção e coordenação.
Faixa Etária:
A partir dos 3 anos
Material:
Música e bambolê.
Desenvolvimento:
É uma atividade semelhante a “dança da cadeira”, porém utilizando bambolês, onde o professor coloca os bambolês espalhados no chão e os alunos caminham em volta deles ao som da música os alunos devem entrar no bambolê, ao sinal dado eles saem e continuam caminhando, o professor tira um bambolê e ao sinal dado eles entram no bambolê, no final fica um bambolê, e nem todos conseguem entrar, se apertam, se equilibram, mas um sempre fica de fora. O ultimo é o vencedor.
Variações:
Essa atividade pode ser feita por dois grupos e quando a música parar o grupo deve trocar de lugar com outro grupo e ai sim entrar no bambolês e realizar a atividade.
 FORMANDO LETRAS COM O CORPO
Objetivo:
Trabalha a socialização, agilidade e a atenção;
Proporcionar a criatividade.
Faixa Etária:
A partir dos 5 anos
Material:
Não há necessidade de material.
Desenvolvimento:
Os alunos deverão formar com o corpo, a letra ou o número que o professor solicitar.
O professor coloca uma música e os alunos, movimentam-se pelo espaço físico (dançando, pulando, andando).
Quando o professor parar a música, grita uma letra ou um número e os alunos deverão se distribuir de tal forma que visualmente se veja o solicitado.
Variação:
O jogo continua e os alunos ao formar novas letras e números não poderão fazer da mesma forma, ou seja, tem que usar o corpo em posições diferentes (joelhos, agachados, deitados, pernas cruzadas, em pé). O importante é item criando formas com o corpo aliando ao solicitado.
HISTÓRIA CRIATIVA
Objetivo:
Desenvolver a criatividade;
Trabalhar a atenção e a oralidade.
Faixa Etária:
A partir dos 7 anos
Material:
Cadeira ou bambolês.
Desenvolvimento:
Posicionar as cadeiras em forma de circulo, sendo que cada criança devera ficar sentada em uma cadeira. Um aluno ficara no centro do circulo e terá que contar uma história quando aparecer na história a palavra VERDE, todos devem trocar de lugar, aquele que ficar sem lugar deve continuar a história.
Variações:
As cadeiras podem ser trocadas por bambolês, e as cores podem mudar também por outra coisa. EX: flores, comida, bichos.
QUEIMADA
Objetivo:
Trabalho em equipe;
Trabalhar a agilidade, competição, velocidade  e atenção;
Faixa Etária:
A partir dos 7 anos
Material:
Uma bola, espaço físico.
Desenvolvimento:
O professor separa a turma em duas equipes mistas, o jogo acontecera na quadra de vôlei. Cada equipe tem o objetivo de queimar um integrante, quem for queimado deve ir para o lado, para o cemitério e não para o fundo da quadra como consiste o jogo mais conhecido de queimada. Ganha a equipe quem ficar com mais participantes em jogo.
Variações:
Outra maneira de jogar e o professor criar em determinado momento um coringa, um colega que mesmo sendo atingido não é queimado e também quando houver apenas dois ou três colegas e criar um escudo para o colega mais ameaçado, assim um protege o outro.
CORRIDA DE SAPATOS
Objetivo:
Desenvolver o trabalho em equipe;
Trabalhar agilidade;
Faixa Etária:
A partir dos 5 anos
Material:
Os calçados dos participantes.
Desenvolvimento:
Desenhe com giz um quadrado com cerca de um metro quadrado no chão. Distante dele, dois ou três metros, desenhe a linha de largada. Os participantes devem tirar seus sapatos e colocá-los no quadrado desenhado anteriormente.
O professor da brincadeira mistura os pares de sapato, enquanto os participantes se posicionam atrás da linha de largada. Depois do apito de largada, os participantes correm até o quadrado para procurar seus próprios sapatos, calçá-los corretamente, voltar à linha de largada e assim que chegar vai o próximo participante. Vence a fila que terminar de por os calçados primeiro.
SALADA MISTA
Objetivo:
Trabalho em equipe;
Trabalhar a agilidade, competição, velocidade e concentração.
Faixa Etária:
A partir dos 7 anos
Material:
Bambolês.
Desenvolvimento:
Formar um circulo com os bambolês, cada aluno fica dentro do bambolê, com exceção um aluno fica que ficara no centro pra dar as ordens. Cada aluno recebera um nome de fruta, maça, banana, pera e uva. O aluno que ficou no centro fala o nome de uma fruta vamos supor maçã todos os alunos que estiverem a fruta maçã terá que mudar de lugar com os demais que é da mesma fruta. Mas quando quem esta no centro falar salada mista todos tem que mudar de lugar, e quem esta no centro tem que pegar o lugar de alguém, aquele que ficar fora é quem vai dar as ordens. E assim continua brincadeira.
ESTAFETA EM CRUZ
Objetivo:
Desenvolver o trabalho em equipe;
Trabalhar agilidade;
Trabalha lateralidade;
Faixa Etária:
A partir dos 5 anos
Material:
Bola.
Desenvolvimento:
Fazer uma cruz com os participantes em fila:
Nomear os participantes com um número, quando for dito um número o participante daquela fila devera sair e correr em volta dos demais participantes até chegar na sua fila novamente,participantes tem que estar com as pernas afastadas, para que os jogadores possam passar por baixo. Todos os  jogadores terão que passar por baixo das pernas da sua  equipe e pegar a bola que estará no centro da cruz.
VEM COMIGO E FOGE
Objetivo:
Desenvolver o trabalho em equipe;
Trabalhar agilidade;
Trabalha lateralidade;
Faixa Etária:
A partir dos 8 anos
Material:
Não necessita de material.
Desenvolvimento:
Os alunos farão um circulo e um participante ficara de fora, esse participante que ficou fora vai tocar em alguém e fala VEM COMIGO, as duas pessoas terão que correr envolta do circulo no mesmo sentido e aquela que chegar primeiro ao lugar vazio fica lá. Mas quando o participante falar FOGE corre um para cada lado para pegar o lugar que ficou vazio.
Pegador Fugitivo
Objetivo:
Desenvolver o trabalho em equipe;
Trabalhar agilidade;
Trabalha lateralidade;
Faixa Etária:
A partir dos 8 anos
Material:
Tatame
Desenvolvimento:
Em círculo passa por fora e dentro , não sair do tatame, quem fugir corre e toca o ombro de alguém, pegador pega o fugitivo.
O fugitivo pode tocar várias pessoas depois que foi pego, muda a pessoa, pode colocar bambolê para marcar o lugar.
Variada: Com bambolê
Cada um dentro de um bambolê no chão mesma atividade, não pode ficar duas pessoas no mesmo bambolê, o pegador tem que correr, pegar e entrar no bambolê.
PEGADOR DO ELEFANTINHO
Objetivo:
Desenvolver o trabalho em equipe;
Trabalhar agilidade;
Trabalha lateralidade;
Faixa Etária:
A partir dos 8 anos
Material:
Não necessita de material.
Desenvolvimento:
Fazer uma tromba com a mão , tocar no nariz da pessoa , quem for tocado vira elefante e ajuda a pegar os outros.
PEGADOR da bruxa
Objetivo:
Desenvolver o trabalho em equipe;
Trabalhar agilidade;
Trabalha lateralidade;
Faixa Etária:
A partir dos 8 anos
Material:
Não necessita de material.
Desenvolvimento:
Com o chapéu da bruxa na cabeça corre, toca a pessoa e fala , exemplo: sim salabim vira cachorro, a pessoa que foi tocada terá que imitar o animal , a pessoa imitando tenta pegar os demais . tocando a pessoa esta começa a imitar o que o outro estava fazendo e ficará fazendo e ficará livre do encanto.
Dique-foi
Objetivo:
Desenvolver o trabalho em equipe;
Trabalhar agilidade;
Trabalha lateralidade;
Faixa Etária:
A partir dos 9 anos
Material:
Não necessita de material.
Desenvolvimento:
Fazer um círculo e cantar sempre a mesma música dique-dique foi, prestar atenção no colega do lado para fazer os movimentos que ele estiver fazendo.
Com outra música
Arram san san guli guli arram san san are are are guli guli guli arram san san.
Em círculo fazer a mesma coisa o primeiro guli guli guli com a pessoa do lado esquerdo  quando falar guli guli colocar a mão em cima da cabeça do colega, arram san san bater as mãos nas pernas, novamente guli guli erguer as mãos para cima balançando-as
Montanha russa
Fazer duas fileiras de alunos sentados no chão um atrás do outro. Obedecer os comandos do professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Libya's Forbidden Deserts | Full Documentary | TRACKS

O vasto país desértico velado do Oriente pelo medo, preconceito e incompreensão. Adams segue as trilhas das 'carruagens de fogo' da ...