Seguidores

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

PROJETO DE METODOLOGIA DA ED. FÍSICA: Projeto: Gincana Cultural





CURSO DE PEDAGOGIA





PROJETO DE METODOLOGIA DA ED. FÍSICA:
Projeto: Gincana Cultural





Josué do Nascimento
Luciane Benedita da Silva
Lucinéia Liberato de Oliveira
Rosangela Denise Drabik
Silvia Mara Lago





FOZ DO IGUAÇU - PR
Maio, 2012




JOSUÉ DO NASCIMENTO
LUCIANE BENEDITA DA SILVA
LUCINÉIA LIBERATO DE OLIVEIRA
ROSANGELA DENISE DRABIK







PROJETO DE METODOLOGIA DA ED. FÍSICA:
Projeto: Gincana Cultural





Projeto apresentado à disciplina de Educação Física, do Curso de Pedagogia, ministrada pela Professoro Fernando Guilherme Priess.





FOZ DO IGUAÇU - PR
Maio, 2012


SUMÁRIO






 


1 INTRODUÇÃO


A construção desta proposta de jogos recreativos (gincana) parte do pressuposto da necessidade de inserção de atividades lúdicas e recreativas no cotidiano escolar. Esta proposta é projetada e desenvolver-se à por cinco acadêmicos do curso de pedagogia da faculdade União das América UNIAMÉRICA em parceria com a Escola Municipal Olímpio Rafagnin, no período vespertino, com a presença dos professores do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.
A iniciativa de desenvolvimento destas atividades partiu a pedido do Professor da disciplina de Metodologia do Ensino da Educação Física, do curso de Pedagogia, Fernando Guilherme Priess, portanto, o projeto é de grande importância para o acadêmico, pois proporciona a prática da docência, aplicando os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, o sabor do saber está contido na forma de assimilação e se encontra ligado às disposições, ás experiências e ás identidades, que precisam ser captadas pelo docente.
A escola por sua vez incentivou-nos quanto à realização do projeto, pois para a instituição a realização de projetos que envolvam as crianças em questões recreativas, é de fundamental importância para o desenvolvimento físico e motor dos alunos auxiliando-os no aprendizado.
A educação Física pretende atender as reais necessidades do desenvolvimento humano, antes de tudo, buscar processos de crescimento, de desenvolvimento e de aprendizagem motora, é uma tentativa de caracterizar a progressão normal do crescimento físico, no desenvolvimento fisiológico, motor, cognitivo e afetivo–social, na aprendizagem motora, e particularmente, nas interações destes processos em crianças de 06 a 10 anos de idade em função destas características, sugerir aspectos ou elementos relevantes para a estruturação da Educação Física Escolar.




2 OBJETIVOS


2.1 Objetivos Gerais

·         Oportunizar aos acadêmicos (as) experiências durante a vivência com a prática através da aplicação das atividades recreativas de forma interativa com os alunos;
·         Estimular o desenvolvimento dos pilares da educação: aprender a conviver, aprender a fazer, aprender a pensar e a conhecer novos objetivos.

2.2 Objetivos Específicos

·         Analisar a importância da recreação no âmbito escolar para a disciplina de Educação Física;
·         Adquirir experiência e conhecimento para a formação docente;
·         Desenvolver conceitos, habilidades e interações entre os participantes;
·         Incentivar trabalho em grupos e equipes;
·         Refletir sobre o resultado da prática pedagógica com a realização do projeto;
·         Proporcionar momentos de lazer com atividades lúdicas;
·         Oferecer momento, espaço e atividades recreativas que levem ao alcance das expectativas quanto à diversão, percebendo a escola como um ambiente legal e alegre.










3  DADOS DO PROJETO/PROGRAMA

 

3.1 Titulo do Projeto/ Programa

      Recreação para o ensino Fundamental

3.2 Publico alvo

      4° e 5° ano do ensino fundamental

 

3.3 Quantidade aproximada de pessoas atendidas

      Em torno de 52 alunos

3.4 Área de abrangência do Projeto

      Turmas, 4° e 5° ano.

3.5 Período da realização

      Uma tarde.

3.6 Local

     Escola Municipal Olímpio Rafagnin.

 

3.7 Horário

      13h30min às 17h30min.

3.8 Carga horária total (planejamento e execução)

06 Horas de elaboração e 4 horas de execução.

3.9 Recursos humanos

      Em torno de 52 alunos, 06 acadêmicos e não sei se terão voluntários.

3.10 Recursos Materiais
        Balões, saco de plástico, bambolês, calçados das crianças, ovos, colheres, bandeirinhas, toca CD player ou note book, papel, caneta, canetão, bombons.

3.11 Recursos Físicos

        Colégio Olímpio Rafagnin, quadra de esporte, pátio, se estiver chovendo o row de entrada.

 

3.12 Recursos Financeiros

        Materiais e brindes.....................................................................   ......R$ 25,00
        Materiais utilizados......................................................................   .....R$ 20,00
        Transporte......................................................................................   ..R$ 25,00
        Impressão.........................................................................................   ..R$ 2,50
        Papel sulfite....................................................................................   ....R$ 1,00
        Ovos......................................................................................................R$ 2,00

3.13 Metodologia

·         Incentivar a participação, condicionando espaço e atividades para todos mostrarem o potencial;
·         Instigar e problematizar os conceitos e valores a serem trabalhados, condicionando ação e reação diferenciadas, as quais deverão ser mediadas pelos professores, em busca da percepção dos pontos positivos e negativos;
·         Apresentar todas as atividades baseando-se no concreto, onde as experiências e demonstrações farão parte dos resultados avaliados.


3.13.1 Cronograma de Atividades/ Programação


Horário
Tipo de Atividades
Nº Participante
Equipe Responsável
14h00min
Música com Alongamento
52 Alunos
Todos
14h10min
Caça ao Tesouro
52 Alunos
Todos
15h00min
Corrida do Saco
52 Alunos
Todos
15h20min
Atividade do Bambolê
52 Alunos
Todos
15h40min
Ovo na Colher Corrida do
52 Alunos
Todos
16h00min
Corrida dos Calçados
52 Alunos
Todos
16h20min
Brincadeira com Balões
52 Alunos
Todos
16h50min
Bandeirinha
52 Alunos
Todos
17h10min
Bola por Cima Bola por Baixo
52 Alunos
Todos












4 REFERÊNCIAS



Disponível em: Acesso em 01 maio. 2012






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Libya's Forbidden Deserts | Full Documentary | TRACKS

O vasto país desértico velado do Oriente pelo medo, preconceito e incompreensão. Adams segue as trilhas das 'carruagens de fogo' da ...