CURSO DE PEDAGOGIA
PROJETO DE
METODOLOGIA DA ED. FÍSICA:
Projeto:
Gincana Cultural
Josué do Nascimento
Luciane Benedita da Silva
Lucinéia Liberato de Oliveira
Rosangela Denise Drabik
Silvia Mara Lago
FOZ DO IGUAÇU - PR
Maio, 2012
JOSUÉ DO NASCIMENTO
LUCIANE BENEDITA DA SILVA
LUCINÉIA LIBERATO DE OLIVEIRA
ROSANGELA DENISE DRABIK
PROJETO DE METODOLOGIA DA ED. FÍSICA:
Projeto: Gincana Cultural
Projeto apresentado à disciplina de Educação
Física, do Curso de Pedagogia, ministrada pela Professoro Fernando Guilherme
Priess.
FOZ DO IGUAÇU - PR
Maio, 2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
A
construção desta proposta de jogos recreativos (gincana) parte do pressuposto
da necessidade de inserção de atividades lúdicas e recreativas no cotidiano
escolar. Esta proposta é projetada e desenvolver-se à por cinco acadêmicos do
curso de pedagogia da faculdade União das América UNIAMÉRICA em parceria com a
Escola Municipal Olímpio Rafagnin, no período vespertino, com a presença dos
professores do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.
A iniciativa de
desenvolvimento destas atividades partiu a pedido do Professor da disciplina de
Metodologia do Ensino da Educação Física, do curso de Pedagogia, Fernando
Guilherme Priess, portanto, o projeto é de grande importância para o acadêmico,
pois proporciona a prática da docência, aplicando os conhecimentos adquiridos
ao longo do curso, o sabor do saber está contido na forma de assimilação e se
encontra ligado às disposições, ás experiências e ás identidades, que precisam
ser captadas pelo docente.
A
escola por sua vez incentivou-nos quanto à realização do projeto, pois para a
instituição a realização de projetos que envolvam as crianças em questões
recreativas, é de fundamental importância para o desenvolvimento físico e motor
dos alunos auxiliando-os no aprendizado.
A educação Física pretende atender as reais necessidades do desenvolvimento humano, antes
de tudo, buscar processos de crescimento, de desenvolvimento e de aprendizagem
motora, é uma tentativa de caracterizar a progressão normal do crescimento
físico, no desenvolvimento fisiológico, motor, cognitivo e afetivo–social, na
aprendizagem motora, e particularmente, nas interações destes processos em
crianças de 06 a 10 anos de idade em função destas características, sugerir
aspectos ou elementos relevantes para a estruturação da Educação Física
Escolar.
2
OBJETIVOS
2.1
Objetivos Gerais
·
Oportunizar aos
acadêmicos (as) experiências durante a vivência com a prática através da
aplicação das atividades recreativas de forma interativa com os alunos;
·
Estimular o
desenvolvimento dos pilares da educação: aprender a conviver, aprender a fazer,
aprender a pensar e a conhecer novos objetivos.
2.2
Objetivos Específicos
·
Analisar a
importância da recreação no âmbito escolar para a disciplina de Educação
Física;
·
Adquirir
experiência e conhecimento para a formação docente;
·
Desenvolver
conceitos, habilidades e interações entre os participantes;
·
Incentivar
trabalho em grupos e equipes;
·
Refletir sobre o
resultado da prática pedagógica com a realização do projeto;
·
Proporcionar
momentos de lazer com atividades lúdicas;
·
Oferecer momento, espaço
e atividades recreativas que levem ao alcance das expectativas quanto à
diversão, percebendo a escola como um ambiente legal e alegre.
3
DADOS DO PROJETO/PROGRAMA
3.1
Titulo do Projeto/ Programa
Recreação para o ensino Fundamental
3.2
Publico alvo
4°
e 5° ano do ensino fundamental
3.3
Quantidade aproximada de pessoas atendidas
Em
torno de 52 alunos
3.4
Área de abrangência do Projeto
Turmas, 4° e 5° ano.
3.5
Período da realização
Uma
tarde.
3.6
Local
Escola
Municipal Olímpio Rafagnin.
3.7
Horário
13h30min
às 17h30min.
3.8 Carga horária total (planejamento
e execução)
06 Horas de elaboração e 4 horas de execução.
3.9
Recursos humanos
3.10 Recursos
Materiais
Balões,
saco de plástico, bambolês, calçados das crianças, ovos, colheres,
bandeirinhas, toca CD player ou note book, papel, caneta, canetão, bombons.
3.11
Recursos Físicos
Colégio
Olímpio Rafagnin, quadra de esporte, pátio, se estiver chovendo o row de
entrada.
3.12 Recursos Financeiros
Materiais
e brindes..................................................................... ......R$ 25,00
Materiais
utilizados...................................................................... .....R$ 20,00
Transporte...................................................................................... ..R$ 25,00
Impressão......................................................................................... ..R$ 2,50
Papel
sulfite.................................................................................... ....R$ 1,00
Ovos......................................................................................................R$
2,00
3.13
Metodologia
·
Incentivar a
participação, condicionando espaço e atividades para todos mostrarem o
potencial;
·
Instigar e problematizar
os conceitos e valores a serem trabalhados, condicionando ação e reação
diferenciadas, as quais deverão ser mediadas pelos professores, em busca da
percepção dos pontos positivos e negativos;
·
Apresentar todas as
atividades baseando-se no concreto, onde as experiências e demonstrações farão
parte dos resultados avaliados.
3.13.1
Cronograma de Atividades/ Programação
Horário
|
Tipo de Atividades
|
Nº Participante
|
Equipe Responsável
|
14h00min
|
Música com
Alongamento
|
52 Alunos
|
Todos
|
14h10min
|
Caça ao
Tesouro
|
52 Alunos
|
Todos
|
15h00min
|
Corrida do
Saco
|
52 Alunos
|
Todos
|
15h20min
|
Atividade
do Bambolê
|
52 Alunos
|
Todos
|
15h40min
|
Ovo na
Colher Corrida do
|
52 Alunos
|
Todos
|
16h00min
|
Corrida dos
Calçados
|
52 Alunos
|
Todos
|
16h20min
|
Brincadeira
com Balões
|
52 Alunos
|
Todos
|
16h50min
|
Bandeirinha
|
52 Alunos
|
Todos
|
17h10min
|
Bola por
Cima Bola por Baixo
|
52 Alunos
|
Todos
|
4
REFERÊNCIAS
Disponível em:
Acesso em 01 maio. 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário