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terça-feira, 15 de novembro de 2011

projeto de ESTÁGIO SUPERVISIONADO I ATIVIDADES LÚDICAS REALIZADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM CRIANÇAS DE 3 A 4 ANOS

FACULDADE UNIÃO DAS AMÉRICAS - UNIAMÉRICA

CURSO DE PEDAGOGIA





ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

ATIVIDADES LÚDICAS REALIZADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM CRIANÇAS DE 3 A 4 ANOS





Luciane Benedita da Silva
Rosangela Denise Drabik








Foz do Iguaçu - PR
Abril, 2011




LUCIANE BENEDITA DA SILVA
ROSANGELA DENISE DRABIK











ATIVIDADES LÚDICAS REALIZADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM CRIANÇAS DE 3 A 4 ANOS





Projeto de Estágio apresentado à disciplina de Estágio Supervisionado I – Educação Infantil, do Curso de Pedagogia, ministrada pela Professora Fátima Regina Bergonsi Debald





Foz do Iguaçu - PR
Abril, 2011


PROJETO DE INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

TÍTULO

Identidade e Autonomia Pessoal “Cinco Sentidos”.

INTRODUÇÃO

Este projeto de observação e pesquisa será desenvolvido no Centro de Educação Infantil Três Lagoas, no período Diurno com alunos do maternal II, serão realizadas observações, experimentação, conceitos, contagem de histórias e musicalidade. Com o objetivo de que a criança desenvolva o aprendizado de maneira lúdica e consiga identificar a importância das atividades e o tema observado.
O estágio poderá nos proporcionar mais segurança para enfrentar as dificuldades encontradas em sala de aula, imprescindível na formação docente. Possibilitando contato direto com situações reais que lhe permitem planejar, orientar, controlar e avaliar o processo ensino-aprendizagem em instituições de educação, ou de outros ambientes sócio-educativos.
A fundamentação teórica articulada à prática possibilitará um entendimento claro das situações ocorridas no interior das escolas, disponibilizando uma adequada intervenção da realidade.
O estágio pode ser considerado uma oportunidade de aprendizagem da profissão docente e da construção da identidade profissional. Unindo a teoria estudada, discutida e debatida em sala de aula, com a realidade dentro da escola, no ser professor.

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA TURMA:

Nome do CMEI: CMEI Três Lagoas, localizado na Rua Camorin, sem número, Bairro Três lagoas.
Diretora: Márcia Regina Marins Saucedo, com formação de Pedagoga, com graduação em Educação Infantil, Educação Especial e Educação Inclusiva.
Telefone: (45) 39013316.
As atividades do CMEI tiveram seu inicio pela primeira vez no dia 28 de maio de 1990 com a coordenação da Professora Elza Inês Kalla Moqueli.
O quadro atual de funcionários dispõe de:
10 atendentes.
3 merendeiras
3 auxiliares de serviços gerais
8 estagiarias
1 coordenadora
O Centro Municipal de Educação Infantil de Três Lagoas atende no horário das sete horas da manhã até as dezoito horas e trinta minutos da tarde. Do regimento interno a ‘minuta’ para crianças de período integral tem uma tolerância de trinta minutos.
Para as turmas de meio período, o horário é das sete horas e trinta minutos às onze horas e trinta minutos para o período matutino, e das treze horas e trinta minutos às dezessete horas e trinta minutos para as crianças do período vespertino.
Os alunos são recebidos no portão por duas estagiarias e são conduzidos por elas para as suas respectivas salas. Os pais não entram nas dependências do CMEI para deixar seus filhos.
O Centro de Educação Infantil tem o Programa de Odontologia Preventiva e Corretiva, desenvolvido em conjunto com a secretaria de Saúde Pública, conscientizando as crianças sobre a importância da escovação e também a importância da visita periódica ao dentista.

Descrição dos aspectos físicos do CMEI e Materiais Disponíveis
O Centro de Educação Infantil de Três Lagoas atualmente tem sete salas de atividades, sendo uma de berçário I, uma de berçário II, uma de maternal I, duas salas de maternal II e duas salas de pré I. As salas dos berçários e a do maternal I possuem banheiro interno. As turmas de pré I e maternal II são de meio período.
Na secretaria o ambiente é pequeno e conta com um computador, uma máquina fotocopiadora, um armário com livros didáticos e materiais pedagógicos. A sala de recreação possui um ventilador, mesa e cadeiras, um aparelho de DVD e um televisor e dispõe de vários jogos pedagógicos.
Na despensa são armazenados produtos de limpeza, colchão, máquina de lavar. O CMEI não dispõe de lavanderia sendo que o tanque para lavar roupas fica no lado externo da edificação, próximo à porta externa da cozinha.
O saguão é pequeno, e é usado como refeitório, tendo duas mesas de madeira e dois bancos. Próximo, está o banheiro dos funcionários e das crianças com dois bebedouros. Nas paredes do saguão estão expostos painéis sobre datas comemorativas.
Na cozinha há um armário de cimento com uma porta de correr e que ocupa totalmente umas de suas paredes, nele estão armazenados os mantimentos. A cozinha conta também com um refrigerador duplex, um freezer, uma pia, um fogão industrial, uma mesa de madeira, uma batedeira elétrica e um liquidificador.
O CMEI é mantido pela prefeitura municipal.

Descrição das Relações Interpessoais
O clima de convívio entre direção, funcionários e corpo docente é baseado no respeito, na harmonia, no diálogo onde todos interagem. A escola afirma que o sucesso do processo educacional depende muito da participação da família, a escola oferece esse espaço. Ambas devem caminhar juntas com diálogo e respeito pelos conhecimentos e valores que as famílias possuem.

Descrição dos Aspectos Pedagógicos
Os professores realizam as horas-atividade uma vez na semana, na sala de recreação, pois o CMEI não dispõe de um ‘sala dos professores’.
Os recursos didáticos e pedagógicos são enviados pela Secretaria da Educação, sendo livros de histórias infantis, papel sulfite e livros de apoio ao professor. Para trabalhar o concreto às vezes falta material pedagógico, alguns são comprados pelos professores, as crianças trazem de casa brinquedos, material escolar semestral como: giz de cera, lápis de cor, EVA, tinta guache, cola quente, papel crepom, cola, tesoura, borracha são trazidos pelos alunos.

Descrição da turma do estágio
Fizemos a observação na sala do maternal II nos dias vinte e um, vinte e dois e vinte e três de março,
Nesta sala os alunos são de meio período, os que estudam no período da manhã ficam das sete horas e trinta minutos às onze horas e trinta minutos, e, os que estudam no período da tarde, ficam das treze horas e trinta minutos às dezessete horas e trinta minutos.
De manhã ficam dezenove alunos, seis meninos e treze meninas, e a tarde, ficam dezoito alunos, nove meninos e nove meninas.
O estágio será realizado com uma das turmas do maternal II do período da manhã.
Todos os alunos do maternal II estão na faixa etária de três a quatro anos.
Ao observar os alunos, verificou-se que eles estão em fase de aprendizagem, identificam figuras geométricas; já conhece as cores, amarela e vermelha.
A sala tem duas janelas, cortinas, um ventilador, quatro mesas e cadeiras, e o piso é de cerâmica.
Na parede estão pendurados, um alfabeto e os números de zero a nove, tudo em EVA, também estão na parede listas com os ajudantes da semana, aniversariantes do mês, lista de chamada, figuras geométricas e calendário.
A professora dá atividades xerocadas, atividades em grupo, rodinha de conversa, música, trabalho lúdico, trabalha o pedagógico dentro e fora da sala de aula. Os trabalhos dos alunos ficam expostos na parede.
As refeições são feitas no refeitório, mas o café é opcional para os que querem. O almoço é servido às dez horas e logo após é feita a escovação dos dentes.
Na sala de aula cada aluno tem seu copo para tomar água, e sua toalha e escova de dente. O banheiro fica fora da sala.

TEMÁTICA:

Identidade e autonomia pessoal, ‘Os cinco sentidos’.

CONTEUDOS:

Confeccionar mural.
Passeio fora do CMEI.
Musica com diferentes ritmos. Identificar sons.
Percepção de cheiros.
Distinguir azedo, doce, amargo, salgado, verde, maduro.
Data comemorativa, ‘Dia do Índio’, costumes indígenas, pintura no rosto, musica.
Cores.
Conceitos de: quente, gelado, duro, mole.
Identificar texturas: áspero e liso.
História infantil.

OBJETIVOS

Aplicar os conhecimentos construídos, retirados da teoria-prática compreendidos no curso desenvolvendo-os durante o período de estágio em sala de aula.
Possibilitar ao acadêmico a oportunidade de entrar em contato com a futura área de atuação atuando e aplicando com responsabilidade os conteúdos, verificando sempre o aspecto psicopedagógico do aluno.
Aplicar aulas com embasamento prático, implementando as aulas com experiências teóricas-práticas tiradas do decorrer dos anos vivenciados na profissão.

DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO

Através dessas observações realizadas no CMEI Três Lagoas, analisamos o setor administrativo, as relações interpessoais, os trabalhos realizados, o seu espaço e sua
Infraestrutura, com experiência pode-se constatar o ato de educar na educação infantil, como uma maneira lúdica, com respeito e com responsabilidade. As atividades são dialogadas, recreativas, escritas, desenvolvendo a psicomotricidade, a autonomia, identidade pessoal da criança.
Foi analisada a gestão, organização e questionamento, documentos normativos, as regras e normas do CMEI.
 Sem interferir nas atividades rotineiras do CMEI serão desenvolvidas atividades baseadas nos órgãos dos sentidos, nas percepções sensoriais dos alunos. Exploraremos atividades que desenvolvam a criança fisicamente, socialmente e psicologicamente, será estimulada a linguagem oral através de histórias, dramatização e brincadeiras, respeitando, sempre, as diferenças individuais de cada um.

Dia 18-04-2011 segunda-feira.

1ª Atividade
Titulo:
Mural dos cinco sentidos.
Objetivos:
Trabalhar o raciocínio, observação, a concentração e a percepção dos diferentes objetos.
Material:
Papel Kraft, fantoche, cola, tesoura, diferentes figuras, revistas, jornais panfletos, régua, fita adesiva, canetão.
Desenvolvimento metodológico:
Iniciar a atividade com fantoche, falando e explicando cada órgão dos sentidos; os olhos para a visão, as orelhas para a audição, a língua para o paladar, o nariz para o olfato e a pele para o tato. A professora conversará com a turma, buscando sua interação e participação durante a atividade. Preparar um mural com papel Kraft, desenhar uma tabela com cinco colunas. Nomear cada coluna com um dos cinco sentidos, e um desenho representando cada órgão dos sentidos. Colar o mural na parede.
Levar várias figuras que representam os cinco sentidos, no decorrer da atividade mostrar as figuras aos alunos e perguntar o que representa cada uma e a qual órgão dos sentidos se refere. A seguir perguntar aos alunos em qual coluna do mural deve se colocada a figura.

2ª Atividade.
Titulo:
Passeio em volta do CMEI.
Objetivo:
Perceber diferentes tipos de som. Perceber toda a variedade das coisas que podem ser vistas na rua.
Materiais:
Corda.
Desenvolvimento metodológico:
A professora forma uma fila com os alunos, segurando na corda.
Em seguida fazer o passeio fora do CMEI, conversando com os alunos sobre os diferentes sons. Ao retornar à sala de aula, a professora fará varias perguntas aos alunos, referente ao que eles observaram e ouviram durante o passeio.

3ª Atividade.
Titulo:
Música com diferentes ritmos, música dos sentidos.
Objetivo:
Desenvolver a percepção auditiva.
Expressar a música, sentimentos, comunicação, utilizando diferentes linguagens.
Materiais:
Aparelho de som, CD com músicas infantis.
Desenvolvimento metodológico:
Na sala de aula formar uma roda com os alunos.
Cantar músicas infantis com CD, fazendo gestos conforme o ritmo de cada música; música ‘Palminhas’, ‘Música dos Sentidos’, música da Xuxa ‘Estatua’.
Trabalhar o ritmo de cada música mostrando a diferença entre elas.




Dia 19-04-2011 terça-feira

4ª Atividade
Titulo:
Percepção de cheiro.
Objetivos:
Reconhecer diferentes tipos de cheiros; agradáveis, fortes, suaves, naturais e artificiais.
Materiais:
Pano, sabonete, pó de café, fruta; limão e abacaxi, bolo, perfume, flor, tempero, cravo e canela.

Desenvolvimento metodológico;
Organizar as crianças em volta da mesa. Fazer uma introdução sobre o assunto da atividade, ’olfato’. No momento em que for participar da atividade, cada criança terá seus olhos vendados para adivinhar os cheiros dos materiais que lhe for apresentado. Acertando, ganha palmas, errando escolhe outro para seu lugar.

5ª Atividade
Titulo:
Sentir o gosto dos alimentos, azedo, doce, amargo e salgado.
Objetivos:
Utilizar o paladar para distinguir os diferentes sabores.
Materiais:
Sal, açúcar, laranja, limão, banana verde e madura, água doce, água natural, fruta madura e fruta verde, pipoca e salgadinho, chocolate amargo, copo descartável.
Desenvolvimento metodológico:
A professora deixa a criança provar cada um dos materiais; sal, açúcar, caldo de limão, bolo. Após a professora fará perguntas sobre os diferentes sabores provados.
Todos os alunos participam da atividade.
Finalizando essa atividade será dado o bolo e a fruta madura para as crianças comerem.

6ª Atividade
Titulo:
Dia do Índio. Música ‘ Os Indiozinhos’. Pintura no rosto.
Objetivos:
Visualizar as cores.
Trabalhar a coordenação motora.
Desenvolver a criatividade, estimular a imaginação.
Conhecer os costumes dos índios.
Materiais:
Lápis de cor, palitos de fósforo coloridos nas cores; vermelho, amarelo e verde. Cola, tesoura, tinta; pintura de rosto, lápis de cor: vermelho e amarelo, papel cartão.
Desenvolvimento metodológico:
Para introduzir a atividade, fazendo comentários sobre os costumes, hábitos e a cultura indígena. Após, a professora entrega a folha fotocopiada com o desenho da indiazinha Iracema, fala para os alunos colorir e em seguida com o auxilio da professora irão colar palitos de fósforos coloridos nos lugares indicados.   Ao final dessa atividade os trabalhos serão expostos no varal da sala.
Continuando com a atividade sobre os índios. A professora irá trazer máscaras confeccionadas de menino e meninas. As crianças vão molhar o dedo na tinta vermelha e amarela e pintar o rosto do colega o que sobrar a professora pinta. A máscara será pintada de lápis de cor , confeccionada pela professora.  Ao final da aula os alunos levarão pra casa suas máscaras.

Dia 20-04-2011 quarta-feira

7 ª atividade.
Titulo:
Cores.
Objetivo:
Reconhecer e visualizar cores.
Desenvolver habilidades físicas, motoras.
Materiais:
Balão nas cores; amarelo, vermelho e azul. Caixa de papelão, fita colorida, barbante, EVA vermelho, azul e amarelo.
Desenvolvimento metodológico:
Na sala de aula o professor divide os alunos em três grupos identificados com as cores; amarelo, vermelho e azul.
Cada grupo terá a identificação com um crachá feito de EVA nas cores, vermelho, azul e amarelo, amarrado com um barbante. Colocar um crachá em cada criança.
Encher balões de modo que cada criança possa pegar um balão que tenha a sua cor de identificação.
O professor dará para cada grupo uma caixa, com a sua cor de identificação.
Cada grupo colocará balões dentro da caixa de acordo com a cor de seu crachá.
O grupo que terminar primeiro receberá como premio dois pirulitos para cada criança do grupo, os demais irão ganhar um pirulito.

8ª Atividade
Titulo:
Tato; brincar de sentir diferentes texturas.
Objetivos:
Fazer com que a criança perceba a importância do tato e do toque.
Materiais:
Algodão, lixa, esponja, sabonete, caixa de papelão, TNT, papel colorido, canetinha, cola, sulfite.
Desenvolvimento metodológico:
Confeccionar uma caixa surpresa, fechada, com um buraco apenas para caber as mãos das crianças.
Dentro da caixa deve conter diferentes materiais como; algodão, lixa, esponja, sabonete.
Pedir para que cada aluno coloque a mão dentro da caixa e fale o nome do objeto e diga o que sente, se é macio ou áspero.

9ª Atividade
Titulo:
Recreação; cobra-cega
Objetivo:
Trabalhar a memória do aluno.
Trabalhar o tato.
Material:
Pano.
Desenvolvimento metodológico:
Colocar os alunos em círculos, chamar um aluno no centro, pegar uma cadeira para ele sentar, pedir para ele observar todos os seus colegas e depois vendar seus olhos.
A professora pega outro aluno sem falar seu nome, e  coloca perto dele. O aluno que esta de olhos fechados deve passar a mão em volta do corpo de seu colega e examinar suas características, tentando adivinhar qual  o seu nome . Segue a brincadeira com os demais alunos.

10ª Atividade
Titulo:
Dramatização de uma história infantil, as aventuras de chapeuzinho vermelho.
Objetivos:
Possibilita o desenvolvimento afetivo, cognitivo e social, ampliando  o vocabulário e a linguagem .
Brincar com o fazer de conta.
Material:
TNT vermelho, branco, marrom, verde, EVA em diversas cores, CD com a história falada de ‘Chapeuzinho Vermelho’. Máscara com desenho do lobo mal.
Desenvolvimento metodológico:
Preparar um cenário em tecido TNT, decorado com uma paisagem de floresta feita toda em EVA.
Primeiramente os professores se vestem de chapeuzinho vermelho, lobo mal, vovózinha e caçador com fantasias confeccionadas com TNT.
Os professores encenam a história de Chapeuzinho Vermelho acompanhando a narração da história tocada com o CD.




























Referências bibliográficas:

Aventura do aprender: ensino fundamental, 1ª série/| coordenação Oralda A. de Souza |. – Curitiba: Base Editora, 1996.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.. Metodologia Cientifica. 5. Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2002.

CONTEUDOESCOLA. Modelo de Proposta Pedagógica - Educação Infantil. In: Conteúdo Escola – O Portal do Educador. Disponível em: http://www.conteudoescola.com.br/site/content/view/54/26/1/2/. 22 jul. 2004.

LIBANEO, José Carlos. Didática. Editora Cortez, 1994.

Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. 126p.

PINTO, Frances R; GERUGA, R. Dia a Dia do professor. Vol. 1.

Projeto Político Pedagógico –PPP- do Centro Municipal de Educação Infantil de Três Lagoas – CMEI -. Foz do Iguaçu –PR. 2010.

RADESPIEL, Maria. Alfabetização sem segredos: Coleção Pirulito. Volume 1, 4, 5,7.

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