O DESAFIO DE ENSINAR HISTÓRIA
THEOBALD, H. R. O ensino de história e a formação do professor. In: Fundamentos e metodologia do ensino de história. Curitiba - PR: Fael, 2010, cap. 1.
O ensino da historia na sociedade é um desafio para os professores recém formados, a teoria não tem valor quando não é articulada à prática, a principal dificuldade para os professores assumirem a sala de aula.
Os conteúdos da disciplina de historia estão repetidos de um modo tradicionalista e conservador.
As crianças, jovens, estão sendo transformados conforme o tempo passa ,estão mais curiosos, investigadores com pensamento crítico, muitas dúvidas e perguntas para os professores.
Cabe ao professor questionar a si próprio se não esta na hora de mudar seu método de ensino deixar o tradicionalista um pouco de lado e tornar-se inovador, pesquisador.
A história em sua longa trajetória vem sendo objeto de muitas pesquisas tanto no Brasil como em outros países, com o objetivo de tornar o ensino de historia, seus fundamentos e metodologia como um saber histórico escolar e pedagógico curriculares.
Como a tecnologia da informação esta cada vez mais modernizada, modificando relações de comunicação e relações interpessoais, estas mudanças virtuais exige a adaptação do professor para um novo modo de trabalho ele deve estar qualificado e integrar-se em sua prática educativa. O professor pode passar a crianças, jovens e adultos, uma historia em constante transformação sem esquecer a sua cultura familiar e social.
A formação inicial e continuada é imprescindível para o processo de mudanças e carreira dos professores observando algumas condições para isso acontecer: o piso salarial, jornada de trabalho equilibrada, a legislação federal pode ser revista, pois ainda sofre resistência de governantes.
Para a carreira docente é importante aprofundar nos estudos estar sempre atualizado, buscar novas técnicas, materiais educativos flexíveis e preparado para novas mudanças.
Por: Rosangela Denise Drabik
Nenhum comentário:
Postar um comentário