Seguidores

terça-feira, 15 de novembro de 2011

PROJETO DE INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

PROJETO DE INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

TÍTULO
Recreação, Corporeidade e Ciências no Nível  II da Educação Infantil

INTRODUÇÃO
O presente projeto de observação e intervenção será desenvolvido no Cento de Educação Infantil no período vespertino, com o alunos do Nível II.  Serão desenvolvidas atividades de recreação e atividades experimentais de Ciências Naturais, com o objetivo de trabalhar a coordenação motora, equilíbrio, lateralidade, agilidade, observação, experimentação e investigação.  Antes de desenvolver essas atividades, se realizará a observação do Centro, nos aspectos administrativos, físicos e pedagógicos. Destaca-se que a observação será feita em todos os níveis da educação infantil e posteriormente aplicar-se-ão as atividades.

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA TURMA:
Descrever o CMEI, a turma e as aulas observadas, a partir do que foi identificado nas observações e do estudo/leitura do PPP da instituição.
- Descrição de aspectos físicos do CMEI e materiais disponíveis.
 - Descrição das relações interpessoais (direção/docentes, direção/ funcionários, direção/discentes, direção/pais, docentes/discentes, docentes/pais).
- Descrição dos aspectos pedagógicos
- Descrição da Turma do Estágio  
OBSERVAÇÃO: CADA DUPLA FARÁ A SUA, POR TANTO NÃO DEIXEI NADA REGISTRADO.
TEMÁTICAS/ CONTEÚDOS:
Recreação, Corporeidade e Ciências no Nível  II da Educação Infantil

OBJETIVOS
Possibilitar aos acadêmicos uma integração com o futuro campo de trabalho.
Permitir que os acadêmicos apliquem parte de seus conhecimentos no cotidiano escolar.
Subsidiar futuros estudos dos acadêmicos a partir das hipóteses e suposições oriundas da prática.

DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO
Durante o Estágio Supervisionado I os acadêmicos farão observações do seguimento administrativo, físico e pedagógico. Neste último serão observadas as relações interpessoais, o processo ensino e aprendizagem, o ato de cuidar, os aparatos e estratégias didático-pedagógicas. Já no aspecto físico analisar-se-á espaço físico, o mobiliário, a infra-estrutura e desenvolvimento de atividades experimentais e recreativas. Por último, a observação se dará sobre a gestão, organização, funcionamento e documentos normativos.

Sem interferir nas atividades rotineiras do Centro serão desenvolvidas as atividades experimentais de Ciências Naturais  e posteriormente  as atividades de recreação e corporeidade, todas descritas a seguir.
Atividade n° I
Aula Experimental 01
Título:
Quebra cabeça com os mamíferos
Objetivo:
Despertar nos alunos o espírito investigatório e de observação.
Materiais:
1folha com cópia dos animais
Procedimento:
Procure colocar os dois cavaleiros montados no cavalo, de modo que não dobre e nem rasgue os seres humanos. Os cavalos também não podem ser dobrados.
Use a criatividade

Atividade n° II
Aula Experimental 02

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Libya's Forbidden Deserts | Full Documentary | TRACKS

O vasto país desértico velado do Oriente pelo medo, preconceito e incompreensão. Adams segue as trilhas das 'carruagens de fogo' da ...