Seguidores

domingo, 8 de novembro de 2020

pareceres pedagogicos 2020 modelos para uso pelo professor

 

       OLÁ PROFESSOR SEGUE ABAIXO ALGUNS MODELOS PARA USO PELO PROFESSOR DE EDUCAÇAO INFANTIL DA SERIE DO BERÇARIO, OS NOMES DOS ALUNOS USADOS NOS EXEMPLOS SAO NOMES FICTICIOS VOU CHAMA-LOS SOMENTE DE PEDRO E MARIA, APROVEITE ESPERO QUE LHE SEJA UTIL, SE QUISER DAR UM FEEDBACK NOS DIZENDO SE A POSTAGEM LHE FOI UTIL É SÓ DEIXAR UM COMENTARIO NO FINAL DA POSTAGEM.

        LEMBRANDO TAMBEM SE VOCE QUISER CONTRIBUIR COM ESTE SITE ENVIANDO SEUS PARECERES E OUTROS TRABALHOS QUE VOCE GOSTARIA DE VER POSTADOS AQUI NO SITE É SÓ ENVIAR PARA O NOSSO EMAIL (lucianedasilvamarques@gmail.com) QUE IREMOS POSTA-LO AQUI RESPEITANDO O SEU DIREITO AUTORAL.

        DESDE JA AGRADEÇO, TENHAM UM OTIMO TRABALHO...


PARECER DESCRITIVO DO ALUNO

A adaptação do aluno Pedro foi tranquila desde a primeira semana. É uma criança esperta, relaciona-se bem com os colegas e professores sendo de fácil socialização, o mesmo já veio ao CEI andando com equilíbrio e desenvoltura. Demonstra gosto pelas atividades lúdicas, se interessa e explora o ambiente da sala, gosta de brincar com os brinquedos. Percebe-se que observa com atenção e entende tudo que acontece ao seu redor, pois acompanha as cantigas com gestos, repetindo o que ensinamos. Tem se destacado por sua curiosidade, destreza de movimentos e atenção.

Diante das atividades remotas que iniciaram em --/--/----, Observou-se o envolvimento em alguns momentos, de  Pedro juntamente com seus familiares neste processo, pois seus responsáveis recebiam as atividades remotas através do grupo via WhatsApp demonstrando comprometimento na realização das tarefa nesta modalidade.

Pedro com seus familiares postaram nas redes sociais fotos e ou vídeos do processo de realização das atividades, sendo visível o envolvimento e a satisfação de Pedro em concluir a mesma, além de manter seus laços afetivos com a professora por meio do WhatsApp.  Durante esse período teve momentos significativos, que lhe foi propiciado, contribuindo para que tenha uma infância saudável e feliz.


PARECER DESCRITIVO DO ALUNO

Pedro é uma criança extremamente carinhosa, adaptou-se com alguma dificuldade ao CEI, o que já foi superado, iniciou seus primeiros passos com equilíbrio e desenvoltura, demostrando confiança em sua conquista. Demonstra gosto pelas atividades propostas, interage com o grupo durante as brincadeiras. Gosta de participar das atividades de higiene, apresenta gosto por atividades que envolvam música e gestos. Seu desenvolvimento é visível diariamente, além de ser uma criança cativante e muito inteligente.

Diante das atividades remotas que iniciaram em --/--/----, Observou-se o envolvimento em alguns momentos, de  Pedro juntamente com seus familiares neste processo, pois seus responsáveis recebiam as atividades remotas através do grupo via WhatsApp demonstrando comprometimento na realização das tarefa nesta modalidade.

Pedro com seus familiares postaram nas redes sociais fotos e ou vídeos do processo de realização das atividades, sendo visível o envolvimento e a satisfação de Pedro em concluir a mesma, além de manter seus laços afetivos com a professora por meio do WhatsApp.  Durante esse período teve momentos significativos, que lhe foi propiciado, contribuindo para que tenha uma infância saudável e feliz.


PARECER DESCRITIVO DO ALUNO

Pedro adaptou-se bem à rotina. No começo separava-se da família com dificuldade, apresentando bastante choro, porém, foi se desenvolvendo de maneira gradativa, passando relacionar-se bem com os colegas e professores. Participa das atividades lúdicas, interagindo com o grupo. É uma criança de fácil socialização, observa-se que ele se interessa em explorar todos os ambientes da sala.

Diante das atividades remotas que iniciaram em --/--/----, Observou-se o envolvimento em alguns momentos, de  Pedro juntamente com seus familiares neste processo, pois seus responsáveis recebiam as atividades remotas através do grupo via WhatsApp demonstrando comprometimento na realização das tarefa nesta modalidade.

Pedro com seus familiares postaram nas redes sociais fotos e ou vídeos do processo de realização das atividades, sendo visível o envolvimento e a satisfação de Pedro em concluir a mesma, além de manter seus laços afetivos com a professora por meio do WhatsApp.  Durante esse período teve momentos significativos, que lhe foi propiciado, contribuindo para que tenha uma infância saudável e feliz.

 

PARECER DESCRITIVO DO ALUNO

No período de adaptação, a aluna Maria sentiu-se um pouco insegura, pedindo a presença da mãe, chorando bastante. Mas, com o passar dos dias estes momentos não ocorreram mais, e com a posição correta e o carinho da acolhida das professoras, ela integrou-se ao grupo com segurança.

Maria demonstrou pouca autonomia quanto aos cuidados dos seus pertences e com o próprio corpo. Demonstra também pouco interesse em participar das atividades propostas, interagindo pouco com as demais crianças, procurando as vezes, brincar sozinha, porém ao receber incentivos e elogios da professora, a mesmo interagia juntamente com as outras crianças da sala, alegrando-se bastante. Maria tem uma boa coordenação motora, corre, pula, sobe e desce sem nenhuma dificuldade.

Diante das atividades remotas que iniciaram em --/--/----, pode-se perceber pouca participação de Maria com seus familiares nesse processo, pois seus responsáveis recebiam as atividades remotas através do grupo via WhatsApp, mas houve  pouquíssima receptividade  para realizá-las.

Maria juntamente com seus familiares postou fotos no grupo do WhatsApp, obtendo envolvimento e a satisfação por estar presente no grupo, além de manter seus laços afetivos com a professora. Durante esse período teve momentos significativos que   lhe foi propiciado, contribuindo para que tenha uma infância saudável e feliz.

  

PARECER DESCRITIVO DO ALUNO

A adaptação do aluno Pedro foi marcada por grandes conquistas. No início chegou à escola um pouco tímido e gradativamente passou a interagir com os colegas da sala e com os professores. Demonstra autonomia quanto aos cuidados dos seus pertences e com o próprio corpo. É uma criança observadora e de fácil socialização, observa-se que ele se interessa em explorar todos os ambientes da sala. Gosta de participar das atividades propostas sendo prestativo na organização da sala. Apresenta bom desenvolvimento motor, consegue deslocar no espaço com desenvoltura, mostrando domínio dos movimentos fundamentais.

Diante das atividades remotas que iniciaram em --/--/----, pode-se perceber pouca participação de Pedro com seus familiares nesse processo, pois seus responsáveis recebiam as atividades remotas através do grupo via WhatsApp, mas houve  pouquíssima receptividade  para realizá-las.

Pedro juntamente com seus familiares postou fotos no grupo do WhatsApp, obtendo envolvimento e a satisfação por estar presente no grupo, além de manter seus laços afetivos com a professora. Durante esse período teve momentos significativos lhe foi propiciado, contribuindo para que tenha uma infância saudável e feliz. 

 

PARECER DESCRITIVO DO ALUNO

A adaptação da aluna Maria foi tranquila. No início chegou tímida, chorava, mas, em poucos dias integrou-se ao grupo com mais segurança. É uma criança esperta e de fácil socialização.  Comunicava com as professoras através de gestos e balbucios, sendo fácil entendimento, expressando suas emoções e sentimentos, relatando pequenos fatos ocorridos na sala.

Participa de todas as atividades propostas. Costumava compartilhar os brinquedos com os colegas tranquilamente. Colabora com a organização da sala, ajudando a guardar brinquedos e outros objetos. Tem uma boa coordenação motora, corre, pula, sobe e desce sem dificuldade.

Diante das atividades remotas que iniciaram em --/--/----, pode-se perceber pouca participação de Maria com seus familiares nesse processo, pois seus responsáveis recebiam as atividades remotas através do grupo via WhatsApp, mas houve  pouquíssima receptividade  para realizá-las.

Maria juntamente com seus familiares postou fotos no grupo do WhatsApp, obtendo envolvimento e a satisfação por estar presente no grupo, além de manter seus laços afetivos com a professora. Durante esse período teve momentos significativos lhe foi propiciado, contribuindo para que tenha uma infância saudável e feliz.

 

PARECER DESCRITIVO DO ALUNO

A aluna Maria adaptou-se muito bem ao CEI desde a primeira semana. É uma criança tranquila e amigável, relaciona-se bem com os colegas e professores sendo de fácil socialização, a mesma iniciou seus primeiros passos com equilíbrio e desenvoltura, demostrando confiança em sua conquista. Demonstra gosto pelas atividades lúdicas, se interessa e explora o ambiente da sala, gosta de brincar com os brinquedos demonstrando bastante contentamento.

Diante das atividades remotas que iniciaram em --/--/----, pode-se perceber pouca participação de Maria com seus familiares nesse processo, pois seus responsáveis recebiam as atividades remotas através do grupo via WhatsApp, mas houve  pouquíssima receptividade  para realizá-las.

Maria com seus familiares postou fotos no grupo do WhatsApp, obtendo envolvimento e a satisfação por estar presente no grupo, além de manter seus laços afetivos com a professora. Durante esse período teve momentos significativos, que lhe foi propiciado, contribuindo para que tenha uma infância saudável e feliz.

 

PARECER DESCRITIVO DO ALUNO

No período da adaptação, o aluno Pedro sentiu-se um pouco inseguro, chorando bastante. Mas, aos poucos foi se soltando, conhecendo o espaço, e criando vínculo com as professoras. É uma criança tímida, demonstrando pouco interesse em participar das atividades propostas, em alguns momentos, necessitava de estímulos da professora para interagir e brincar com as outras crianças da sala, mas aos poucos tem demonstrado melhoras significativas. Sua coordenação motora está em pleno desenvolvimento e adequado à sua faixa etária.

Diante das atividades remotas que iniciaram em --/--/----, pode-se perceber que o aluno Pedro juntamente com seus familiares, recebiam as atividades remotas através do grupo via WhatsApp, mas houve  pouquíssima receptividade  para realizá-las.

Durante esse período teve momentos significativos que lhe foi propiciado, contribuindo para que tenha uma infância saudável e feliz.

    

PARECER DESCRITIVO DO ALUNO

No período de adaptação, a aluna Maria sentiu-se um pouco insegura, pedindo a presença da mãe, chorando bastante.  Mas, com o passar dos dias esses momentos não ocorreram mais, e com a posição correta e o carinho da acolhida das professoras, ela integrou-se ao grupo com segurança. Maria é uma criança observadora e de fácil socialização, nota-se seu interesse em explorar todos os ambientes da sala. Tem uma boa coordenação motora, corre, pula, sobe e desce sem nenhuma dificuldade.

Diante das atividades remotas que iniciaram em --/--/----, pode-se perceber pouca participação de Maria com seus familiares nesse processo, pois seus responsáveis recebiam as atividades remotas através do grupo via WhatsApp, mas houve  pouquíssima receptividade  para realizá-las.

Maria juntamente com seus familiares postou fotos no grupo do WhatsApp, obtendo envolvimento e a satisfação por estar presente no grupo, além de manter seus laços afetivos com a professora. Durante esse período teve momentos significativos que   lhe foi propiciado, contribuindo para que tenha uma infância saudável e feliz.        

 

PARECER DESCRITIVO DO ALUNO

No período de adaptação, o aluno Pedro sentiu-se um pouco inseguro, pedindo a presença da mãe, chorando bastante, mas, com o passar dos dias estes momentos não ocorreram mais, e com a posição correta e o carinho da acolhida das professoras, ele integrou-se ao grupo com segurança.

Pedro demonstra pouca autonomia quanto aos cuidados dos seus pertences e com o próprio corpo. Realiza com facilidade os movimentos fundamentais de passar por dentro e corre ainda com certa dificuldade motora, o que é normal para sua idade. Demonstra também pouco interesse em participar das atividades propostas, interagindo pouco com as demais crianças, procurando as vezes, brincar sozinho, porém, ao receber incentivos e elogios da professora, o mesmo interagia juntamente com as outras crianças da sala alegrando-se bastante.

Diante das atividades remotas que iniciaram em --/--/----, pode-se perceber pouca participação do Pedro com seus familiares nesse processo, pois seus responsáveis recebiam as atividades remotas através do grupo via WhatsApp, mas houve  pouquíssima receptividade  para realizá-las.

Pedro juntamente com seus familiares postou fotos no grupo do WhatsApp, obtendo envolvimento e a satisfação por estar presente no grupo, além de manter seus laços afetivos com a professora. Durante esse período teve momentos significativos q lhe foi propiciado, contribuindo para que tenha uma infância saudável e feliz.

  

                             PARECER DESCRITIVO DO ALUNO

No período de adaptação, a aluna Maria sentiu-se um pouco insegura, pedindo a presença da mãe, chorando bastante. Mas, com o passar dos dias esses momentos não ocorreram mais, e com a posição correta e o carinho da acolhida das professoras, ela integrou-se ao grupo com segurança.

Maria demonstra pouca autonomia quanto aos cuidados dos seus pertences e com o próprio corpo. Realiza com facilidade os movimentos fundamentais de passar por dentro e corre ainda com certa dificuldade motora, o que é normal para sua idade. Demonstra também pouco interesse em participar das atividades propostas, interagindo pouco com as demais crianças, procurando as vezes, brincar sozinha, porém ao receber incentivos e elogios da professora, a mesma interagia juntamente com as outras crianças da sala, alegrando-se e percebendo o quanto é capaz.

Diante das atividades remotas que iniciaram em --/--/----,  pode-se perceber pouca participação de Maria com seus familiares nesse processo, pois seus responsáveis recebiam as atividades remotas através do grupo via WhatsApp, mas houve  pouquíssima receptividade  para realizá-las.

Maria juntamente com seus familiares postou fotos no grupo do WhatsApp, obtendo envolvimento e a satisfação por estar presente no grupo, além de manter seus laços afetivos com a professora. Durante esse período teve momentos significativos lhe foi propiciado, contribuindo para que tenha uma infância saudável e feliz.

 

PARECER DESCRITIVO DO ALUNO

A adaptação da aluna Maria foi marcada por grandes conquistas. No início chegou tímida à escola, mas gradativamente foi interagindo com os colegas da sala e com os professores, sendo de fácil socialização. Demonstra gosto e interesse pelas atividades lúdicas, e explora o ambiente da sala.  Apresenta autonomia quanto aos cuidados dos seus pertences e com o próprio corpo. Ajuda e colabora na organização da sala, após as brincadeiras. É uma criança inteligente e esperta. Percebe e observa com atenção e entende tudo o que acontece ao seu redor, pois acompanha as cantigas com gestos repetindo o que ensinamos. Tem se destacado por sua curiosidade, destreza de movimentos pois, possui uma boa coordenação motora, corre, pula, sobe e desce sem nenhuma dificuldade.

Diante das atividades remotas que iniciaram em --/--/----,  observou-se o envolvimento em alguns momentos, da Maria juntamente com seus familiares neste processo, pois seus responsáveis recebiam as atividades remotas através do grupo via WhatsApp demonstrando comprometimento na realização das tarefa nesta modalidade.

Maria com seus familiares postaram nas redes sociais fotos e ou vídeos do processo de realização das atividades, sendo visível o envolvimento e a satisfação de Maria em concluir a mesma, além de manter seus laços afetivos com a professora por meio do WhatsApp.  Durante esse período teve momentos significativos, que lhe foi propiciado, contribuindo para que tenha uma infância saudável e feliz.

 

PARECER DESCRITIVO DO ALUNO

A aluna Maria adaptou-se bem desde a primeira semana. É uma criança segura e confiante, também demonstrou autonomia quanto aos cuidados dos seus pertences e com o próprio corpo. É uma criança observadora, nota-se que ela se interessa em explorar todos os ambientes da sala.

Maria demonstrou dificuldade em interagir com os colegas da sala, em alguns momentos a professora intervia, falando que tal comportamento não é necessário. Tem uma boa coordenação motora, sobe, desce, corre e pula sem dificuldade.

Diante das atividades remotas que iniciaram em --/--/----, pode-se perceber pouca participação de Maria com seus familiares nesse processo, pois seus responsáveis recebiam as atividades remotas através do grupo via WhatsApp, mas houve  pouquíssima receptividade  para realizá-las.

Maria juntamente com seus familiares postou fotos no grupo do WhatsApp, obtendo envolvimento e a satisfação por estar presente no grupo, além de manter seus laços afetivos com a professora. Durante esse período teve momentos significativos, que lhe foi propiciado, contribuindo para que tenha uma infância saudável e feliz.

   

CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS TRABALHADOS DURANTE O ANO LETIVO DE 2020

O EU, O OUTRO, E O NÓS:

Normas(combinados) de convívio social, Jogos e brincadeiras; Cuidados com a organização do ambiente; Convívio e interação social; Respeito à individualidade e a diversidade; Funções sociais dos objetos; Família; Escola; Manifestações culturais; Autoconhecimento; Comunicação verbal e não verbal. Família e pessoas do convívio social; Família alfanumérico; Identificação do próprio corpo e suas características;

CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS:

Funções sociais dos materiais e instrumentos para desenhar, pintar e folhear; Seu corpo, suas possibilidades motoras, sensoriais e expressivas; Possibilidades corporais; Corpo e movimento; Práticas sociais relativas à higiene; Material de uso pessoal; Cuidados com a saúde; Orientação espacial; Coordenação motora ampla; Equilíbrio; Destreza e postura corporal; Compreensão global do corpo; Partes, funções e sentidos;  Jogos e brincadeiras; Hábitos alimentares, de higiene e de descanso; Orientação espacial; Materiais de uso pessoal; Corpo e movimento; O corpo e o Espaço; Imitação como forma de expressão; Movimentos de encaixe; Movimentos de lançamentos; coordenação óculo – manual; Movimento de preensão;

 ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO:

Palavras e expressões da língua em situações de uso social; Linguagem oral; Uso e funções da escrita; Diferentes usos e funções da língua e escrita: Escuta, observação e respeito à fala do outro e textos literários; Situações de escuta; Marcas gráficas; Características e suportes; Sonorização; Rimas; Fatos e personagens da História narrada; Relação entre imagem e narrativa.

TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS:

Percepção sonora; Propriedade dos Objetos: Paisagem sonoras; Sons naturais, humanos, industriais ou tecnológicos; Elementos da linguagem visual; Texturas, cores, superfícies, formas etc. Percepção auditiva; Rima; Linguagem musical e corporal; Linguagem Gráfica; Audição e percepção musical; linguagem oral; Exploração de objetos; Elementos da linguagem visual: texturas, cores, superfícies, formas; Sons do corpo, dos objetos e da natureza.

ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES:

Manipulação, exploração e organização de objetos; contagem oral; fenômenos naturais: luz solar, vento e chuva; características físicas, propriedades e utilidades dos objetos; Posição do corpo no espaço; representação de quantidade; Linguagem matemática; Plantas e seu habitat; Ritmo, velocidade e fluxos; Representação de quantidade; Regras de trânsito (sinais e placas); Noções de tempo; Relação causa e efeito; Experiencia de deslocamento( equilíbrio, força e direção); Animais e seus modos de vida; Características dos meios de transporte(terrestres).

domingo, 4 de outubro de 2020

FRICASSÉ DE FRANGO FÁCIL E RÁPIDO

 

FRICASSÉ DE FRANGO FÁCIL E RÁPIDO 

- INGREDIENTES:

 

- 2 LATAS DE MILHO VERDE

- 2 CAIXAS DE CREME DE LEITE

- 1 COPO DE REQUEIJÃO

- 3 COLHERES DE SOPA DE AZEITE

- 1 CEBOLA MÉDIA PICADA EM CUBOS

- 3 DENTES DE ALHO PICADOS EM CUBOS

- 2 PEITOS DE FRANGO COZIDOS E DESFIADOS

- 1 PITADA DE SAL

- 1 PITADA DE PIMENTA DO REINO

 

- Para Finalizar:

- 300 GRAMAS DE QUEIJO MUSSARELA

- BATATA PALHA Á GOSTO

quarta-feira, 13 de maio de 2020

Música Infantil

Minhoca


Minhoca, minhoca
Me dá uma beijoca
Não dou, não dou
Então eu vou roubar
Minho, minhoco
Você é mesmo louco
Beijou do lado errado
A boca é do outro lado

domingo, 21 de julho de 2019

Parecer Descritivo: avaliação


Parecer Descritivo:




Mariazinha  é uma aluna que está sempre calma, tranquila, demonstrando facilidade em se separar da família, para ficar no ambiente escolar.
É uma criança meiga e muito carinhosa com as professoras e colegas de sala.
Alimenta-se sozinha, conseguindo segurar copo e colher com as mãos, bebe agua ou suco sozinha, porém não gosta muito de comer os alimentos que lhe são oferecidos na escolinha, havendo rejeição em algumas partes.
Quanto ao desenvolvimento da linguagem, não pronuncia palavras com clareza, mas é possível entende-la através de gestos, sendo normal na sua idade.
Realiza movimentos fundamentais, mas apresenta certa dificuldade em subir e descer degraus.
Gosta de brincar, no entanto, apresenta dificuldades em relação a interação com os colegas.
Aprecia as atividades com tinta e giz de cera, explora os materiais e aprende com eles.
Realiza com facilidade tentativas de empilhar encaixar e enfileirar caixas e potes.
Gosta de músicas infantis e histórias contadas pela professora, que estimula a fala, a imaginação e o faz de conta, com isso reage emocionalmente diante de manipulações de medo e alegria.
Na hora do soninho adormece e acorda com tranquilidade, faz uso de chupeta.
Demonstra não entender noções de posição, direção e sentido. Tem pouca participação nas atividades propostas e interage pouco com o grupo.
Demonstra certo desequilíbrio na coordenação motora, no entanto, com auxilio diário está melhorando, sendo normal nessa fase de aprendizagem.
Mariazinha  foi muito bom compartilhar momentos importantes de seu desenvolvimento.
Continue assim, essa criança alegre e carinhosa que és, temos certeza que continuará se desenvolvendo cada vez mais.

Parecer Descritivo: avaliação


Parecer Descritivo:




O aluno juquinha ao chegar na escolinha apresentou gostar do ambiente, vem desenvolvendo de maneira gradativa. Reconhece todas as pessoas do seu convívio familiar e escola.
Quanto ao desenvolvimento da linguagem, não pronuncias palavras com clareza, mas é possível entendê-la através de gestos, sendo normal na sua idade. 

Segura o copo, com as mãos, e bebe água, sem auxílio. Não tem dificuldade em se alimentar, tem boa aceitação de novos alimentos.
Gosta de brincar, no pátio explorando todos os brinquedos, embora apresenta dificuldades em relação a interação com os colegas.
Tem dificuldades em identificar algumas partes do corpo como; cabeça, mãos e pés.
Interage pouco com os colegas, procurando sempre brincar sozinho.
Retira algumas peças de roupas e os calçados sozinho, reconhece seus pertences.
Realiza movimentos fundamentais como: andar, correr, saltitar, subir e descer com facilidade, demonstrando domínio motor, posiciona-se e anda em fila.
Em determinados momentos, necessita de estímulos da professora para realizar as atividades com tintas, giz de cera, colagens, mas aos poucos tem demonstrado melhoras significativas.
Gosta de músicas infantis e histórias contadas, as quais estimulam a fala, a imaginação e o faz de conta, com isso, reage emocionalmente diante de manifestações de medo e alegria.
Realiza movimentos de empilhar, encaixar e enfileirar caixas e potes, demonstrando equilibrar-se com facilidade. Entende noções de direção e sentido. Nas brincadeiras de andar com um pé só, sobre uma linha reta e em curvas. Entende conceito de dentro e fora realizando os movimentos com segurança.
Está aprendendo muitas novidades como identificar vários animais e seus sons, algumas cores e frutas. Parabéns Enzo estamos contentes com seu progresso.
Estou muito feliz em tê-lo no meu lado nesses meses e acompanhar seu desenvolvimento pois a cada dia que passa é um aprendizado novo.

Parecer Descritivo: avaliação


Parecer Descritivo:




O aluno Juquinha adaptou-se à rotina no início com bastante choro. Reconhece e nomeia todas as pessoas do seu convívio familiar e escolar.
Tem dificuldades em separar-se de sua família para ficar na escolinha. Gosta de estar sempre em movimento, deslocando-se bastante pelos espaços da sala e da escolinha. Apresenta dificuldade de auto- regulação, pois não atende as regras combinadas.
Gosta de comer todos os alimentos que lhe são oferecidos.
Tem dificuldades em dividir o espaço e materiais com os colegas, sendo normal em sua idade.
Consegue identificar algumas partes de seu corpo quando solicitada como mãos e pés.
Faz tentativas de empilhar, encaixar e enfileirar caixas e potes.
Demonstra interesse em participar das atividades propostas, no entanto, ainda não consegue segurar corretamente o giz de cera e o pincel.
Na hora do soninho adormece com um pouco de choro, mas acorda tranquilamente.
Pronuncia algumas palavras, fazendo tentativas de formar frases, embora não com clareza, mas é possível entender através de gestos, sendo normal na sua idade.
Desloca-se com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular, desenvolvendo atitudes de confiança nas próprias capacidades motoras. Posiciona-se e anda em fila.
Entende noções de posição, direção e sentido, como nas brincadeiras de andar com um pé só sobre uma linha reta, em curvas. Sabe subir e descer degraus.
No pátio explora todos os brinquedos.
Está em fase de reconhecimento de cores, animais e frutas.
Juquinha está sendo bom acompanhar seu desenvolvimento.

(EI01EO01) OBJETIVO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

  Planejamento TURMA: INFANTIL SABERES E CONHECIMENTOS: Comunicação oral e corporal com o outro. OBJETIVO DE APRENDIZAGEM E DESENVOL...