OLÁ PROFESSOR SEGUE ABAIXO ALGUNS MODELOS PARA USO PELO PROFESSOR DE EDUCAÇAO INFANTIL DA SERIE DO BERÇARIO, OS NOMES DOS ALUNOS USADOS NOS EXEMPLOS SAO NOMES FICTICIOS VOU CHAMA-LOS SOMENTE DE PEDRO E MARIA, APROVEITE ESPERO QUE LHE SEJA UTIL, SE QUISER DAR UM FEEDBACK NOS DIZENDO SE A POSTAGEM LHE FOI UTIL É SÓ DEIXAR UM COMENTARIO NO FINAL DA POSTAGEM.
LEMBRANDO TAMBEM SE VOCE QUISER CONTRIBUIR COM ESTE SITE ENVIANDO SEUS PARECERES E OUTROS TRABALHOS QUE VOCE GOSTARIA DE VER POSTADOS AQUI NO SITE É SÓ ENVIAR PARA O NOSSO EMAIL (lucianedasilvamarques@gmail.com) QUE IREMOS POSTA-LO AQUI RESPEITANDO O SEU DIREITO AUTORAL.
DESDE JA AGRADEÇO, TENHAM UM OTIMO TRABALHO...
PARECER DESCRITIVO DO ALUNO
A adaptação do aluno Pedro foi tranquila
desde a primeira semana. É uma criança esperta, relaciona-se bem com os colegas
e professores sendo de fácil socialização, o mesmo já veio ao CEI andando com
equilíbrio e desenvoltura. Demonstra gosto pelas atividades lúdicas, se
interessa e explora o ambiente da sala, gosta de brincar com os brinquedos. Percebe-se
que observa com atenção e entende tudo que acontece ao seu redor, pois
acompanha as cantigas com gestos, repetindo o que ensinamos. Tem se destacado
por sua curiosidade, destreza de movimentos e atenção.
Diante das atividades remotas que
iniciaram em --/--/----, Observou-se o
envolvimento em alguns momentos, de Pedro juntamente com seus familiares neste processo, pois seus responsáveis recebiam
as atividades remotas através do grupo via WhatsApp demonstrando
comprometimento na realização das tarefa nesta modalidade.
Pedro com seus familiares postaram
nas redes sociais fotos e ou vídeos do processo de realização das atividades,
sendo visível o envolvimento e a satisfação de Pedro em concluir a mesma, além
de manter seus laços afetivos com a professora por meio do WhatsApp. Durante esse período teve momentos
significativos, que lhe foi propiciado, contribuindo para que tenha uma
infância saudável e feliz.
PARECER
DESCRITIVO DO ALUNO
Pedro é uma criança extremamente carinhosa, adaptou-se com alguma
dificuldade ao CEI, o que já foi superado, iniciou seus primeiros passos com
equilíbrio e desenvoltura, demostrando confiança em sua conquista. Demonstra
gosto pelas atividades propostas, interage com o grupo durante as brincadeiras. Gosta de participar das atividades de higiene, apresenta
gosto por atividades que envolvam música e gestos. Seu desenvolvimento é
visível diariamente, além de ser uma criança cativante e muito inteligente.
Diante das atividades
remotas que iniciaram em --/--/----, Observou-se o envolvimento em alguns
momentos, de Pedro juntamente com seus
familiares neste processo, pois seus responsáveis recebiam as atividades
remotas através do grupo via WhatsApp demonstrando comprometimento na
realização das tarefa nesta modalidade.
Pedro com seus familiares postaram
nas redes sociais fotos e ou vídeos do processo de realização das atividades,
sendo visível o envolvimento e a satisfação de Pedro em concluir a mesma, além
de manter seus laços afetivos com a professora por meio do WhatsApp. Durante esse período teve momentos
significativos, que lhe foi propiciado, contribuindo para que tenha uma
infância saudável e feliz.
PARECER
DESCRITIVO DO ALUNO
Pedro adaptou-se bem à rotina. No
começo separava-se da família com dificuldade, apresentando bastante choro,
porém, foi se desenvolvendo de maneira gradativa, passando relacionar-se bem
com os colegas e professores. Participa das atividades lúdicas, interagindo com
o grupo. É uma criança de fácil socialização, observa-se que ele se interessa
em explorar todos os ambientes da sala.
Diante
das atividades remotas que iniciaram em --/--/----, Observou-se o envolvimento em alguns momentos, de Pedro juntamente com seus familiares neste
processo, pois seus responsáveis recebiam as atividades remotas através do
grupo via WhatsApp demonstrando comprometimento na realização das tarefa nesta
modalidade.
Pedro com seus familiares
postaram nas redes sociais fotos e ou vídeos do processo de realização das
atividades, sendo visível o envolvimento e a satisfação de Pedro em concluir
a mesma, além de manter seus laços afetivos com a professora por meio do WhatsApp. Durante esse período teve momentos
significativos, que lhe foi propiciado, contribuindo para que tenha uma
infância saudável e feliz.
PARECER
DESCRITIVO DO ALUNO
No período de adaptação, a aluna Maria sentiu-se um pouco
insegura, pedindo a presença da mãe, chorando bastante. Mas, com o passar dos
dias estes momentos não ocorreram mais, e com a posição correta e o carinho da
acolhida das professoras, ela integrou-se ao grupo com segurança.
Maria demonstrou pouca autonomia quanto aos cuidados dos seus pertences
e com o próprio corpo. Demonstra também pouco interesse em participar das
atividades propostas, interagindo pouco com as demais crianças, procurando as
vezes, brincar sozinha, porém ao receber incentivos e elogios da professora, a
mesmo interagia juntamente com as outras crianças da sala, alegrando-se bastante. Maria tem uma boa coordenação motora, corre, pula, sobe e desce sem nenhuma
dificuldade.
Diante das atividades remotas que iniciaram em --/--/----, pode-se perceber pouca participação de Maria com seus familiares nesse processo, pois seus responsáveis recebiam as
atividades remotas através do grupo via WhatsApp, mas houve pouquíssima receptividade para realizá-las.
Maria juntamente com seus familiares postou fotos no grupo do
WhatsApp, obtendo envolvimento e a satisfação por estar presente no grupo, além
de manter seus laços afetivos com a professora. Durante
esse período teve momentos significativos que
lhe foi propiciado, contribuindo para que tenha uma infância saudável e
feliz.
PARECER
DESCRITIVO DO ALUNO
A adaptação do aluno Pedro foi marcada por grandes conquistas. No
início chegou à escola um pouco tímido e gradativamente passou a interagir com
os colegas da sala e com os professores. Demonstra autonomia quanto aos
cuidados dos seus pertences e com o próprio corpo. É uma criança observadora e
de fácil socialização, observa-se que ele se interessa em explorar todos os
ambientes da sala. Gosta de participar das atividades propostas sendo
prestativo na organização da sala. Apresenta bom desenvolvimento motor,
consegue deslocar no espaço com desenvoltura, mostrando domínio dos movimentos
fundamentais.
Diante das atividades remotas que iniciaram em --/--/----, pode-se
perceber pouca participação de Pedro com seus familiares nesse processo, pois
seus responsáveis recebiam as atividades remotas através do grupo via WhatsApp,
mas houve pouquíssima receptividade para realizá-las.
Pedro juntamente com seus familiares postou fotos no grupo do WhatsApp, obtendo envolvimento e a satisfação por estar presente no grupo, além de manter seus laços afetivos com a professora. Durante esse período teve momentos significativos lhe foi propiciado, contribuindo para que tenha uma infância saudável e feliz.
PARECER
DESCRITIVO DO ALUNO
A adaptação da aluna Maria foi tranquila. No início chegou tímida,
chorava, mas, em poucos dias integrou-se ao grupo com mais segurança. É uma
criança esperta e de fácil socialização. Comunicava com as professoras através de
gestos e balbucios, sendo fácil entendimento, expressando suas emoções e
sentimentos, relatando pequenos fatos ocorridos na sala.
Participa de todas as atividades propostas. Costumava compartilhar
os brinquedos com os colegas tranquilamente. Colabora com a organização da
sala, ajudando a guardar brinquedos e outros objetos.
Tem uma boa coordenação motora, corre, pula, sobe e desce sem dificuldade.
Diante das atividades remotas que iniciaram em --/--/----, pode-se
perceber pouca participação de Maria com seus familiares nesse processo, pois
seus responsáveis recebiam as atividades remotas através do grupo via WhatsApp,
mas houve pouquíssima receptividade para realizá-las.
Maria juntamente com seus
familiares postou fotos no grupo do WhatsApp, obtendo envolvimento e a
satisfação por estar presente no grupo, além de manter seus laços afetivos com
a professora. Durante esse período teve momentos
significativos lhe foi propiciado, contribuindo para que tenha uma infância
saudável e feliz.
PARECER
DESCRITIVO DO ALUNO
A aluna Maria adaptou-se muito bem ao CEI desde a primeira
semana. É uma criança tranquila e amigável, relaciona-se bem com os colegas e
professores sendo de fácil socialização, a mesma iniciou seus primeiros passos com
equilíbrio e desenvoltura, demostrando confiança em sua conquista. Demonstra
gosto pelas atividades lúdicas, se interessa e explora o ambiente da sala,
gosta de brincar com os brinquedos demonstrando bastante contentamento.
Diante das atividades remotas que
iniciaram em --/--/----, pode-se perceber pouca participação de Maria com seus familiares nesse processo, pois seus responsáveis recebiam as
atividades remotas através do grupo via WhatsApp, mas houve pouquíssima receptividade para realizá-las.
Maria com seus familiares postou fotos no grupo do WhatsApp,
obtendo envolvimento e a satisfação por estar presente no grupo, além de manter
seus laços afetivos com a professora. Durante esse período teve momentos
significativos, que lhe foi propiciado, contribuindo para que tenha uma
infância saudável e feliz.
PARECER
DESCRITIVO DO ALUNO
No período da adaptação, o aluno Pedro sentiu-se um pouco inseguro,
chorando bastante. Mas, aos poucos foi se soltando, conhecendo o espaço, e
criando vínculo com as professoras. É uma criança tímida, demonstrando pouco
interesse em participar das atividades propostas, em alguns momentos, necessitava
de estímulos da professora para interagir e brincar com as outras crianças da
sala, mas aos poucos tem demonstrado melhoras significativas. Sua coordenação
motora está em pleno desenvolvimento e adequado à sua faixa etária.
Diante das atividades remotas que iniciaram em --/--/----, pode-se perceber que o aluno Pedro juntamente
com seus familiares, recebiam as atividades remotas através do grupo via
WhatsApp, mas houve pouquíssima
receptividade para realizá-las.
PARECER
DESCRITIVO DO ALUNO
Diante das atividades
remotas que iniciaram em --/--/----, pode-se
perceber pouca participação de Maria com seus familiares nesse processo, pois
seus responsáveis recebiam as atividades remotas através do grupo via WhatsApp,
mas houve pouquíssima receptividade para realizá-las.
Maria juntamente com seus familiares postou fotos no grupo do WhatsApp, obtendo envolvimento e a satisfação por estar presente no grupo, além de manter seus laços afetivos com a professora. Durante esse período teve momentos significativos que lhe foi propiciado, contribuindo para que tenha uma infância saudável e feliz.
PARECER
DESCRITIVO DO ALUNO
Pedro demonstra pouca
autonomia quanto aos cuidados dos seus pertences e com o próprio corpo. Realiza
com facilidade os movimentos fundamentais de passar por dentro e corre ainda
com certa dificuldade motora, o que é normal para sua idade. Demonstra também
pouco interesse em participar das atividades propostas, interagindo pouco com
as demais crianças, procurando as vezes, brincar sozinho, porém, ao receber
incentivos e elogios da professora, o mesmo interagia juntamente com as outras
crianças da sala alegrando-se bastante.
Diante das atividades
remotas que iniciaram em --/--/----, pode-se
perceber pouca participação do Pedro com seus familiares nesse processo, pois
seus responsáveis recebiam as atividades remotas através do grupo via WhatsApp,
mas houve pouquíssima receptividade para realizá-las.
Pedro juntamente com seus familiares postou fotos no grupo do
WhatsApp, obtendo envolvimento e a satisfação por estar presente no grupo, além
de manter seus laços afetivos com a professora. Durante
esse período teve momentos significativos q lhe foi propiciado, contribuindo
para que tenha uma infância saudável e feliz.
No período de adaptação, a aluna Maria sentiu-se um pouco insegura,
pedindo a presença da mãe, chorando bastante. Mas, com o passar dos dias esses
momentos não ocorreram mais, e com a posição correta e o carinho da acolhida
das professoras, ela integrou-se ao grupo com segurança.
Maria demonstra pouca autonomia quanto aos cuidados dos seus
pertences e com o próprio corpo. Realiza com facilidade
os movimentos fundamentais de passar por dentro e corre ainda com certa
dificuldade motora, o que é normal para sua idade. Demonstra também pouco interesse
em participar das atividades propostas, interagindo pouco com as demais
crianças, procurando as vezes, brincar sozinha, porém ao receber incentivos e
elogios da professora, a mesma interagia juntamente com as outras crianças da
sala, alegrando-se e percebendo o quanto é capaz.
Diante das atividades remotas que iniciaram em --/--/----, pode-se
perceber pouca participação de Maria com seus familiares nesse processo, pois
seus responsáveis recebiam as atividades remotas através do grupo via WhatsApp,
mas houve pouquíssima receptividade para realizá-las.
Maria juntamente com seus
familiares postou fotos no grupo do WhatsApp, obtendo envolvimento e a
satisfação por estar presente no grupo, além de manter seus laços afetivos com
a professora. Durante esse período teve momentos
significativos lhe foi propiciado, contribuindo para que tenha uma infância
saudável e feliz.
PARECER
DESCRITIVO DO ALUNO
A adaptação da aluna Maria foi marcada por grandes conquistas. No
início chegou tímida à escola, mas gradativamente foi interagindo com os
colegas da sala e com os professores, sendo de fácil socialização. Demonstra gosto
e interesse pelas atividades lúdicas, e explora o ambiente da sala. Apresenta autonomia quanto aos cuidados dos
seus pertences e com o próprio corpo. Ajuda e colabora na organização da sala,
após as brincadeiras. É uma criança inteligente e esperta. Percebe e observa
com atenção e entende tudo o que acontece ao seu redor, pois acompanha as
cantigas com gestos repetindo o que ensinamos. Tem se destacado por sua
curiosidade, destreza de movimentos pois, possui uma boa coordenação motora,
corre, pula, sobe e desce sem nenhuma dificuldade.
Diante das atividades remotas que iniciaram em --/--/----, observou-se o envolvimento em alguns momentos, da Maria juntamente com seus familiares
neste processo, pois seus responsáveis recebiam as atividades remotas através
do grupo via WhatsApp demonstrando comprometimento na realização das tarefa
nesta modalidade.
Maria com seus familiares postaram nas redes sociais fotos e ou vídeos do processo de realização das atividades, sendo visível o envolvimento e a satisfação de Maria em concluir a mesma, além de manter seus laços afetivos com a professora por meio do WhatsApp. Durante esse período teve momentos significativos, que lhe foi propiciado, contribuindo para que tenha uma infância saudável e feliz.
PARECER
DESCRITIVO DO ALUNO
A aluna Maria adaptou-se bem desde a primeira semana. É uma criança
segura e confiante, também demonstrou autonomia quanto aos cuidados dos seus
pertences e com o próprio corpo. É uma criança observadora, nota-se que ela se
interessa em explorar todos os ambientes da sala.
Maria demonstrou dificuldade em interagir com os colegas da sala,
em alguns momentos a professora intervia, falando que tal comportamento não é
necessário. Tem uma boa coordenação motora, sobe, desce,
corre e pula sem dificuldade.
Diante das atividades remotas que
iniciaram em --/--/----, pode-se perceber pouca participação de Maria com seus familiares nesse processo, pois seus responsáveis recebiam as
atividades remotas através do grupo via WhatsApp, mas houve pouquíssima receptividade para realizá-las.
Maria juntamente com seus familiares postou fotos no grupo do WhatsApp, obtendo
envolvimento e a satisfação por estar presente no grupo, além de manter seus
laços afetivos com a professora. Durante esse período
teve momentos significativos, que lhe foi propiciado, contribuindo para que
tenha uma infância saudável e feliz.
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS
TRABALHADOS DURANTE O ANO LETIVO DE 2020
O EU, O OUTRO, E O NÓS:
Normas(combinados) de convívio social, Jogos e
brincadeiras; Cuidados com a organização do ambiente; Convívio e interação
social; Respeito à individualidade e a diversidade; Funções sociais dos
objetos; Família; Escola; Manifestações culturais; Autoconhecimento;
Comunicação verbal e não verbal. Família e pessoas do convívio social; Família
alfanumérico; Identificação do próprio corpo e suas características;
CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS:
Funções sociais dos materiais e instrumentos para desenhar,
pintar e folhear; Seu corpo, suas possibilidades motoras, sensoriais e
expressivas; Possibilidades corporais; Corpo e movimento; Práticas sociais
relativas à higiene; Material de uso pessoal; Cuidados com a saúde; Orientação
espacial; Coordenação motora ampla; Equilíbrio; Destreza e postura corporal;
Compreensão global do corpo; Partes, funções e sentidos; Jogos e brincadeiras; Hábitos alimentares, de
higiene e de descanso; Orientação espacial; Materiais de uso pessoal; Corpo e
movimento; O corpo e o Espaço; Imitação como forma de expressão; Movimentos de
encaixe; Movimentos de lançamentos; coordenação óculo – manual; Movimento de
preensão;
ESCUTA, FALA,
PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO:
Palavras e expressões da língua em situações de uso social;
Linguagem oral; Uso e funções da escrita; Diferentes usos e funções da língua e
escrita: Escuta, observação e respeito à fala do outro e textos literários;
Situações de escuta; Marcas gráficas; Características e suportes; Sonorização;
Rimas; Fatos e personagens da História narrada; Relação entre imagem e
narrativa.
TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS:
Percepção sonora; Propriedade dos Objetos: Paisagem
sonoras; Sons naturais, humanos, industriais ou tecnológicos; Elementos da
linguagem visual; Texturas, cores, superfícies, formas etc. Percepção auditiva;
Rima; Linguagem musical e corporal; Linguagem Gráfica; Audição e percepção
musical; linguagem oral; Exploração de objetos; Elementos da linguagem visual: texturas, cores,
superfícies, formas; Sons do corpo, dos objetos e da natureza.
ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES:
Manipulação,
exploração e organização de objetos; contagem oral; fenômenos naturais: luz
solar, vento e chuva; características físicas, propriedades e utilidades dos
objetos; Posição do corpo no espaço; representação de quantidade; Linguagem
matemática; Plantas e seu habitat; Ritmo, velocidade e fluxos; Representação de
quantidade; Regras de trânsito (sinais e placas); Noções de tempo; Relação
causa e efeito; Experiencia de deslocamento( equilíbrio, força e direção);
Animais e seus modos de vida; Características dos meios de
transporte(terrestres).