PLANEJAMENTO
QUINZENAL DO MATERNAL II
De 18 a 28 de fevereiro de
2019
PROJETO:
Era uma Vez
Descobrindo o mundo da
fantasia e da imaginação
EIXOS
TEMÁTICOS
·
Identidade e autonomia pessoal
·
Corpo e Movimento
·
Intercomunicação e Linguagens
·
Conhecimento do ambiente físico, social e
cultural
·
Noções Lógico matemáticas.
CONTEÚDOS
·
18/02 - Convivência nos diversos espaços (coletivo
e individual), Aula Específica 13h 30
mim as 17 h e 30 mim.
·
19/02 - HORA
ATIVIDADE
·
20/02 - Organização da ação dramática a partir histórias
infantis, brincadeiras;
·
21/02 - Reprodução do movimento: Estímulos visuais
e auditivos; Aula Específica: 8h 50 mim,
as 10h 10 mim
·
22/02 - Gêneros musicais: músicas infantis;
·
25/02 - Registro de ideias / significados:
Linguagem plástica; Aula Específica 13h
30 mim as 17 h e 30 mim.
·
26/02 - HORA
ATIVIDADE
·
27/02 - Momentos de prática de leitura: Pelo
educador leitor;
·
28/02 - Registro de ideias / significados na
composição plástica (por meio da exploração) Bidimensional: desenho, pintura e
colagem. Aula Específica: 8h 50 mim, as
10h 10 mim
OBJETIVOS
·
Vivenciar práticas sociais que promovam a construção da autonomia;
·
Escolher livros para
leitura e apreciação de imagens, sons, texturas e despertar o interesse pela leitura;
·
Expressar-se verbalmente em
diferentes situações de uso da linguagem oral, desenvolvendo os recursos de
forma intencional;
·
Participar de brincadeiras
musicais;
·
Utilizar a contagem oral
em brincadeiras ou situações nas quais se reconheça a necessidade;
·
Aguçar o prazer pela leitura;
·
Desenvolver a linguagem oral e a
capacidade de ouvir;
·
Ampliar o conhecimento de mundo,
manipulando diferentes objetos e materiais, explorando as características,
propriedades e possibilidades de manuseio, interagindo com formas diversas de
expressão artística.
METODOLOGIA:
SEGUNDA FEIRA 18/02
·
Roda de conversa sobre os contos, levando informações
sobre as histórias preferidas;
·
Cantinho
da Leitura
·
Disponibilizar diversos livros de contos para este
momento (a atividade deverá ser realizada durante o período do projeto);
·
Brincar na sala de massinha de modelar;
TERÇA
FEIRA 19/02
·
HORA
ATIVIDADE
QUARTA FEIRA 20/02
·
Exibição
de histórias infantis:
·
Colocar DVD de fábulas/ histórias infantis: Os três Porquinhos, entre outros;
·
Contar a história dos Três Porquinhos, com avental confeccionado os personagens de EVA;
·
Atividade
na sala: Dar uma folha sulfite com a escrita : ERA UMA VEZ..., onde os alunos irão colar as casinhas dos Três Porquinhos , a qual , a professora deverá dar já recortado : a
casinha de palha, a casinha de madeira, e a casinha de tijolos, após cada
aluno colarem suas casinhas, com auxilio
da professora, eles irão colar no PAINEL,
na sala e ficará exposto na sala durante todo projeto;
QUINTA-FEIRA 21/02
·
Cantinho
da Leitura:
·
Disponibilizar diversos livros de contos para este
momento (a atividade deverá ser realizada durante o do projeto)
·
Cantar música infantis com o dedoches com material
confeccionado em EVA: borboletinha, patinho, sapo, coelho, entre outros;
·
Dar massinha: com as massinhas com auxílio da
professora os alunos irão fazer os animais das músicas cantadas, e com as
forminhas que a professora irá dar.
·
Brincar no pátio;
SEXTA-FEIRA 22/02
·
Cantinho
da Leitura:
·
Disponibilizar diversos livros de contos para este momento
(a atividade deverá ser realizada durante o período do projeto)
·
Em continuidade as histórias infantis contar a
historinha da flor e o sapo na
Janelinha, com material disponibilizado na sala com: a flor e o sapo e o
gafanhoto.
·
Cantar a música do SAPO não lava o pé, com fantoche confeccionado em EVA;
·
Dar para cada aluno um desenho impresso de um
sapinho, para pintar com giz de cera VERDE
e logo após a professora irá recortar e pedir para eles colarem em um prendedor
de roupa de madeira. No final do dia os alunos levaram para casa o sapinho.
SEGUNDA-FEIRA
25/02
·
Exibição de histórias infantis:
·
Colocar DVD de fábulas/ histórias infantis: Chapeuzinho vermelho, o patinho feio,
entre outros;
·
Cantar a música do lobo: Vamos passear na floresta enquanto seu lobo não vem, seu lobo está...da
Chapeuzinho: Pela estrada a fora eu vou
bem sozinha...
·
Atividade na sala: colar areia colorida na vogal “A”.
·
Brincar de cobra cega, viuvinha entre outras;
·
Cantinho
da Leitura:
·
Disponibilizar diversos livros de contos para este
momento (a atividade deverá ser realizada durante o período do projeto)
·
Em continuidade as histórias infantis contar a
historinha da flor e o sapo na
Janelinha, com material disponibilizado na sala com: a flor e o sapo e o
gafanhoto.
·
Cantar a música do SAPO não lava o pé, com fantoche confeccionado em EVA;
·
Dar para cada aluno um desenho impresso de um
sapinho, para pintar com giz de cera VERDE
e logo após a professora irá recortar e pedir para eles colarem em um prendedor
de roupa de madeira. No final do dia os alunos levaram para casa o sapinho.
TERÇA-FEIRA26/02
·
HORA
ATIVIDADE
QUARTA-FEIRA
27/02
·
Cantinho da Leitura:
·
Disponibilizar diversos livros de contos para este
momento (a atividade deverá ser realizada durante o do projeto;
·
Roda de conversa cantar diversas músicas;
·
Dramatização da História da Dona Baratinha, o professor pode iniciar solicitando alguns
alunos para dramatizar a história de forma Lúdica e criativa.
·
Após dramatizar a história da dona baratinha, pedir
que representem os personagens com massinha de modelar.
QUINTA-FEIRA
28/02
·
Cantinho
da Leitura:
·
Disponibilizar diversos livros de contos para este
momento (a atividade deverá ser realizada durante o do projeto;
·
Para finalização do projeto o professor irá pedir
para os alunos pegar um livro que está no cantinho da leitura, para contar sua
estória de forma que todos interagem, e vive um mundo da imaginação.
·
Brincar de panelinhas;
Materiais Utilizados: DVD, TV,
sulfite A4, livros, massa de modelar, fantoches palito de churrasco, papelão,
TNT, EVA, avental, cola, tesoura, velcro entre outros.
Avaliação:
Na
observação dos registros realizados durante os acontecimentos de todas as atividades.
Serão
levados em conta aspectos como envolvimento de cada um nas atividades,
interação com o outro e troca de informações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário