Seguidores

quinta-feira, 30 de maio de 2019

PLANEJAMENTO QUINZENAL DO MATERNAL II De 18 a 28 de fevereiro de 2019 PROJETO: Era uma Vez Descobrindo o mundo da fantasia e da imaginação


PLANEJAMENTO QUINZENAL DO MATERNAL II
De 18 a 28 de fevereiro de 2019
PROJETO:  Era uma Vez
Descobrindo o mundo da fantasia e da imaginação

EIXOS TEMÁTICOS
·               Identidade e autonomia pessoal
·               Corpo e Movimento
·               Intercomunicação e Linguagens
·               Conhecimento do ambiente físico, social e cultural
·               Noções Lógico matemáticas.

CONTEÚDOS
·               18/02 - Convivência nos diversos espaços (coletivo e individual), Aula Específica 13h 30 mim as 17 h e 30 mim.
·               19/02 - HORA ATIVIDADE
·               20/02 - Organização da ação dramática a partir histórias infantis, brincadeiras;
·               21/02 - Reprodução do movimento: Estímulos visuais e auditivos; Aula Específica: 8h 50 mim, as 10h 10 mim
·               22/02 - Gêneros musicais: músicas infantis;
·               25/02 - Registro de ideias / significados: Linguagem plástica; Aula Específica 13h 30 mim as 17 h e 30 mim.
·               26/02 - HORA ATIVIDADE
·               27/02 - Momentos de prática de leitura: Pelo educador   leitor;
·               28/02 - Registro de ideias / significados na composição plástica (por meio da exploração) Bidimensional: desenho, pintura e colagem. Aula Específica: 8h 50 mim, as 10h 10 mim

OBJETIVOS
·               Vivenciar práticas sociais que promovam a construção da autonomia;
·               Escolher livros para leitura e apreciação de imagens, sons, texturas e despertar o interesse pela leitura;
·               Expressar-se verbalmente em diferentes situações de uso da linguagem oral, desenvolvendo os recursos de forma intencional;
·               Participar de brincadeiras musicais;
·               Utilizar a contagem oral em brincadeiras ou situações nas quais se reconheça a necessidade;
·               Aguçar o prazer pela leitura;
·               Desenvolver a linguagem oral e a capacidade de ouvir;
·               Ampliar o conhecimento de mundo, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando as características, propriedades e possibilidades de manuseio, interagindo com formas diversas de expressão artística.

METODOLOGIA:

SEGUNDA FEIRA 18/02
·               Roda de conversa sobre os contos, levando informações sobre as histórias preferidas;
·               Cantinho da Leitura
·               Disponibilizar diversos livros de contos para este momento (a atividade deverá ser realizada durante o período do projeto);
·               Brincar na sala de massinha de modelar;

TERÇA FEIRA 19/02
·               HORA ATIVIDADE

QUARTA FEIRA 20/02
·               Exibição de histórias infantis:
·               Colocar DVD de fábulas/ histórias infantis: Os três Porquinhos, entre outros;
·               Contar a história dos Três Porquinhos, com avental confeccionado os personagens de EVA;
·               Atividade na sala: Dar uma folha sulfite com a escrita : ERA UMA VEZ..., onde os alunos irão colar as casinhas dos Três Porquinhos , a qual , a  professora deverá dar já recortado : a casinha de palha, a casinha de madeira, e a casinha de tijolos, após cada aluno  colarem suas casinhas, com auxilio da professora, eles irão colar no PAINEL, na sala e ficará exposto na sala durante todo projeto;

QUINTA-FEIRA 21/02
·               Cantinho da Leitura:
·               Disponibilizar diversos livros de contos para este momento (a atividade deverá ser realizada durante o do projeto)
·               Cantar música infantis com o dedoches com material confeccionado em EVA: borboletinha, patinho, sapo, coelho, entre outros;
·               Dar massinha: com as massinhas com auxílio da professora os alunos irão fazer os animais das músicas cantadas, e com as forminhas que a professora irá dar.
·               Brincar no pátio;

SEXTA-FEIRA 22/02
·               Cantinho da Leitura:
·               Disponibilizar diversos livros de contos para este momento (a atividade deverá ser realizada durante o período do projeto)
·               Em continuidade as histórias infantis contar a historinha da flor e o sapo na Janelinha, com material disponibilizado na sala com: a flor e o sapo e o gafanhoto.
·               Cantar a música do SAPO não lava o pé, com fantoche confeccionado em EVA;
·               Dar para cada aluno um desenho impresso de um sapinho, para pintar com giz de cera VERDE e logo após a professora irá recortar e pedir para eles colarem em um prendedor de roupa de madeira. No final do dia os alunos levaram para casa o sapinho.

SEGUNDA-FEIRA 25/02
·                Exibição de histórias infantis:
·               Colocar DVD de fábulas/ histórias infantis: Chapeuzinho vermelho, o patinho feio, entre outros;
·               Cantar a música do lobo: Vamos passear na floresta enquanto seu lobo não vem, seu lobo está...da Chapeuzinho: Pela estrada a fora eu vou bem sozinha...
·               Atividade na sala: colar areia colorida na vogal “A”.
·               Brincar de cobra cega, viuvinha entre outras;
·               Cantinho da Leitura:
·               Disponibilizar diversos livros de contos para este momento (a atividade deverá ser realizada durante o período do projeto)
·               Em continuidade as histórias infantis contar a historinha da flor e o sapo na Janelinha, com material disponibilizado na sala com: a flor e o sapo e o gafanhoto.
·               Cantar a música do SAPO não lava o pé, com fantoche confeccionado em EVA;
·               Dar para cada aluno um desenho impresso de um sapinho, para pintar com giz de cera VERDE e logo após a professora irá recortar e pedir para eles colarem em um prendedor de roupa de madeira. No final do dia os alunos levaram para casa o sapinho.

TERÇA-FEIRA26/02
·               HORA ATIVIDADE

QUARTA-FEIRA 27/02
·                Cantinho da Leitura:
·               Disponibilizar diversos livros de contos para este momento (a atividade deverá ser realizada durante o do projeto;
·               Roda de conversa cantar diversas músicas;
·               Dramatização da História da Dona Baratinha, o professor pode iniciar solicitando alguns alunos para dramatizar a história de forma Lúdica e criativa.
·               Após dramatizar a história da dona baratinha, pedir que representem os personagens com massinha de modelar.

 QUINTA-FEIRA 28/02
·               Cantinho da Leitura:
·               Disponibilizar diversos livros de contos para este momento (a atividade deverá ser realizada durante o do projeto;
·               Para finalização do projeto o professor irá pedir para os alunos pegar um livro que está no cantinho da leitura, para contar sua estória de forma que todos interagem, e vive um mundo da imaginação.
·               Brincar de panelinhas;

Materiais Utilizados: DVD, TV, sulfite A4, livros, massa de modelar, fantoches palito de churrasco, papelão, TNT, EVA, avental, cola, tesoura, velcro entre outros.

Avaliação:
Na observação dos registros realizados durante os acontecimentos de todas as atividades.
Serão levados em conta aspectos como envolvimento de cada um nas atividades, interação com o outro e troca de informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Libya's Forbidden Deserts | Full Documentary | TRACKS

O vasto país desértico velado do Oriente pelo medo, preconceito e incompreensão. Adams segue as trilhas das 'carruagens de fogo' da ...