Seguidores

quinta-feira, 30 de maio de 2019

PLANEJAMENTO QUINZENAL DO MATERNAL II De 18 a 28 de fevereiro de 2019 PROJETO: Era uma Vez Descobrindo o mundo da fantasia e da imaginação


PLANEJAMENTO QUINZENAL DO MATERNAL II
De 18 a 28 de fevereiro de 2019
PROJETO:  Era uma Vez
Descobrindo o mundo da fantasia e da imaginação

OBJETIVOS
ü   Vivenciar práticas sociais que promovam a construção da autonomia;
ü   Escolher livros para leitura e apreciação de imagens, sons, texturas e despertar o interesse pela leitura;
ü   Expressar-se verbalmente em diferentes situações de uso da linguagem oral, desenvolvendo os recursos de forma intencional;
ü   Participar de brincadeiras musicais;
ü   Utilizar a contagem oral em brincadeiras ou situações nas quais se reconheça a necessidade;
ü   Aguçar o prazer pela leitura;
ü   Desenvolver a linguagem oral e a capacidade de ouvir;
ü   Ampliar o conhecimento de mundo, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando as características, propriedades e possibilidades de manuseio, interagindo com formas diversas de expressão artística.

CONTEÚDOS:
ü   Identidade e autonomia pessoal;
ü   Atividade da vida cotidiana/ saúde: Convivência nos diversos;
ü   espaços (coletivo e individual);
ü   Corpo e Movimento;
ü   Organização da ação dramática a partir de: Fatos vividos, imaginados, contos de fada, histórias infantis;
ü   Reprodução do movimento: Estímulos visuais e auditivos; Gêneros musicais: músicas infantis;
ü   Intercomunicação e Linguagens;
ü   Momentos de prática de diferentes gêneros discursivos: Histórias infantis: Pelo educador leitor;
ü   Registro de ideias / significados na composição plástica (por meio da exploração) Bidimensional: desenho, pintura e colagem;
ü   Registro de ideias / significados: Linguagem plástica;
ü    Conhecimento do ambiente físico, social e cultural;
ü   Condições climáticas: Chuva, seca, temporal;
ü   Sol: fonte de luz e calor- vida;
ü   Noções Lógico matemáticas;
ü   Número e operações: Leitura de numerais (pelo professor), a partir do calendário, desenho, signos e gestos.

DESENVOLVIMENTO:
ü   Roda de conversa sobre os contos, levando informações sobre as histórias preferidas;
ü   Cantinho da Leitura:
ü   Disponibilizar diversos livros de contos para este momento (a atividade deverá ser realizada durante o período do projeto);
ü   Brincar na sala de massinha de modelar;
ü   Exibição de histórias infantis;
ü   Colocar DVD de fábulas/ histórias infantis: Os três Porquinhos, entre outros;
ü   Contar a história dos Três Porquinhos, com avental confeccionado os personagens de EVA;
ü   Atividade na sala: Dar uma folha sulfite com a escrita : ERA UMA VEZ..., onde os alunos irão colar as casinhas dos Três Porquinhos , a qual , a  professora deverá dar já recortado : a casinha de palha, a casinha de madeira, e a casinha de tijolos, após cada aluno  colarem suas casinhas, com auxilio da professora, eles irão colar no PAINEL, na sala e ficará exposto na sala durante todo projeto;
ü   Cantinho da Leitura;
ü   Disponibilizar diversos livros de contos para este momento (a atividade deverá ser realizada durante o do projeto);
ü   Cantar música infantis com o dedoches com material confeccionado em EVA: borboletinha, patinho, sapo, coelho, entre outros;
ü   Dar massinha: com as massinhas com auxílio da professora os alunos irão fazer os animais das músicas cantadas, e com as forminhas que a professora irá dar;
ü   Brincar no pátio;
ü   Cantinho da Leitura:
ü   Disponibilizar diversos livros de contos para este momento (a atividade deverá ser realizada durante o período do projeto);
ü   Em continuidade as histórias infantis contar a historinha da flor e o sapo na Janelinha, com material disponibilizado na sala com: a flor e o sapo e o gafanhoto;
ü   Cantar a música do SAPO não lava o pé, com fantoche confeccionado em EVA;
ü   Dar para cada aluno um desenho impresso de um sapinho, para pintar com giz de cera VERDE e logo após a professora irá recortar e pedir para eles colarem em um prendedor de roupa de madeira. No final do dia os alunos levaram para casa o sapinho;
ü   Exibição de histórias infantis:
ü   Colocar DVD de fábulas/ histórias infantis: Chapeuzinho vermelho, o patinho feio, entre outros;
ü   Cantar a música do lobo: Vamos passear na floresta enquanto seu lobo não vem, seu lobo está...da Chapeuzinho: Pela estrada a fora eu vou bem sozinha...;
ü   Atividade na sala: colar areia colorida na vogal “A”;
ü   Brincar de cobra cega, viuvinha entre outras;
ü   Cantinho da Leitura:
ü   Disponibilizar diversos livros de contos para este momento (a atividade deverá ser realizada durante o período do projeto);
ü   Em continuidade as histórias infantis contar a historinha da flor e o sapo na Janelinha, com material disponibilizado na sala com: a flor e o sapo e o gafanhoto.
ü   Cantar a música do SAPO não lava o pé, com fantoche confeccionado em EVA;
ü   Dar para cada aluno um desenho impresso de um sapinho, para pintar com giz de cera VERDE e logo após a professora irá recortar e pedir para eles colarem em um prendedor de roupa de madeira. No final do dia os alunos levaram para casa o sapinho;
ü   Cantinho da Leitura:
ü   Disponibilizar diversos livros de contos para este momento (a atividade deverá ser realizada durante o do projeto;
ü   Roda de conversa cantar diversas músicas;
ü   Dramatização da História da Dona Baratinha, o professor pode iniciar solicitando alguns alunos para dramatizar a história de forma Lúdica e criativa;
ü   Após dramatizar a história da dona baratinha, pedir que representem os personagens com massinha de modelar;
ü   Cantinho da Leitura:
ü   Disponibilizar diversos livros de contos para este momento (a atividade deverá ser realizada durante o do projeto;
ü   Para finalização do projeto o professor irá pedir para os alunos pegar um livro que está no cantinho da leitura, para contar sua estória de forma que todos interagem, e vive um mundo da imaginação.
ü   Brincar de panelinhas;

MATERIAIS UTILIZADOS
DVD, TV, sulfite A4, livros, massa de modelar, fantoches palito de churrasco, papelão, TNT, EVA, avental, cola, tesoura, velcro entre outros.

AVALIAÇÃO:
Na observação dos registros realizados durante os acontecimentos de todas as atividades.
Serão levados em conta aspectos como envolvimento de cada um nas atividades, interação com o outro e troca de informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Libya's Forbidden Deserts | Full Documentary | TRACKS

O vasto país desértico velado do Oriente pelo medo, preconceito e incompreensão. Adams segue as trilhas das 'carruagens de fogo' da ...