PLANEJAMENTO QUINZENAL DO MATERNAL II
De 18
a 28 de fevereiro de 2019
PROJETO: Era uma Vez
Descobrindo
o mundo da fantasia e da imaginação
OBJETIVOS
ü
Vivenciar práticas sociais que promovam a construção da autonomia;
ü
Escolher livros para
leitura e apreciação de imagens, sons, texturas e despertar o interesse pela
leitura;
ü
Expressar-se verbalmente
em diferentes situações de uso da linguagem oral, desenvolvendo os recursos de
forma intencional;
ü
Participar de
brincadeiras musicais;
ü
Utilizar a contagem oral
em brincadeiras ou situações nas quais se reconheça a necessidade;
ü
Aguçar o prazer pela leitura;
ü
Desenvolver a linguagem oral e a
capacidade de ouvir;
ü
Ampliar o conhecimento de mundo,
manipulando diferentes objetos e materiais, explorando as características,
propriedades e possibilidades de manuseio, interagindo com formas diversas de
expressão artística.
CONTEÚDOS:
ü Identidade
e autonomia pessoal;
ü Atividade da vida cotidiana/ saúde: Convivência
nos diversos;
ü espaços
(coletivo e individual);
ü Corpo
e Movimento;
ü Organização da ação dramática a partir de:
Fatos
vividos, imaginados, contos de fada, histórias infantis;
ü Reprodução do movimento:
Estímulos visuais e auditivos; Gêneros
musicais: músicas infantis;
ü Intercomunicação
e Linguagens;
ü
Momentos
de prática de diferentes gêneros discursivos: Histórias infantis: Pelo
educador leitor;
ü
Registro
de ideias / significados na composição plástica (por meio da exploração) Bidimensional:
desenho, pintura e colagem;
ü Registro de ideias / significados:
Linguagem plástica;
ü Conhecimento do ambiente físico, social e
cultural;
ü Condições climáticas:
Chuva, seca, temporal;
ü Sol:
fonte de luz e calor- vida;
ü Noções
Lógico matemáticas;
ü Número e operações:
Leitura de numerais (pelo professor), a partir do calendário, desenho, signos e
gestos.
DESENVOLVIMENTO:
ü
Roda de conversa sobre os contos, levando informações
sobre as histórias preferidas;
ü
Cantinho
da Leitura:
ü
Disponibilizar diversos livros de contos para este
momento (a atividade deverá ser realizada durante o período do projeto);
ü
Brincar na sala de massinha de modelar;
ü
Exibição
de histórias infantis;
ü
Colocar DVD de fábulas/ histórias infantis: Os três Porquinhos, entre outros;
ü
Contar a história dos Três Porquinhos, com avental confeccionado os personagens de EVA;
ü
Atividade
na sala: Dar uma folha sulfite com a escrita : ERA UMA VEZ..., onde os alunos irão colar as casinhas dos Três Porquinhos , a qual , a professora deverá dar já recortado : a
casinha de palha, a casinha de madeira, e a casinha de tijolos, após cada
aluno colarem suas casinhas, com auxilio
da professora, eles irão colar no PAINEL,
na sala e ficará exposto na sala durante todo projeto;
ü
Cantinho
da Leitura;
ü
Disponibilizar diversos livros de contos para este
momento (a atividade deverá ser realizada durante o do projeto);
ü
Cantar música infantis com o dedoches com material confeccionado
em EVA: borboletinha, patinho, sapo, coelho, entre outros;
ü
Dar massinha: com as massinhas com auxílio da
professora os alunos irão fazer os animais das músicas cantadas, e com as
forminhas que a professora irá dar;
ü
Brincar no pátio;
ü
Cantinho da
Leitura:
ü
Disponibilizar diversos livros de contos para este
momento (a atividade deverá ser realizada durante o período do projeto);
ü
Em continuidade as histórias infantis contar a
historinha da flor e o sapo na
Janelinha, com material disponibilizado na sala com: a flor e o sapo e o
gafanhoto;
ü
Cantar a música do SAPO não lava o pé, com fantoche confeccionado em EVA;
ü
Dar para cada aluno um desenho impresso de um
sapinho, para pintar com giz de cera VERDE
e logo após a professora irá recortar e pedir para eles colarem em um prendedor
de roupa de madeira. No final do dia os alunos levaram para casa o sapinho;
ü
Exibição
de histórias infantis:
ü
Colocar DVD de fábulas/ histórias infantis: Chapeuzinho vermelho, o patinho feio,
entre outros;
ü
Cantar a música do lobo: Vamos passear na floresta enquanto seu lobo não vem, seu lobo está...da
Chapeuzinho: Pela estrada a fora eu vou
bem sozinha...;
ü
Atividade na sala: colar areia colorida na vogal “A”;
ü
Brincar de cobra cega, viuvinha entre outras;
ü
Cantinho
da Leitura:
ü
Disponibilizar diversos livros de contos para este
momento (a atividade deverá ser realizada durante o período do projeto);
ü
Em continuidade as histórias infantis contar a
historinha da flor e o sapo na
Janelinha, com material disponibilizado na sala com: a flor e o sapo e o
gafanhoto.
ü
Cantar a música do SAPO não lava o pé, com fantoche confeccionado em EVA;
ü
Dar para cada aluno um desenho impresso de um
sapinho, para pintar com giz de cera VERDE
e logo após a professora irá recortar e pedir para eles colarem em um prendedor
de roupa de madeira. No final do dia os alunos levaram para casa o sapinho;
ü
Cantinho
da Leitura:
ü
Disponibilizar diversos livros de contos para este
momento (a atividade deverá ser realizada durante o do projeto;
ü
Roda de conversa cantar diversas músicas;
ü
Dramatização da História da Dona Baratinha, o professor pode iniciar solicitando alguns
alunos para dramatizar a história de forma Lúdica e criativa;
ü
Após dramatizar a história da dona baratinha, pedir
que representem os personagens com massinha de modelar;
ü
Cantinho
da Leitura:
ü
Disponibilizar diversos livros de contos para este
momento (a atividade deverá ser realizada durante o do projeto;
ü
Para finalização do projeto o professor irá pedir
para os alunos pegar um livro que está no cantinho da leitura, para contar sua
estória de forma que todos interagem, e vive um mundo da imaginação.
ü
Brincar de panelinhas;
MATERIAIS
UTILIZADOS
DVD, TV, sulfite A4, livros, massa de modelar, fantoches palito de
churrasco, papelão, TNT, EVA, avental, cola, tesoura, velcro entre outros.
AVALIAÇÃO:
Na observação dos registros realizados durante os acontecimentos de
todas as atividades.
Serão levados em conta aspectos como envolvimento de cada um nas atividades,
interação com o outro e troca de informações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário