PLANEJAMENTO QUINZENAL DO MATERNAL I I
De 18
a 28 de fevereiro de 2019
PROJETO : Era uma Vez
Descobrindo
o mundo da fantasia e da imaginação
EIXOS TEMÁTICOS
ü Identidade
e autonomia pessoal
ü Corpo
e Movimento
ü Intercomunicação
e Linguagens
ü Conhecimento
do ambiente físico, social e cultural
ü Noções
Lógico matemáticas.
CONTEÚDOS
ü 18/02-
Convivência nos diversos espaços (coletivo e individual)
ü 19/02- –- HORA ATIVIDADE
ü 20/02 –
Organização da ação dramática a partir histórias infantis, brincadeiras;
ü 21/02
– Reprodução do movimento: Estímulos visuais e auditivos;
ü 22/02-–-Gêneros
musicais: músicas infantis;
ü 25/02–
Registro de ideias / significados: Linguagem plástica;
ü 26/02-–- HORA ATIVIDADE
ü
27/02 – Momentos de prática de leitura: Pelo
educador leitor;
ü
28/02 – Registro de ideias / significados na
composição plástica (por meio da exploração ) Bidimencional : desenho, pintura e colagem.
ü
ü
OBJETIVOS
ü
Vivenciar práticas sociais que promovam a construção da autonomia.
ü
Escolher livros para
leitura e apreciação de imagens, sons, texturas e despertar o interesse pela leitura;
ü
Expressar-se verbalmente em
diferente situações de uso da linguagem oral, desenvolvendo os recursos de
forma intencional;
ü
Participar de brincadeiras
musicais;
ü
Utilizar a contagem oral
em brincadeiras ou situações nas quais se reconheça a necessidade;
ü
Aguçar o prazer pela leitura;
ü
Desenvolver a linguagem oral e a
capacidade de ouvir;
ü
Ampliar o conhecimento de mundo,
manipulando diferentes objetos e materiais, explorando as características,
propriedades e possibilidades de manuseio, interagindo com formas diversas de
expressão artística.
ü
METODOLOGIA:
SEGUNDA
FEIRA 18/02
Roda de conversa sobre o tema proposto :levando informações sobre a
relação símbolo e significado (número e quantidade)
·
Passeio pelos arredores do CMEI, para ver onde
encontramos os números em nosso cotidiano ( placa de carro , calendário,
relógio, número de sapato, número da casa, idade de cada um ).
·
·
TERÇA FEIRA 19/02
·
·
HORA
ATIVIDADE
·
QUARTA
FEIRA 20/02
Brincar com o jogo de boliche de números, confeccionados
com garrafas Pet. Brincar de maneira lúdica.
·
Quantidade de alunos na sala: meninos e meninas;
·
Cantar e assistir DVD (galinha pintadinha)
dramatizando músicas com os dedinhos: Mariana conta um, 1, 2, 3 indiozinho, um
elefante incomoda muita gente.
ü
QUINTA-FEIRA
21/02
ü
HORA ATIVIDADE
SEXTA-FEIRA
22/02
A professora irá trazer 5 caixinha de leite
encapadas com papel e colocadas os números de 1 a 5 nas caixas, irá
confeccionar desenhos de picolé ,balas, docinhos com EVA, colados num palito de
churrasco, e ira explicar que cada desenho desses, tem a caixinha que corresponde
o seu número. e ira pedir para as crianças brincar de maneira lúdica e mais
concreta possível.
SEGUNDA-FEIRA
25/02
Cantinho
da Leitura:
·
Disponibilizar diversos livros de contos para este
momento (a atividade deverá ser realizada durante o período do projeto)
·
Em continuidade as histórias infantis contar a
historinha da flor e o sapo na
Janelinha, com material disponibilizado na sala com: a flor e o sapo e o
gafanhoto.
TERÇA-FEIRA26/02
·
Exibição
de histórias infantis:
·
Colocar DVD de fábulas/ histórias infantis: Os três Porquinhos, entre outros;
·
Contar a história dos Três Porquinhos, com o avental confeccionados os personagens de
EVA. brincar na sala com massinha de modelar;
QUARTA-FEIRA
27/02
·
Roda de conversa cantar diversas músicas;
Dramatização da História da Dona Baratinha, o professor pode iniciar solicitando alguns
alunos para dramatizar a história de forma Lúdica e criativa.
QUARTA-FEIRA 28/02
Materiais
Utilizados: DVD, TV, sulfite A4, livros, massa de modelar, fantoches palito de
churrasco, papelão, TNT, EVA, avental, cola, tesoura, velcro entre outros.
Avaliação:
Na
observação dos registros realizados durante os acontecimentos de todas as atividades.
Serão
levados em conta aspectos como envolvimento de cada um nas atividades,
interação com o outro e troca de informações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário