Seguidores

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

PLANEJAMENTO QUINZENAL MATERNAL I DE 16 DE JUNHO A 30 DE JUNHO DE 2018. -TEMA :REFORÇANDO AS FORMAS GEOMÉTRICAS


PLANEJAMENTO QUINZENAL MATERNAL I
DE 16 DE JUNHO A 30 DE JUNHO DE 2018.
-TEMA :REFORÇANDO AS FORMAS GEOMÉTRICAS                                                                                                                                                                                                                            
 Objetivos:
Nomear e distinguir as formas geométricas (quadrado, retângulo, círculo e triangulo).
Estimular a desinibição e o entrosamento entre as crianças.
Desenvolver o raciocínio lógico, a psicomotricidade, a coordenação motora e a criatividade.
Realizar um desenho a partir de elementos dados.
Ampliar e desenvolver as habilidades físicas e motoras.
Desenvolver a oralidade.
Desenvolvimento:
Organizá-los em rodinha e conversar sobre as formas geométricas planas (quadrado, retângulo, círculo e triangulo). Apresentar uma forma de cada vez acompanhando com o dedo o contorno de cada uma. Orientar para que desenhem esse contorno com os dedos no ar. Ex: Este é o contorno de um quadrado, vamos desenhar esse contorno com o dedo no ar?
Colocar algumas formas dentro de um saquinho. A criança deverá retirar uma forma, e tentar adivinhar o nome dessa forma.
Construir juntamente com as crianças um cartaz com os fantoches das formas geométricas. Fixá-lo num local visível e ao alcance de todos para possam explorá-lo, despertando assim, o interesse e a curiosidade pelas formas.                    
Contar história relacionadas com formas geométricas.
Sugestões:
- “O País Quadrado”
- “Brincadeiras de triângulos"
- "Um redondo pode ser quadrado? 
Desenhar no chão as figuras geométricas (quadrado, triângulo, círculo e retângulo). Organizar as crianças ao redor dessas figuras. Em seguida, distribuir aos alunos recortes de imagens que se assemelhem a essas figuras geométricas, por exemplo: figura de relógio, janela, chapéu de bruxa, quadro negro, etc., ou objetos concretos como: cadernos, porta-retratos, dados, chapéu de palhaço, roda de carrinhos, borracha, etc. Os alunos deverão identificar a figura geométrica que pode ser associada à imagem recebida e colocar no meio das devidas formas desenhadas no chão

Dado das formas: Preparar várias gravuras ou objetos de acordo com as formas geométricas expostas nas faces do dado. Cada criança joga o dado de formas. Então tenta dizer o nome da forma e mostra uma figura ou objeto que contenha essa forma.      (molde do dado)
Apresentar vídeos de uma canção que fala sobre as formas geométricas.  Deixar que as crianças apreciem, escutem e aprendam a canção.
Entregar a cada criança um quadrado e solicitar que tentem identificar a forma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Libya's Forbidden Deserts | Full Documentary | TRACKS

O vasto país desértico velado do Oriente pelo medo, preconceito e incompreensão. Adams segue as trilhas das 'carruagens de fogo' da ...