É confiante nas tarefas que realiza,
comporta-se bem nas atividades desenvolvidas.Linguagem:Entende bem o que lhe é
falado, expressa-se com clareza e articula bem as palavras. É desinibido e
gosta de participar das atividades musicais e jogos coletivos.
Dialoga sobre suas vivências espontaneamente,
compartilha, reparte experiências. Na hora da história, está sempre disposto a
ouvir e participar.
Desenvolvimento Cognitivo:
Apresenta bom raciocínio matemático, tem
facilidade em compreender problemas e pensar soluções. Compõe quebra-cabeça e
consegue concentrar-se na realização das atividades. Demonstra interesse e
criatividade na execução dos trabalhos, é responsável e persistente.
Desenvolvimento Psicomotor:
Consegue movimentar-se bem (pular, correr,
saltar, arrastar), controla tranquilamente seus movimentos, tem consciência do
seu corpo e consegue expressar-se graficamente.Quando modela cria formas
diferentes, tem bom domínio motor. Apresenta boa motricidade fina (pintar,
colar, amassar). Orienta-se bem no espaço e tempo.
Parabéns NOME!!
Estou muito feliz por estarmos crescendo
juntos e você tem sido um aluno nota 10!!
Nome nome nome…
Você é um menino incrível! Aprendeu mais
novidades este bimestre, como os nomes das cores e formas geométricas, está de
parabéns! É capaz de montar quebra-cabeças, gosta de ouvir histórias e
recontá-las do seu jeitinho tão fofo! Sua capacidade de concentração
desenvolveu-se, é capaz de iniciar e terminar uma tarefa proposta.
Sua coordenação motora está cada dia melhor!
Você faz com massinha, cobras compridas, movimentos longos e curtos, circulares
e retas. Sua criatividade é impressionante! Você gosta de montar com Lego,
casas, carros e coloca dentro deles, animais e pessoas, inventando histórias só
suas.
Você também já sabe contar até 10 e formar
conjuntos de quantidades. Aos poucos, você está entendendo que seu nome lindo é
formado por letras unidas e que são diferentes dos nomes de seus amigos.
O cuidado e carinho pela natureza, você tem
demonstrado a cada conhecimento que adquire sobre os seres vivos e as diversas
formas de vida que Deus nos deu de presente. Você é atencioso ao caminhar pelos
nossos jardins, evitando pisar na plantas e bichinhos que percebe pelo caminho,
preservando o meio ambiente.
Nome nome nome, é por isso e tudo o mais que
eu amo você e estou super orgulhosa de ser sua prô!
Muitos beijos, boas férias e… estou esperando
sua volta em Agosto, com mais novidades!
Veja também: Modelo de relatório final da
turma
Modelo de Relatório para Educação Infantil –
Final da turma.
Escola:
Professora:
Aluno(a):
Turma:
Durante esse ano procuramos a melhor forma de
elaborar, propor e realizar diversas atividades que pudessem atrair a concentração
das crianças, para que elas fossem capazes de aprender e desenvolver-se de
acordo com seu ritmo, todas as formas de linguagem corporal, oral e visual. O
desenvolvimento da escrita e da leitura foi acontecendo respeitando o tempo de
cada um. Ao final do ano a maioria das crianças está no nível de escrita
alfabética, alguns ainda apresentam dificuldade na produção individual de
escrita porque têm seus ritmos próprios, suas dificuldades específicas e também
histórias de vida que interferem no andamento de sua rotina escolar e contato
com o mundo letrado diferente, o que é normal visto que somos seres únicos e
devemos valorizar e respeitar essas especificidades.
Em toda atividade de leitura e escrita
proposta, procuramos respeitar a função social dessas práticas. Dessa forma as
crianças puderam perceber que tudo que escrevemos será lido por alguém e que,
dessa forma, é fundamental que usemos linguagem própria para a escrita, que
prestemos atenção à pontuação e a ortografia correta das palavras. Mas, vale ressaltar,
que o nível da turma no início do ano letivo/2015, apresentava uma grande
dificuldade, reduzindo em 50% as chances de um aprendizado completo e com todas
as habilidades específicas que requer o 2º ano, já que para a maioria o
processo teria que ser iniciado da etapa mais simples.
A leitura diária feita pelo professor e a
leitura compartilhada (feita de duas a três vezes durante a semana) de textos
de diferentes gêneros e seus diferentes portadores foi fundamental para o
enriquecimento do vocabulário dos alunos, para que tivessem a oportunidade de
contato com textos bem escritos, para que pudessem perceber as diferentes
formatações e elementos estruturais, além é claro, de fornecer elementos para
que pudessem elaborar seus próprios textos de forma clara, coesa, respeitando a
ordem cronológica dos fatos, fornecendo detalhes sobre cenários, personagens e
acontecimentos usando criatividade.
Tivemos uma atenção especial para a leitura
fluente e produção textual, procurando orientá-los na escrita de diferentes
gêneros textuais sempre motivando os mesmos para romperem com as dificuldades
que se iam apresentando. A troca de experiência ocorreu durante o
desenvolvimento de todas as atividades. A socialização do conhecimento sempre
foi muito incentivada e tornou-se uma prática constante e natural. Os alunos
puderam comparar à escrita e a leitura com as dos amigos e isso gerou muitos
avanços.
A amizade, o companheirismo, a solidariedade e
o carinho foram pontos positivos importantes para o crescimento pessoal e
cognitivo. Quando um aluno notava que o outro estava com dificuldade sempre se
oferecia para auxiliá-lo.
Os trabalhos em duplas e grupos sempre
ocorreram de forma harmoniosa e sempre foram ferramentas importantes para a
superação dos obstáculos.
No 4ª bimestre ocorreu o fechamento de alguns
projetos: BOLSA DA LEITURA, MARATONA DA LEITURA E FERINHAS DO SABER com
apresentações, contações de histórias e varais de leitura. Acreditamos que a
permanência constante de projetos, facilitou muito a construção da leitura
fluente, do entendimento do que se ler e de produções textuais mais coerentes.
O trabalho em matemática sempre foi mais fácil
para os alunos, pois sua visão de mundo na matemática é mais popular, os
assuntos abordados foram os exigidos nos planejamentos mensais, com uma
proporção de grande relevância para a vida da criança, acreditamos que muito
desses assuntos poderão ser consolidados na etapa seguinte, que fecha o ciclo
de alfabetização do aluno. Com atividades lúdicas, produtivas e desafiadoras e
o auxilio individual do professor os alunos conseguiram progredir no nível de
entendimento. Cada criança teve oportunidade de usar o que já sabiam para
aprender o que ainda precisavam e iam vencendo, pouco a pouco, seus temores,
suas inseguranças e se lançavam ao novo com vontade e confiança.
Modelo de Relatório para Educação Infantil –
Individual do aluno.
Modelo de Relatório – Individual do aluno 1:
(NOME DA CRIANÇA) teve um excelente
desenvolvimento no decorrer deste ano. Além de escrever o próprio nome,
consegue escrever o nome de todos os colegas da turma, copiando-os do cartaz
que está afixado na parede da sala, realizando esta atividade espontaneamente e
com alegria. Tem grande interesse pela escrita de palavras e números, por ouvir
histórias e manusear livros, o que certamente será um facilitador em seu
processo de alfabetização nas próximas etapas da escolaridade. Está sempre
pronta a ajudar as professoras, demonstrando interesse por tudo o que fazem e
falam, pois é muito observadora e está atenta aos mínimos detalhes acerca de
tudo o que acontece em sala. Se expressa bem e tem boa comunicação, inclusive
consegue transmitir recados das professoras para outros adultos do CEI e
vice-versa. Escrever, desenhar, pintar e manusear livros estão dentre suas
atividades favoritas. Gosta tanto de realizar as mesmas que às vezes até se
oferece para pintar ou desenhar para os amigos. Participa de todas as
atividades propostas, com grande interesse e capricho. Em relação ao cuidar de
si, tem construído progressiva autonomia em relação ao uso do banheiro,
conseguindo higienizar-se sozinha, com supervisão da professora ou outro
adulto. Brincar no cantinho da beleza também lhe agrada muito, adora passar
maquiagem (que muitas vezes traz de casa) e maquiar as amigas, porém gosta de
escolher as meninas que irá maquiar, deixando algumas de lado, às vezes; nesse
momento é preciso intervenção da professora para que maquie todas igualmente.
Dançar é outra atividade que realiza com muita desenvoltura, por exemplo, sabe
todas as coreografias e letras das músicas infantis da cantora Aline Barros.
Nas rodas de contagem, já recita a sequência numérica até 10 ou mais (com
ajuda) e consegue contar sozinha a quantidade de colegas presentes no dia.
Quando a professora faz o registro da quantidade de crianças na lousa, fica
muito atenta e já reconhece a escrita de alguns números. Na hora do descanso,
demora muito a adormecer e às vezes nem dorme. (NOME DA CRIANÇA) tem total
autonomia na hora de se vestir e gosta de escolher sozinha as roupas e calçados
que irá usar. Estes três anos que (NOME DA CRIANÇA) passou no CEI foram muito
importantes para seu desenvolvimento e aqui ela vivenciou inúmeras experiências
e aprendizados que com certeza levará para a vida toda, tais como: aprender a
dividir, a ouvir o outro, a aguardar sua vez para falar, a conviver com outras
crianças e suas diferenças, a desenvolver o gosto pela leitura, a respeitar
regras e rotina, desenvolver noções de cuidados em relação ao cuidar de si, do
outro e do ambiente, dentre muitos outros. Ela está se desenvolvendo mais a
cada dia e crescendo muito rápido, portanto família não deixe de aproveitar
cada minuto com sua filha: brinque, cante, leia histórias, leve ao cinema,
parque, praças, museus, enfim, viva intensamente esse momento único que é a
infância!
Modelo de Relatório – Individual do aluno 2:
(NOME DA CRIANÇA) ao acordar toma o leite, vai
ao banheiro, lava as mãos, volta para a sala e ajuda na organização da mesma
após o sono: tira o lençol do colchão, dobra o edredom e entrega o colchão em
que dormiu para que a professora guarde. Na roda de conversa sabe ouvir os
amigos e espera com paciência sua vez de falar. Gosta de contar assuntos do
cotidiano familiar, onde comenta sobre o avô, avó, pai, irmão e também sobre
suas personagens favoritas, que são as “Princesas”, da Disney. Sabe nomeá-las e
sempre diz que um dia irá “virar” uma princesa; sua favorita é a Branca de
Neve. Às vezes comenta sobre algumas características das personagens e até
mesmo conta alguns trechos de suas histórias. Diz frequentemente que sua mãe
irá à feira comprar um DVD de determinada princesa. Outro dia contou para as
professoras que sua mãe irá comprar “asas” e uma “varinha mágica” para ela
“virar” uma fada e assim transformar as meninas em princesas e os meninos em
príncipes. Certa vez mostrou um chaveiro de fada para as professoras e disse
que a mesma não tinha mãos nem pés. Ao ser questionada sobre como a fada iria
fazer para andar, respondeu que ela não precisava de pés, pois tinha asas e
iria voar. (NOME DA CRIANÇA) é uma menina muito carinhosa, sensível, criativa e
apegada à família; um dia seus olhos encheram de lágrimas ao falar sobre o
irmão e frequentemente diz que gostaria de estar em casa com o pai. Na roda de
música quando lhe é solicitado que escolha uma canção, na maioria das vezes
escolhe “Atirei o pau no gato”, demonstrando ser essa a sua preferida, embora
tenha um repertório musical bastante amplo. Em brincadeiras com brinquedos de
montar, costuma representar escadas, torres, montanhas, coroas, provavelmente
remetendo-se ás histórias de contos de fadas que tanto aprecia. Os momentos de
leitura à encantam, sendo que presta bastante atenção em cada detalhe da
história e até consegue recontar alguns trechos da mesma depois. Ao manusear
livros ou gibis, o faz cuidadosamente, virando delicadamente cada página e
observando atentamente os detalhes, contando a história para os amigos ou mesmo
“lendo” individualmente. No solário explora cada canto e brinquedo, tais como:
casinha, escorregador, cavalinhos, mas seu predileto é o velotrol. No parque
igualmente explora todos os espaços, mas gosta mesmo é de brincar com
panelinhas e areia, fazendo “comidinha” na sua “casa”. Não tem dificuldade em
emprestar brinquedos, bicicleta ou velotrol, caso esteja andando. Também cede
sua vez na balança para um colega sem problemas. Dentre todas as crianças da
classe, demonstra maior afinidade e admiração pela Melissa. Procura estar ao
lado da amiga o tempo todo e tudo o que esta faz, (NOME DA CRIANÇA) tenta fazer
também: ficar com os cabelos soltos como os da Melissa, colocar vestido, enfim,
tenta sempre estar parecida. No refeitório guarda lugar para ela e também para
a Beatriz. Faz questão de sempre sentarem juntas. Algumas vezes fala para as
outras crianças “Você não é minha (eu) amiga (o). Minha amiga é só a Melissa (e
a Beatriz).” Nestes momentos é preciso intervir, dizendo que todos da classe
são amigos e devem brincar juntos, sentarem perto um do outro, dividirem os
brinquedos. Na hora da refeição, (NOME DA CRIANÇA) se serve sozinha sem
derrubar comida na mesa. Geralmente come tudo o que coloca no prato e, das
sobremesas servidas, gelatina é sua favorita. Na hora da troca, sabe escolher a
roupa que irá vestir, sendo que gosta muito de calça legging com blusinha ou
vestido, e se troca sozinha. A cada dia que passa (NOME DA CRIANÇA) tem
desenvolvido mais suas diversas habilidades, crescendo de maneira saudável e
feliz.
Modelo de Relatório para Educação Infantil –
2º Semestre
Modelo de Relatório para Educação Infantil =
RELATÓRIO 2º SEMESTRE
(NOME ALUNO(A)
_____________________________________________________________
É uma criança muito alegre, comunicativa e
disposta a participar de tudo o que é proposto.
Brinca com todas as amigas tendo uma forte característica
de liderança.
Ainda, é necessário lembrar-lhe algumas
regras, como: deixar as amigas iniciarem um jogo, esperar a vez, etc.
Precisa ser lembrada constantemente quanto à
organização dos materiais utilizados e da arrumação de sua gaveta.
Sempre toma a iniciativa nas atividades
desenvolvidas em grupo e gosta de ajudar as amigas que apresentam alguma
dificuldade.
Em suas produções individuais demonstra muito
capricho, autonomia e criatividade.
Participa das rodas de conversa e projetos com
muita atenção e sempre contribuindo com vivências pertinentes ao tema tratado.
No parque prefere brincar na casinha e no
tanque de areia.
Neste 2º semestre foi possível observar muitos
avanços em relação ao seu aprendizado.
Vem manifestando constantemente desejo pela
descoberta de palavras, tanto na leitura quanto na escrita das mesmas.
Reconhece todas as letras do alfabeto e as
escreve sem utilizar apoio.
Está na fase silábica com valor sonoro, isto
é, escreve uma letra para cada sílaba utilizando letras que correspondem ao som
da sílaba, às vezes usa somente vogal em outras vogais e consoantes. Muitas
vezes, consegue perceber que para cada letra é necessário à companhia de uma
vogal.
Em matemática já consegue recitar a série
numérica até o número 100, não necessitando de ajuda nas trocas das dezenas.
Reconhece a escrita dos números até 50, porém
ainda vem se confundindo na hora de grafá-los, ex: 13 pelo 31 e, em alguns
números, costuma espelhar como, o número 7, 5, porém quando chamada a sua
atenção pela forma que os grafou corrige imediatamente.
Participa ativamente de jogos que envolvem
raciocínio lógico, faz cálculos mentais, compara e ordena quantidades e quando
necessário registra os resultados utilizando a escrita convencional.
Os seus desenhos apresentam muitos detalhes,
como pessoas, flores, sol, nuvens, corações e os faz utilizando cores variadas
e alegres.
Desenha a figura humana representando os pés,
mãos, pescoço, dedos, roupas e acessórios.
Modelo de Relatório para Educação Infantil –
RELATÓRIO 2º SEMESTRE
É uma criança alegre, tranquila e persistente.
Mantém um bom relacionamento com as amigas e
brinca com todas.
Em alguns momentos, na disputa de um objeto ou
quando alguém faz algo que não gostou reage se isolando e não querendo falar.
Passado algum tempo, às vezes, vem contar o que ocorreu e juntas tentamos
encontrar uma solução.
Necessita ser lembrada, constantemente, para
que guarde os materiais e brinquedos utilizados, organize sua gaveta e guarde
seus pertences na mochila.
Participa de tudo o que é oferecido com
entusiasmo e no trabalho diversificado seu cantinho preferido é o das artes,
onde além de fazer desenhos, escreve o alfabeto e procura escrever novas
palavras, perguntando sempre:
– O que escrevi?
Participou com interesse nas rodas de conversa
e de projetos trazendo fatos pertinentes aos assuntos trabalhados.
Tem avançado em seus conhecimentos
compartilhando com as amigas suas descobertas.
Recita o alfabeto de forma convencional e
reconhece todas as letras.
Está na fase silábica com valor sonoro, isto
é, escreve uma letra para cada sílaba, utilizando letras que correspondem ao
som da sílaba.
Na hora de grafar letras e palavras gosta de
fazer tudo da maneira correta e fica chateada quando lhe peço que faça do seu
jeitinho para que depois eu faça as interferências necessárias.
Recita a série numérica até o número 50,
necessitando de ajuda nas trocas das dezenas.
Algumas vezes, ao grafar os números 1, 2, 5 e
7 os faz de forma espelhada, mas quando chamada a sua atenção para o fato os
corrige imediatamente.
Neste semestre, teve maior interesse em
desenhar e em colorir com maior capricho as atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário