Seguidores

terça-feira, 15 de novembro de 2011

SISTEMAS DO CORPO HUMANO



FACULDADE UNIÃO DAS AMÉRICAS - UNIAMÉRICA

CURSO DE PEDAGOGIA






SISTEMAS DO CORPO HUMANO



LUCIANE BENEDITA DA SILVA










FOZ DO IGUAÇU - PR
JUNHO, 2011






1- Sistema Digestório: Identificar estruturas numeradas e definir função de cada uma no processo de digestão.
1- Boca-É uma cavidade natural, que atua como porta de entrada dos alimentos no tubo digestivo. É onde ocorrem as Primeiras transformações nos alimentos São mecânicas e químicas, necessárias a digestão, a primeira, pela ação dos dentes e da língua, durante a mastigação.
2- faringe: É um tubo oco que liga a boca ao esôfago e também as fossas nasais á laringe. Durante a deglutição o palato é mole é retraído para cima e a língua empurra o alimento para trás, jogando-o dentro da faringe, que se contrai voluntariamente e projeta o bolo alimentar para o esôfago, nesse momento, a epiglote fecha o orifício de comunicação com a laringe, impedindo a penetração do alimento nas vias respiratórias.
3-esôfago: É um tubo membranoso formado por músculos lisos e involuntários, que empurram delicadamente o bolo para o estômago por meio de contrações e relaxamentos.
 4-estomago: É a parte mais dilatada do sistema digestivo. Sua função é provocar reações químicas nos alimentos e transformá-los em pequenas partículas que irão facilitar a digestão.
5-intestino delgado: No intestino delgado a quebra das moléculas alimentares, iniciada na boca e continuada no estômago, é completada, as moléculas alimentares são então absorvidas no sistema digestivo para o sistema circulatório, pelo qual são enviadas ás células, nesse órgão, atuam Na digestão dos alimentos, o suco gástrico, suco pancreático e o bile.
6-intestino grosso: A principal função do intestino grosso é reabsorver água. Suas células epiteliais secretam muco, que lubrifica a massa de resíduo alimentar a Qual vai perdendo água, resta ainda no interior do intestino grosso um material não digestivo. formam-se então as fezes , que devem ser eliminadas do organismo.
8-pâncreas: O pâncreas produz o suco pancreático que entra no duodeno através dos ductos pancreáticos, O pâncreas tem as seguintes funções: Dissolver carboidrato, Dissolver proteínas, Dissolver triglicerídios nos adultos, Dissolver ácido nucléicos
9-língua: Ela participa da mastigação, mantendo o alimento na linha de ação dos dentes, atua na deglutição (ato de engolir), é fundamental para a articulação das palavras e o órgão responsável pela percepção do paladar.
2) Indique o nome das estruturas do sistema respiratório e suas funções na respiração
   1-fosssas nasais: são duas cavidades paralelas que começam nas narinas e terminam na faringe. Elas são separadas uma da outra por uma parede cartilaginosa denominada septo nasal. Em seu interior há dobras chamadas cornetos nasais, que forçam o ar a turbilhonar. Possuem um revestimento dotado de células produtoras de muco e células ciliadas, também presentes nas porções inferiores das vias aéreas, como traquéia, brônquios e porção inicial dos bronquíolos. No teto das fossas nasais existem células sensoriais, responsáveis pelo sentido do olfato. Têm as funções de filtrar, umedecer e aquecer o ar.
2-boca: tem a funçaõ de auxiliar a entrada de ar para para os pulmoes.
3-faringe: é um canal comum aos sistemas digestório e respiratório e comunica-se com a boca e com as fossas nasais. O ar inspirado pelas narinas ou pela boca passa necessariamente pela faringe, antes de atingir a laringe.
4-laringe: é um tubo sustentado por peças de cartilagem articuladas, situado na parte superior do pescoço, em continuação à faringe. O pomo-de-adão, saliência que aparece no pescoço, faz parte de uma das peças cartilaginosas da laringe.
A entrada da laringe chama-se glote. Acima dela existe uma espécie de “lingüeta” de cartilagem denominada epiglote, que funciona como válvula. Quando nos alimentamos, a laringe sobe e sua entrada é fechada pela epiglote. Isso impede que o alimento ingerido penetre nas vias respiratórias.
O epitélio que reveste a laringe apresenta pregas, as cordas vocais, capazes de produzir sons durante a passagem de ar.
5-traqueia: é um tubo de aproximadamente 1,5 cm de diâmetro por 10-12 centímetros de comprimento, cujas paredes são reforçadas por anéis cartilaginosos. Bifurca-se na sua região inferior, originando os brônquios, que penetram nos pulmões. Seu epitélio de revestimento muco-ciliar adere partículas de poeira e bactérias presentes em suspensão no ar inalado, que são posteriormente varridas para fora (graças ao movimento dos cílios) e engolidas ou expelidas. 
6-bronquios: são os tubos que levam o ar aos pulmões. A traquéia divide-se em dois brônquios (direito e esquerdo). Estes apresentam estrutura muito semelhante à da traquéia
7-pulmoes: A principal finalidade dos pulmões é abastecer o nosso sangue de oxigênio, que é levado para as células do corpo. Além disso, os pulmões também executam a função de tirar do sangue o dióxido de carbono (gás carbônico) e vapor de água, eliminando-os do corpo através do processo de expiração.
8-musculo diafragma: A base de cada pulmão apóia-se no diafragma, órgão músculo-membranoso que separa o tórax do abdômen, presente apenas em mamíferos, promovendo, juntamente com os músculos intercostais, os movimentos respiratórios.

3) Definir a importância do sistema linfático para o organismo.

O sistema linfático possui a função de drenar o excesso de líquido intersticial (líquido onde as células ficam mergulhadas e de onde elas retiram seus nutrientes e eliminam substâncias residuais de seu metabolismo) a fim de devolvê-lo ao sangue e assim manter o equilíbrio dos fluidos no corpo.
Ele também transporta as vitaminas e os lipídeos, absorvidos durante o processo de digestão, até o sangue, para que este, leve os nutrientes para todo o corpo. Outra função do tecido linfático é a realização de respostas imunes, ele impede que a linfa lance microorganismos na corrente sanguínea através da retenção e destruição destes dentro de seus linfonodos.

4) Na primeira figura definir as funções de cada estrutura da circulação.  Colorir a imagem 2, indicando em vermelho o caminho do sangue arterial e em azul do sangue venoso.
                                        
Artérias carótidas: são responsáveis por fornecer o sangue a toda à região da cabeça.
Veia cava superior: é uma das duas principais veias sistêmicas, ou seja, que vêm do organismo e deságuam no átrio direito do coração. Ela drena o sangue que vem da cabeça e dos membros superiores. Por ela circula sangue venoso, pobre em oxigênio e rico em gás carbônico.
Artérias pulmonares: levam sangue do coração para os pulmões.
Pulmões: são os principais órgãos do sistema respiratório, responsáveis pelas trocas gasosas entre o ambiente e o sangue.
Veias pulmonares: são veias que carregam sangue rico em oxigênio (sangue arterial) dos pulmões para o átrio esquerdo do coração.
Coração: é um órgão muscular oco que bombeia o sangue de forma que circule no corpo.
Fígado: Secretar a bile, Remover moléculas de glicose no sangue, Armazenar ferro e certas vitaminas em suas células; Metabolizar lipídeos; Sintetizar diversas proteínas presentes no sangue, Degradar álcool e outras substâncias tóxicas. Destruir hemácias (glóbulos vermelhos) velhas ou anormais.
Artéria aorta: leva sangue oxigenado para todas as partes do corpo através da circulação sistêmica.
Intestino: é o local de absorção de água pelo organismo.
Veia cava inferior: é a principal veia que transporta o sangue venoso do abdômen e dos membros inferiores para o coração.
Rins: filtram dejetos do sangue, e os excretam, com água, na urina.
5) Indique o hormônio produzido em cada uma das glândulas do sistema endócrino e aponte suas funções no organismo.

O hormônio secretado pelas glândulas paratireóides é o hormônio da paratireóide, ele atua aumentando a concentração de cálcio no sangue.
A hipófise é uma glândula que produz numerosos e importantes hormônios. A hipófise, através de seus hormônios é responsável pela regulação da atividade de outras glândulas e de várias funções do organismo como o crescimento e secreção do leite através das mamas.
A tireóide produz os hormônios tiroxina e triiodotironina, que regulam a taxa do metabolismo e afetam o aumento e a taxa funcional de muitos outros sistemas do corpo. A tireóide também produz o hormônio calcitonina, que possui um papel muito importante na homeostase do cálcio.
A glândula supra-renal ou adrenal faz a produção de hormonios corticosteróides e de catecolaminas, como o cortisol e a adrenalina. A sua principal função é estimular a conversão de proteínas e de gorduras em glicose, ao mesmo tempo em que diminuem a captação de glicose pelas células, aumentando, assim, a utilização de gorduras
O pâncreas secreta os dois hormônios: insulina e glucagon, que atuam no metabolismo da glicose.
Os testículos produzem os androgênios, hormônios sexuais masculinos, substâncias que induzem e mantêm as características sexuais secundárias nos homens. Os principais androgênios são a testosterona e a androsterona.
Nos ovários são sintetizados um grupo de hormônios esteróides chamados de estrogênio, envolvidos no desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários da mulher, na regulação do ciclo menstrual e da ovulação e na gravidez.
6) Sistema Excretor: Identificar as estruturas numeradas apontado suas respectivas funções
 
1 – Rins: Os rins estão localizados no abdômen, especificamente em sua parte traseira. São dois órgãos que têm a função de expelir do corpo substancias tóxicas existentes no sangue. Os rins eliminam do organismo substancias de medicações, produz a urina, hormônios e glóbulos vermelhos, reduz o excesso de água no organismo, regula a pressão sanguínea. 
2 – Ureter: é um tubo que liga cada um dos rins à bexiga. A sua função é levar a urina do rim até a bexiga.
3 – bexiga: é o órgão humano no qual é armazenada a urina, que é produzida pelos rins.
4 – uretra: é o canal condutor da urina, que parte da bexiga e termina na superfície exterior do corpo, no penis ou vulva.

8) Defina os processos indicados na figura cima: Ovulação, fecundação, implantação (nidação), indicando os locais onde ocorrem.

A Ovulação é o processo em que o Ovócito secundário segue do Ovário para a Trompa de Falópio
Fecundação: o processo em que um espermatozóide penetra, no ovócito secundário. Esse processo ocorre nas trompas de Falópio.
Implantação é o processo no qual o ovulo fecundado se fixa no revestimento interno do útero.

9) Sistema Reprodutor Masculino: Com base nas figuras abaixo:
   a) descrever como ocorre o processo de ereção do pênis.
A - Uma ereção do pênis acontece quando as duas estruturas tubulares que correm o comprimento do pênis, os corpos cavernosos, se tornam cheios de sangue. fazendo com que o pênis fique ereto.
   b) Qual a composição do sêmen?
 b - É composto por uma mistura de esperma, plasma seminal que contém aminoácidos, citrato, enzimas, flavonas, frutose, fosfatase ácida, ácido cítrico, fibrinolisina, antígeno específico da próstata, enzimas proteolíticas, zinco e proteínas.
   c) Qual o caminho dos espermatozóides até a ejaculação?
c - os dois canais conhecidos como ductos deferentes são contraídos para impulsionar os espermatozóides dos epidídimos, onde foram armazenados, até a âmbula mais acima no final ducto deferente. Os espermatozóides, em seguida, passam pelo ducto ejaculatório e são reunidos com fluidos das vesículas seminais, da próstata, e da glândula bulbouretral para formar o sêmen. Durante a ejaculação propriamente dita, o sêmen é impulsionado através da uretra por contrações rítmicas. [

10) Sistema Nervoso: Analise a fura abaixo e descreva de forma objetiva o funcionamento geral do sistema
O sistema nervoso autônomo é dividido em Sistema Nervoso Simpático e Sistema Nervoso Parassimpático, nervos que conferem controle aos mecanismos involuntários e vitais, como a contração da musculatura lisa das vísceras, a secreção glandular, o ritmo cardíaco e respiratório. Sistema Nervoso Simpático e Sistema Nervoso Parassimpático são dois conjuntos distintos de nervos que controlam, em geral, os mesmos órgãos de forma antagônica. Os nervos simpáticos têm ação excitatória sobre tais órgãos. Os nervos parassimpáticos atuam inibindo a atividade destes órgãos.

12) Como são classificados os músculos e quais suas funções?
São classificados em:
Músculo liso: Suas células são fusiformes, pequenas; sem estriações e com núcleo único e central. Encontrados nas paredes das vísceras ocas e dos vasos sangüíneos; na íris e no corpo ciliar do bulbo do olho e nos folículos pilosos. Sua contração é fraca, lenta e involuntária
Músculo cardíaco: Células com ramificações, confluências e estrias transversais, unidas nos extremos por junções complexas e com núcleo único e central. Constitui o miocárdio. Sua contração é rítmica, forte, contínua e rápida; atua bombeando o sangue do coração; também é involuntária
Músculo esquelético: Suas células são cilíndricas, grandes, longas, sem ramificações e com estrias trans-versais e núcleos múltiplos. Formam os músculos fixados ao esqueleto, às fáscias dos membros, da parede do tronco, da cabeça e do pescoço. Sua contração é forte, rápida, intermitente; atua primaria-mente para produzir movimentos ou para resistir à gravidade.
cd

Nenhum comentário:

Postar um comentário

(EI01EO01) OBJETIVO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

  Planejamento TURMA: INFANTIL SABERES E CONHECIMENTOS: Comunicação oral e corporal com o outro. OBJETIVO DE APRENDIZAGEM E DESENVOL...