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terça-feira, 15 de novembro de 2011

PLANO DE AULA Multiplicação e divisão



FACULDADE UNIÃO DAS AMÉRICAS - UNIAMÉRICA

CURSO DE PEDAGOGIA






PLANO DE AULA






LUCIANE BENEDITA DA SILVA










FOZ DO IGUAÇU - PR
JUNHO, 2011
1 – Dados de Identificação:
Escola: Municipal Caminho Feliz.
Série: 4ª Série/5º Ano.
Data: 02/06/2011.
Duração: 1 aula de 2 horas
2 – Tema Central:
Multiplicação e divisão com alunos em dificuldades.
3 – Objetivos:
Recordar e fixar os fatos básicos da multiplicação e da divisão.
Apresentar a divisão como partilha e como agrupamento.
Interpretar as situações problemas de multiplicação e divisão.
Memorizar a tabuada.
Desenvolver habilidades do cálculo mental com situações – problemas.
4 – Conteúdo:
Multiplicação e divisão de números naturais.
Cálculo Mental de números naturais.
Resolução de situações – problemas.
5 – Metodologia:
Dar início fazendo uma abordagem da operação de multiplicação e da divisão. Expondo o conteúdo, dando uma breve introdução, expondo na sala como se resolve a multiplicação e a divisão . Dividindo em 4 momentos a aula.
1º Momento:
Falar sobre a divisão como partilha. Na qual uma quantidade é partilhada igualmente num dado número de grupos e quer saber quantos ficam em cada grupo.A professora dará o seguinte exemplo e após ira explicá-lo.
Exemplo: Se quisermos dividir igualmente 20 balas por 4 crianças, com quantas balas ficam cada um?
Você pega as 20 balas e vai distribuindo uma para cada criança;
Depois de dar a bala para a ultima criança se sobrou ,voltar até a primeira e continuar distribuindo;
Quando terminarem as balas é só contar quantas balas uma das crianças ganhou pra achar a resposta.
Depois a professora explicará a divisão por agrupamento. Que corresponde a uma situação na qual se quer dividir uma quantidade em grupos com um dado número de elementos e quer-se saber quantos grupos se podem fazer.
Por exemplo: Se eu tenho 20 balas e quero dar 4 balas para cada criança, quantas crianças ganharão ?
Você pega as vinte balas e vai distribuindo quatro para cada criança;
Quando terminarem as balas é só contar quantas crianças ganharam balas pra achar a resposta.
Após explicar a divisão por partilha e a divisão por agrupamentos a professora dará para os alunos alguns exercícios de divisão para que sejam resolvidos usando-se esses dois processos de cálculo.
O modelo de divisão por partilha e por agrupamento está nos anexos e também esta representado com um cartaz.
2º Momento: A professora irá passar no quadro situações problemas para que o aluno possa resolver no seu caderno. A professora deixará que os alunos tentem resolver as questões, enquanto isso, ela andará pela sala observando como os alunos resolvem os problemas, para poder observar o nível de dificuldade que eles possuem. E irá corrigir os exercícios após os alunos terem resolvido.
A seguir a professora dará uma atividade xerografada, para que os alunos multipliquem, recortem e monte a tabuada do 3.
Para resolver essa atividade primeiro o aluno irá resolver a tabuada, após resolvê-la irá recortar e colocar no número indicado abaixo da folha formando então a figura do desenho. Esta atividade está nos anexos.
3° Momento: Colocar a turma em círculo. Utilizando uma música, passar uma caixinha de mão em mão, nesta caixinha há várias tiras de papel com as situações-problemas para serem resolvidas. Quando parar a música a criança que estiver com a caixa, retira uma tira de papel de dentro da caixa, lê o problema em voz alta, em seguida faz o cálculo mental e responde oralmente.
4º Momento: Finalizando a aula, brincar com as crianças através de um jogo de dados. Explicar o jogo usando um cartaz.
Como jogar: Dividir a turma em grupos de cinco alunos. Cada aluno na sua vez, lança os cinco dados e tem direito a mais dois lances, podendo trocar até três dados a cada vez e lançá-los novamente. Os pontos obtidos nos dados após o 3º lance são contados da seguinte maneira:
Obtendo dois dados com a mesma quantidade de pontos, adicionam-se os pontos de cinco dados e multiplica-se a soma por 10.
Obtendo três dados com a mesma quantidade de pontos, adicionam-se os pontos dos cinco dados, e multiplica-se essa som por 100.
Obtendo quatro dados com a mesma quantidade de pontos, adicionam-se os pontos dos cinco dados e multiplica essa som por 1000.
Não obtendo nenhum dado com a mesma quantidade de pontos, adicionam-se simplesmente os pontos.
Quando todos os participantes tiverem jogado cinco vezes, adicionam-se os pontos de cada jogada, o vencedor será aquele que obtiver a maior soma.
6 – Recursos:
Papel sulfite,cartolina, cola, tesoura, EVA, canetinha, caixinha de madeira, papel cartão, CD, aparelho de som, cinco dados, lápis.
7 – Avaliação;
Será avaliada a participação dos alunos em sala de aula no decorrer da exposição bem como o envolvimento na participação das tarefas propostas.












Anexos:
Atividade do 1º momento:
Resolva as seguintes contas usando a divisão por partilha e a divisão por agrupamentos:
a) 25÷5=
b)10÷5=
c)18÷6=
d)16÷4=
(e)28÷7=

Atividade do 2º momento:
Resolva os seguintes problemas:
1) Se temos 48 bombons para serem distribuídos em caixas com 12 bombons cada, de quantas caixas precisamos?

2) No Clube das Laranjeiras há 5 quadras . No sábado passado, houve um campeonato de queimada em cada quadra,jogaram 4 equipes de queimada com 10jogadores cada.Quantos jogadores estavam nas quadras nesse dia?

3) No final da festa do seu aniversário, Jane distribuiu 5 balas de coco para cada convidado que se despedia. Se foram distribuídas 65 balas, quantos convidados haviam na festa de Jane?










8 – Referências Bibliográficas:

Atividades de Reforço Escolar. Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu. Fevereiro - 2011

Projeto Pitanguá: matemática / organizadora Editora Moderna; 1. ed.-São Paulo: Moderna,2005.

SANCHEZ, Lucilia Bechara. Fazendo e compreendendo matemática, 4ª Série/ Lucilia Bechara Sanchez, Manhúcia Perelberg Liberman, Regina Lucia da Motta Wey. – 3. Ed.reform. - São Paulo: Saraiva,2005, pag.81.

Toledo, Marília. Didática de Matemática: como dois e dois: a construção da matemática/ Marília Toledo, Mauro Toledo. – São Paulo: FTD, 1997. -(Conteúdo e Metodologia)

TOSATTO, Carla Cristina. Hoje é dia matemática: 5º ano/ Carla Cristina Tosatto, Cláudia Miriam Tosatto, Edilaine do Pilar F. Peracchi; ilustrações Ângela Giseli de Souza...[et al.].-Curitiba: Ed. Positivo; 2007.

www.forma-te.com/mediateca/download-document/9995-didactica-da-mat-jjp-e-ls-numeros.html; Números e operações. Pag. 17.
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