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terça-feira, 15 de novembro de 2011

PLANO DE AULA Problemas envolvendo frações



FACULDADE UNIÃO DAS AMÉRICAS - UNIAMÉRICA

CURSO DE PEDAGOGIA






PLANO DE AULA






ROSANGELA DENISE DRABIK










FOZ DO IGUAÇU - PR
MAIO, 2011
1 – Dados de Identificação:
Escola: Municipal Carlos Gomes
Série: 4ª Série – 5º ano
Professora: Rosangela
Data: 19/05/2011
Duração: duas horas
2 – Tema Central:
Problemas envolvendo frações.
3 – Objetivos Gerais:
Desenvolver o raciocínio lógico, compreender a fração como parte da divisão presentes em várias situações do dia-a-dia.
Construir representações fracionárias.
Resolver situações problemas.
Ler e interpretar dados apresentados em gráficos e tabelas.
4 – Conteúdo:
Numerador e denominador.
Gráfico.
Tabela de receita.
Situações problema
5 – Metodologia:
Aula expositiva e dialógica .
Trabalho em grupo, trabalho individual.
1º Momento: A professora explica para os alunos, numerador e denominador , mostrando figuras com a representação e mostrando como se lê uma fração , para facilitar a visualização utiliza cartaz explicando oralmente.
2º Momento:A professora passa uma atividade xerografada sobre uma pesquisa realizada com uma turma da 4ª série, mostrando o resultado, em seguida os alunos irão desenhar um círculo e representar as questões propostas.
3º Momento: Com uma caixa de pizza desenhado um gráfico com divisões de cores diferentes será trabalhado as vinte e quatro horas do dia com nome de um aluno imaginário, é formado grupo com quatro integrantes todos os grupos receberão dois discos do gráfico confeccionado de EVA para a realização das atividades.
4º Momento: Será entregue uma cópia da receita para cada aluno e uma folha de sulfite em branco esta atividade relaciona-se com problemas envolvendo fração e a multiplicação. Para realizar as atividades os alunos fazem uso dos discos de frações feitos por eles mesmos em aulas anteriores.
Após finalizar as atividades a professora entrega o jogo dominó de frações um material concreto para o aluno fixar o conteúdo, observação e concentração e desenvolver raciocínio lógico-matematico.
Este dominó de fração contém figuras com partes pintadas de um lado e do outro lado o numero representando a fração. Pode ser jogado por até quatro jogadores as peças devem ser embaralhadas com as faces numeradas para baixo. Cada jogador pega sete peças no monte, uma pessoa começa o jogo, revelando uma peça, os jogadores, um a um vão juntando peças pelas figuras iguais às das pontas do conjunto que vai se formando.
Quando o jogador não tiver nenhuma peça que se encaixe, ele fica uma rodada sem jogar. Ganha o jogo quem conseguir se livrar de todas as peças antes dos outros.
6 – Recursos:
Disco de frações, caixa de pizza, cartolina, cola, tesoura, régua, pincel, lápis de cor, EVA, dominó de fração, papel sulfite, atividade xerografada, fita adesiva, jogo de frações.
7 – Avaliação:
A avaliação será contínua através da participação e desempenho dos alunos, no desenvolvimento das atividades propostas.

Atividade 1:
A)         é uma fração.
O que nos indica o numerador 5?
O quê nos indica o denominador 24?
Que atividade está representada pela fração acima?
B) Em quais atividades Monica gasta a mesma quantidade de tempo?

Atividade 2:
Completar a tabela abaixo.
Como as notas de Monica estavam abaixo da média, seus pais aumentaram em 1 hora o tempo dedicado aos estudos. Com isso o gráfico foi modificado.
Observe o outro gráfico e responda.
a) Que fração do dia representa agora o tempo ocupado por Monica, para os estudos?
b) Em qual atividade Monica teve seu horário reduzido?
c) Em qual atividade você escolheria para retirar uma hora para acrescentar em seus estudos?
d) Escreva a fração que representa a quantidade de horas gastas agora nesta atividade.
Atividade 3:
Na 4ª série , foi feita uma pesquisa para saber o sabor de sorvete preferido dos alunos . Veja o resultado :
  Dos alunos prefere sorvete de chocolate.
 Dos alunos prefere sorvete de creme.
  Dos alunos prefere sorvete de frutas.
O restante dos alunos não tem preferência de sabor.
Identifique no gráfico a cor de cada grupo
Atividade 4:
Esta receita é para 24 porções, ela foi aumentada para render 48 porções.
Vamos fazer novamente a receita com esta nova quantidade de ingredientes.
(__) xícara de farinha de trigo.
(__) de xícara de açúcar.
(__) colheres (chá) de fermento em pó.
(__) xícara de leite.
(__) ovos.
(__) maçãs lavadas, com casca e sem sementes, cortadas em quatro.
Responda  é maior que ·?
Atividade 5:
Resolva os problemas:
1- Se  kg de farinha de trigo custa R$3,00, quanto custa 3 kg?
2- André toma  litro de leite por dia, quantos litros ele toma na semana?

























8 – Referências Bibliográficas:
DARIN, Áurea. Matemática: ensino fundamental/ Áurea Darin, Leda Medeiros, ilustradores. André Lemes, Reinaldo Rosa. 2ª ed. São Paulo: IBEP, 2003. (Coleção Vitória Régia)
D’Ambrosio, Ubiratan. Da realidade à ação: reflexões sobre educação e matemática. 2ª ed. São Paulo: Sumus Editorial, 1996.

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