Seguidores

terça-feira, 15 de novembro de 2011

PLANO DE AULA Conto de Fadas



FACULDADE UNIÃO DAS AMÉRICAS - UNIAMÉRICA

CURSO DE PEDAGOGIA






PLANO DE AULA




EDIVALDO EVARISTO DE SOUZA
LUCIANE BENEDITA DA SILVA
ROSANGELA DENISE DRABIK










FOZ DO IGUAÇU - PR
MAIO, 2011
1.            Dados de Identificação:
Escola Municipal Caminho Feliz
Série: 3ª Série- 4º Ano
Professores: Edivaldo Evaristo de Souza
Luciane Benedita da Silva
Rosangela Denise Drabik
Duração da Aula: quatro horas
Data: 18/05/2011
2.            Titulo:
Conto de Fadas
Conteúdos a serem trabalhados
Leitura com compreensão, fluência e entonação;
Organização e função do gênero textual;
Organização textual: início,meio e fim;
Interpretação do texto;
Separação silábica;
Quantidade de sílabas (monossílaba, dissílaba, trissílaba e polissílaba;
Sinônimos e antônimos;
Singular e plural;
Substantivos comuns e próprios;
Produção de pequeno texto;
Espaço de circulação do texto produzido
3 objetivo da Aula:
Interpretar e produzir texto.
Organizar e compreender a função do Gênero Textual.
Reconhecer a quantidade de sílabas em cada palavra inserida no texto.
Identificar as diferenças entre sinônimos e antônimos.
Diferenciar o singular e o plural.
Classificar substantivos comuns e substantivos próprios.
Expor os textos produzidos.

3.            a princesa e a ervilha.jpgTexto:
A princesa e a ervilha










Branca de Neve                                           Cinderela
branca-de-neve-projeto-conto-de-fadas.jpgcontos-de-fadas.jpeg

Chapeuzinho Vermelho                              Os três Porquinhos
chapeuzinho-vermelho.jpgos-tres-porquinhos.jpg

Gênero textual: ‘Conto de Fadas’.
‘A Princesa e a Ervilha’.
Tipologia textual: narrativa
Esfera social do texto: literária.

4.            Metodologia da aula:
1º Momento: Iniciar o plano de aula dando uma introdução: conversar sobre a importância da leitura, da produção de textos, da oralidade e da fala corretamente.
Pedir para os alunos que façam um círculo para falar sobre o gênero textual (Contos de Fadas) perguntando aos alunos se eles conhecem o que é um conto de fadas, dar exemplos e citar nomes de alguns contos.
Apresentar o conto de fadas escolhido e ler para os alunos primeiramente
Será entregue uma copia do texto para cada aluno.
1ª Atividade: Depois de feita a leitura, escolher três alunos para ler duas frases em voz alta traçando a estratégia de leitura com entonação.

- 2º Momento: Reconhecimento do Gênero
Atividades de análise lingüística.

2ª Atividade: Separação de silabas.

A divisão das sílabas deve ser feita a partir da soletração, usando o hífen para marcar as sílabas (con-ver-sí-vel).
Para a separação silábica correta devem-se observar as seguintes regras:
Os ditongos e tritongos não podem ser separados (Pa-ra-guai, Ro-gé-rio, au-la);
Os hiatos têm as vogais separadas (a-é-re-o);
Os dígrafos ch, lh, nh, gu e qu não são separados (cho-ca-lho);
Os dígrafos ss, rr, sc, sç e xc são separados (pás-sa-ro, nas-cer, cor-ri-da);
As vogais idênticas e os grupos consonantais cc e cç são separados (co-or-de-na-dor, in-te-lec-ção);
Os encontros consonantais ocorridos em sílabas internas diferentes são separados (em-pre-gar);
Grupos consonantais que ocorrem no início dos vocábulos são inseparáveis: psi-co-se, dra-ma, pneu-mo-ni-a.

Separe as sílabas:
Exemplo: estava → es-ta-va
Princesa → Prin-ce-sa
Era →e-ra
Vez →vez
Porta →por-ta
Moça →mo-ça
Verdadeira →ver-da-dei-ra

3ª Atividade: Ligação da 1ª coluna com a 2ª coluna com palavras que contém uma sílaba, duas sílabas, três sílabas e quatro ou mais sílabas.
Ligue as palavras da segunda coluna com a primeira de acordo com a quantidade de sílabas que as palavras possuam:

Uma sílaba                                                                            estava, princesa, ervilha
Duas sílabas                                                                         era, vez, mas
Três sílabas                                                                          porta, moça, provar
Quatro ou mais sílabas                                                       verdadeira, realmente

4ª Atividade: Enumeração da segunda coluna de acordo com a primeira coluna, monossílaba, dissílaba, trissílaba e polissílaba.

Palavras monossílabas: a palavra é formada por apenas uma sílaba.
Exemplo: pé, pá.
Palavras dissílabas: a palavra é formada por duas sílabas.
Exemplo: café, ca-fé.
Palavras trissílabas: a palavra é formada por três sílabas.
Exemplo: menina, me-ni-na.
Palavras polissílabas: a palavra é formada por quatro ou mais sílabas.
Exemplo: telefone, te-le-fo-ne.

Enumere a segunda coluna de acordo com a quantidade de sílabas indicadas na primeira coluna:
1-Monossílaba                                  (4) verdadeira, princesa, ervilha
2-Dissílaba                                       (1) era, vez, mas,rei
3-Trissílaba                                       (2) porta, moça, provar
4-Polissílaba                                     (3) estava, princesa, ervilha

5ª Atividade: Reescrever as frases trocando as palavras destacadas por um antônimo. Usar as frases para mostrar aos alunos o que são os antônimos.
Antônimos: Palavras com significados contrários.
Exemplo:       limpo – sujo.
                        Alto – baixo.

Reescreva as frases abaixo trocando as palavras destacadas por um antônimo.

O rei ficou triste.
O rei ficou alegre.

O copo do rei estava cheio.
O copo do rei estava vazio.

O pinguim da princesa está com frio.
O pinguim da princesa está com calor.

6ª Atividade: Completar frases com sinônimos.

Sinônimos: Palavras que têm significados idênticos ou semelhantes.
Exemplo:       bonito = belo.
                        Após = depois.

Reescreva as frases substituindo as palavras destacadas por um sinônimo:
O príncipe gostaria de achar uma princesa
O príncipe gostaria de encontrar uma princesa

A rainha encontrou a princesa para o príncipe adorar
A rainha encontrou a princesa para o príncipe amar

O rei é idoso
O rei é ancião.

O príncipe é belo.
O príncipe é bonito

7ª Atividade: Escrever os nomes nas colunas indicadas de singular ou plural.

Singular e plural:
O nome no singular indica um só elemento.
Exemplo: boneca.
O nome plural refere-se a dois ou mais elementos.
Exemplo: bonecas.

Escreva as palavras nas colunas adequadas:

Príncipe          reis                 princesas                  castelo           moças                        janelas           ervilha               hóspedes                escada           rainha

singular                                                         plural

príncipe                                                         reis                            
castelo                                                          princesas                 
ervilha                                                            moças                                  
escada                                                          janelas                      
rainha                                                            hóspedes                 

8ª Atividade: Classificar os substantivos em próprio ou comum.

Substantivo comum e próprio:
Os nomes comuns são aqueles que indicam um ser em particular.
Exemplo:criança, cidade, livro
Os nomes próprios são utilizados principalmente em:
Rios: Amazonas, Jordão.
Cidades: recife, Porto Alegre.
Estados: Pernambuco, Rio Grande do Sul.
Países: Brasil, Austrália.
Pessoas: Antônio, Raquel.
Empresas: Intel, Telebrás.

Copie os substantivos abaixo na coluna correspondente:

Príncipe                     princesa         raios               Paulo              Maria 
Moça              cama              rei                   rainha             Brasil              Tietê
Ervilha            Carlos                        José               Rio de Janeiro                      Joana

Substantivo comum                                                 Substantivo próprio

principe                                                                    Paulo                        
princesa                                                                   Maria                        
raios                                                                          Brasil                        
moça                                                                         Tietê                          
cama                                                                         Carlos                                   
rei                                                                              José                          
rainha                                                                        Rio de Janeiro         
ervilha                                                                       Joana                        

9ª Atividade: Escolha um substantivo próprio e um comum do exercício anterior e faça uma frase.

O príncipe queria casar com a princesa Maria por que ela tinha sangue real.                                                                                                                                                                                                                                                               

10ª Atividade: Resolver a cruzadinha de acordo com os desenhos.
roupa_bebe.gifrei2.jpgimages.jpgrainha1.jpgHair coloring pages barbie.gifphoto-pea-pod-p5877.jpgsapato.jpg0f73582e7bef8b215acd25ebf5115eb7.png

R
O
U
P
A


R
E
I


P
R
I
N
C
E
S
A

R
A
I
N
H
A



C
A
B
E
L
O

E
R
V
I
L
H
A



S
A
P
A
T
O

C
A
S
T
E
L
O












 
 











11ª Atividade: Interpretação textual: FOCO NO AUTOR, NO TEXTO E NA INTERAÇÃO.

Foco no Autor: Qual a intenção e as idéias que o autor do texto quis expressar.
Foco no texto: O que o texto quer dizer e quais as informações que podem ser retiradas dele.
Foco na Interação Autor-texto-leitor: É a interpretação do texto baseado no conhecimento que o aluno já possui.A capacidade de avaliar, criticar o conteúdo do texto.

De acordo com o texto responda às perguntas:

1- Segundo o autor qual a mensagem que ele quis passar para o leitor através do texto?
R.Que não se pode julgar as pessoas pela sua aparência. (FOCO NO AUTOR).
2-O que o príncipe queria?
R. Se casar com uma princesa (FOCO NO TEXTO).
3- O que você entendeu quando o rei, a rainha e o príncipe olharam- se com surpresa?
R.Somente uma verdadeira princesa tem a pele tão sensível para sentir uma ervilha embaixo de vinte colchões. (FOCO NA INTERAÇÃO).

3º Momento: Produção de Gênero.

12ª Atividade: Interpretação de Texto: A partir deste parágrafo selecionado no texto, o aluno dará continuidade no texto reescrevendo-o à sua maneira usando sua criatividade e imaginação.

“Era uma vez um príncipe que queria se casar com uma princesa, mas uma princesa de verdade, de sangue real meeeeesmo.”


4º Momento: Circulação de gênero.
Após a produção dos textos, os alunos irão colar em cartolina os textos produzidos e a professora irá anexar no saguão da escola para que todos possam visualizar e socializar na comunidade escolar.

8.            Recursos Utilizados:
Papel sulfite, cartolina, cola, tesoura e fita adesiva.






















9.    Referências Bibliográficas:
http://www.educacional.com.br/projetos/ef1a4/contosdefadas/princesaervilha.html
MORAES, Lídia Maria de; ANDRADE, Mariana. Mundo Mágico. Língua portuguesa, livro 3, caderno de atividades. São Paulo: Editora Ática, 1993.




























Anexo Ihttp://www.educacional.com.br/projetos/ef1a4/contosdefadas/imagens/ervilha_02.gif
A Princesa e a Ervilha


Adaptado do conto de Hans Christian
Andersen

Era uma vez um príncipe que queria se casar
com uma princesa, mas uma princesa de verdade, de sangue real meeeeesmo. Viajou pelo mundo inteiro, à procura da princesa dos seus sonhos, mas todas as que encontrava tinham algum defeito. Não é que faltassem princesas, não: havia de sobra, mas a dificuldade
era saber se realmente eram de sangue real. E o príncipe retornou
ao seu castelo, muito triste e desiludido, pois queria muito casar com uma princesa de verdade. Uma noite desabou uma tempestade medonha. Chovia desabaladamente, com trovoadas, raios, relâmpagos. Um espetáculo tremendo!
De repente bateram à porta do castelo, e o rei em pessoa foi
atender, pois os criados estavam ocupados enxugando as salas cujas
janelas foram abertas pela tempestade.
Era uma moça, que dizia ser uma princesa. Mas estava
encharcada de tal maneira, os cabelos escorrendo, as roupas
grudadas ao corpo, os sapatos quase desmanchando... que era
difícil acreditar que fosse realmente uma princesa real.
A moça tanto afirmou que era uma princesa que a rainha pensou
numa forma de provar se o que ela dizia era verdade.
Ordenou que sua criada de confiança empilhasse vinte colchões no
quarto de hóspedes e colocou sob eles uma ervilha. Aquela seria a
cama da “princesa”.
A moça estranhou a altura da cama, mas conseguiu, com a ajuda
de uma escada, se deitar.
No dia seguinte, a rainha perguntou como ela havia dormido.
— Oh! Não consegui dormir — respondeu a moça,
— havia algo duro na minha cama, e me deixou até manchas
roxas no corpo!
O rei, a rainha e o príncipe se olharam com surpresa. A moça
era realmente uma princesa! Só mesmo uma princesa verdadeira teria
pele tão sensível para sentir um grão de ervilha sob vinte
colchões!!!
O príncipe casou com a princesa, feliz da vida, e a ervilha
foi enviada para um museu, e ainda deve estar por lá...
Acredite se quiser, mas esta história realmente aconteceu






Anexo II
Texto produzido pelo aluno
PICT0572.JPG

Um comentário:

  1. Permita-me apresentar-lhe os SERVIÇOS DE FINANCIAMENTO LE-MERIDIAN. Estamos diretamente no financiamento puro de empréstimos e projetos em termos de investimento. Oferecemos soluções de financiamento para empresas privadas que buscam acesso a fundos nos mercados de capitais, como petróleo e gás, imóveis, energia renovável, produtos farmacêuticos, assistência médica, transporte, construção, hotéis e etc. Podemos financiar até US $ 900.000.000.000 ( Nove Cem Milhões de Dólares) em qualquer região do mundo, desde que o nosso ROI de 1,9% possa ser garantido nos projetos.
    Serviço de Financiamento Le-Meridian. E-mail Contato info@lemeridianfds.com
    WhatsApp ... + 19893943740.

    ResponderExcluir

(EI01EO01) OBJETIVO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

  Planejamento TURMA: INFANTIL SABERES E CONHECIMENTOS: Comunicação oral e corporal com o outro. OBJETIVO DE APRENDIZAGEM E DESENVOL...