Trabalho das acadêmicas do 5º período diurno de pedagogia
Luciane Benedita da Silva, Rosangela Denise Drabik, Maria Isabel da Silva, Ires da silva
O termo hiperatividade é usado para definir alterações no pensamento e na ação (distração, impaciência, atividade excessiva, emotividade e impulsividade).
A hiperatividade é considerada um distúrbio de interação.
As causas: genética, prevalência no sexo masculino envolve cromossomo ‘x’’x’, hereditariedade, maturação do sistema nervoso central, funções bioquímicas cerebrais (Dopamina), relacional (relações objetais). Da criança mais cuidador, quadro de personalidade ou transtorno depressivo da mãe ou cuidador.
Tratamentos:
Ainda não há cura, precisa ser controlada durante toda a infância. Uso de medicações acompanhamentos necessários por especialistas participação dos pais e professores.
Diagnostico é estabelecido pela presença das características fundamentais tendo iniciado pelo menos antes dos sete anos de idade.
Usar como metodologia para o trabalho com crianças hiperativas o jogo, a brincadeira.
Brincar permite ao aluno desenvolver aprendizagem de forma lúdica e dinâmica. O jogo desenvolve representações mentais auxilia na aprendizagem do desenvolvimento de conceitos, elaboração de projetos mentais e de estórias. Jogos como cruzadinhas, trilhas, jogo dos sete erros com imagens coloridas.
Os alunos hiperativos devem ser motivados, elogiados por seus professores. Atividades lúdicas utilizando a literatura infantil, gibis, jornais, poesias, poemas, vídeos, expressão musical, realizar trabalhos manuais como recortes, colagens, desenhos livres, ilustrar poemas e poesias.
Exercícios físicos como ginástica, libera o excesso de energia, ajuda a concentrar a atenção, não esquecer que o exercício tem que ser divertido, assim a criança continuará fazendo outros dias.
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