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terça-feira, 15 de novembro de 2011

Atividade correspondente ao texto “História do jogo o game na aprendizagem”

FACULDADE UNIÃO DAS AMÉRICAS
Acadêmica: Luciane Benedita da Silva
6º Período Diurno
Disciplina:Jogos Didático-Pedagógicos
Docente: Jamily Charão Vargas

Atividade correspondente ao texto “História do jogo o game na aprendizagem”

Coloque V para as afirmativas VERDADEIRAS e F para as FALSAS, justificando-as:


a. (  V  ) O jogo estimula a curiosidade, a iniciativa, a auto-confiança e a internalização de valores, proporcionando um conhecimento mais expressivo;

b. ( F ) Nos colégios jesuítas eram utilizados jogos que valorizavam a criatividade, espontaneidade e diversão;
           
R:        Por volta do século  XVI , os humanistas percebem a importância dos jogos e os colocam em prática nos colégios jesuítas , porem de forma disciplinada , transformando-os em práticas educativas para a aprendizagem de ortografia e gramática.


c. ( F  ) O brincar é típico da infância e é brincando que a criança vai entendendo e respondendo aos conflitos pessoais;

R:        Através do jogo a criança internaliza regras e encontra soluções para os conflitos que lhe são impostos na vida real

d. (  F  ) Ao brincar não é natural que a criança imite a vida real, pois isso lhe torna adulto;

R:        É notável que a criança comece com uma situação imaginaria que inicialmente , é tão próxima da situação real. O que ocorre é uma reprodução da situação real.

e. ( V   ) Segundo Vygotsky, o jogo possibilita a criação de uma Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) - nível de desenvolvimento, no qual a criança imagina e resolve situações com auxílio de outras pessoa;

f. ( F   ) Para Vygotsky o PRAZER é a característica predominante do jogo;

R:        Vygotsky entende que o prazer não é característica predominante do jogo, acreditando que a criança só brinca quando é capaz de imaginar.

g. (  V  ) Conforme Piaget a criança apreende, no jogo, o que percebe da realidade.

h. (  F  ) De acordo com a classificação de Piaget, os jogos de exercício são todos os que realizam movimentos físicos;

R:        Jogos de exercícios, fase que vai desde o nascimento até o surgimento da linguagem aproximadamente por volta dos dezoito meses, sendo aquela em que a criança repete uma determinada situação por puro prazer, por ter apreciado seus efeitos.

i. (   V  ) Os jogos simbólicos são as representações;

j. (  V  )  Os jogos oferecem um ambiente de ensino-aprendizagem agradável, motivador e enriquecido, onde a criança poderá desenvolver-se pessoal e socialmente de forma integral e harmoniosa.

k. (   V  ) O ritmo impresso pelo desenvolvimento tecnológico altera o uso dos sentidos das crianças;

l. (  F  ) O jogo eletrônico não promove o desenvolvimento cognitivo, apenas habilidades psicomotoras;

R:        O jogo eletrônico, assim como o jogo tradicional, promove o desenvolvimento cognitivo, na medida em que possibilita a aquisição de informações , transformando o conteúdo do pensamento infanto-juvenil.

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