Seguidores

terça-feira, 12 de abril de 2011

Saberes científicos e saberes de ação

Saberes científicos e saberes de ação


Durante o século 20 muitos professores ensinaram apenas com base nos chamados saberes de ação, não tinham conhecimentos teóricos como lingüística, psicologia, sociologia ou didática, os quais são denominados saberes científicos, que se tornaram indispensáveis atualmente ao permitirem que os próprios professores, analisem seu trabalho. Para ser um bom profissional um professor deve dominar o saber cientifico, obtido na faculdade, e também o saber de ação aprendido durante seu trabalho pratico.
A combinação entre os saberes científicos e os saberes de ação mostram aos professores como fazerem seus currículos pedagógicos através de um acompanhamento das crianças e de seus progressos e suas dificuldades. Para saber como esta o aprendizado dos alunos devem se analisar sistematicamente o planejamento semanal, os registros individuais com os resultados dos alunos, as anotações nos boletins, as tabelas de progressão, as fotos ou os textos afixados na sala. Os professores devem atualizar constantemente suas competências escolhendo de que forma elas podem ser úteis ou não.
Os professores não devem obrigar as crianças a lerem, mas deve mostrá-las como é bom, gostoso ou prazeroso o habito da leitura. Até o século 19 mostravam-se somente livros de gravuras as crianças, atualmente percebeu-se porem que também é importante a leitura não só de historias de ficção, mas também de textos informativos. Devido ao maior poder feminino nas escolas há a predominância da leitura, na educação infantil, de historias fictícias, enquanto que os textos informativos são deixados de lado, principalmente os de iniciação a ciência.
Antes de se usar novas tecnologias como material didático nas escolas deve se observar quais benefícios elas trarão á sala de aula. Os livros didáticos não devem ser os únicos recursos disponíveis para o ensino. Na França o professor deve saber mais do que a classe para a qual ele vai lecionar, portanto sua escolarização deve ser de um nível superior como uma pós-graduação, mestrado ou até mesmo um doutorado, e também continuada melhorando a partir das praticas de ensino. Enquanto que no Brasil a maioria dos pedagogos formados se contentam apenas com o diploma de licenciatura em pedagogia, que é o suficiente para ser aprovado em concursos públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Construção de Elevadores Espaciais no Sistema Solar: Uma Revolução Tecnológica e Social

  A Construção de Elevadores Espaciais no Sistema Solar: Uma Revolução Tecnológica e Social 1. Introdução ao Conceito de Elevadores Espacia...