Seguidores

quarta-feira, 13 de abril de 2011

plano de aula sobre a pascoa

Acadêmica:

Luciane Benedita da Silva
Rosangela Denise Drabik

1 – Dados de Identificação.
1 – Centro:
                Centro Educacional Infantil Três Lagoas.
               
2 – Turma:
                Maternal II.
               
3 – Professoras:
                Luciane e Rosangela.
               
4 – Data:
                Dia 04/04/2011, segunda-feira, duração de 4 horas.

2 – Temática.
                Páscoa.

3 – Objetivos.
                Compreender o significado da Páscoa.
                Identificar e compreender os símbolos da páscoa.
Desenvolver o raciocínio, percepção e atenção.
Socializar.

4 – Conteúdos.
                Mural.
                Roda de conversa.
                Atividade xerografada.
                Musicalidade.

5 – Recursos.
                Papel Kraft, figuras, lápis de cor, canetão, atividade, gliter, algodão, CD, aparelho de som.

6 – Desenvolvimento Metodológico.
Primeiro momento
                As professoras, através da oralidade, explicarão para os alunos o símbolo da Páscoa e seus significados; vela, sinos, trigo, uva, peixe, coelho ovo, girassol.
                Segundo momento
                Confecção de mural com os símbolos da páscoa.
                O mural será confeccionado na sala de aula com os alunos.
                Terceiro momento
                Roda de conversa.
                Os alunos, na rodinha, participarão do assunto proposto pelas professoras, será questionado; quem lembra, quais são os símbolos da Páscoa?
                Apresentar às crianças o verdadeiro significado da páscoa.
                O que é a páscoa hoje? Como eles entendem a páscoa? E o que representa em nossas vidas?
                Mostrar a diferença como a páscoa é comemorada em outros lugares do mundo.
                Quarto momento
                Atividade xerografada.
                As professoras explicarão para os alunos como realizar a atividade.
                Passar gliter em volta do coelho, colar algodão em seu corpo.
                Quinto momento
                As professoras colocarão CD, com a música ‘ Coelhinho’, será cantada com a participação de todos os alunos. Após a música, a professora irá perguntar qual o animal que é mencionado na musica, como é esse animal?

Letra da Musica
Coelhinho
De olhos vermelhos
De pelo branquinho
Orelhas bem grandes
Eu sou o coelhinho...
Eu pulo para a frente
Eu salto para trás
Dou mil cambalhotas
Sou forte demais
Sou muito assustado
Porém sou guloso
Por uma cenoura
Já fico manhoso...
Comi uma cenoura
Com casca e tudo
Tão grande ela era
Fiquei barrigudo.

7 – Avaliação
                A avaliação será contínua através da observação, participação e empenho dos alunos, no desenvolvimento das atividades propostas.

8 – Referencia
                Coleção Feliz Páscoa.
                Bicho Esperto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

(EI01EO01) OBJETIVO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

  Planejamento TURMA: INFANTIL SABERES E CONHECIMENTOS: Comunicação oral e corporal com o outro. OBJETIVO DE APRENDIZAGEM E DESENVOL...