Seguidores

sexta-feira, 25 de março de 2011

Trabalho da disciplina de Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa.

Trabalho da disciplina de Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa.

Escolher um texto a ser trabalhado neste ano, o qual corresponde à grade curricular.
Elaborar atividades que contemplem as orientações para o ensino da língua portuguesa.

Conteúdo:
Conto de historias pelo professor “Os Três Porquinhos”.
Identificação dos fonemas “vogais e consoantes”.
Dramatização do texto.

Objetivo:
            Identificar e reproduzir oralmente os fonemas das vogais e consoantes estudadas.
            Desenvolver o habito de ouvir para compreender e interpretar.
            Demonstrar compreensão dos elementos (personagens, seqüência, espaço e tempo) da história.

Atividades:

Atividade 1:
            No primeiro momento contar a história “Três porquinhos” para os alunos .
            Comentar com os alunos sobre a história dos três porquinhos se eles gostaram, quantos porquinhos eram como era a casa de cada um deles ¸quem que era o mais preguiçoso quem era o mais apressado e o que fez a casa mais forte que não caiu.
            Mostrando as gravuras, desenhos das casas dos três porquinhos.
            Distribuir um Xerox da história para cada aluno.
            Pedir aos alunos para circularem as palavras que contem a vogal ‘a’ e as palavras que iniciam com a consoante ‘c’.
            Após circular, pedir para os alunos que escrevam as palavras no caderno de português.

Atividade 2:
Para a segunda atividade sobre a história dar uma folha sulfite a cada aluno, pedir para que eles desenhem a história contada pelo professor, como entendeu o nome dos personagens destacando a casa de cada porquinho.
            Em seguida colar os desenhos dos alunos em uma folha de papel Kraft e fazer uma exposição em um mural da sala de aula.

Atividade 3:
            Dramatizar a história dos Três Porquinhos.
            Fazer a dramatização com a ajuda da professora, os alunos vão encenar a história acompanhando a narração tocada com o CD da história.
            Fazer  mascaras de cartolina com o rosto dos porquinhos e do lobo mau.
            Apresentar a história de maneira que eles se interajam e se divirtam com a história tocada.
            No final da aula distribuir uma mascara para cada criança da sala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

(EI01EO01) OBJETIVO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

  Planejamento TURMA: INFANTIL SABERES E CONHECIMENTOS: Comunicação oral e corporal com o outro. OBJETIVO DE APRENDIZAGEM E DESENVOL...