A TAREFA DE ENSINAR HISTÓRIA
THEOBALD, H. R. O ensino de história e a formação do professor. In: Fundamentos e metodologia do ensino de história. Curitiba - PR: Fael, 2010, cap. 1.
No mundo atual, existe uma grande produção de conhecimento, os quais são atualizados a cada instante. Essas informações são acessíveis em vários tipos de mídias: jornais, revistas, televisão, rádios e internet. E, no entanto muitas vezes essas informações são recebidas de forma fragmentada, por isso é importante que o professor atualize sempre seus conhecimentos para ajudar o aluno a extrair de todas essas informações o conhecimento concreto e real para seu aprendizado.
Hoje o professor recém formado com pouca pratica apresenta dificuldade em assumir uma sala de aula pela primeira vez, ele precisa se preparar, ir em busca de novos conhecimentos. A tarefa de ensinar historia, em uma sociedade em que tudo evoluiu, muitas mudanças ocorreram no ensino onde antes era apenas com o uso do livro didático, hoje mudou muito. O emprego de novas tecnologias de estudo vem aumentando a cada dia .
Ensinar historia é trabalhar com identidades e com culturas, e talvez com a formação de cidadãos que exerçam papéis distintos na vida e na sociedade.
O saber histórico escolar compreende-se em, saber que se constrói , é um saber que mantêm relações estreitas com o saber cientifico de referencia, mas que apresenta finalidades educativas e métodos próprios.
Por: Luciane B. da Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário