Seguidores

quinta-feira, 30 de maio de 2019

PLANEJAMENTO DO MATERNAL II De 01 a 15 abril de 2019 PROJETO: Maio Amarelo (Meios de Transporte) Ação dia das Mães


PLANEJAMENTO DO MATERNAL II
De 01 a 15 abril de 2019
PROJETO: Maio Amarelo (Meios de Transporte)
                   Ação dia das Mães

EIXOS TEMÁTICOS
·               Identidade e autonomia pessoal;
·               Corpo e Movimento;
·               Intercomunicação e Linguagens;
·               Conhecimento do ambiente físico, social e cultural;
·               Noções Lógico matemáticas.

CONTEÚDOS
·               01/05 – Dia Internacional dos Trabalhadores;
·               02/05 – Atividade da vida cotidiana: Cuidado de si e do meio ambiente;
·               03/05 – Atividade da vida cotidiana: Prevenção de acidentes;
·               06/05 – Saúde: Prevenção de acidentes;
·               Aula Específica das 13:30h as 17:30h;
·               07/05 - HORA ATIVIDADES:  das 7:30hrs as 17:30hrs;
·               08/05 – Estudo do trânsito: Características dos meios de transporte. Regras do trânsito (sinais / placas);
·               09/05 – Cuidados e prevenção de acidentes no trânsito (Ações do Programa Maio Amarelo);
·               10/05 – Diferentes organizações familiares: Acontecimentos: celebrações;
·               13/05 - – Noções de geometria Direção e sentido: Para cima, para baixo, para o lado, para frente, para trás, para a direita, para a esquerda, uma volta, meia volta;
·               14/05 - HORA ATIVIDADES:  das 7:30hrs as 17:30hrs;
·               15/05 – Figuras planas (bidimensional) :Classificação (triângulo, retângulo, quadrado, círculo).

OBJETIVOS
·               Conhecer e identificar os principais e mais comuns meios de transporte;
·               Aprender as regras e leis de trânsito;
·               Reconhecer os sinais de trânsito (faixa de pedestre, semáfora);
·               Desenvolver a capacidade de interpretação e raciocínio lógico;
·               Desenvolver a coordenação motora;
·               Exercitar a abstração e a expressão criativa;
·               Trabalhar em equipe;
·               Exercitar disciplina e respeito.

METODOLOGIA:
QUINTA-FEIRA 02/05
·               Roda de conversa; acerca do assunto: Meios de transporte;
·               Deixar as crianças falarem livremente sobre o assunto;
·               Verificar o quanto eles sabem acerca do tema;
·               Apresentar os meios de transporte, usando de diversos meios didáticos;
·               Colocar DVD acerca do tema;
·               cantar músicas infantis;
SEXTA-FEIRA 03/05
·               Roda de conversa;
·               Dando sequência do projeto falar sobre a importância da faixa de pedestre e o semáforo (e o significado das cores verde, amarelo e vermelho), junto deles, produza um pequeno circuito, onde cada um deles deverá se deslocar e pontue aqueles que cometem transgressões e deslizes.
SEGUNDA-FEIRA 06/05
·               Roda de conversa, levantar o assunto: Meios de transporte! Quais são!! O que mais usamos!!!;
·               Cantar músicas com o tema: “A roda do ônibus roda-roda”, entre outras;
·               Junto com a turma;
·               Fazer o registro do que é Meios de Transporte;
·               Meios de transporte são as formas que as pessoas utilizam para ir de um local a outro, para transportar cargas, alimentos, entre outras coisas. Quem mora nas grandes cidades, por exemplo, utiliza o carro, o ônibus, o metrô;
·               Dar uma atividade relacionada com o Tema;
·               Fazer trem com formas geométricas: de papel Color Set, diversas cores.
TERÇA-FEIRA 07/05
·               HORA ATIVIDADE.
QUARTA-FEIRA 08/05
·               Roda de conversa;
·               Atividade em sala: Percorra o caminho que os peixinhos fizeram;
·               Brincar de bicicleta, motoca, que os alunos irão trazer neste dia, para brincar no pátio do CMEI.
QUINTA-FEIRA 09/05
·               Roda de conversa;
·               Falar para turma sobre os meios de Transportes aquáticos;
·               “O transporte aquático é o movimento de pessoas e mercadorias pelos mares, oceanos, lagos, balsas, rios através de navios, barcos, balsas, etc.;
·               Trazer figuras de meios de transportes aquáticos, mostrar para os alunos na rodinha;
·               Dar revistas para cada aluno, com ajuda da professora, pedir para confeccionarem um barquinho de papel, que a professora irá colocar em uma piscina com água e eles irão colocar seus barquinhos de papel.
SEXTA-FEIRA 10/05
·               Pintar pra com cola colorida um Cartão para dar á Mamãe. Frente do cartão: Feito especialmente pra você por: nome do aluno;
·               Dentro do cartão: um vaso de flores que s alunos irão pintar com cola colorida e cola glitter;
·               Dar de lembrancinha junto com o presente da mamãe;
·               Colocar DVD dia das Mães;

SEGUNDA-FEIRA 13/05
·               Roda de conversa, colocar DVD acerca do tema;
·               cantar músicas infantis; pintar o semáforo nas três cores: vermelho, amarelo e verde, também explicar o que significa cada cor.
TERÇA-FEIRA 14/05
·               HORA ATIVIDADE.
QUARTA-FEIRA 15/05
·               Pintar o barco, cobrir os pontilhados das nuvens e dos rios com a cor azul.

MATERIAIS UTILIZADOS:
·               DVD, TV, sulfite A4, livros, massa de modelar, cola, tesoura, giz de cera, papelão, desenhos impressos, cola colorida, cola glitter, tinta guache, papel color set, entre outros.

AVALIAÇÃO:
·               Na observação dos registros realizados durante os acontecimentos de todas as atividades;
·               Serão levados em conta aspectos como envolvimento de cada um nas atividades, interação com o outro e troca de informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Libya's Forbidden Deserts | Full Documentary | TRACKS

O vasto país desértico velado do Oriente pelo medo, preconceito e incompreensão. Adams segue as trilhas das 'carruagens de fogo' da ...