PLANEJAMENTO DO MATERNAL II
De 01 a
15 abril de 2019
PROJETO: Maio Amarelo (Meios de Transporte)
Ação dia das Mães
EIXOS TEMÁTICOS
·
Identidade e autonomia pessoal;
·
Corpo e Movimento;
·
Intercomunicação e Linguagens;
·
Conhecimento do ambiente físico, social e
cultural;
·
Noções Lógico matemáticas.
CONTEÚDOS
·
01/05 – Dia
Internacional dos Trabalhadores;
·
02/05 –
Atividade da vida cotidiana: Cuidado de si e do meio ambiente;
·
03/05 – Atividade
da vida cotidiana: Prevenção de acidentes;
·
06/05 – Saúde:
Prevenção de acidentes;
·
Aula Específica
das 13:30h as 17:30h;
·
07/05 - HORA
ATIVIDADES: das 7:30hrs as 17:30hrs;
·
08/05 – Estudo
do trânsito: Características dos meios de transporte. Regras do trânsito
(sinais / placas);
·
09/05 – Cuidados e prevenção de acidentes no
trânsito (Ações do Programa Maio Amarelo);
·
10/05 – Diferentes
organizações familiares: Acontecimentos: celebrações;
·
13/05 - – Noções
de geometria Direção e sentido: Para cima, para baixo, para o lado, para
frente, para trás, para a direita, para a esquerda, uma volta, meia volta;
·
14/05 - HORA
ATIVIDADES: das 7:30hrs as 17:30hrs;
·
15/05 – Figuras
planas (bidimensional) :Classificação (triângulo, retângulo, quadrado,
círculo).
OBJETIVOS
·
Conhecer e identificar os principais e mais comuns
meios de transporte;
·
Aprender as regras e leis de trânsito;
·
Reconhecer os sinais de trânsito (faixa de pedestre,
semáfora);
·
Desenvolver a capacidade de interpretação e raciocínio
lógico;
·
Desenvolver a coordenação motora;
·
Exercitar a abstração e a expressão criativa;
·
Trabalhar em equipe;
·
Exercitar disciplina e respeito.
METODOLOGIA:
QUINTA-FEIRA 02/05
·
Roda de conversa; acerca do assunto: Meios de
transporte;
·
Deixar as crianças falarem livremente sobre o
assunto;
·
Verificar o quanto eles sabem acerca do tema;
·
Apresentar os meios de transporte, usando de
diversos meios didáticos;
·
Colocar DVD acerca do tema;
·
cantar músicas infantis;
SEXTA-FEIRA 03/05
·
Roda de conversa;
·
Dando sequência do projeto falar sobre a
importância da faixa de pedestre e o semáforo (e o significado das cores verde,
amarelo e vermelho), junto deles, produza um pequeno circuito, onde cada um
deles deverá se deslocar e pontue aqueles que cometem transgressões e deslizes.
SEGUNDA-FEIRA 06/05
·
Roda de conversa, levantar o assunto: Meios de
transporte! Quais são!! O que mais usamos!!!;
·
Cantar músicas com o tema: “A roda do ônibus roda-roda”,
entre outras;
·
Junto com a turma;
·
Fazer o registro do que é Meios de Transporte;
·
Meios de transporte são as formas que as pessoas
utilizam para ir de um local a outro, para transportar cargas, alimentos, entre
outras coisas. Quem mora nas grandes cidades, por exemplo, utiliza o carro, o
ônibus, o metrô;
·
Dar uma atividade relacionada com o Tema;
·
Fazer trem com formas geométricas: de papel Color
Set, diversas cores.
TERÇA-FEIRA 07/05
·
HORA
ATIVIDADE.
QUARTA-FEIRA 08/05
·
Roda de conversa;
·
Atividade em sala: Percorra o caminho que os
peixinhos fizeram;
·
Brincar de bicicleta, motoca, que os alunos irão
trazer neste dia, para brincar no pátio do CMEI.
QUINTA-FEIRA 09/05
·
Roda de conversa;
·
Falar para turma sobre os meios de Transportes
aquáticos;
·
“O transporte aquático é o movimento de pessoas e
mercadorias pelos mares, oceanos, lagos, balsas, rios através de navios,
barcos, balsas, etc.;
·
Trazer figuras de meios de transportes aquáticos,
mostrar para os alunos na rodinha;
·
Dar revistas para cada aluno, com ajuda da
professora, pedir para confeccionarem um barquinho de papel, que a professora
irá colocar em uma piscina com água e eles irão colocar seus barquinhos de
papel.
SEXTA-FEIRA 10/05
·
Pintar pra com cola colorida um Cartão para dar á
Mamãe. Frente do cartão: Feito
especialmente pra você por: nome do aluno;
·
Dentro do
cartão: um vaso de flores que s alunos irão pintar com cola colorida e cola glitter;
·
Dar de lembrancinha junto com o presente da mamãe;
·
Colocar DVD dia das Mães;
SEGUNDA-FEIRA 13/05
·
Roda de conversa, colocar DVD acerca do tema;
·
cantar músicas infantis; pintar o semáforo nas três
cores: vermelho, amarelo e verde, também explicar o que significa cada cor.
TERÇA-FEIRA 14/05
·
HORA
ATIVIDADE.
QUARTA-FEIRA 15/05
·
Pintar o barco, cobrir os pontilhados das nuvens e dos
rios com a cor azul.
MATERIAIS
UTILIZADOS:
·
DVD, TV, sulfite A4, livros, massa de modelar,
cola, tesoura, giz de cera, papelão, desenhos impressos, cola colorida, cola glitter,
tinta guache, papel color set, entre outros.
AVALIAÇÃO:
·
Na observação dos registros realizados durante os
acontecimentos de todas as atividades;
·
Serão levados em conta aspectos como envolvimento
de cada um nas atividades, interação com o outro e troca de informações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário