PLANEJAMENTO
QUINZENAL MATERNAL I
DE 16 DE JUNHO A 30
DE JUNHO DE 2018.
-TEMA :REFORÇANDO
AS FORMAS GEOMÉTRICAS
Objetivos:
Nomear e distinguir
as formas geométricas (quadrado, retângulo, círculo e triangulo).
Estimular a
desinibição e o entrosamento entre as crianças.
Desenvolver o
raciocínio lógico, a psicomotricidade, a coordenação motora e a criatividade.
Realizar um
desenho a partir de elementos dados.
Ampliar e
desenvolver as habilidades físicas e motoras.
Desenvolver a
oralidade.
Desenvolvimento:
Organizá-los em
rodinha e conversar sobre as formas geométricas planas (quadrado, retângulo,
círculo e triangulo). Apresentar uma forma de cada vez acompanhando com o dedo
o contorno de cada uma. Orientar para que desenhem esse contorno com os dedos
no ar. Ex: Este é o contorno de um quadrado, vamos desenhar esse contorno com o
dedo no ar?
Colocar algumas
formas dentro de um saquinho. A criança deverá retirar uma forma, e tentar
adivinhar o nome dessa forma.
Construir
juntamente com as crianças um cartaz com os fantoches das formas geométricas.
Fixá-lo num local visível e ao alcance de todos para possam explorá-lo,
despertando assim, o interesse e a curiosidade pelas formas.
Contar história
relacionadas com formas geométricas.
Sugestões:
- “O País
Quadrado”
- “Brincadeiras de
triângulos"
- "Um redondo
pode ser quadrado?
Desenhar no chão
as figuras geométricas (quadrado, triângulo, círculo e retângulo). Organizar as
crianças ao redor dessas figuras. Em seguida, distribuir aos alunos recortes de
imagens que se assemelhem a essas figuras geométricas, por exemplo: figura de
relógio, janela, chapéu de bruxa, quadro negro, etc., ou objetos concretos
como: cadernos, porta-retratos, dados, chapéu de palhaço, roda de carrinhos,
borracha, etc. Os alunos deverão identificar a figura geométrica que pode ser
associada à imagem recebida e colocar no meio das devidas formas desenhadas no
chão
Dado das formas:
Preparar várias gravuras ou objetos de acordo com as formas geométricas
expostas nas faces do dado. Cada criança joga o dado de formas. Então tenta
dizer o nome da forma e mostra uma figura ou objeto que contenha essa
forma. (molde do dado)
Apresentar vídeos
de uma canção que fala sobre as formas geométricas. Deixar que as crianças apreciem, escutem e
aprendam a canção.
Entregar a cada
criança um quadrado e solicitar que tentem identificar a forma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário