Seguidores

quinta-feira, 1 de novembro de 2018

PLANEJAMENTO QUINZENAL DO MATERNAL I


PLANEJAMENTO QUINZENAL DO MATERNAL I 

De 15 de agosto a 30 de agosto De 2018

Projeto Folclore – Cantigas de Roda

Data comemorativa: dia do Soldado

EIXOS TEMÁTICOS

ü  Identidade e autonomia pessoal
ü  Corpo e Movimento
ü  Intercomunicação e Linguagens
ü  Conhecimento do ambiente físico, social e cultural
ü  Noções Lógico matemáticas.

CONTEÚDOS

ü  15/08 – Convivência nos diversos espaços (coletivo e individual)
ü  16/08 - HORA ATIVIDADE
ü  17/08 - Postura corporal: Equilíbrio Estático e dinâmico
ü  20/08 – LINGUAGEM MUSICAL: fontes sonoras: Música popular, regional, 
ü  Folclórica entre outras.
ü  21/08 – Aula Específica 8h 50min. As 10h 10 min. / 13h 30min. As 17h 30 min.
ü  Percepção espacial: relação com o próprio corpo, relação com o corpo do o outro e do corpo no espaço.
ü  22/08 – Brincar :Brincadeiras de diferentes formas e em diferentes espaços.
ü  23/08 - HORA ATIVIDADE
ü  24/08 – ORALIDADE: construção da consciência fonológica (articulação de sons e palavras a partir de gêneros discursivos.)
ü  27/08 – LINGUAGEM ESCRITA: Registro de ideias/ significados: desenho.
ü  28/08 – Aula Específica 8h 50min. As 10h 10 min. / 13h 30min. As 17h 30 min.
ü  Momentos de prática de leitura de diferentes discursivos: música parlenda, trava-línguas, adivinhas, fabulas/histórias, cartaz.
ü  29/08 – LINGUAGEM PLÁSTICA:  Percepção na produção plástica: cor, forma, textura, volume e linha.
ü  30/08 – Números: Agrupamentos, utilizando como critério a quantidade.

OBJETIVOS

ü  Vivenciar situações que promovam a construção da autonomia- conhecer o corpo por meio dos movimentos e ritmos, jogos e brincadeiras.
ü  Representar ou dramatizar as cantigas;
ü  Partilhar as cantigas em conversas e brincadeiras;
ü  Valorizar a nossa cultura, resgatando as cantigas de roda;
ü  Explorar as possibilidades do movimento do corpo.
ü  Utilizar a linguagem parar representar e comunicar ideias e conhecimento.
ü  Desenvolver o interesse pelas próprias produções e produções do outro, obras artísticas, regionais nacionais, ampliando o conhecimento do mundo e da cultura.
ü  Estabelecer relações sociais em diferentes contextos, percebendo as interferências e modificações que ocorrem entre os grupos.
ü  Resgatar a importância do Folclore.
ü  Conhecer músicas e brincadeiras folclóricas.
ü  Desenvolver e estimular a coordenação.
ü  Socializar.
ü  Estimular o ritmo.
ü  Desenvolver a criatividade.
ü  Explorar noções matemáticas relativas as quantidades, utilizando a linguagem oral, matemática e gráfica.

METODOLOGIA:

ü  Roda de conversa acerca do assunto: o que é folclore, apresentar historinhas das lendas contadas através do DVD – coleção Folclore “Contos e Cantos” Histórias, brincadeiras e cantigas da cultura Brasileira.
ü  Cantar músicas folclóricas: o sapo cururu, atirei o pau no gato boi, boi da cara preta, entre outras.
ü  Colocar DVDs contendo vídeos com apresentação de cantigas de roda;
ü  Confecção de um violão com papel carmim ou cartão. contendo figuras e letras de algumas cantigas de rodas: O sapo Cururu, pirulito que bate, bate, a galinha do vizinho, os indiozinhos, a cobra, marcha soldado, pintinho amarelinho.  Representando as cantigas nos desenhos com o carimbo das mãos com tinta.
ü  Contar a história: Soldadinho de Chumbo”. E em seguida dar uma atividade do “Dia do Soldado”, pintar o desenho com giz de cera.
ü  Brincar de amarelinha sob comando do professor. Material confeccionado de papel cartão, fita durex colorida
ü  Brincar no solário:  Cantigas de Roda: viuvinha, ciranda cirandinha, a canoa virou, atirei o pau no gato, aí bota aqui o seu pezinho, Peixe vivo, a barata diz que tem, pombinha branca, se essa rua fosse minha.
ü  Brincar de ovo choco, cobra cega, sob comando do professor.
ü  Cantar a música: um dois, feijão com arroz, macha soldado, em fila enquanto estiverem indo para as refeições.

Materiais Utilizados:

Papel cartão, papel carmim, tinta guache, palito de picolé cola tesoura, EVA, DVD, TV, sulfite A3, entre outros.

Avaliação:

 Através da observação, envolvimento e a participação dos alunos nas atividades que serão propostas;
Registrar as atividades desenvolvidas, com uso de fotografias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Libya's Forbidden Deserts | Full Documentary | TRACKS

O vasto país desértico velado do Oriente pelo medo, preconceito e incompreensão. Adams segue as trilhas das 'carruagens de fogo' da ...