FACULDADE UNIÃO DAS AMÉRICAS
CURSO DE PEDAGOGIA
PORTIFÓLIO DA DISCIPLINA DE
METODOLOGIA DO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
ACADÊMICA:
LUCIANE BENEDITA DA SILVA
FOZ DO IGUAÇU
2012
Sumário
Dinâmica da Apresentação
Atividade com Bambolê
Reloginho
Os Números
Coelho Sai da Toca
Conga
A Cor
Túnel dos Movimentos
Robô e o Mágico
Boneco Inflável
Ola das Pernas
Pedra, Papel, Tesoura, MATRIX.
007
BANDEIRINHA
EU GOSTO DE TODOS
MARUJO NO MAR
JO KEY Pô CORRIDO
JOGO DA VELHA
DANÇA DOS BAMBOLÊS
FORMANDO LETRAS COM O CORPO
HISTÓRIA CRIATIVA
QUEIMADA
CORRIDA DE SAPATOS
SALADA MISTA
ESTAFETA EM CRUZ
VEM COMIGO E FOGE
Pegador Fugitivo
Dinâmica da Apresentação
Objetivo:
Oportunizar ao grupo o
conhecimento entre si, (nome, idade, características gerais das pessoas) e a
socialização através de dinâmicas lúdicas.
Faixa Etária:
8 anos
Material:
Uma caneta e um pedaço de
papel.
Desenvolvimento:
Solicitar ao grupo que
escrevam em um pedaço de papel as respostas pessoais sobre as seguintes
questões;
1 -????(nome do aluno)
2 - Esporte
3 - Comida
4 - Hobby
5 - Time
6 - Projeto/Futuro
A questão número um deverá
ficar em branco, por que o outro aluno que ler as respostas deverá adivinhar
quem as escreveu. Os alunos irão trocar os papéis e andarão pela sala para
tentar identificar a pessoa que escreveu o papel.
O aluno que descobriu de quem
é o papel irá colocar o nome na questão um, e ele fará a apresentação na frente
da turma. E o aluno que está o nome no papel, por sua vez, irá também à frente
da turma ler o papel que ele tirou, identificando outro colega. As
apresentações seguirão até que todos tenham apresentado.
Variações:
Essa dinâmica pode ser feita
com grupos de pessoas que não se conhecem
E podem ser colocadas também
outras questões, como; apelidos, cor favorita, etc.
Atividade com Bambolê
Objetivo:
Desenvolver a noção de espaço,
temporal, Equilíbrio, Concentração.
Trabalhar a agilidade,
coordenação motora, socialização, atenção.
Fazer com que o indivíduo
explore sua capacidade.
Faixa Etária:
A partir dos 5 anos.
Material:
Bambolê.
Desenvolvimento:
Posicionar os alunos em
círculo e entregar um bambolê para cada aluno.
As atividades ao serem
desenvolvidas, vão aumentando o grau de dificuldade, a concentração, agilidade,
velocidade, tempo de realização e a noção de espaço.
Instruções:
1 – colocar o bambolê na
frente e rodar. O aluno deverá pegar o
bambolê antes que ele caia no chão.
2 – lançar o bambolê para o
alto e pegar com a mão direita;
3 – realizar o mesmo
exercício, mas agora pegar com a mão esquerda;
4 – jogar o bambolê para o
alto e bater palmas uma única vez;
5 – ir aumentando o número de
palmas;
6 – bater palmas nas costas;
7 – jogar o bambolê e erguendo
uma perna bater palmas;
8 – jogar o
bambolê e: tocar na cabeça; depois cabeça ombros; cabeça ombros, quadril;
cabeça, ombros, quadril, joelho; cabeça ombros, quadril, joelho, pé.
9 – rodar o
bambolê, quando ele começar a fazer o círculo baixo, tentar pular dentro dele e depois pular para
fora dele, e pegá-lo, antes que ele caia de vez no chão.
10 –
Posicionar o dedo conforme a figura abaixo e lançar o bambolê para frente. Os
alunos perceberão que o bambolê vai para frente, para e volta ao ponto de
partida.
Reloginho
Objetivo:
Trabalhar a orientação espacial e temporal e a
coordenação motora.
Trabalhar Agilidade e a Velocidade
Faixa Etária:
a partir de 5 anos
Material:
Corda, bambolê, aparelho de som e cd (opcional).
Desenvolvimento:
Coloque os participantes em círculo (se o grupo for
muito grande divida em dois), Amarre uma corda a um bambolê, segure na ponta da
corda e gire o bambolê sob os pés dos participantes.
O participante deverá saltar de modo a não pisar no
bambolê quando este se aproximar, aquele que pisar será eliminado.
Os Números
Objetivo:
Trabalhar a socialização, a integração e a Matemática.
Faixa Etária:
a partir dos 7 anos
Material:
Aparelho de som (opcional)
Desenvolvimento:
Coloque ou cante uma música, baixe a música e diga um número. Este
número será igual ao número de integrantes do grupo que os participantes deverão
formar ex: número 2, serão formados vários grupos com dois integrantes. Aqueles
que não conseguirem formar o grupo serão eliminados.
Coelho Sai da Toca
Objetivo:
Trabalhar a socialização, a integração, a atenção e
a agilidade.
Faixa Etária:
a partir dos 9 anos
Material:
Aparelho de som (opcional)
Desenvolvimento:
Divida os participantes em grupo de 3, coloque 2 de
mãos dadas (toca) e um no meio (coelho), deverão sobrar coelhos do lado de
fora.
Quando for falado coelho, os coelhos deverão sair
da toca em que se encontram e procurar abrigo em outra, as tocas deverão ficar
paradas em seus lugares, quando for dito toca os coelhos ficarão parados e as
tocas e que irão atrás dos coelhos, porém quando for dito tempestade todos
sairão dos seus lugares e novas tocas e coelhos se formarão.
Conga
Objetivo:
Trabalhar a socialização, a integração, a atenção e a agilidade.
Faixa Etária:
A partir dos 9 anos
Material:
Aparelho de som (opcional)
Desenvolvimento:
É uma variação da atividade “Coelho sai da toca”, serve para dar uma
tarefa para aqueles que sobraram do lado de fora. Canta-se a música da Conga e
os participantes deverão dançar a Conga na frente dos outros.
A Cor
Objetivo:
Trabalhar a agilidade, a
socialização, a integração, e as cores.
Faixa Etária:
A partir dos 7 anos
Material:
Aparelho de som (opcional)
Desenvolvimento:
Faça um círculo com os
participantes e cante a música das cores, quando a música parar diga uma cor.
Os participantes deverão ir atrás desta cor e encostar-se a ela. Para aumentar
a dificuldade não deixe que, os participantes tirem a mão da cor que já foi
dita, assim eles terão que se esforçar para colocar a mão na próxima que for
dita sem soltar a anterior.
Túnel dos Movimentos
Objetivo:
Trabalhar a criatividade, a agilidade e a coordenação motora.
Faixa Etária:
A partir dos 9 anos
Material:
Aparelho de som (opcional)
Desenvolvimento:
Divida o grupo em dois e coloque-os lado a lado em grupo de um de frente
para o outro, formando um túnel. Os participantes deverão passar pelo meio do
túnel fazendo um movimento qualquer, porém os movimentos não poderão se
repetir. Aquele que repetir o movimento que já foi feito será eliminado.
Robô e o Mágico
Objetivo:
Trabalhar o esquema corporal,
a socialização e a criatividade.
Faixa Etária:
A partir dos 9 anos
Material:
Aparelho de som e cd.
Desenvolvimento:
Faça um círculo e coloque os
participantes um de frente para o outro. Formar-se-ão então dois círculos um
dentro, onde os participantes ficarão olhando para fora do círculo (mágico) e
outro fora, onde os participantes ficarão olhando pra dentro do círculo (robô).
Será colocada uma música, o
mágico deverá tocar numa parte qualquer do corpo do robô e somente esta parte
de seu corpo poderá se movimentar ao som da música. O grau de dificuldade
aumentará de acordo com que o mágico for tocando as outras partes do corpo do
robô, pois ele agregará movimentos aos que já estavam sendo feitos.
Boneco Inflável
Objetivo:
Trabalhar criatividade;
Desenvolver a Socialização;
Desenvolver os Movimentos do corpo.
Faixa Etária:
A partir dos 9 anos
Material:
Aparelho de som e cd.
Desenvolvimento:
Posicionar
a turma em círculo, Formando duplas ou trios; o aluno que está do lado de fora
do círculo deverá se abaixar;o que está do lado de dentro finge ter um aparelho
de encher balões, começa a encher o boneco que é o seu colega. O aluno que está
abaixado vai se levantando lentamente até ficar de pé e com os braços esticados
para o alto. Depois esvazia o colega que é o boneco.
Ola das Pernas
Objetivo:
Trabalhar a atenção, a agilidade e a coordenação
motora.
Trabalhar velocidade
Faixa Etária:
A partir dos 5 anos
Material:
Uma bola ou objeto, aparelho de som (opcional).
Desenvolvimento:
Divida o grupo em dois e coloque cada grupo sentado
com as pernas esticadas, um ao lado do outro, intercalando um com as pernas
para um lado e o outro com as pernas para o outro, de modo que fiquem mais ou
menos um de frente para o outro.
Em uma das
pontas dos grupos um participante deverá passar o objeto intercalando, fazendo
movimentos de ziguezague, quando o objeto chegar à outra ponta, este
participante deverá se levantar e ir pelo meio do túnel para a outra ponta com
o objeto na mão e começar tudo de novo.
Porém para
que ele possa passar os participantes que estiverem sentados deverão levantar
as pernas num movimento de ola, abrindo passagem para o “dono”, do objeto
passar. Ganhará aquele grupo que terminar a sequência com todos os participantes.
Pedra, Papel, Tesoura, Matrix.
Objetivo:
Desenvolver a socialização;
Trabalhar a atenção e a
estratégia;
Trabalhar a concentração, o equilíbrio
e a flexibilidade.
Faixa Etária:
A partir 5 anos
Material:
Nenhum
Desenvolvimento:
Dividir a turma em grupos de dois
participantes, colocá-los um de frente para o outro, seus pés deverão ficar alinhados.
Os participantes deverão jogar
o Pedra, Papel, Tesoura... O ganhador deverá colocar o pé dele que estava na
frente atrás do outro pé.
E o participante que perdeu,
deverá colocar o seu pé da frente encostado no pé do participante que ganhou, e
o outro pé deverá ficar no mesmo lugar, usando assim, sua flexibilidade e
equilíbrio. Aquele que cair ou tocar o chão primeiro perde o jogo.
Variação:
Esta atividade trabalha com a
criança para conhecer seu próprio corpo, e os seus limites, pode ser feitas nas
series iniciais do Ensino Fundamental, trabalhando com o corpo, coordenação, e
estimula o interesse pela disciplina.
007
Objetivo:
Trabalhar a agilidade, a atenção e a concentração.
Faixa Etária:
A partir dos 10 anos
Material:
Nenhum
Desenvolvimento:
Fazer um aglomerado com o grupo, em sequência uma pessoa dirá 0, a outra 0 e a outra 7, esta
que falar 7 deverá apontar para qualquer pessoa do grupo, a pessoa apontada
deverá ficar imóvel e as outras duas ao seu lado deverão fazer uma ola.
BANDEIRINHA
Objetivo:
Desenvolver a socialização;
Trabalho em equipe;
Trabalhar a agilidade,
competição, velocidade;
Faixa Etária:
A partir dos 7 anos
Material:
Uma bola, espaço físico, 2
bambolês..
Desenvolvimento:
Formar duas filas com o mesmo número de alunos.
Em cada quadra deverá
ser colocado os dois bastões, distantes um do outro e no gol uma bola.
Regras:
Cada equipe deverá atravessar
a quadra da equipe adversária tentando pegar a bola no gol e trazer para a sua
quadra.
O aluno de uma equipe que
estiver correndo no campo da outra equipe poderá se proteger dentro dos
bambolês, campo neutro, ninguém pode tocar,
Se o aluno de uma equipe for
para o campo da equipe adversária, um dos alunos dessa equipe deverá tocar
nesse aluno para ele ficar imobilizado. Ele só poderá sair do lugar se algum
aluno da sua equipe conseguir chegar até perto dele e tocar. Assim os alunos da
equipe onde esse aluno ficou imobilizado deverão tentar não deixar ninguém se aproximar.
Quando o aluno chegar na bola
, atravessando o campo da equipe adversária e tentar retornar com a bola, não
pode jogar a bola pelo ar, tem que passar na mão do colega de equipe.
Ganha a equipe que fizer maior
número de pontos.
EU GOSTO DE TODOS
Objetivo:
Desenvolver a criatividade e a expressão corporal.
Faixa Etária:
A partir dos 7 anos
Material:
Bambolês ou cadeira.
Desenvolvimento:
Os bambolês serão dispostos em circulo, escolhe-se um aluno para ficar
fora dos bambolês ou em pé, o mesmo deve falar EU GOSTO DE TODOS principalmente
de quem esta de blusa amarela. Todos os alunos que estiverem de blusa amarela
devem trocar de lugar sem deixar que outro entre no bambolê, o aluno que fica
de fora deve continuar a brincadeira, as escolhas variam de acordo com a
criatividade de cada criança.
Variações:
No lugar dos bambolês pode ser usadas cadeiras.
MARUJO NO MAR
Objetivo:
Desenvolver a agilidade e
atenção.
Faixa Etária:
A partir dos 7 anos
Material:
Cadeira.
Desenvolvimento:
A turma ficara toda sentada
nas cadeiras em circulo e quando o professor falar MARUJO AO MAR, os alunos
devem trocar de cadeiras o mais rápido possível, se ele disser Marujo a
esquerda, Marujo a direita, os alunos sentam na cadeira do colega ao lado
correspondente e direção dita pelo professor e assim sucessivamente.
Variações: TEMPESTADES
É a mesma
brincadeira, segue o seguinte desenvolvimento: O educador organiza a turma,
pedindo que forme um circulo sentado na sua cadeira, sem sobrar nenhuma vazia.
O educador ficará no centro do circulo e dirá. ESTAMOS TODOS EM UM BARCO QUE SE
ENCONTRA EM ALTO-MAR RUMO AO DESCONHECIDO.
Quando o
educador disser Ola da direita, todos mudarão de lugar, sentando-se na cadeira do colega da
direita.
Quando o
educador disser Ola da esquerda, todos mudarão de lugar, sentando-se na cadeira do colega
da esquerda.
O educando dará outra ordem
para a direita ou para esquerda.
Mas se em
algum momento o educador falar TEMPESTADE, nesse instante, todos deverão mudar de lugar, ocupando uma cadeira
qualquer. Depois de duas ou três ordens, o educador aproveitará a
confusão e ocupará uma das cadeiras. O educando que ficar sem lugar, continuará
a animação do jogo.
JO KEY Pô CORRIDO
Objetivo:
Desenvolver a agilidade e
noção espacial;
Trabalhar a atenção e
proporcionar ao aluno jogos em equipe.
Faixa Etária:
A partir dos 7 anos
Material:
Cones.
Desenvolvimento:
A turma será dividida em dois
grupos, sendo cada um destes colocado em fila no ponto final da quadra de
vôlei, numa certa distância coloca-se um cone para delimitar o espaço a ser
percorrido. Os alunos de cada fileira sairão correndo passando por trás do cone
e ao encontro dos dois eles jogarão jokey pô (pedra, tesoura, papel, o papel
enrola a pedra, a pedra quebra a tesoura, a tesoura corta o papel) assim aquele
que conseguir ganhar, continuará o circuito correndo com o intuito de chegar à
outra equipe, enquanto o aluno da equipe adversária vai pro final da fila e sai
outro aluno para tentar detê-lo.
Variações: Jo key pô: urso,
caçador e espingarda.
A turma será dividida em duas
equipes, estas ficarão cada uma em um ponto da quadra de maneira que fiquem de
frente uma para ao outra. O jogo funciona da seguinte maneira: O caçador pega a
espingarda, esta mata o urso e este pega o caçador. As duas equipes devem
escolher entre seus integrantes, um desses movimentos, ao escolher ficam de
costas uma para a outra e ao sinal do professor as duas equipes se viram
mostrando o movimento escolhido, se uma equipe escolheu espingarda a outra fica
com o urso, perde aquela que escolher o urso tendo que correr para não ser pego
pela outra equipe, ganha o jogo quem pegar mais adversário.
JOGO DA VELHA
Objetivo:
Desenvolver o raciocínio;
Trabalho com o desenvolvimento
de estratégia.
Faixa Etária:
a partir dos 7 anos
Material:
Bola, espaço físico, bambolê.
Desenvolvimento:
Dividir a turma em dois
grupos. Um grupo será o das bolas vermelhas e o outro das bolas azuis. Coloca –
se 9 bambolês na posição do jogo da velha e dois bambolês para colocar as bolas
dentro.os grupos deverão formar uma fila, o primeiro aluno de cada fila
representa uma das cores;ao sinal do professor deverá pegar uma dessas bolas e
colocar no jogo.
O primeiro aluno de um grupo
coloca a bola e o outro aluno do segundo grupo coloca uma bola dentro de um
bambolê, não pode formar outras filas (horizontal, vertical) num total de três
bolas e iguais.
Variações:
Pode trabalhar os alunos na
fila, e ao invés de colocar o bambolê na frente o primeiro da fila passa a bola
para o alunos de trás, levanta os braços e curva o corpo para trás para passar
a bola para o segundo componente, quando chegar a bola no último da fila o
aluno tem que correr para colocar a bola dentro do bambolê .Ganha a equipe que
terminar primeiro.
DANÇA DOS BAMBOLÊS
Objetivo:
Trabalhar a atenção e coordenação.
Faixa Etária:
A partir dos 3 anos
Material:
Música e bambolê.
Desenvolvimento:
É uma atividade semelhante a “dança da cadeira”, porém utilizando
bambolês, onde o professor coloca os bambolês espalhados no chão e os alunos
caminham em volta deles ao som da música os alunos devem entrar no bambolê, ao
sinal dado eles saem e continuam caminhando, o professor tira um bambolê e ao
sinal dado eles entram no bambolê, no final fica um bambolê, e nem todos
conseguem entrar, se apertam, se equilibram, mas um sempre fica de fora. O
ultimo é o vencedor.
Variações:
Essa atividade pode ser feita por dois grupos e quando a música parar o
grupo deve trocar de lugar com outro grupo e ai sim entrar no bambolês e
realizar a atividade.
FORMANDO LETRAS COM O CORPO
Objetivo:
Trabalha a socialização, agilidade e a atenção;
Proporcionar a criatividade.
Faixa Etária:
A partir dos 5 anos
Material:
Não há necessidade de material.
Desenvolvimento:
Os alunos deverão formar com o corpo, a letra ou o número que o
professor solicitar.
O professor coloca uma música e os alunos, movimentam-se pelo espaço
físico (dançando, pulando, andando).
Quando o professor parar a música, grita uma letra ou um número e os
alunos deverão se distribuir de tal forma que visualmente se veja o solicitado.
Variação:
O jogo continua e os alunos ao formar novas letras e números não poderão
fazer da mesma forma, ou seja, tem que usar o corpo em posições diferentes (joelhos,
agachados, deitados, pernas cruzadas, em pé). O importante é item criando
formas com o corpo aliando ao solicitado.
HISTÓRIA CRIATIVA
Objetivo:
Desenvolver a criatividade;
Trabalhar a atenção e a oralidade.
Faixa Etária:
A partir dos 7 anos
Material:
Cadeira ou bambolês.
Desenvolvimento:
Posicionar as cadeiras em forma de circulo, sendo que cada criança
devera ficar sentada em uma cadeira. Um aluno ficara no centro do circulo e
terá que contar uma história quando aparecer na história a palavra VERDE, todos
devem trocar de lugar, aquele que ficar sem lugar deve continuar a história.
Variações:
As cadeiras podem ser trocadas por bambolês, e as cores podem mudar
também por outra coisa. EX: flores, comida, bichos.
QUEIMADA
Objetivo:
Trabalho em equipe;
Trabalhar a agilidade, competição, velocidade e atenção;
Faixa Etária:
A partir dos 7 anos
Material:
Uma bola, espaço físico.
Desenvolvimento:
O professor separa a turma em duas equipes mistas, o jogo acontecera na
quadra de vôlei. Cada equipe tem o objetivo de queimar um integrante, quem for
queimado deve ir para o lado, para o cemitério e não para o fundo da quadra
como consiste o jogo mais conhecido de queimada. Ganha a equipe quem ficar com
mais participantes em jogo.
Variações:
Outra maneira de jogar e o professor criar em determinado momento um
coringa, um colega que mesmo sendo atingido não é queimado e também quando
houver apenas dois ou três colegas e criar um escudo para o colega mais
ameaçado, assim um protege o outro.
CORRIDA DE SAPATOS
Objetivo:
Desenvolver o trabalho em equipe;
Trabalhar agilidade;
Faixa Etária:
A partir dos 5 anos
Material:
Os calçados dos participantes.
Desenvolvimento:
Desenhe com giz um quadrado com cerca de um metro quadrado no chão.
Distante dele, dois ou três metros, desenhe a linha de largada. Os
participantes devem tirar seus sapatos e colocá-los no quadrado desenhado
anteriormente.
O professor da brincadeira mistura os pares de sapato, enquanto os
participantes se posicionam atrás da linha de largada. Depois do apito de
largada, os participantes correm até o quadrado para procurar seus próprios
sapatos, calçá-los corretamente, voltar à linha de largada e assim que chegar
vai o próximo participante. Vence a fila que terminar de por os calçados
primeiro.
SALADA MISTA
Objetivo:
Trabalho em equipe;
Trabalhar a agilidade, competição, velocidade e concentração.
Faixa Etária:
A partir dos 7 anos
Material:
Bambolês.
Desenvolvimento:
Formar um circulo com os bambolês, cada aluno fica dentro do bambolê,
com exceção um aluno fica que ficara no centro pra dar as ordens. Cada aluno
recebera um nome de fruta, maça, banana, pera e uva. O aluno que ficou no
centro fala o nome de uma fruta vamos supor maçã todos os alunos que estiverem
a fruta maçã terá que mudar de lugar com os demais que é da mesma fruta. Mas
quando quem esta no centro falar salada mista todos tem que mudar de lugar, e
quem esta no centro tem que pegar o lugar de alguém, aquele que ficar fora é
quem vai dar as ordens. E assim continua brincadeira.
ESTAFETA EM CRUZ
Objetivo:
Desenvolver o trabalho em equipe;
Trabalhar agilidade;
Trabalha lateralidade;
Faixa Etária:
A partir dos 5 anos
Material:
Bola.
Desenvolvimento:
Fazer uma cruz com os participantes em fila:
Nomear os participantes com um número, quando for dito um número o
participante daquela fila devera sair e correr em volta dos demais
participantes até chegar na sua fila novamente,participantes tem que estar com
as pernas afastadas, para que os jogadores possam passar por baixo. Todos
os jogadores terão que passar por baixo
das pernas da sua equipe e pegar a bola
que estará no centro da cruz.
VEM COMIGO E FOGE
Objetivo:
Desenvolver o trabalho em equipe;
Trabalhar agilidade;
Trabalha lateralidade;
Faixa Etária:
A partir dos 8 anos
Material:
Não necessita de material.
Desenvolvimento:
Os alunos farão um circulo e um participante ficara de fora, esse
participante que ficou fora vai tocar em alguém e fala VEM COMIGO, as duas
pessoas terão que correr envolta do circulo no mesmo sentido e aquela que
chegar primeiro ao lugar vazio fica lá. Mas quando o participante falar FOGE
corre um para cada lado para pegar o lugar que ficou vazio.
Pegador Fugitivo
Objetivo:
Desenvolver o trabalho em equipe;
Trabalhar agilidade;
Trabalha lateralidade;
Faixa Etária:
A partir dos 8 anos
Material:
Tatame
Desenvolvimento:
Em círculo passa por fora e dentro , não sair do tatame, quem fugir corre
e toca o ombro de alguém, pegador pega o fugitivo.
O fugitivo pode tocar várias pessoas depois que foi pego, muda a pessoa,
pode colocar bambolê para marcar o lugar.
Variada: Com bambolê
Cada um dentro de um bambolê no chão mesma atividade, não pode ficar
duas pessoas no mesmo bambolê, o pegador tem que correr, pegar e entrar no
bambolê.
PEGADOR DO ELEFANTINHO
Objetivo:
Desenvolver o trabalho em equipe;
Trabalhar agilidade;
Trabalha lateralidade;
Faixa Etária:
A partir dos 8 anos
Material:
Não necessita de material.
Desenvolvimento:
Fazer uma tromba com a mão , tocar no nariz da pessoa , quem for tocado
vira elefante e ajuda a pegar os outros.
PEGADOR da bruxa
Objetivo:
Desenvolver o trabalho em equipe;
Trabalhar agilidade;
Trabalha lateralidade;
Faixa Etária:
A partir dos 8 anos
Material:
Não necessita de material.
Desenvolvimento:
Com o chapéu da bruxa na cabeça corre, toca a pessoa e fala , exemplo:
sim salabim vira cachorro, a pessoa que foi tocada terá que imitar o animal , a
pessoa imitando tenta pegar os demais . tocando a pessoa esta começa a imitar o
que o outro estava fazendo e ficará fazendo e ficará livre do encanto.
Dique-foi
Objetivo:
Desenvolver o trabalho em equipe;
Trabalhar agilidade;
Trabalha lateralidade;
Faixa Etária:
A partir dos 9 anos
Material:
Não necessita de material.
Desenvolvimento:
Fazer um círculo e cantar sempre a mesma música dique-dique foi, prestar
atenção no colega do lado para fazer os movimentos que ele estiver fazendo.
Com outra música
Arram san san guli guli
arram san san are are are guli guli guli arram san san.
Em círculo fazer a mesma coisa o primeiro guli guli guli com a pessoa do
lado esquerdo quando falar guli guli
colocar a mão em cima da cabeça do colega, arram san san bater as mãos nas
pernas, novamente guli guli erguer as mãos para cima balançando-as
Montanha russa
Fazer duas fileiras de alunos sentados no chão um atrás do outro.
Obedecer os comandos do professor
Nenhum comentário:
Postar um comentário