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terça-feira, 15 de novembro de 2011

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II A IMPORTÂNCIA DOS VEGETAIS PARA A NATUREZA

FACULDADE UNIÃO DAS AMÉRICAS - UNIAMÉRICA

CURSO DE PEDAGOGIA





ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

A IMPORTÂNCIA DOS VEGETAIS PARA A NATUREZA






LUCIANE BENEDITA DA SILVA









FOZ DO IGUAÇU - PR
OUTUBRO, 2011




LUCIANE BENEDITA DA SILVA










A IMPORTÂNCIA DOS VEGETAIS PARA A NATUREZA






Projeto de Estágio apresentado à disciplina de Estágio Supervisionado II – Ensino Fundamental, do Curso de Pedagogia, ministrada pela Professora Fátima Regina Bergonsi Debald e, sob a orientação do Professor Blasius Silvano Debald.





FOZ DO IGUAÇU - PR
OUTUBRO, 2011


PROJETO DE INTERVENÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL

TÍTULO
A IMPORTÂNCIA DOS VEGETAIS PARA A NATUREZA

INTRODUÇÃO
O Estágio Supervisionado II do curso de Pedagogia da Faculdade União das Américas, contempla atividades pedagógicas e administrativas. Desta, forma, serão desenvolvidas atividades de observação, monitoria e regência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
O Estágio Supervisionado II será importante e imprescindível na formação docente, pois possibilitará o contato direto com situações reais que permitem planejar, orientar e avaliar o processo ensino aprendizagem.
Nesta perspectiva, pode ser considerada uma oportunidade da profissão e na construção da identidade profissional, articulando a teoria estudada, discutida e debatida em sala de aula, com a realidade da escola e do ser professor.
CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA TURMA
Nome da Escola: Escola Municipal Frederico Engel Ensino Fundamental de 1º à 4º ANO/ SÉRIE, localizada na Rua Enseadas, numero 41, Jardim Copacabana – Foz do Iguaçu – PR. CEP: 85856-450 Fone (045) 3521-9530, Email: fredericoengel@fozdoiguaçu. pr.gv.br.
A escola começou a funcionar em 1936 na localidade de TAMANDUAZINHO, como Escola Rural Estadual. Foi transferida de localidade em 1983 para atender os bairros adjacentes.
A denominação do nome deu-se por escolha popular, que resolveu homenagear o pioneiro da cidade o Senhor Frederico Engel, que doou o primeiro terreno rural onde foi construído em madeira o primeiro prédio da Escola.
Em 18 de janeiro de mil novecentos e noventa e seis foi implantada a Educação Infantil para o Jardim III. O Conselho Estadual de Educação da Coordenação de Estrutura e Funcionamento autorizou o Ensino Fundamental (primeiro ao quinto ano) nos estabelecimentos de ensino mantidos pela Prefeitura Municipal. Essa autorização é concedida pelo prazo de cinco anos com implantação gradativa no ano letivo de 2007 e o término da implantação em 2011.
A organização da Escola Municipal Frederico Engel atende atualmente dez turmas que estudam em dois períodos: matutino, vespertino. No matutino atende o total de cinco turmas assim discriminadas, primeiro ano A, segundo ano A, segunda série A, terceira série A, quarta série A. No período vespertino, outras cinco turmas: primeiro ano B, segundo ano B, segunda série B, terceira série B, quarta série B.
A escola possui no seu quadro do corpo docente dez professores e no quadro administrativo, com direção, supervisão, e secretaria e um vigia, quatro merendeiras, quatro auxiliares de serviços gerais como outras funções.
O calendário escolar de 2011 contempla o início das atividades escolares para os professores início e término das aulas, formação continuada, reuniões pedagógicas, planejamentos, período de férias e recessos para alunos e professores, perfazendo duzentos dias letivos.
Os alunos recebem aulas de reforço em contraturno sendo aulas de apoio pedagógico, esses alunos tem aulas nas segundas quartas e sextas-feiras sendo para os alunos da quarta série como uma preparação para a Prova Brasil, com o total de treze alunos nesses três dias.
Também são alunos que apresentam dificuldades na aprendizagem e que são atendidos pelo professor sempre acompanhados tanto pela supervisão quanto pelo professor regente da turma. O mesmo orienta quais as dificuldades apresentadas pelos determinados alunos, para que seja sempre trabalhado em cima de cada dificuldade com o objetivo de estar juntos tentando saná-las.
Os pais dos alunos são bastante participativos, comparecem nas reuniões pedagógicas, e nos recreios os alunos são acompanhados por uma mãe voluntária que atende os alunos com atividades recreativas, com brinquedos e jogos didáticos trazidos por ela, os mesmos são colocados nas mesinhas para os alunos brincarem. Assim as crianças ficam ocupadas e não há correrias no horário de intervalo.
A hora atividade dos professores é realizada fora da sala de aula com o total de quatro horas semanais, intercaladas (a pedido dos próprios professores), sendo assim mais produtivos e com bons resultados. À hora atividade é reservada ao planejamento das aulas, correção de provas, elaboração de trabalhos, correção de cadernos, preparação de tarefas de casa.
A escola tem uma professora que trabalha em sala dando aula especifica com atividades de oficina de matemática, leitura, dicionário e literatura, sempre monitorada pela equipe da SMED com formação continuada. O próprio professor também tem um dia na semana para sua hora atividade, para elaborar as atividades que serão desenvolvidas na semana.
Refletir sobre as questões de uma escola de qualidade para todos, tanto alunos e professores, através da perspectiva sociocultural significa que há de se considerar, dentre outros fatores, a visão ideológica da realidade construída sócio e culturalmente por aqueles que são responsáveis pela educação.
Busca-se que o processo de inclusão educacional seja efetivo assegurado o direito a igualdade com equidade de oportunidades. Isso não significa um modo igual de educar a todos, mas uma forma de garantir os apoios e serviços especializados para que cada um aprenda , resguardando-se suas singularidades.
Assim sendo quando os professores percebem que os alunos apresentam dificuldades na aprendizagem, são encaminhados para avaliação clinica com profissionais especializados da SMED (Secretaria Municipal da Educação) e são encaminhados para sala de recurso e classe especial, onde os alunos freqüentam no contraturno em escolas localizadas nas proximidades, onde os mesmos têm um atendimento individual e especifico.
A filosofia da Escola é a busca da formação do individuo mais participativo mais solidário critico e responsável por mudanças em si mesmo e na comunidade. Promover ao aluno, acesso ao conhecimento sistematizado e, a partir deste, a produção de novos conhecimentos.
A instituição reconhece a importância da participação construtiva do aluno e ao mesmo tempo da intervenção do professor para ensinar o que o aluno não tem condições de fazer sozinho. A educação na Escola Frederico Engel é fundamentada em fatores necessários à formação de cidadãos comprometidos com o bem comum. Baseia-se a humanização e na autonomia. Procuram-se proporcionar nos alunos o desenvolver livremente, orientando para suas responsabilidades. Orientando com o ensino e aprender, capazes de reconhecer a importância da participação familiar no processo educacional.
A avaliação da Escola é diagnóstica e contínua considerando o resultado de um trabalho intencional do professor. Deverá constituir-se de instrumento para a reorganização de objetivos, conteúdos, procedimentos, atividades e como forma de acompanhar e conhecer cada aluno.
A avaliação é uma tarefa permanente do professor. O processo avaliativo é de suma importância para nortear as decisões pedagógicas exercendo um papel essencial nas adaptações curriculares. Na sistemática de Avaliação do desempenho do aluno e de seu rendimento Escolar há a prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.
A nota do bimestre será resultante da somatória dos valores atribuídos em cada instrumento de avaliação. O primeiro ano não tem nota, a sua avaliação é registrada e comunicada aos pais, em forma de parecer descritivo.
A escola tem a proposta de recuperação paralela. Para os alunos de baixo rendimento escolar é proporcionada recuperação paralela ao longo da serie ou período letivo. Com o objetivo de dar condições ao aluno de aprender conceitos, fatos e procedimentos ensinados no bimestre, e possibilitar a alteração em seus resultados. Os projetos de recuperação paralela são elaborados mediante proposta do Conselho de Classe e Série, a partir da analise das informações registradas nas fichas de avaliação e diagnósticos preenchidos pelo professor da classe que não poderá se eximir de realizar a recuperação contínua desde o inicio do ano letivo.
Descrição dos Aspectos Físicos da Escola
A escola conta com cinco salas de aulas, sala para a supervisão e secretaria, sala de direção, sala dos professores com banheiro e um pequeno deposito, cozinha, pequena despensa, banheiro com três vasos sanitários, um banheiro readaptado para deficientes físicos, saguão pequeno onde as crianças brincam e fazem refeição. Pátio pequeno com piso de concreto sem cobertura e um pequeno palco feito de concreto também sem cobertura.
A merenda é servida primeiramente para os alunos da Pré-escola e cinco minutos depois para as outras turmas. Tem um cardápio, conforme é mandado pela prefeitura, a nutricionista vem de vez em quando dar uma olhada, as cozinheiras têm os cursos para saber manipular os objetos e para servir os alunos.
O clima de convívio entre direção, funcionários e corpo docente é baseado no respeito, na harmonia, no dialogo onde todos interagem. A escola afirma que o sucesso do processo educacional depende muito da participação da família, a escola oferece esse espaço. Ambas devem caminhar juntas com dialogo e respeito pelos conhecimentos e valores que as famílias possuem.
Ao observar o andamento da escola verifiquei que na entrada os pais ficam com seus filhos, alunos da pré-escola e do primeiro ano até bater o sinal, após o sinal todos os alunos vão para suas filas de modo organizado.
Faz-se silêncio para a oração do Pai Nosso, em seguida, os professores vão para suas salas, é importante ressaltar que a ordem e a disciplina são mantidas sempre, todos os alunos vão de mãozinhas para trás, em silencio, na maioria das vezes, exceto alguns que é normal que as crianças conversem, mas, no entanto a disciplina é vista.
Durante o período das aulas no horário da 13h30 ás 15h30 é feito o horário das aulas especificas com uma professora de Artes que também da a sua aula das 16:00 horas às 17:30, ela da aula para as turmas: 1º, 2º, 3º e 4º ano, feito um horário para cada turma duas vezes na semana ela passa nessas turmas. Também tem a professora que da a aula de reforço todos os dias.
Durante o intervalo que é das 15:30 às 16:00, a mãe de uma aluna fica na Escola, traz jogos didáticos, brinquedos, para que os alunos também fiquem brincando no intervalo e não ficam correndo muito, se divertem brincando e aprendendo. Ela ajuda no que for preciso, é uma voluntária. Também ajuda na cozinha, escolhe feijão de vez em quando, ajuda lavar os corredores depois do recreio, ela fica na escola até acabar a aula as 17:30 e leva sua filha que estuda na escola.
Observei na sala da quarta série, que são alunos comportados prestam atenção na aula, na explicação da professora, são bastante prestativos exceto alguns que incomodam a professora, mas que também fazem as atividades passadas pela professora.
Os alunos da terceira série, são muito interessados na aula, copiam os exercícios passados pela professora, são educados e gostam bastante de pintar.
Na turma do primeiro ano a professora é bastante atenciosa com os alunos, observei que são alunos prestativos, apesar de haverem alguns que não conseguem acompanhar a professora com o conteúdo, a professora retoma tudo de novo, nesse caso é preciso que haja aulas de reforço para esses alunos.
Os alunos da pré-escola são educados, fazem as atividades muito bem feitas, são alunos disciplinados. Antes do inicio das atividades da professora cada aluno pega seu copinho, vão ao bebedouro com as mãozinhas para trás e em fileira sem fazer algazarras.
Na sala de reforço há poucos alunos e são alunos de contraturno, essa sala fica ao lado da sala do prézinho. Os alunos na sala de reforço fazem todas as atividades passadas pela professora.
Ao observar as salas de aula, todas têm ar-condicionado.
Fazendo uma avaliação externa da Escola, ou seja, a parte física, material humana, seria necessário que houvesse mais salas de aula, pois a escola não pode contar com sala de informática, laboratório, biblioteca, refeitório, quadra coberta para realizar as atividades esportivas, tudo isso dificulta muito o trabalho do professor.
Também não tem um professor especializado para as aulas de educação física, ficando assim em defasagem, pois os professores na maioria não se julgam capacitados para ministrar as aulas esportivas. Melhorias nos banheiros, reformas no bebedouro e lavabo.
A escola está parcialmente preparada para receber os alunos, portadores de deficiência física um dos banheiros foi adaptado, porem ainda há alguns locais que dificultam o acesso necessitando de muitas adaptações para chegar ao ideal.
Gestão Democrática da Escola
A gestão democrática envolve a participação crítica e ampla na construção do Projeto Politico-Pedagógico e no seu desenvolvimento, assegurando a transparência das decisões, fortalecendo as pressões para que elas sejam legítimas, garantindo o controle sobre os acordos estabelecidos.
A busca da gestão democrática inclui a ampla participação dos representantes da comunidade escolar nas decisões e ações administrativo-pedagógicas nela desenvolvidas. A socialização do poder pela prática da participação coletiva atenua o individualismo, alimenta a reciprocidade, eliminando discriminações e reforça a autonomia.
DESCRIÇÃO DA TURMA DO ESTÁGIO
O Estágio será realizado nos dias 03, 06, 07,10 e 13 de outubro de 2011 com a turma do segundo ano no período vespertino no horário das 13:30 as 17:30. Observei que nessa sala há vinte e nove alunos, sendo que alguns possuem dificuldades de aprendizagem. Uma aluna recebe encaminhamento com a assistente social quando é necessário. Como na Escola Frederico Engel não há sala de recursos essa aluna é encaminhada à Escola Municipal Érico Veríssimo. Segundo informações dadas por sua avó, consta em seu exame médico que seu comportamento é de uma pessoa imperativa e também possessiva.
Também há dois irmãos gêmeos que são bastante lentos, a professora mencionou que eles possuem distúrbio mental, por esse motivo, não é feita muita cobrança sobre o desempenho desses dois alunos.
Há um aluno que toma remédio após o recreio, não consegue acompanhar os colegas no andamento da aula, mas, se lhe for dada atenção e esperar que faça as atividades observa-se que possui a mesma capacidade de aprendizado que as outras crianças. Também há dois alunos que são bastante lentos, tem muita dificuldade de copiar as atividades do quadro mesmo sentando na frente, a professora acredita que eles possuem algum distúrbio, mas, no entanto, ela não está sabendo qual distúrbio.
No geral, são alunos bastante prestativos, inteligentes. A sala é um ambiente agradável, possui ar-condicionado, dois armários, sendo um da professora do 2º ano e o outro da professora da manhã que é do 3ºano.
OBJETIVOS
Aplicar os conhecimentos adquiridos, retirados da teoria-prática compreendidos no curso desenvolvendo-os durante o período de estágio em sala de aula.
Possibilitar ao acadêmico a oportunidade de entrar em contato com a futura área de atuação, atuando e aplicando com responsabilidade os conteúdos, verificando sempre o aspecto psicopedagógico do aluno.
Aplicar as aulas com embasamento teórico, implementando as aulas com experiências teórico-práticas, tiradas do decorrer dos anos, vivenciados na profissão.
Aproveitar experiências de professores antigos para aprimorar a aula aplicada.
Desenvolver habilidade prática, oral e atitudes profissionais com ética.
Enriquecer a formação acadêmica promovendo a integração das varias disciplinas cursadas, permitindo que esse conjunto resulte na formação de um profissional critico e comprometido com a formação escolar.
DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO
Através das observações realizadas na Escola Frederico Engel, foi possível analisar todos os setores da escola desde a cozinha, até a sala da direção da escola, a organização da escola, os trabalhos realizados, o seu espaço e sua infraestrutura. Com experiência pode-se constatar que a Educação na Escola Frederico Engel é fundamentada em fatores necessários à formação de cidadãos comprometidos com o bem comum, baseia-se na humanização e na autonomia.
Procuram-se proporcionar nos alunos o desenvolver livremente, orientando para suas responsabilidades. Orientados com o ensinar e aprender. Foi analisada a gestão, organização e questionamento, documentos normativos, as regras e normas de escola.
Sem interferir nas atividades rotineiras da Escola Municipal Frederico Engel, serão desenvolvidas atividades baseadas na importância dos vegetais e suas funções, datas comemorativas, introduzir medidas de comprimento.
Explorar atividades que desenvolvam a criança fisicamente, socialmente e psicologicamente, será estimulada a linguagem oral desenvolvendo na criança o hábito      de ouvir para compreender e interpretar, respeitando sempre as diferenças individuais de cada um.
Os conteúdos foram fornecidos pela professora titular durante a observação do Estágio no qual as metodologias e o planejamento serão elaborados pela estagiaria para aplicação durante o período de regência de classe.





PLANO DE AULA
I - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
Escola: Escola Municipal Frederico Engel
Bairro: Jardim Copacabana
Disciplina: Geografia
Série: 2º Ano
Turma: B
Turno: Vespertino
Professora Titular da Escola: Elizabeth Eberhardt Stapf
Professor Supervisor de Estágio: Blasius Silvano Debald
Professor da Disciplina de Estágio Supervisionado: Fátima Regina Bergonsi Debald
Data: 03 de Outubro de 2011
Duração: 4 Horas
II - TEMA CENTRAL:
As ruas.
III - OBJETIVOS:
Observar e descrever a rua onde mora e reconhecer seu endereço.
Identificar semelhanças e diferenças entre as ruas.
Representar as características da rua onde mora, expressando sua percepção sobre esse espaço.
Entender que a rua é um lugar de circulação de pessoas e veículos.
IV - CONTEÚDOS:
Observação, descrição da rua onde o aluno mora.
Quebra-cabeça, com uma imagem de uma rua movimentada e uma imagem de uma rua calma.
Representação com desenho sobre os detalhes da rua onde o aluno mora.
Cópia de texto, escrito na lousa, sobre o espaço das ruas.
V - METODOLOGIA:
1º Momento.
Professora passara um texto na lousa cujo titulo é “O espaço das ruas”. Ela irá ler o texto junto com os alunos. Em seguida irá pedir que os alunos copiem o texto no caderno.
Após a cópia do texto, a professora passara na lousa, perguntas relacionadas ao texto para os alunos responderem no caderno. A professora conversará com os alunos sobre as suas respostas.
1) A rua onde você mora é movimentada ou é calma?
2) Existe muito movimento de carros e pessoas na rua onde você mora?
3) O que você mais gosta na rua onde você mora?
4) De acordo com o texto o que foi criado pela natureza?
5) Na rua onde você mora, o que foi criado pela natureza? E o que foi criado pelas pessoas?
Contar à professora e aos colegas o que o aluno respondeu.
2º Momento.
Dar uma folha xerografada para cada aluno, com desenhos de um quebra-cabeça com uma imagem de uma rua movimentada, e outra com uma imagem de uma rua calma.
Os alunos deverão recortar esse quebra-cabeça, e colar em outra folha com dois retângulos indicando o lugar para cada peça.
Após a montagem do quebra-cabeça serão feitas algumas perguntas aos alunos.
1) Que imagem se formou em cada quebra-cabeça?
2) Quais são as diferenças entre essas imagens?

3º Momento.
A professora irá colar no caderno uma ficha para os alunos preencherem com o endereço de sua casa, rua, número, bairro, cidade, CEP e estado. Essa atividade será uma tarefa de casa e deverá ser respondida com o auxilio dos pais, e deverá ser trazida para a próxima aula.
4º Momento.
Pedir aos alunos que desenhem a rua onde eles moram, reparando os detalhes como: o tamanho e o tipo das construções, o movimento de pessoas e veículos, como são as calçadas, se há arvores, postes de iluminação, telefone publico, cesto de lixo.
Pedir para fazer um desenho bem bonito, sobre a rua onde ele mora em seguida pedir para colorir com lápis de cor. Pedir aos alunos que mostrem seus desenhos aos colegas e à professora e mostrar a rua onde mora.
VI - RECURSOS:
Folha de sulfite, lápis preto, lápis de cor, borracha, cola, tesoura.
VII - AVALIAÇÃO:
Avaliar o interesse e a participação dos alunos nas atividades.
A capacidade de observação das características da rua onde moram.
A habilidade de identificar as relações, semelhanças e diferenças das ruas onde moram.
VIII – REFERÊNCIAS:
DARIN, Áurea; MEDEIROS, Ieda. Geografia: ensino fundamental. 2. ed. São Paulo: IBEP, 2003.
IX – OBSERVAÇÕES:
Pedir aos alunos para que quando chegarem em casa, coloquem de molho três feijões. Na próxima aula trazer os três feijões que ficaram de molho e mais três feijões secos.


PLANO DE AULA
I - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
Escola: Escola Municipal Frederico Engel
Bairro: Jardim Copacabana
Disciplina: Ciências.
Série: 2º Ano
Turma: B
Turno: Vespertino
Professora Titular da Escola: Elizabeth Eberhardt Stapf
Professor Supervisor de Estágio: Blasius Silvano Debald
Professor da Disciplina de Estágio Supervisionado: Fátima Regina Bergonsi Debald
Data: 06 de Outubro de 2011
Duração: 4 Horas
II - TEMA CENTRAL:
O nascimento das plantas.
III - OBJETIVOS:
Identificar cuidados necessários ao cultivo das plantas.
Conhecer e entender o processo de germinação das plantas, assim como seu desenvolvimento.
Explicar as partes dos vegetais que são utilizadas em nossa alimentação.
IV - CONTEÚDOS:
Observação e identificação do fenômeno da germinação do feijão.
Reconhecimento das etapas da evolução da semente.
Identificação dos cuidados necessários à germinação das plantas.
Realização de experimento e registro de observações.
Os vegetais e o ambiente em que vivem.
A importância dos vegetais em nossa vida.
V - METODOLOGIA:
1º Momento.
Colocar os alunos sentados em frente à TV, para assistir ao vídeo lúdico-pedagógico “A Sementinha”, após assistir ao vídeo os alunos voltam aos seus lugares e, a professora fará um breve comentário sobre o vídeo.
Colar um cartaz na parede e, explicar para os alunos sobre a germinação de uma semente de feijoeiro.
Logo após será dado um texto intitulado “O Nascimento das Plantas”. Pedir a alguns alunos para que façam a leitura em voz alta do texto.  Explicar como ocorre a reprodução dos vegetais e qual a importância dos caroços e das sementes para que aconteça a germinação. Explicar aos alunos sobre os diferentes tipos de caroços e sementes. Falar sobre os diferentes tipos de frutas, as que dão sementes e as que dão caroço. Dar exemplos de vegetais que nascem a partir de raiz.
Falar sobre a importância dos vegetais em nossa vida, como exemplo de vegetais utilizados em nossa alimentação. Dar Xerox com essa explicação como desenho de plantas.
Também a professora irá falar sobre o ambiente em que vivem os vegetais, como exemplo as plantas aquáticas e terrestres.
2º Momento.
Perguntar aos alunos se trouxeram os feijões que foram pedidos na aula anterior. Pedir para que cada aluno pegue sua semente, para aqueles que não trouxeram a professora dará os feijões para eles.
Em seguida fazer algumas perguntas.
Quem já viu um feijoeiro? Quem já viu um feijoeiro com flores? Quem já viu os frutos do feijoeiro? Quem já viu esses frutos abertos? Quem já viu um feijão por dentro? Quem já viu um feijão germinar?
Ouvir as respostas dos alunos para analisar seus conhecimentos sobre o tema que está sendo estudado.
3º Momento.
1ª Atividade- Logo após a professora irá pedir que cada aluno coloque o seu feijão em cima da carteira e desenhar um feijão inteiro em um papel sulfite dado pela professora, cortar pelo meio o feijão que ficou de molho, e desenhar junto com o outro feijão. O aluno deverá comparar os dois feijões. Os que tiverem dificuldade poderão olhar no cartaz exposto na parede que terá os dois feijões.
2ª Atividade – Os alunos farão desenhos sobre frutos com uma semente e frutos com várias sementes. Dar a seguinte pergunta e pedir aos alunos que respondam no caderno. O que as sementes precisam para germinar?
Em seguida passar na lousa atividades relacionadas com a explicação das plantas terrestres e aquáticas. A professora ajudará os alunos que tiverem dificuldades.
3ª Atividade – Dar uma atividade xerografada com um diagrama. Pedir ao aluno que resolva esse diagrama encontrando os nomes das sementes que são comestíveis. Dar uma atividade xerografada com frases para completar de acordo com o texto “O Nascimento das plantas”
Dar atividades xerografadas para o aluno pintar os quadrinhos ao lado da planta contendo encima legenda: verde que pode comer, e vermelho que não pode comer.
VI - RECURSOS:
Aparelhos de televisão e de DVD, DVD com vídeo, papel Kraft, cola, tesoura, régua, fita adesiva, fita adesiva colorida, feijões, papel sulfite, lápis de cor e preto.
VII - AVALIAÇÃO:
Avaliar as aprendizagens dos alunos em termos de conhecimentos sobre as plantas e a germinação.

VIII – REFERÊNCIAS:
GIL, Ângela; Fanizzi, Sueli. Porta aberta: ciências naturais.  São Paulo: FTD, 2005.
MARSICO, Maria Teresa. Agora eu sei! : ciências naturais, 2º ano: ensino fundamental. São Paulo: Scipione, 2009.
RODRIGUES, Rosicler Martins. Ciências para crianças: ensino fundamental: manual do professor. São Paulo: IBEP, 2005.




















PLANO DE AULA
I - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
Escola: Escola Municipal Frederico Engel
Bairro: Jardim Copacabana
Disciplina: História.
Série: 2º Ano
Turma: B
Turno: Vespertino
Professora Titular da Escola: Elizabeth Eberhardt Stapf
Professor Supervisor de Estágio: Blasius Silvano Debald
Professor da Disciplina de Estágio Supervisionado: Fátima Regina Bergonsi Debald
Data: 07 de Outubro de 2011
Duração: 4 Horas
II - TEMA CENTRAL:
Dia da Árvore.
III - OBJETIVOS:
Reconhecer a importância da árvore em nosso cotidiano.
Valorizar o Dia da Árvore, conhecendo como ele surgiu.
Conscientizar sobre o plantio de árvores e os cuidados que elas exigem.
Desenvolver respeito e amor às plantas.
IV - CONTEÚDOS:
Reconhecimento das características das arvores.
Identificação das partes das plantas.
Elaboração de um cartaz com o desenho do dia da árvore.
V - METODOLOGIA:
1º Momento:
 Apresentar um cartaz sobre o dia 21 de setembro “dia da árvore”. Colocado na parede. Explicar as partes que compõem uma árvore, contida no cartaz.
Após a explicação do cartaz a professora dará um texto sobre o dia Árvore. Fazer a leitura do texto em voz alta para que todos acompanhem a leitura. Fazer comentário sobre o texto interagindo com a turma.
2º Momento:
1ª Atividade: A professora ira escrever na lousa questões relacionadas com o texto “Dia da Árvore”, para uma melhor compreensão dos alunos. Corrigir com os alunos.
2ª Atividade: Dar atividade xerografada para fazer um texto relacionado com figuras de uma árvore, pedindo para que o aluno elabore um pequeno texto de acordo com o desenho. A professora irá auxiliar na elaboração do texto.
3ª Atividade: A professora pedirá para que os alunos desenhem em seu caderno uma árvore bem bonita, e suas partes que a compõem, como: raiz, caule, folhas, frutos.
VI - RECURSOS:
Papel sulfite, papel Kraft, pincel, cola, tesoura, fita adesiva colorida, fita crepe, lápis de cor, canetinha.
VII - AVALIAÇÃO:
A avaliação será contínua com funções de diagnostico e de acompanhamento
VIII – REFERÊNCIAS:
PINELA, Thatiane; GIARETTA, Liz Andréia. História e Geografia: De olho no futuro. 2° Ano. São Paulo: Quinteto Editorial, 2007.



PLANO DE AULA
I - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
Escola: Escola Municipal Frederico Engel
Bairro: Jardim Copacabana
Disciplina: Português.
Série: 2º Ano
Turma: B
Turno: Vespertino
Professora Titular da Escola: Elizabeth Eberhardt Stapf
Professor Supervisor de Estágio: Blasius Silvano Debald
Professor da Disciplina de Estágio Supervisionado: Fátima Regina Bergonsi Debald
Data: 10 de Outubro de 2011
Duração: 4 Horas
II - TEMA CENTRAL:
Clarinha cultivando uma plantinha em casa.
III - OBJETIVOS:
Ler e organizar listas de palavras em ordem alfabética.
Ler textos, com entonação e fluência observando os sinais de pontuação.
Desenvolver na criança o hábito de ouvir para compreender e interpretar.
Produzir histórias com seqüências de figuras.
IV - CONTEÚDOS:
Produção e ampliação de frases.
Textos com seqüência de figuras observando: titulo letra maiúscula e minúscula, pontuação e paragrafação.
Historias em quadrinhos.
Frases enigmáticas.
Ditado de palavras que terminam com a letra z.
Leitura, compreensão e interpretação de pequenos textos.
V - METODOLOGIA:
1º Momento:
1ª Atividade: Iniciar a aula com um texto “Clarinha cultivando uma plantinha em casa”. Dar o texto xerografado para cada aluno. A professora fará a leitura do texto, pedindo que os alunos acompanharem a leitura.
2ª Atividade: Passar na lousa atividades relacionadas com o texto.
3ª Atividade: Pedir para os alunos desenharem no caderno, o que Clarinha deveria ter feito ao invés de ficar só observando a plantinha perto da janela. Ao fazerem o desenho, a professora irá observar nas carteiras se os alunos compreenderam o texto para poder fazer o desenho.
2º Momento:
1ª Atividade: A professora dará uma folha xerografada com frases enigmáticas, para cada aluno, com um texto onde foi colocado desenhos no lugar de algumas palavras. Os alunos deverão copiar o texto substituindo os desenhos por palavras que tenham o mesmo significado.
2ª Atividade: Passar na lousa palavras que terminam com a letra z. Logo após os alunos terem copiado a professora tomará leitura das palavras junto com os alunos. Depois dos alunos terem escrito as palavras no caderno a professora apagará a lousa e irá ditar essas palavras para que os alunos escrevam as palavras numa folha de papel sulfite dada pela professora.
3ª Atividade: Escrever na lousa duas atividades: a primeira com palavras para o aluno completar com a letra z e na segunda atividade pedir para que os alunos circulem as palavras, escritas onde a consoante z finaliza a sílaba.
4ª Atividade: Dar uma história em quadrinho xerografada para os alunos. A professora ira contar a história em quadrinho “Passo a passo da germinação”. Após haver contado a história pedir para que cada aluno invente sua própria história, contando o que acontece em cada quadro seguindo a numeração de cada quadrinho. E escreverá a história em seu caderno.
5ª Atividade: Dar atividade xerografada para os alunos escreverem frases de acordo com as figuras ao lado.
VI - RECURSOS:
Folha sulfite, lápis de cor, régua.
VII - AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita dentro de um processo de aprendizagem considerando o desenvolvimento das capacidades dos alunos com relação à aprendizagem de língua portuguesa e gramática.
VIII – REFERÊNCIAS:
CARPANEDA, Isabella Pessoa de Melo. Porta aberta: letramento e alfabetização lingüística: 2º ano. São Paulo: FTD, 2008.
GIL, Ângela; Fanizzi, Sueli. Porta aberta: ciências naturais . São Paulo: FTD, 2005.
PIRES, Célia. Matemática no planeta azul . São Paulo: FTD, 2000.
MARSICO, Maria Teresa. Marcha criança: língua portuguesa: 1ª série. São Paulo: Scipione, 2005.








PLANO DE AULA
I - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
Escola: Escola Municipal Frederico Engel
Bairro: Jardim Copacabana
Disciplina: Matemática.
Série: 2º Ano
Turma: B
Turno: Vespertino
Professora Titular da Escola: Elizabeth Eberhardt Stapf
Professor Supervisor de Estágio: Blasius Silvano Debald
Professor da Disciplina de Estágio Supervisionado: Fátima Regina Bergonsi Debald
Data: 13 de outubro de 2011
Duração: 4 Horas
II - TEMA CENTRAL:
Medidas de comprimento
III - OBJETIVOS:
Introduzir o conceito de medir.
Efetuar a medição de comprimento usando unidades de medida não convencionais (não de costumes).
Armar e efetuar operações de adição e subtração.
Ler e interpretar dados de uma tabela.
Definir o metro como unidade de medida padrão.
Reconhecer diferentes instrumentos para medir e a importância do uso desses instrumentos.
Ordenar números na forma crescente e decrescente.
Fazer estimativas e calcular mentalmente.
Compor e decompor números de 210 a 220.
Compor centenas, dezenas e unidades.
IV - CONTEÚDOS:
Resolução de situações problemas que envolvam adição com reserva e subtração simples e com reserva.
Armar e efetuar adições e subtrações.
Ordenação de números; crescente, decrescente, antecessor, sucessor.
Leitura e escrita dos numerais de 210 a 220.
Medidas de comprimento.
Construção de gráfico simples.
Composição e decomposição de quantidades.
V - METODOLOGIA:
1º Momento:
A professora fará uma introdução explicando o que é unidade de medidas de comprimento. Após a explicação a professora dará um pedaço de barbante para cada aluno.
Os alunos deverão medir com o barbante alguns objetos que estiverem em sua carteira, como a régua, um lápis. Esperando que o aluno perceba que nem sempre o tamanho dos objetos seu e de seu colega é igual.
Com esta observação a professora dará a cada aluno uma régua de 20 centímetros confeccionada em papel cartão, para que possam também verificar a medida dos objetos com mais exatidão.
A professora passará nas carteiras para auxiliar os alunos que tiverem dificuldade em efetuar as medições. Será colada na parede uma fita métrica para que os alunos possam medir sua altura e registrar em seu caderno
2º Momento:
1ª Atividade: Depois das explicações com a régua e o barbante a professora irá passar na lousa atividades relacionadas com o tema explicando também como usar a régua e o centímetro.
2ª Atividade: A professora dará um desenho xerografado para que o aluno possa usar a régua para medir.
3ª Atividade: Atividades xerografadas com situações-problema que envolvam operações de adição com reserva e subtração simples e com reserva.
4ª Atividade: A professora irá passar na lousa atividades com números de 210 a 220 relacionados em ordem crescente e decrescente, sucessor e antecessor e o que vem entre os pares e os impares.
 5ª Atividade: Dando seqüência á essas atividades passar na lousa números de 210 a 220 por extenso e em algarismos.
6ª Atividade: Compor e decompor números usando o ábaco no caderno.
7ª Atividade: Distribuir folhas de papel sulfite (pedaços pequenos). Pedir para que o aluno desenhe na horizontal a sua fruta preferida e coloque o nome da fruta. Colar uma fita durex atrás da folha para montar o gráfico no quadro.
VI - RECURSOS:
Régua, fita métrica, papel cartão, papel sulfite, barbante, cola, fita durex.
VII - AVALIAÇÃO:
Serão avaliadas:
O interesse com que o aluno se entrega às atividades matemáticas;
 A confiança que tem em suas possibilidades;
 Sua perseverança, apesar das dificuldades encontradas;
Se, pede ajuda em caso de dúvida ou de falta de conhecimentos;
Se, comunica suas dificuldades e descobertas aos colegas.

VIII ¬– OBSERVAÇÃO:
A professora finalizando o estágio irá dar uma lembrancinha para cada aluno e para professora regente de sala e agradecendo pela colaboração de todos.
IX – REFERÊNCIAS:
CENTURIÓN, Marília. Porta aberta: matemática. São Paulo: FTD, 2005.
PADOVAN, Daniela; Guerra, Isabel Cristina; Milan, Ivonildes. Matemática: ensino fundamental. 2ª ed. São Paulo: Moderna, 2004.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CARPANEDA, Isabella Pessoa de Melo. Porta aberta: letramento e alfabetização lingüística: 2º ano. São Paulo: FTD, 2008.
CENTURIÓN, Marília. Porta aberta: matemática. São Paulo: FTD, 2005.
DARIN, Áurea; MEDEIROS, Ieda. Geografia: ensino fundamental. 2. ed. São Paulo: IBEP, 2003.
GIL, Ângela; Fanizzi, Sueli. Porta aberta: ciências naturais.  São Paulo: FTD, 2005.
MARSICO, Maria Teresa. Agora eu sei! : ciências naturais, 2º ano: ensino fundamental. São Paulo: Scipione, 2009.
MARSICO, Maria Teresa. Marcha criança: língua portuguesa: 1ª série. São Paulo: Scipione, 2005.
PADOVAN, Daniela; Guerra, Isabel Cristina; Milan, Ivonildes. Matemática: ensino fundamental. 2ª ed. São Paulo: Moderna, 2004.
PINELA, Thatiane; GIARETTA, Liz Andréia. História e Geografia: De olho no futuro. 2° Ano. São Paulo: Quinteto Editorial, 2007.
PIRES, Célia. Matemática no planeta azul . São Paulo: FTD, 2000.
RODRIGUES, Rosicler Martins. Ciências para crianças: ensino fundamental: manual do professor. São Paulo: IBEP, 2005.

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