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terça-feira, 15 de novembro de 2011

RELATÓRIO DE ESTÀGIO SUPERVISIONADO I ATIVIDADES LÙDICAS REALIZADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM CRIANÇAS DE 3 A 4 ANOS

LUCIANE BENEDITA DA SILVA
ROSANGELA DENISE DRABIK









RELATÓRIO DE ESTÀGIO SUPERVISIONADO I


ATIVIDADES LÙDICAS REALIZADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM CRIANÇAS DE 3 A 4 ANOS





Relatório de Estágio Supervisionado I apresentado à disciplina de Estágio Supervisionado I – Educação Infantil, do Curso de Pedagogia, ministrada pela Professora Fátima Regina Bergonsi Debald, sob a orientação do professor Hermínio   Polizelli Neto.





FOZ DO IGUAÇU - PR
JUNHO, 2011





AGRADECIMENTOS

A concretização deste trabalho só foi possível a conjunto de condições e meios posto à disposição, bem como à dedicação, empenho e vontade de vários intervenientes, a quem gostaríamos de expressar nossos mais profundos e sinceros agradecimentos.



A Deus, a razão do meu existir.
Porque nada se move sem a sua vontade,
Obrigado Senhor!

Ao meu esposo, Lindomar Felipe Marques
Sem o seu infindável amor e incondicional apoio,
Nunca teria chegado onde me encontro hoje.

Aos meus pais:
Pela orientação, dedicação e incentivo nessa fase do meu curso de graduação e durante toda a minha vida.

A Suylene:
Quero agradecer o encorajamento e amizade com que me acompanhou e o interesse a nos ajudar, o qual também representa um reconhecimento especial pelos meios técnicos postos a disposição.


















EPIGRAFE



"Brincar com crianças não é perder tempo,
É ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola,
 Mais triste ainda é vê-los sentados
 Enfileirados em salas sem ar,
Com exercícios estéreis,
Sem valor para a formação do homem."

(Carlos Drummond de Andrade)






























DADOS DE IDENTIFICAÇÃO


Nome do Centro: Centro Municipal de Educação Infantil Três Lagoas
Endereço completo: Rua Camorin, sem número, Bairro Três lagoas.
Direção: Márcia Regina Marins Saucedo
Turma (série e turno): maternal II do período da manhã.
Professor (regente da turma): Maria Aparecida de Souza.
Professor (orientador de Estágio): Hermínio   Polizelli Neto
Professor (disciplina de Estágio): Fátima Regina Debald































SUMÁRIO


1 – APRESENTAÇÃO  7
2 - PROPOSTA DO ESTÁGIO  8
2.1 - TÍTULO  8
2.2 – INTRODUÇÃO  8
2.3 -CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA TURMA      8
2.3.1 - Descrição dos aspectos físicos do CMEI e Materiais Disponíveis  9
2.3.2 - Descrição das Relações Interpessoais  9
2.3.3 -Descrição dos Aspectos Pedagógicos  9
2.3.4 -Descrição da turma do estágio 10
2.4 – TEMÁTICA 10
2.5 – CONTEUDOS 10
2.6 – OBJETIVOS 11
2.7 - DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO 11
2.7.1 -Dia 18-04-2011 segunda-feira 11
1ª Atividade
2ª Atividade
3ª Atividade
2.7.2 -Dia 19-04-2011 terça-feira 12
4ª Atividade
5ª Atividade
6ª Atividade
2.7.3 -Dia 20-04-2011 quarta-feira 14
7ª Atividade
8ª Atividade
9ª Atividade
10ª Atividade
3 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 16
3.1 - Análise e discussão dos resultados 22
4- CONSIDERAÇÕES FINAIS 23
4.1- Luciane Benedita da Silva 23
4.2-Rosangela Denise Drabik 24
5-REFERENCIAS 25
6 - DOCUMENTOS COMPROBATORIOS 27
6.1 - COMPROVANTE DAS ATIVIDADES REALIZADAS NO ESTÁGIO 27
6.1.1 - CARTA DE APRESENTAÇÃO 27
6.1.2 - TERMO DE COMPROMISSO 27
6.1.3-FICHA DE AVALIAÇÃO – PROFESSOR TITULAR 27
6.1.4-FICHA DE AVALIAÇÃO – PROFESSOR ORIENTADOR 27
6.1.5-FICHA DE FREQUENCIA 27
7-ANEXOS 28




























1 - APRESENTAÇÃO

Este relatório se refere ao Estágio realizado no CMEI Três Lagoas, nos dias dezoito, dezenove e vinte de abril de 2011.
As atividades aplicadas durante o Estágio foram para os alunos do maternal II sobre a observação e avaliação da professora regente da sala de aula Maria Aparecida de Souza.
Os conteúdos ministrados durante a docência no estágio Supervisionado I, foram os ‘Cinco Sentidos’, ministradas pelas estagiárias Luciane Benedita da Silva e Rosangela Denise Drabik.
Neste relatório consta todo o processo de Estágio, desde a descrição do ambiente da escola e todos os demais fatores que foram levados em conta no preparo e na realização das aulas, onde se encontra todas as fichas do Estágio avaliadas pelo nosso orientador Hermínio





























2 - PROPOSTA DO ESTÁGIO

2.1 - TÍTULO

Identidade e Autonomia Pessoal “Cinco Sentidos”.

2.2 - INTRODUÇÃO

Este projeto de observação e pesquisa será desenvolvido no Centro de Educação Infantil Três Lagoas, no período Diurno com alunos do maternal II, serão realizadas observações, experimentação, conceitos, contagem de histórias e musicalidade. Com o objetivo de que a criança desenvolva o aprendizado de maneira lúdica e consiga identificar a importância das atividades e o tema observado.
O estágio poderá nos proporcionar mais segurança para enfrentar as dificuldades encontradas em sala de aula, imprescindível na formação docente. Possibilitando contato direto com situações reais que lhe permitem planejar, orientar, controlar e avaliar o processo ensino-aprendizagem em instituições de educação, ou de outros ambientes sócio-educativos.
A fundamentação teórica articulada à prática possibilitará um entendimento claro das situações ocorridas no interior das escolas, disponibilizando uma adequada intervenção da realidade.
O estágio pode ser considerado uma oportunidade de aprendizagem da profissão docente e da construção da identidade profissional. Unindo a teoria estudada, discutida e debatida em sala de aula, com a realidade dentro da escola, no ser professor.

2.3 - CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA TURMA:

Nome do CMEI: CMEI Três Lagoas, localizado na Rua Camorin, sem número, Bairro Três lagoas.
Diretora: Márcia Regina Marins Saucedo, com formação de Pedagoga, com graduação em Educação Infantil, Educação Especial e Educação Inclusiva.
Telefone: (45) 39013316.
As atividades do CMEI tiveram seu inicio pela primeira vez no dia 28 de maio de 1990 com a coordenação da Professora Elza Inês Kalla Moqueli.
O quadro atual de funcionários dispõe de:
10 atendentes.
3 merendeiras
3 auxiliares de serviços gerais
8 estagiarias
1 coordenadora
O Centro Municipal de Educação Infantil de Três Lagoas atende no horário das sete horas da manhã até as dezoito horas e trinta minutos da tarde. Do regimento interno a ‘minuta’ para crianças de período integral tem uma tolerância de trinta minutos.
Para as turmas de meio período, o horário é das sete horas e trinta minutos às onze horas e trinta minutos para o período matutino, e das treze horas e trinta minutos às dezessete horas e trinta minutos para as crianças do período vespertino.
Os alunos são recebidos no portão por duas estagiarias e são conduzidos por elas para as suas respectivas salas. Os pais não entram nas dependências do CMEI para deixar seus filhos.
O Centro de Educação Infantil tem o Programa de Odontologia Preventiva e Corretiva, desenvolvido em conjunto com a secretaria de Saúde Pública, conscientizando as crianças sobre a importância da escovação e também a importância da visita periódica ao dentista.

2.3.1 - Descrição dos aspectos físicos do CMEI e Materiais Disponíveis
O Centro de Educação Infantil de Três Lagoas atualmente tem sete salas de atividades, sendo uma de berçário I, uma de berçário II, uma de maternal I, duas salas de maternal II e duas salas de pré I. As salas dos berçários e a do maternal I possuem banheiro interno. As turmas de pré I e maternal II são de meio período.
Na secretaria o ambiente é pequeno e conta com um computador, uma máquina fotocopiadora, um armário com livros didáticos e materiais pedagógicos. A sala de recreação possui um ventilador, mesa e cadeiras, um aparelho de DVD e um televisor e dispõe de vários jogos pedagógicos.
Na despensa são armazenados produtos de limpeza, colchão, máquina de lavar. O CMEI não dispõe de lavanderia sendo que o tanque para lavar roupas fica no lado externo da edificação, próximo à porta externa da cozinha.
O saguão é pequeno, e é usado como refeitório, tendo duas mesas de madeira e dois bancos. Próximo, está o banheiro dos funcionários e das crianças com dois bebedouros. Nas paredes do saguão estão expostos painéis sobre datas comemorativas.
Na cozinha há um armário de cimento com uma porta de correr e que ocupa totalmente umas de suas paredes, nele estão armazenados os mantimentos. A cozinha conta também com um refrigerador duplex, um freezer, uma pia, um fogão industrial, uma mesa de madeira, uma batedeira elétrica e um liquidificador.
O CMEI é mantido pela prefeitura municipal.

2.3.2 -Descrição das Relações Interpessoais
O clima de convívio entre direção, funcionários e corpo docente é baseado no respeito, na harmonia, no diálogo onde todos interagem. A escola afirma que o sucesso do processo educacional depende muito da participação da família, a escola oferece esse espaço. Ambas devem caminhar juntas com diálogo e respeito pelos conhecimentos e valores que as famílias possuem.

2.3.3 -Descrição dos Aspectos Pedagógicos
Os professores realizam as horas-atividade uma vez na semana, na sala de recreação, pois o CMEI não dispõe de um ‘sala dos professores’.
Os recursos didáticos e pedagógicos são enviados pela Secretaria da Educação, sendo livros de histórias infantis, papel sulfite e livros de apoio ao professor. Para trabalhar o concreto às vezes falta material pedagógico, alguns são comprados pelos professores, as crianças trazem de casa brinquedos, material escolar semestral como: giz de cera, lápis de cor, EVA, tinta guache, cola quente, papel crepom, cola, tesoura, borracha são trazidos pelos alunos.

2.3.4 -Descrição da turma do estágio
Fizemos a observação na sala do maternal II nos dias vinte e um, vinte e dois e vinte e três de março,
Nesta sala os alunos são de meio período, os que estudam no período da manhã ficam das sete horas e trinta minutos às onze horas e trinta minutos, e, os que estudam no período da tarde, ficam das treze horas e trinta minutos às dezessete horas e trinta minutos.
De manhã ficam dezenove alunos, seis meninos e treze meninas, e a tarde, ficam dezoito alunos, nove meninos e nove meninas.
O estágio será realizado com uma das turmas do maternal II do período da manhã.
Todos os alunos do maternal II estão na faixa etária de três a quatro anos.
Ao observar os alunos, verificou-se que eles estão em fase de aprendizagem, identificam figuras geométricas; já conhece as cores, amarela e vermelha.
A sala tem duas janelas, cortinas, um ventilador, quatro mesas e cadeiras, e o piso é de cerâmica.
Na parede estão pendurados, um alfabeto e os números de zero a nove, tudo em EVA, também estão na parede listas com os ajudantes da semana, aniversariantes do mês, lista de chamada, figuras geométricas e calendário.
A professora dá atividades xerocadas, atividades em grupo, rodinha de conversa, música, trabalho lúdico, trabalha o pedagógico dentro e fora da sala de aula. Os trabalhos dos alunos ficam expostos na parede.
As refeições são feitas no refeitório, mas o café é opcional para os que querem. O almoço é servido às dez horas e logo após é feita a escovação dos dentes.
Na sala de aula cada aluno tem seu copo para tomar água, e sua toalha e escova de dente. O banheiro fica fora da sala.

2.4 - TEMÁTICA:

Identidade e autonomia pessoal, ‘Os cinco sentidos’.

2.5 - CONTEUDOS:

Confeccionar mural.
Passeio fora do CMEI.
Musica com diferentes ritmos. Identificar sons.
Percepção de cheiros.
Distinguir azedo, doce, amargo, salgado, verde, maduro.
Data comemorativa, ‘Dia do Índio’, costumes indígenas, pintura no rosto, musica.
Cores.
Conceitos de: quente, gelado, duro, mole.
Identificar texturas: áspero e liso.
História infantil.

2.6 - OBJETIVOS

Aplicar os conhecimentos construídos, retirados da teoria-prática compreendidos no curso desenvolvendo-os durante o período de estágio em sala de aula.
Possibilitar ao acadêmico a oportunidade de entrar em contato com a futura área de atuação atuando e aplicando com responsabilidade os conteúdos, verificando sempre o aspecto psicopedagógico do aluno.
Aplicar aulas com embasamento prático, implementando as aulas com experiências teórico-práticas tiradas do decorrer dos anos vivenciados na profissão.

2.7 - DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO

Através dessas observações realizadas no CMEI Três Lagoas, analisamos o setor administrativo, as relações interpessoais, os trabalhos realizados, o seu espaço e sua
Infraestrutura, com experiência pode-se constatar o ato de educar na educação infantil, como uma maneira lúdica, com respeito e com responsabilidade. As atividades são dialogadas, recreativas, escritas, desenvolvendo a psicomotricidade, a autonomia, identidade pessoal da criança.
Foi analisada a gestão, organização e questionamento, documentos normativos, as regras e normas do CMEI.
 Sem interferir nas atividades rotineiras do CMEI serão desenvolvidas atividades baseadas nos órgãos dos sentidos, nas percepções sensoriais dos alunos. Exploraremos atividades que desenvolvam a criança fisicamente, socialmente e psicologicamente, será estimulada a linguagem oral através de histórias, dramatização e brincadeiras, respeitando, sempre, as diferenças individuais de cada um.

2.7.1 -Dia 18-04-2011 segunda-feira.

1ª Atividade
Titulo:
Mural dos cinco sentidos.
Objetivos:
Trabalhar o raciocínio, observação, a concentração e a percepção dos diferentes objetos.
Material:
Papel Kraft, fantoche, cola, tesoura, diferentes figuras, revistas, jornais panfletos, régua, fita adesiva, canetão.
Desenvolvimento metodológico:
Iniciar a atividade com fantoche, falando e explicando cada órgão dos sentidos; os olhos para a visão, as orelhas para a audição, a língua para o paladar, o nariz para o olfato e a pele para o tato. A professora conversará com a turma, buscando sua interação e participação durante a atividade. Preparar um mural com papel Kraft, desenhar uma tabela com cinco colunas. Nomear cada coluna com um dos cinco sentidos, e um desenho representando cada órgão dos sentidos. Colar o mural na parede.
Levar várias figuras que representam os cinco sentidos, no decorrer da atividade mostrar as figuras aos alunos e perguntar o que representa cada uma e a qual órgão dos sentidos se refere. A seguir perguntar aos alunos em qual coluna do mural deve se colocada a figura.

2ª Atividade.
Titulo:
Passeio em volta do CMEI.
Objetivo:
Perceber diferentes tipos de som. Perceber toda a variedade das coisas que podem ser vistas na rua.
Materiais:
Corda.
Desenvolvimento metodológico:
A professora forma uma fila com os alunos, segurando na corda.
Em seguida fazer o passeio fora do CMEI, conversando com os alunos sobre os diferentes sons. Ao retornar à sala de aula, a professora fará varias perguntas aos alunos, referente ao que eles observaram e ouviram durante o passeio.

3ª Atividade.
Titulo:
Música com diferentes ritmos, música dos sentidos.
Objetivo:
Desenvolver a percepção auditiva.
Expressar a música, sentimentos, comunicação, utilizando diferentes linguagens.
Materiais:
Aparelho de som, CD com músicas infantis.
Desenvolvimento metodológico:
Na sala de aula formar uma roda com os alunos.
Cantar músicas infantis com CD, fazendo gestos conforme o ritmo de cada música; música ‘Palminhas’, ‘Música dos Sentidos’, música da Xuxa ‘Estatua’.
Trabalhar o ritmo de cada música mostrando a diferença entre elas.

2.7.2 -Dia 19-04-2011 terça-feira

4ª Atividade
Titulo:
Percepção de cheiro.
Objetivos:
Reconhecer diferentes tipos de cheiros; agradáveis, fortes, suaves, naturais e artificiais.
Materiais:
Pano, sabonete, pó de café, fruta; limão e abacaxi, bolo, perfume, flor, tempero, cravo e canela.

Desenvolvimento metodológico;
Organizar as crianças em volta da mesa. Fazer uma introdução sobre o assunto da atividade, ’olfato’. No momento em que for participar da atividade, cada criança terá seus olhos vendados para adivinhar os cheiros dos materiais que lhe for apresentado. Acertando, ganha palmas, errando escolhe outro para seu lugar.

5ª Atividade
Titulo:
Sentir o gosto dos alimentos, azedo, doce, amargo e salgado.
Objetivos:
Utilizar o paladar para distinguir os diferentes sabores.
Materiais:
Sal, açúcar, laranja, limão, banana verde e madura, água doce, água natural, fruta madura e fruta verde, pipoca e salgadinho, chocolate amargo, copo descartável.
Desenvolvimento metodológico:
A professora deixa a criança provar cada um dos materiais; sal, açúcar, caldo de limão, bolo. Após a professora fará perguntas sobre os diferentes sabores provados.
Todos os alunos participam da atividade.
Finalizando essa atividade será dado o bolo e a fruta madura para as crianças comerem.

6ª Atividade
Titulo:
Dia do Índio. Música ‘ Os Indiozinhos’. Pintura no rosto.
Objetivos:
Visualizar as cores.
Trabalhar a coordenação motora.
Desenvolver a criatividade, estimular a imaginação.
Conhecer os costumes dos índios.
Materiais:
Lápis de cor, palitos de fósforo coloridos nas cores; vermelho, amarelo e verde. Cola, tesoura, tinta; pintura de rosto, lápis de cor: vermelho e amarelo, papel cartão.
Desenvolvimento metodológico:
Para introduzir a atividade, fazendo comentários sobre os costumes, hábitos e a cultura indígena. Após, a professora entrega a folha fotocopiada com o desenho da indiazinha Iracema, fala para os alunos colorir e em seguida com o auxilio da professora irão colar palitos de fósforos coloridos nos lugares indicados.   Ao final dessa atividade os trabalhos serão expostos no varal da sala.
Continuando com a atividade sobre os índios. A professora irá trazer máscaras confeccionadas de menino e meninas. As crianças vão molhar o dedo na tinta vermelha e amarela e pintar o rosto do colega o que sobrar a professora pinta. A máscara será pintada de lápis de cor , confeccionada pela professora.  Ao final da aula os alunos levarão pra casa suas máscaras.

2.7.3 -Dia 20-04-2011 quarta-feira

7 ª atividade.
Titulo:
Cores.
Objetivo:
Reconhecer e visualizar cores.
Desenvolver habilidades físicas, motoras.
Materiais:
Balão nas cores; amarelo, vermelho e azul. Caixa de papelão, fita colorida, barbante, EVA vermelho, azul e amarelo.
Desenvolvimento metodológico:
Na sala de aula o professor divide os alunos em três grupos identificados com as cores; amarelo, vermelho e azul.
Cada grupo terá a identificação com um crachá feito de EVA nas cores, vermelho, azul e amarelo, amarrado com um barbante. Colocar um crachá em cada criança.
Encher balões de modo que cada criança possa pegar um balão que tenha a sua cor de identificação.
O professor dará para cada grupo uma caixa, com a sua cor de identificação.
Cada grupo colocará balões dentro da caixa de acordo com a cor de seu crachá.
O grupo que terminar primeiro receberá como premio dois pirulitos para cada criança do grupo, os demais irão ganhar um pirulito.

8ª Atividade
Titulo:
Tato; brincar de sentir diferentes texturas.
Objetivos:
Fazer com que a criança perceba a importância do tato e do toque.
Materiais:
Algodão, lixa, esponja, sabonete, caixa de papelão, TNT, papel colorido, canetinha, cola, sulfite.
Desenvolvimento metodológico:
Confeccionar uma caixa surpresa, fechada, com um buraco apenas para caber as mãos das crianças.
Dentro da caixa deve conter diferentes materiais como; algodão, lixa, esponja, sabonete.
Pedir para que cada aluno coloque a mão dentro da caixa e fale o nome do objeto e diga o que sente, se é macio ou áspero.

9ª Atividade
Titulo:
Recreação; cobra-cega
Objetivo:
Trabalhar a memória do aluno.
Trabalhar o tato.
Material:
Pano.
Desenvolvimento metodológico:
Colocar os alunos em círculos, chamar um aluno no centro, pegar uma cadeira para ele sentar, pedir para ele observar todos os seus colegas e depois vendar seus olhos.
A professora pega outro aluno sem falar seu nome, e coloca perto dele. O aluno que esta de olhos fechados deve passar a mão em volta do corpo de seu colega e examinar suas características, tentando adivinhar qual o seu nome . Segue a brincadeira com os demais alunos.

10ª Atividade
Titulo:
Dramatização de uma história infantil, as aventuras de chapeuzinho vermelho.
Objetivos:
Possibilita o desenvolvimento afetivo, cognitivo e social, ampliando  o vocabulário e a linguagem .
Brincar com o fazer de conta.
Material:
TNT vermelho, branco, marrom, verde, EVA em diversas cores, CD com a história falada de ‘Chapeuzinho Vermelho’. Máscara com desenho do lobo mal.
Desenvolvimento metodológico:
Preparar um cenário em tecido TNT, decorado com uma paisagem de floresta feita toda em EVA.
Primeiramente os professores se vestem de chapeuzinho vermelho, lobo mal, vovózinha e caçador com fantasias confeccionadas com TNT.
Os professores encenam a história de Chapeuzinho Vermelho acompanhando a narração da história tocada com o CD.







3 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O Estágio Supervisionado curricular obrigatório no curso de Pedagogia da Faculdade União das Américas desenvolve aprendizagens profissional, científica, social, cultural, no âmbito dos espaços de docência, e gestão.
Desta forma o Estágio Supervisionado tem como objetivo proporcionar conhecimentos teóricos e práticos nos centros de Educação Infantil, através de monitoria, observação, regência e conhecimento do funcionamento dos centros na parte administrativa e pedagógica.
Segundo o regulamento curricular obrigatório do curso de pedagogia da faculdade União das Américas. REGULAMENTO (2010, Art. 25 p.1) Apresenta: “Propiciar ao aluno condições de refletir criticamente sobre os conteúdos teóricos do curso, analisando a relação teoria- pratica”.
Durante a construção dos conhecimentos na academia tanto o professor quanto o aluno, buscam conhecimentos significativos para os acadêmicos serem atuantes na sua profissão. Desta forma o Estágio Supervisionado busca articular os conhecimentos na academia com as praticas pedagógicas. Já para Bianchi, Alvarenga:

O Estágio Curricular Supervisionado é, durante os estudos, a disciplina que conduz á descoberta de meios importantes para o preparo do trabalho a ser executado em qualquer profissão. Quem pratica com fidelidade e presteza passa a projetar e vivenciar experiências novas que, bem planejadas e seguras, trarão com conseqüências para o estágio com desempenho satisfatório na instituição que o acolheu.

Desta forma é fundamental que os estagiários façam um bom planejamento para realizar seu Estágio. Pois o planejamento orienta as ações que são desenvolvidas no campo de Estágio. De acordo com Libâneo (1994, p. 222): “O planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social”.
O processo de observação no Estágio Supervisionado é a coleta de informações importantes para que o acadêmico elabore seu projeto de intervenção pedagógico, seguido da regência em sala de aula. Durante o Estágio Supervisionado é possível a aplicação e concretização dos conhecimentos teóricos obtidos durante o curso. Pimenta e Lima (2004. apud Perini, 2006, p-39).

O projeto de pesquisa pode gerar produção de conhecimento sobre o real, responder ás demandas da escola, assim, elaborar propostas de intervenção entre escola e universidade, viabilizando relacionar teoria e prática e o do conhecimento da realidade escolar.

As atividades pedagógicas devem ser desenvolvidas de forma coerente para isso é fundamental a supervisão do professor orientador.
Durante o Estágio Supervisionado foram aplicadas atividades no contexto lúdico relacionadas com o tema os ‘Órgãos dos Sentidos’. Os alunos interagiram durante todas as atividades, por meio da ação do brincar, que é uma das atividades mais importantes da educação infantil e fundamental na vida humana, pois proporciona alegria, liberdade e contentamento. A educação infantil, necessariamente, ao produzir espaço de ensino-aprendizagem deve sempre estar preocupada em reproduzir momentos de prazer, de lazer, de construção do lúdico. Brincar é preciso, para melhor educar.
A criança dispõe apenas de sua atividade motora, do ato, para agir sobre o mundo, sem ter consciência da ação e dos processos nela envolvidos.  Gradativamente, através da interação com indivíduos mais experientes, ela vai desenvolvendo uma capacidade simbólica e reunindo-a a sua atividade prática, tornando-se mais consciente de sua própria experiência.
As brincadeiras são estimulo ao desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança, são uma forma de auto-expressão. Permitem à exploração de potencial criativo de uma seqüência de ações livres e naturais em que imaginação se apresenta como atração principal, o que significa dizer por meio do brinquedo, a criança reinventa o mundo e liberam as suas fantasias. Deve-se compreender o papel da brincadeira no desenvolvimento infantil , e utilizar corretamente como ferramenta pedagógica.
Segundo Vygotsky (1984. p. 117):

No brinquedo, a criança sempre se comporta além do comportamento habitual de sua idade, além do seu comportamento diário: o brinquedo é como se ela fosse maior do que é na realidade.

Nessa proposta pedagógica o eixo trabalhado foi identidade e autonomia pessoal que se refere ao conhecimento de si mesmo e à construção da própria identidade em interação com o ambiente.
A intervenção do educador se torna imprescindível, pois o vinculo criado entre ele e a criança contribui para a percepção de um mundo agradável e acolhedor. O educador ao interagir com a criança torna necessário com que se tenha conhecimento do desenvolvimento infantil, para instigar a conscientização corporal, bem como as possibilidades motoras e as sensações à que seu corpo esta sujeito.
A prática do Estágio Supervisionado favorece um processo dinâmico de aprendizagens, e na atuação do campo profissional, dentro de situações reais de forma que o acadêmico possa conhecer compreender e aplicar na realidade escolhida, a união da teoria com a prática. De acordo com Oliveira e Cunha (2006 p - 6).

Podemos conceituar Estágio Supervisionado, portanto como qualquer atividade que propicie ao aluno adquirir experiência profissional especifica e que contribua, de forma eficaz para sua absorção pelo mercado de trabalho.

O Estágio Supervisionado é uma parte do currículo muito importante na formação do futuro professor, é a oportunidade de experimentar e realizar na prática o conhecimento teórico adquirido.
No decorrer da formação acadêmica, o estágio tem como objetivo maior integração entre aprendizagem acadêmica e a compreensão dinâmica das instituições escolares de ensino, os acadêmicos estarão em contato com outros profissionais da área, ampliando seus conhecimentos sobre a mesma, refletindo a partir da ação profissional, relacionar assuntos abordados na sala de aula com a prática.
Os conhecimentos adquiridos na prática e a troca de experiências são considerados as melhores formas de aprendizagem. No estágio prático em sala de aula, o futuro professor tem a oportunidade de se aperfeiçoar para exercer com êxito sua profissão. Segundo Silva (2007, p.35). “A primeira concepção que deve nortear o papel do professor: ‘aprender e ensinar’ e ‘ensinar e aprender’. Ambas constituem um processo dinâmico, onde um não existe sem o outro. Ensinar pressupõe um aprendizado”.
A arte de educar é a mais nobre de todas, onde o professor bem preparado está pronto a interagir com a criança no seu mundo, e realiza, seu trabalho pedagógico na perspectiva lúdica observa as crianças brincando e faz disso ocasião para reelaborar suas hipóteses e definir novas propostas de trabalho.
Na educação Infantil, brincar e aprender são uma atividade livre, imprevisível e espontânea, com isso é necessário que o educador insira o brincar em um projeto educativo, o que supõem ter objetivos e consciência da importância da sua ação em relação ao desenvolvimento e aprendizagem das crianças.
Ao considerar o brincar como um processo pedagógico, proporciona-se uma ética de aprendizagem em que as necessidades básicas das crianças podem ser satisfeitas com as seguintes oportunidades; praticar, escolher, adquirir novos conhecimentos e habilidades , criar, observar,experimentar, pensar,comunicar, questionar, interagir com os outros , conhecer e valorizar a si mesmo, entender as limitações pessoais, ser ativo dentro de um ambiente seguro, propiciar o desenvolvimento de normas e valores sociais.
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil trata-se em um documento elaborado pelo MEC em 1998. Dá ênfase na criança, em educar, em cuidar, em brincar. Fala da importância do projeto educativo, das condições dentro e fora dos centros de Educação Infantil. Fala da importância da criança em seus aspectos; físicos, cognitivos, afetivos, psíquicos, social morais e espirituais. Respeita as diferenças culturais, sociais, respeita as capacidades intelectuais, artísticas, criativas e expressivas.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394, promulgada em dezembro de 1996, ‘estabelece o vinculo entre o atendimento às crianças de zero a seis anos e a educação’, ou seja, tanto as creches para as crianças de zero a três anos como as pré-escolas, para as de quatro a seis anos, são consideradas como instituições de educação infantil. Segundo a LDB A educação infantil é considerada a primeira etapa da educação básica.
Na instituição de educação infantil o cuidado com a criança é considerado como parte integrante da educação, apesar de exigir conhecimentos, habilidades e materiais que vão alem da área da pedagogia. Cuidar da criança é sobretudo dar atenção a ela como pessoa que está num contínuo crescimento e desenvolvimento, compreendendo sua singularidade,identificando e respondendo às suas necessidades.
A instituição de educação infantil deve fornecer a todas as crianças que a freqüentam, indiscriminadamente, elementos da cultura que enriquecem o seu desenvolvimento e inserção social.
Os critérios para o atendimento em creche e pré-escolas, apresentados no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, tem como foco principal a criança e seus direitos fundamentais. O principal eixo apresentado no Referencial Curricular Nacional é a criança e seus direitos. O alerta de KUHLMANN Jr., Moysés Educação Infantil e Currículo.(2003,p.60).

A caracterização da instituição de educação infantil como lugar de cuidado-e-educação, adquire sentido quando segue a perspectiva de tomar a criança como ponto de partida para a formulação das propostas pedagógicas. Adotar essa caracterização como se fosse um dos jargões do modismo pedagógico, esvazia seu sentido e repõe justamente o oposto do que se pretende. A expressão tem o objetivo de trazer a tona o núcleo do trabalho pedagógico conseqüente com a criança pequena. Educá-la é algo, integrado ao cuidá-la.

Um Projeto Político Pedagógico é um documento que propõem uma direção política e pedagógica para o trabalho escolar, formula metas, prevê as ações, institui os procedimentos e instrumentos de ação de cada instituição de ensino.
Em 2006, o MEC lançou os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil, contendo referências de qualidade a serem utilizados por instituições destinadas à Educação Infantil, que provoquem a igualdade de oportunidades educacionais e que levem em conta as diferenças, a diversidade e as  desigualdades presentes em todo o território nacional.
Os três aspectos citados neste documento são:
-           as propostas pedagógicas são desenvolvidas com autonomia pelas instituições de Ensino Infantil, assim como a escolha das concepções, metodologias e das estratégias pedagógicas, a partir das orientações legais contidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil;
-           a elaboração, a implementação, o acompanhamento e a avaliação das propostas pedagógicas seguem os princípios de participação, compromisso, contextualização, historicidade, unidade (na diversidade), intencionalidade, coerência, provisoriedade (dinamismo) e organização;
-           É um documento de compromisso entre professores, famílias, profissionais de apoio e representantes da comunidade local, exercendo papel fundamental no sentido de garantirem que as instituições de Educação Infantil realizem um trabalho de qualidade  com as crianças que a freqüentam.
A Proposta Pedagógica é um documento que situa o contexto social da instituição de ensino infantil. Contem sua história, sonhos, expectativas, valores, crenças e concepções de infância. Devem explicitar nesse documento os objetivos e metas, prevê organização do trabalho de cuidar e educar as crianças. Prevê organização dos espaços, da instituição de ensino e o tempo e os materiais. Prevê metodologias e instrumento de trabalho.
É fundamental ter-se em conta na elaboração e implementação da Proposta Pedagógica que as instituições de educação infantil têm duas funções indissociáveis: cuidar e educar. Isso implica profissionalização, como evidencia a afirmação de Rosemberg. (ROSEMBERG, 1997, p.23)
Para implantar este modelo de educação infantil que educa e cuida devemos, pois, afastarmos duas concepções inadequadas: a concepção de que educar é apenas instruir e alimentar a cabeça através de lições ou ensinamentos; e de que cuidar é um comportamento que as mulheres desenvolvem naturalmente em suas casas. O que estou querendo afirmar é que educar e cuidar crianças pequenas em instituições coletivas é uma habilidade profissional que necessita ser aprendida e de condições de trabalho adequadas para se expressar.

A relação professor aluno é um fator determinante para aprendizagem do aluno. Para tornar o processo ensino aprendizagem mais produtivo e prazeroso o professor deverá orientar propiciar e testar atividades adequadas aos alunos inseridos em sala de aula. O professor deverá planejar atividades que promovam entrosamentos mais produtivos entre as atividades aplicadas. (ELIAS 1996, p.99) destaca: "É por intermédio das modificações comportamentais da área afetiva que a escola pode contribuir para a fixação dos valores e dos ideais que a justificam como instituição social”.
 A aprendizagem é o processo através do qual a criança se apropria ativamente do conteúdo da experiência humana, e para que isso ocorra necessitará interagir com outros seres humanos, especialmente com os adultos, e com outras crianças mais maduras. O papel do professor é fundamental, ele procura criar condições para ocorrência  de interações professor aluno e objeto de estudo que leve a apropriação  do conhecimento. Cabe à escola esforçar-se por propiciar um ambiente estável e seguro, onde os alunos sintam-se bem, pois nestas condições as atividades aplicadas são facilitadas.  De acordo com LIBÂNEO (1994, p.250) :

“O professor não apenas transmite uma informação ou faz perguntas, mas também ouve os alunos. Deve dar-lhes atenção e cuidar para que aprendam a expressar-se, a expor opiniões e dar respostas. O trabalho docente nunca é unidirecional. As respostas e as opiniões dos alunos mostram como eles estão reagindo à atuação do professor, às dificuldades que encontram na assimilação dos conhecimentos. Servem também para diagnosticar as causas que dão origem a essas dificuldades.












3.1 - Análise e discussão dos resultados
O presente projeto possibilitou conhecer o funcionamento de uma Instituição de Educação Infantil , sua estrutura física, docentes, equipe pedagógica , as salas de aula, como é a metodologia usada pelos professores.
Com a regência foi possível analisar e comparar como a teoria muitas vezes não coincide com a prática. É necessário conviver com a realidade do cotidiano dos alunos adotando à própria prática de ensino – aprendizagem trabalhada de maneira eficaz e que contribua para favorecer a educação.
A citação de José Carlos Libâneo(1994, p. 222):
“O planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social”.

É a realidade como o professor pode realizar as aulas . Consideramos fundamental o professor planejar, organizar as ações , pois o planejamento é o eixo norteador do trabalho pedagógico , as aulas devem ser planejadas de modo flexível para que quando um possível imprevisto ocorrer durante nossas aulas estaremos preparados para a mudança e saber o que fazer em relação a ela.
Ao analisar a citação de Vygotsky(1984. p. 117), sobre o brinquedo:

No brinquedo, a criança sempre se comporta além do comportamento habitual de sua idade, além do seu comportamento diário: o brinquedo é como se ela fosse maior do que é na realidade.

Verificamos que no brincar a criança começa a se desenvolver fisicamente e psicologicamente , verificamos também, que o brinquedo é a essência da infância, é o vínculo do crescimento.
Através da atividade lúdica , do jogo, das brincadeiras e do faz-de-conta a criança forma conceitos , seleciona idéias e estabelece relações lógicas. Ao analisar sua fala concordamos que Vygotsky vê o brinquedo como meio principal do desenvolvimento cultural da criança.
Entendemos que a partir dos princípios aqui expostos , que o professor deverá contemplar a brincadeira como atividade didática-pedagógica.




4-CONSIDERAÇÕES FINAIS

4.1-De Luciane Benedita da Silva

O Estágio Supervisionado I me proporcionou uma experiência bastante enriquecedora em todos os momentos , desde a aplicação de uma atividade lúdica , até a observação do comportamento dos alunos.
Pude observar no CMEI ,onde realizamos nosso Estágio, a importância do planejamento, da rotina, do acolhimento de Boas Vindas , as atividades dirigidas , o espaço para brincar , troca de experiências , nossas intervenções.A interação nos fez amadurecer e fixar conhecimentos, não só teóricos mas também práticos.
Através do brincar a criança desenvolve sua imaginação. Na Educação Infantil é importante trabalhar com o lúdico, pois faz parte do processo de ensino aprendizagem.
A importância de se anotar, registrar, planejar enfim a rotina na organização do CMEI.



















4.2-De Rosangela Denise Drabik

O Estágio Supervisionado I proporcionou conhecimento da prática em sala de aula e aprendizagem com informações da professora regente. Foi analisado documentos da Instituição de Educação Infantil. Aplicamos conhecimentos obtidos durante o curso.
Com as aulas da regência adquiri experiência pessoal e profissional, possibilitando nova construção de aprendizado.
As atividades foram concretizadas com êxito despertando atenção e curiosidade nos alunos, através das atividades foi possível concluir que o trabalho foi realizado com eficiência.
























5 -REFERENCIAS

Afetividade e Aprendizagem: Relação professor e aluno. Maria Célia Milagre Andrade 13 de abril de 2010. http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/afetividade-e-aprendizagem-relacao-professor-e-aluno/44105/

Aventura do aprender: ensino fundamental, 1ª série/| coordenação Oralda A. de Souza |. – Curitiba: Base Editora, 1996.

BARREIRO, I. F. G.; GEBRAN, R. A. A Prática de Ensino em Estágio Supervisionado na Formação de Professores. São Paulo: Avercamp, 2006.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.. Metodologia Cientifica. 5. Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2002.

CONTEUDOESCOLA. Modelo de Proposta Pedagógica - Educação Infantil. In: Conteúdo Escola – O Portal do Educador. Disponível em: http://www.conteudoescola.com.br/site/content/view/54/26/1/2/. 22 jul. 2004.

KUHLMANN Jr., Moysés. Educação Infantil e Currículo. 2003.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

OLIVEIRA, Eloíza da Silva Gomes de. CUNHA, Vera Lúcia. O estágio Supervisionado na formação continuada docente à distância: desafios a vencer e Construção de novas subjetividades. Publicación en línea. Murcia (España). Año V. Número 14. - 31 de Marzo de 2006.

Orientações para (Re) Elaboração, implementação e Avaliação de proposta pedagógica na educação infantil, Superintendência da Educação – Departamento de Ensino Fundamental Coordenação Pedagógica de Educação Infantil. Curitiba. 2006.

Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. 126p.

PINTO, Frances R; GERUGA, R. Dia a Dia do professor. Vol. 1.

Projeto Político Pedagógico –PPP- do Centro Municipal de Educação Infantil de Três Lagoas – CMEI -. Foz do Iguaçu –PR. 2010.

RADESPIEL, Maria. Alfabetização sem segredos: Coleção Pirulito. Volume 1, 4, 5,7.

ROSEMBERG, Fúlvia.  Educação Infantil, educar e cuidar e a atuação profissional. In: Infância na Ciranda da Educação. Belo Horizonte: 1997. Nº 3, p.21-26.

VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes. 1984.





























6-DOCUMENTOS COMPROBATORIOS
6.1-COMPROVANTE DAS ATIVIDADES REALIZADAS NO ESTÁGIO
6.1.1-CARTA DE APRESENTAÇÃO
6.1.2-TERMO DE COMPROMISSO
6.1.3-FICHA DE AVALIAÇÃO – PROFESSOR TITULAR
6.1.4-FICHA DE AVALIAÇÃO – PROFESSOR ORIENTADOR
6.1.5-FICHA DE FREQUENCIA
































7 –ANEXOS

7.1 -FOTOS
Introdução do tema ‘Os cinco sentidos’

   

Atividade desenvolvida



Confecção do mural







Data Comemorativa Dia do Índio



Confecção de Máscaras









Dramatização da história Chapeuzinho vermelho




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