Seguidores

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Diretas Já

Diretas Já
Entre os últimos meses de 1983 e abril de 1984, final do governo do general Figueiredo, o Brasil foi agitado por um dos maiores movimentos cívicos de sua história, a campanha “Diretas Já”, um movimento social parte de um ciclo de mobilizações coletivas contrarias ao regime militar. Maior manifestação do povo brasileiro levando mais de cinco milhões de pessoas às ruas e praças das capitais.
Este movimento desencadeou esperança e coragem na população para lutar por um direito, votar para Presidente da Republica , eram realizados comícios para mobilizar a opinião publica em favor da abertura política. Reuniram-se lideranças políticas, sindicais, eclesiásticas, artistas, cantores, estudantes, jornalistas para participar do movimento.

Merecendo destaque o Deputado Federal Ulysses Guimarães ficando conhecido como “Senhor das Diretas”, outras participações Franco Montouro, Leonel Brizola, Tancredo Neves, Miguel Arrais, Fernando Henrique Cardoso, Luis Inácio Lula da Silva, esses dois últimos consagraram novas lideranças políticas no país, chegaram a se tornar presidentes.
Os participantes conquistaram uma vitoria em janeiro do ano seguinte após a rejeição da proposta da emenda dois civis disputavam o cargo entre eles, Paulo Maluf (PDS) e Tancredo Neves (PMDB) foram os indicados com o apoio das mesmas lideranças das diretas já, Tancredo Neves venceu a eleição, mas na véspera foi internado para tratar de uma diverticulite que na verdade era um tumor no intestino, devido ao quadro clinico ficou impossibilitado de assumir sua posse e José Sarney assumiu a presidência em seu lugar.

Os comícios mais marcantes foram o do Rio de Janeiro, em dez de abril de 1984 e em São Paulo 16 de abril mais de um milhão de pessoas lotou a Praça da Sé na capital paulista.
O movimento das Diretas Já ganhou um objetivo concreto, o deputado federal Dante de Oliveira começou a recolher assinaturas, no congresso nacional, para a proposta de emenda constitucional, restabelecendo as eleições diretas com a votação marcada para o dia 25 de abril de 1984, a partir daí a campanha ganhou as ruas com um numero crescente de partidários de todo o país nos diversos setores da sociedade.
A proposta de Emenda Constitucional foi rejeitada, causando tristeza e frustração na sociedade brasileira. Foram duzentos e noventa e oito votos a favor, sessenta e cinco contra e três abstenções, cento e doze deputados não compareceram ao plenário da Câmara dos Deputados no dia da votação, por apenas vinte e dois votos que faltaram os sonhos para eleger um presidente da republica foram adiados.
Perante a proposta de Emenda Constitucional não ter se concretizado obteve ponto positivo, o movimento pelas diretas já teve grande importância na redemocratização do Brasil, processo termina com a volta do poder civil em 1985, com aprovação de uma nova constituição federal em 1988 e com a realização das eleições diretas para Presidente da Republica em 1989, quando Fernando Collor foi eleito.
Com a união dos cidadãos brasileiros lutando por seus interesses, foi aumentada a repressão, reprimindo manifestações populares o presidente João Figueiredo aumentou a censura sobre a imprensa, ordenou prisões, uma das principais conseqüências geradas com o movimento foi violência policial, aumento da inflação, mudanças econômicas e sociais como desemprego e salário baixo. Os rumos monetários fugiram a todo e qualquer controle, fazendo o Brasil entrar na hiperinflação, seguindo futuramente pressão social, greves e sabotagem.

O grito de guerra da manifestação Diretas Já:
Presidente quem escolhe é a gente, um, dois, três, quatro, cinco mil, queremos eleger o presidente do Brasil.
Um povo unido, jamais será vencido!








A idéia de criar um movimento a favor de eleições diretas foi lançada, em 1983, pelo então senador Teotônio Vilela no programa Canal Livre da TV Bandeirantes.
Em 15 de janeiro de 1985 foi eleito presidente do Brasil pelo voto indireto de um colégio eleitoral, mas adoeceu gravemente, em 14 de março do mesmo ano, véspera da posse, morrendo 39 dias depois, sem ter sido oficialmente empossado.
José Ribamar Sarney de Araújo Costa, vice presidente de Tancredo.
Dante Martins de Oliveira (Cuiabá, 6 de fevereiro de 1952 — Cuiabá, 6 de julho de 2006) foi um engenheiro civil e político brasileiro.
Natural do estado de Mato Grosso, ficou nacionalmente conhecido pela autoria de uma emenda constitucional que levou seu nome, propondo o restabelecimento das eleições diretas para presidente da república, num movimento que resultou na campanha das Diretas Já.
A Praça da Sé ficou pequena para receber um público calculado pela imprensa à época em 1,5 milhão para o último comício antes da votação da emenda Dante de Oliveira.
Fernando Henrique, Tancredo Neves, Ulysses Guimarães e Franco Montoro chegam ao Congresso no dia da votação da emenda que previa o voto direto para presidente
As bandeiras de partidos e sindicatos se multiplicavam dificultando a visão do público e dos políticos no palanque
Comício pelas Diretas Já!
Data: 13/04/1984.
Largo da Prefeitura de Porto Alegre- RS.
Comício pelas Diretas Já em Porto Alegre
A população chega ao comício das Diretas Já, na Av. Presidente Vargas, tendo ao fundo a igreja da Candelária, 10 de agosto de 1984. (*)
Comício pelas Diretas Já!
Local: Capão da Canoa (RS)
Data: 19/02/1984
Acervo PMDB Memória/RS
O deputado Ulysses Guimarães discursa em comício pelo movimento "Diretas Já"
Comício Diretas Já em SP
Descrição: http://www.brasilescola.com/upload/e/Diretas%20Ja%20-%20BRESCOLA.jpg
O cantor Chico Buarque participou ativamente dos comícios que marcaram o movimento das “Diretas Já!”.
Descrição: http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/img/ficha_limpa_2.jpg
Manifestantes se reúnem em frente ao Congresso Nacional no dia da votação da emenda por eleições diretas, em abril de 1984: o país se mobilizava pela democracia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

(EI01EO01) OBJETIVO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

  Planejamento TURMA: INFANTIL SABERES E CONHECIMENTOS: Comunicação oral e corporal com o outro. OBJETIVO DE APRENDIZAGEM E DESENVOL...