Trabalho Síntese texto Fracasso Escolar
Acadêmicas: Luciane B. da Silva e Rosangela Denise Drabik
5º Período Pedagogia turno manhã
Fracasso Escolar
No fracasso escolar a criança não consegue aprender, porém não apresenta incapacidade, ela pensa que não é capaz de aprender, criando em si sentimento de frustração, inferioridade, perturbação emocional. O fracasso escolar pode ocorrer no contexto familiar, cultural, social e o ambiente onde o sujeito está inserido, outro fator desencadeante é a situação econômica dos familiares.
O professor ajudará o aluno, deixando-o determinar suas ações, sustentar seu pensamento, liberdade para expressar criar a autoria de pensamento, respeitar seus conhecimentos, o modo e o tempo que cada criança leva para aprender. É importante o professor e o psicopedagogo ter conhecimento do aluno, suas necessidades, as praticas pedagógicas usadas pelos professores podem ser alteradas buscando meios e alternativas criativas para que o aluno aprenda.
Dificuldades de aprendizagens está caracterizada por um rendimento abaixo do esperado levando em conta a idade e o nível de inteligência do aluno. Podem surgir de problemas físicos, cognitivos, emocionais e comportamentais.
Acadêmicas: Luciane B. da Silva e Rosangela Denise Drabik
5º Período Pedagogia turno manhã
Fracasso Escolar
No fracasso escolar a criança não consegue aprender, porém não apresenta incapacidade, ela pensa que não é capaz de aprender, criando em si sentimento de frustração, inferioridade, perturbação emocional. O fracasso escolar pode ocorrer no contexto familiar, cultural, social e o ambiente onde o sujeito está inserido, outro fator desencadeante é a situação econômica dos familiares.
O professor ajudará o aluno, deixando-o determinar suas ações, sustentar seu pensamento, liberdade para expressar criar a autoria de pensamento, respeitar seus conhecimentos, o modo e o tempo que cada criança leva para aprender. É importante o professor e o psicopedagogo ter conhecimento do aluno, suas necessidades, as praticas pedagógicas usadas pelos professores podem ser alteradas buscando meios e alternativas criativas para que o aluno aprenda.
Dificuldades de aprendizagens está caracterizada por um rendimento abaixo do esperado levando em conta a idade e o nível de inteligência do aluno. Podem surgir de problemas físicos, cognitivos, emocionais e comportamentais.
A solução das dificuldades de aprendizagem requer intervenções no âmbito do aluno, da prática pedagógica, da formação dos professores, e também mudanças de natureza política, econômica e social.
Enquanto que as dificuldades de aprendizagem estão centradas no aluno o fracasso escolar mostra uma falha na relação entre professor e aluno, ou seja, se o aluno possui alguma falha na aprendizagem o professor deve saber como contornar essa falha para ajudar ao aluno a aprender.
É importante que o psicopedagogo ajude os professores a tornarem a aprendizagem eficaz, prazerosa e significativa. Buscando melhorar o processo de aprendizagem e desenvolver a prática educativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário